O repolho japonês não é uma planta menos útil que a exótica; portanto, a cada ano ocupa um número crescente de áreas suburbanas. A cultura não é como as variedades tradicionais de repolho, por isso tem algo para surpreender até jardineiros sofisticados e amantes da flora rara. O artigo discute em detalhes as principais características do repolho japonês e as sutilezas de seu cultivo.
A origem e descrição da cultura
Esta fruteira é conhecida há muito tempo. Apesar do nome, a pátria deste repolho é considerada a costa oceânica da China. Nesta área, a cultura tem sido ativamente cultivada e usada como alimento há séculos. No Japão, a espécie apareceu pela primeira vez no século XVI, após o que se tornou popular entre a população do país, devido à sua despretensão e produtividade.
Você sabe O repolho contém substâncias que podem impedir o desenvolvimento do câncer. O uso diário de vegetais é uma das medidas mais eficazes de prevenção do câncer.
Na Europa, a planta começou a crescer ativamente no início do século XX, a partir desse momento seu famoso nome. É uma planta herbácea anual, com cerca de 60 cm de altura, que se distingue por uma roseta-caule abreviada, da qual são formadas numerosas folhas. Eles são lisos ou ondulados, a chapa de chapa é fortemente dissecada, de cor verde clara saturada. No entanto, os híbridos também são encontrados com folhagem marrom-avermelhada mais brilhante.
As folhas são geralmente grandes, com cerca de 60 cm de comprimento, formando um arbusto exuberante de até 90 cm de largura.Ao contrário das espécies relacionadas, a planta não sai, então as folhas se tornam uma colheita. A produtividade é alta - de 7 a 10 kg / m². Somente a massa verde é usada como alimento, que já está pronto para a coleta 30 a 35 dias após a semeadura.
É possível plantar repolho japonês em casa?
Muitas vezes, a planta é chamada de "repolho para os preguiçosos". Isso significa que a espécie é despretensiosa às condições de vida e microclima, portanto, juntamente com os tipos tradicionais de vegetação, pode ser cultivada com sucesso, mesmo em um vaso de jardim. No entanto, para que a colheita no parapeito da janela seja não apenas rica, mas também perfumada, os verdes terão que criar uma boa iluminação.
Propriedades de repolho japonês
A planta se provou. Eles podem complementar com sucesso a dieta e decorar o local, pois as folhas de couve são particularmente decorativas. No entanto, além disso, a espécie também é famosa por suas muitas substâncias úteis que afetam com segurança o corpo humano.
Benefício
- O repolho japonês é valioso para os seres humanos, graças a:
- aumento da concentração de vitaminas A, E, bem como ferum, selênio, cálcio, potássio e fósforo;
- capacidade de melhorar o sistema cardiovascular;
- acúmulo de beta-caroteno nos tecidos, importante para manter o funcionamento ideal dos órgãos da visão;
- baixo teor calórico;
- excelente sabor e propriedades aromáticas;
- longo período de vegetação, o que contribui para a produtividade durante o verão.
Prejudicar
- Não há muitas deficiências nessa safra de frutas, mas elas incluem:
- curto período de armazenamento - a couve permanece fresca por vários dias após a colheita;
- durante o armazenamento, as folhas perdem qualidades aromáticas;
- com um sistema de cultivo intensivo, a colheita acumula nitratos.
Tempos de aterrissagem ideais
O repolho japonês é uma planta despretensiosa e resistente ao gelo, para que você possa cultivá-lo durante a estação livre de gelo. Na maioria das vezes, as hortaliças são realizadas do final de abril até a segunda quinzena de julho. Jardineiros experientes semeiam a colheita duas vezes por estação, no início da primavera e no meio do verão. Em um clima temperado, isso permite obter uma safra de qualidade da segunda quinzena de maio ao final de outubro.
Importante! O cara não é adequado para tratamento térmico, é usado como componente de saladas frescas ou para decorar pratos de peixe e carne. Isso deve ser considerado ao escolher uma variedade para semear.
As melhores variedades de repolho japonês
Hoje, muitas variedades de couve japonesa são conhecidas. Apenas alguns ganharam popularidade particular, uma vez que a maioria se distingue por sua excentricidade em relação ao calor e à umidade, além de baixa produtividade. Nesse sentido, as seguintes variedades podem ser encontradas nas camas:
- Padrão esmeralda - um tipo de repolho maduro, levemente elevado, com até 35 cm de comprimento e cerca de 60 cm de diâmetro.O destaque da variedade é o aumento do número de folhas na roseta, em média existem cerca de 150 peças por planta. As folhas são lisas, têm grandes incisões ao redor da borda, verde saturado. O sabor das folhas é delicado, com um leve tom de maçã. A produtividade de uma classe não excede 5 kg / m².
- Pequena sereia - uma variedade de meia estação, é caracterizada por uma altura de cerca de 45 cm e um diâmetro da roseta de até 75 cm.As folhas são geralmente lisas, fortemente dissecadas, de cor verde. O sabor das folhas é delicado, com um leve aroma de mostarda. O rendimento da planta é de 5-6 kg / m².
- Mizuna - repolho com período de maturação médio, altura não superior a 40 cm e diâmetro de até 70 cm, folhas grandes, cortes grandes ao redor da borda. São conhecidas duas variedades híbridas, as chamadas verde e vermelha. O primeiro é rico em folhas de cor esmeralda, o segundo é coberto com folhagem verde-vermelha. A cor das folhas é delicada e requintada. A produtividade do Mizuna é de até 7 kg / m².
- Cara - híbrido ultra-precoce, capaz de produzir até 6 culturas por estação. A altura do arbusto geralmente não excede 40 cm, largura - 65 cm As folhas são verde saturadas, fortemente dissecadas. O sabor das folhas é suave e moderado. A produtividade atinge 6 kg / m².
Métodos de cultivo
Como qualquer colheita de frutas, o repolho japonês é cultivado através de mudas, além da semeadura direta no solo. Apesar de ambos os métodos serem amplamente e ativamente utilizados pelos produtores modernos de hortaliças, sua eficácia é diferente.
Método de mudas
As sementes são plantadas para mudas, muitas vezes no final de abril. A semeadura é realizada em copos individuais, este repolho é difícil de transplantar; portanto, após a germinação, ele deve mergulhar uma vez. As sementes são frequentemente semeadas a uma profundidade de 1 a 2 cm e são colocadas pelo menos 2 a 3 sementes em cada poço, após a germinação de qual delas, resta o broto mais viável. Isso ajudará a evitar baixa germinação e uso irracional de contêineres.
Importante! Antes da semeadura, as sementes devem ser esterilizadas. Para fazer isso, eles são embebidos por 20 a 30 minutos em uma solução a 1-2% de permanganato de potássio ou por 5 a 10 minutos em álcool a 70%.
Para semear, use qualquer solo solto e fértil para plantas cultivadas. Você pode cozinhar sozinho, para isso é adequada uma mistura de turfa, terra de relva e areia de rio (2: 1: 1). Os recipientes semeados são germinados em um local quente e bem iluminado a uma temperatura de +15 ... + 22 ° C. Vasos são regados com moderação, pelo menos 1-2 vezes por semana.
Cerca de 30 dias após a semeadura, o repolho é transplantado para um local permanente. Um transplante é realizado por transbordo, para isso, o solo juntamente com a planta é cuidadosamente removido da panela e colocado em um local permanente. Nesse caso, as camas são dispostas em fileiras, com um espaçamento de 30 cm e uma distância entre arbustos adjacentes entre 15 e 20 cm.
Método imprudente
Um método sem sementes é preferido no cultivo de repolho japonês. Além de não ser inferior às mudas em eficiência, neste caso é possível evitar efeitos negativos nas plantas jovens. O sistema radicular da espécie é tenro, então o repolho dificilmente tolera uma colheita. Freqüentemente, essa técnica é usada para cultivar repolho em solo aberto ou em estufa, e para cultivar vegetais no parapeito de uma janela, em uma panela individual.
Importante! Para acelerar a germinação das sementes, os canteiros são bem cobertos com uma película plástica transparente. Causa um efeito estufa local, que ativa melhor o processo (após a emergência, o abrigo é removido).
O repolho japonês é semeado em qualquer solo fértil, em forma de fileira, com um espaçamento de cerca de 30 cm e uma distância entre arbustos em uma fileira de cerca de 20 cm.O local deve estar em um local bem iluminado, longe de vegetação alta. No caso de plantio no parapeito da janela, são utilizados vasos grandes com cerca de 15 cm de diâmetro, nos quais as sementes são semeadas de maneira fossilizada. Nesse caso, não mais que 1 planta deve cair em um tanque. O repolho é semeado a uma profundidade de 0,5-1 cm, após o que as culturas são umedecidas com água morna (+20 ... + 25 ° C).
Características de cuidar de repolho japonês
O cuidado adequado é importante para obter uma colheita rica. Somente com sua ajuda é possível obter crescimento ativo e aumentar a massa acima do solo, o que afeta diretamente a produtividade das plantas. Para fazer isso, as plantações precisam criar um microclima especial, incluindo o fornecimento oportuno de rega e cobertura.
Rega e alimentação
As camas são regadas com moderação assim que uma crosta seca e distinta aparece no solo. Os arbustos jovens são umedecidos 2-3 vezes por semana e apenas com spray. Isso é necessário para evitar danos. Após o crescimento da sarça, as camas são umedecidas de qualquer maneira conveniente. As plantas adultas são intensamente regadas apenas no calor; em outros casos, o procedimento é realizado não mais do que 1-2 vezes por semana.
A água é completamente adicionada aos leitos, deve absorver completamente o solo, até as camadas inferiores, para que sejam adicionados pelo menos 10 a 15 litros de líquido por 1 m². Eles alimentam repolho não mais que 2 vezes por estação. Isso é feito pela primeira vez, 2-3 semanas após a germinação e depois da colheita de uma a duas gerações de folhas.
Importante! Ao cultivar essa cultura, os inseticidas são proibidos, já que as folhas são capazes de acumular medicamentos derivados prejudiciais aos seres humanos.
Misturas complexas à base de fósforo e potássio são usadas para isso. Você pode substituí-los por uma solução de vermicomposto ou infusão de cinzas de madeira (em 1 litro de água por 5-7 dias, insista em 3 colheres de sopa de cinzas trituradas).
Afrouxando e capinando o solo
O afrouxamento e a remoção de ervas daninhas são frequentemente combinados, o que economiza custos de mão-de-obra para o cultivo, além de evitar tensões excessivas no plantio. Execute o procedimento não mais de uma vez por semana, após rega pesada. Isso torna possível evitar o aparecimento de ervas daninhas e também satura o solo com a quantidade necessária de oxigênio. O substrato é afrouxado a uma profundidade de 7 a 10 cm, já 2-3 semanas após o aparecimento dos primeiros rebentos e depois durante todo o período vegetativo.
Controle de Pragas e Doenças
O principal problema do repolho japonês são pragas que infectam voluntariamente a folhagem. Como resultado, seu valor de mercado, assim como sua qualidade, diminui e, no caso avançado, as pragas levam à morte de arbustos. Para combater o problema, use pó de tabaco, que é polvilhado com folhagem e o círculo do tronco, e também adicionado à água para irrigação (na proporção de 1:10).
Você pode substituir o pó do tabaco por uma solução de cinzas (3 colheres de sopa por 1 litro de água), que pulveriza completamente os arbustos e os espaçamentos das linhas. Além disso, as plantações são afetadas pela podridão das folhas. A causa da patologia é o alagamento do substrato; com freqüência, a regulação da rega possibilita a recuperação de arbustos sem antifúngicos ativos.
Você sabe O repolho azedo foi inventado na China antiga, mas, na época, para alcançar o efeito culinário desejado, o vegetal era embebido em vinho.
Para impedir o desenvolvimento de doenças e infecções específicas da cultura, ajudará:
- rotação de culturas no local - as plantas crucíferas no mesmo local devem crescer apenas a cada 3-4 anos;
- preparação completa do solo antes da semeadura;
- evitar o espessamento das culturas;
- desinfecção de sementes;
- rega e cuidado adequados das camas.
Métodos de colheita e armazenamento
Dependendo da variedade, a primeira colheita de repolho é colhida 30 a 40 dias após o aparecimento das primeiras mudas. As folhas jovens são consideradas as mais valiosas; portanto, quando atingem um comprimento de 10 a 15 cm, elas colhem hortaliças. Após 1-2 semanas, o local das fatias será restaurado, após o qual você poderá coletar repolho novamente. Para a colheita, use apenas uma cozinha afiada ou uma faca de jardim especial.As folhas jovens não são armazenadas por muito tempo. Muitas vezes, as folhas permanecem comestíveis por uma semana após a coleta. No entanto, para isso, eles precisam criar condições especiais: umidade de pelo menos 90% e temperatura de 0 ... + 5 ° C. Para conseguir isso, o repolho é armazenado na geladeira, embrulhado com filme plástico ou saco plástico. Caso contrário, os verdes desaparecerão dentro de 1-2 dias.
Maneiras de consumir repolho
Na maioria das vezes, o repolho japonês é consumido fresco. Saladas sazonais são preparadas a partir dele ou um vegetal é usado como tempero para dar sabor a pratos frios. Além disso, as verduras são frequentemente usadas como ingrediente adicional nas receitas, inclusive na preparação de carnes, pratos de peixe e ensopados de legumes.
Nesse caso, o delicado aroma de mostarda e repolho se torna um dos principais final de boca apimentado. O prato mais famoso deste vegetal é a salada Nabemono, usada como comida tradicional japonesa festiva, servida em combinação com bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Apesar de sua origem exótica, o repolho japonês é uma planta despretensiosa que pode ser cultivada até no peitoril da janela. Esta espécie de fruta se tornou valiosa para cozinhar devido ao seu aroma especial e sabor requintado, que podem complementar qualquer prato. No entanto, para conseguir isso, o repolho deve ser fornecido com os devidos cuidados e microclima.