O abobrinha é um vegetal popular para cultivo doméstico, amplamente utilizado na culinária. Além disso, é muito útil para o corpo humano e é valorizado na medicina popular. Saiba mais sobre abobrinha, os recursos de seu uso em alimentos e para o tratamento de doenças comuns.
Conteúdo calórico e valor nutricional
Abobrinha crua tem uma composição química rica, que é representada por:
- molibdênio;
- titânio;
- alumínio;
- lítio;
- zinco
- fósforo;
- potássio;
- magnésio
- cálcio
- vitaminas do grupo B, C;
- ácidos - nicotínico, málico, fólico.
O teor calórico do vegetal cru é de 23 kcal por 100 g de produto. 100 g de abobrinha crua contêm:
- 93 g de água;
- 4,6 g de carboidratos;
- 0,6 g de proteína;
- 0,3 g de gordura;
- 0,3 g de fibra alimentar;
- 0,8 g de ácidos graxos insaturados e saturados;
- 0,4 g de cinza.
Você sabe A América do Sul é considerada o berço da abobrinha, e o vegetal foi trazido para a Europa no século XVI e há muito tempo é usado como planta ornamental, graças às suas lindas e grandes flores.
O que é abobrinha útil
Abobrinha é considerado um produto útil para o corpo, pois contém muitas substâncias úteis, tem uma composição equilibrada e possui um número mínimo de calorias.
Para homens
Nesse caso, antes de tudo, vale a pena notar os benefícios do produto para a próstata e a prevenção do câncer. Usando o próprio feto ou seu suco, é possível estimular o sistema geniturinário e ter um efeito preventivo em doenças "masculinas" comuns. Abobrinha contém um elemento necessário para o corpo masculino - ferro, que aumenta o nível de testosterona - o hormônio masculino.Graças aos antioxidantes disponíveis, o envelhecimento do corpo diminui e o teor mínimo de calorias permite consumir um vegetal em grandes quantidades e não ganhar peso. O produto dietético é indicado para nutrição dos atletas, pois possui alto valor nutricional e causa sensação de plenitude após a ingestão.
Para mulheres
Abobrinha para as mulheres é muito útil, especialmente durante o período de ter um filho e durante a amamentação. Uma grande quantidade de cálcio na composição permite saturar o corpo da mãe com esse elemento importante, que no futuro será gasto na formação do esqueleto do feto.
Você sabe Eles comem não apenas frutas, mas também flores de abobrinha. Os pratos de flores são comuns na culinária mediterrânea - por exemplo, na Grécia, flores recheadas com arroz e legumes, cozidas em molho ou fritas são um prato popular.
As vitaminas e oligoelementos contidos no vegetal são indispensáveis para o bebê durante a amamentação. Considera-se vegetal especialmente útil para mulheres que sofrem de artrite e pressão alta, problemas com o trato gastrointestinal e distúrbios metabólicos no corpo.
- Além disso, a abobrinha é capaz de:
- retardar o processo de envelhecimento, renovar e regenerar células;
- fortalecer e restaurar cabelos;
- aumentar a elasticidade da pele;
- aumentar a imunidade;
- melhorar a motilidade intestinal;
- remover toxinas e colesterol;
- neutralizar radionuclídeos;
- aumentar a resistência ao estresse.
Para crianças
Abobrinha é um produto de dieta saudável para crianças. Não causa alergias, mas contém substâncias úteis necessárias para o desenvolvimento normal do corpo da criança. Abobrinha é o primeiro vegetal recomendado para ser introduzido em alimentos complementares; Você pode começar a triturar legumes aos 6 meses de idade. Uma quantidade suficiente de cálcio na composição do vegetal é usada pelo corpo para formar e fortalecer o tecido ósseo de um esqueleto infantil ainda fraco.O produto ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por isso deve ser regularmente introduzido na dieta das crianças. O vegetal é rico em fibras, que limpa suavemente o corpo, tem um efeito laxante. As crianças propensas a alergias costumam prescrever uma dieta de abobrinha: o vegetal ajuda a limpar o fígado e alivia os sintomas de alergias, como coceira e descamação.
Contra-indicações e danos
- Como em qualquer outro produto, existem contra-indicações ao consumo de abobrinha, caracterizadas por:
- alterações inflamatórias degenerativas no revestimento do estômago;
- defeito local do estômago;
- insuficiência renal;
- aumento da acidez do estômago;
- processos inflamatórios da vesícula biliar;
- reações alérgicas a vegetais.
Este produto pode causar danos ao corpo somente se as recomendações de uso não forem seguidas. Por exemplo: pessoas com insuficiência renal que consomem vegetais, apesar da proibição, podem agravar o curso da doença, pois contém uma quantidade excessiva de magnésio.
Se você comer frutas cruas para pessoas com gastrite e úlcera, poderá provocar irritação das membranas mucosas do estômago. Indivíduos com intolerância individual podem sofrer de alergias, acompanhados de prurido, erupção cutânea, vômito, tosse seca, coriza, diarréia, dor abdominal e lacrimejamento.
Importante! A abobrinha, embora muito rara, pode causar uma reação anafilática do corpo (uma pessoa começa a sufocar, pode perder a consciência), o que ameaça a vida de uma pessoa. Nesse caso, uma ambulância é chamada imediatamente.
Funcionalidades da aplicação
O abobrinha é usado na vida cotidiana para cozinhar vários pratos, de modo que as características de comer um vegetal em diferentes casos são discutidas em detalhes.
Na cozinha
A taxa de consumo de frutas para um adulto é de 200 g por dia. Recomenda-se que o suco de abóbora não beba mais de 1 litro por dia. Você pode usar o vegetal tanto na forma crua quanto na cozida. A fruta crua é usada para saladas, ao escolher espécimes jovens e macios. Abobrinha pode ser frita, cozida, assada, cozida - e como um prato separado e complementada com outros ingredientes.Essas frutas combinam bem com outros vegetais - cenoura, cebola, batata, tomate, e são adicionadas ao refogado de legumes, caçarolas e sopas. Abobrinha pode ser um ótimo complemento para carnes, aves e até peixes como acompanhamento. Além disso, as frutas são conservadas em conserva e enlatadas para armazenamento no inverno, cortadas em rodelas ou transformadas em caviar.
Na medicina popular
Abobrinha tem um efeito terapêutico no corpo, se você souber usá-los corretamente.
Com diabetes
Existem 2 receitas comuns para o uso de frutas para esta doença:
- Moa as sementes de abobrinha descascadas em uma argamassa, adicione uma pequena quantidade de água e mel para fazer uma pasta. Tome o medicamento 3 vezes ao dia para 1 colher de sopa. eu
- Rale as frutas lavadas e esprema o suco (você pode usar um espremedor), tome 100 ml 3 vezes ao dia, por 20 minutos. antes da refeição.
Com doenças do estômago
Não há remédios à base de abobrinha para doenças do estômago, mas o vegetal pode ser introduzido na dieta do paciente como um produto dietético seguro. No entanto, note-se que um suco de frutas ou vegetais crus não é categoricamente recomendado para uso no atendimento a pacientes com gastrite, úlcera gástrica e outros processos inflamatórios, uma vez que a condição do paciente pode piorar. Você pode comer o produto após o tratamento térmico, é desejável cozinhar, assar ou ferver. Frutas fritas para doenças do estômago também devem ser excluídas da dieta.
Em cosmetologia
O abobrinha é um produto cosmético popular que tem um efeito positivo na pele do corpo e é usado para fazer máscaras.
Máscara antienvelhecimento
Esta máscara tem um efeito de aperto, elimina pequenas rugas, tons e hidrata a pele. Para preparar a máscara, você precisa descascar um pedaço de abobrinha e ralar 2 colheres de sopa. eu Misture a polpa com farinha de trigo (1 colher de sopa), gema de ovo (1 pc), mel (1 colher de chá), creme (1 colher de chá) e óleo de pêssego (1 colher de chá). Aplique o produto acabado de preparar no rosto e decote por 20 minutos e depois enxágüe com água morna. Use 2 vezes por semana até que o efeito desejado seja alcançado.
Atualizando
Uma máscara refrescante remove edema, olheiras sob os olhos. Para preparar a máscara, a maçã e a abobrinha refrigeradas na geladeira são raladas e espremidas (ou use um espremedor de frutas). Uma toalha grossa de papel é umedecida no suco, espremida levemente e aplicada no rosto, a máscara é mantida por 20 minutos. Se o guardanapo secar rapidamente, é umedecido periodicamente. Faça uma máscara 2 vezes por semana, cada vez que é melhor preparar suco fresco.
Importante! Na forma crua, você pode usar apenas jovens, com uma pele fina, abobrinha, para não forçar o estômago.
Limpeza
A limpeza remove as células mortas da pele, remove as toxinas e normaliza o metabolismo do oxigênio na pele do rosto. Não é recomendado o uso de uma máscara na pele danificada. Para cozinhar, suco de abóbora (15 ml), argila cosmética (10 g), aspirina (1 comprimido). Um comprimido triturado é misturado com outros componentes, a mistura é aplicada à pele e mantida por 10 minutos e depois lavada com água fria. Você pode fazer essa máscara uma vez por semana.
Máscara tonificante e calmante
Essa máscara melhora a microcirculação sanguínea, satura as células com oxigênio, fornece elasticidade à pele e alivia a irritação. A máscara consiste em abóbora ralada (15 g) e queijo cottage (10 g). Os componentes são misturados e aplicados à pele, a máscara tem 15 minutos. Os restos da máscara são lavados com movimentos de massagem nas pontas dos dedos, usando água morna. Uma máscara é recomendada 2 vezes por semana.
Máscara nutritiva
Nutritivo nutre a pele com componentes úteis, reduz a pigmentação, restaura a elasticidade. Para preparar a máscara, você precisa usar purê de abobrinha (10 g), cacau em pó (10 g), manteiga de karité (5 g). Todos os componentes são bem misturados e aplicados em uma camada densa sobre a pele, repousar por 15 minutos e enxaguar com água morna. Use esta máscara uma vez por semana.
Contra acne
Máscara de acne tem efeito anti-inflamatório, seca erupções cutâneas. Para cozinhar, use abóbora ralada (10 g), farinha de centeio (5 g), óleo de camomila (3 gotas). Todos os componentes são misturados, aplicados em áreas problemáticas, incubados por 10 minutos. Após o tempo especificado, lave com água morna. Faça uma máscara é recomendada uma vez por semana.
Contra a pele áspera nos calcanhares
Uma máscara contra a pele áspera nos calcanhares suaviza a pele áspera, torna os calcanhares macios e suaves. A abóbora jovem ralada é colocada em gaze, amarrada e aplicada nos calcanhares grossos por 30 minutos. Após o procedimento, lave com água morna e lubrifique com um hidratante nutritivo. Você pode executar o procedimento 3 vezes por semana.
Ao perder peso
Para perda de peso, existe uma dieta especial de abóbora, que envolve o uso de vegetais como base para a elaboração de uma dieta para perda de peso. Recomenda-se que a dieta resista a uma semana, faça uma pausa por 2 semanas e repita novamente. As frutas são usadas como acompanhamento, combinando-a com carne magra, aves, peixes, que são cozidos no vapor, cozidos ou assados.
Seguindo essa dieta, você pode ingerir produtos lácteos e leite azedo com uma baixa porcentagem de gordura, ovos, vegetais em pequenas quantidades (já que a base é a abobrinha), uma quantidade ilimitada de verduras. É proibido o uso durante a perda de peso - farinha, doce, gorduroso, frito, defumado, muito salgado. Café e álcool também são proibidos. O tratamento térmico das frutas deve ser mínimo para que a quantidade máxima de nutrientes seja preservada.
Como escolher a melhor fruta ao comprar
Ao comprar abobrinha, você deve primeiro prestar atenção à aparência dos vegetais. A casca da fruta deve ser inteira, lisa, sem manchas duvidosas, de cor uniforme. Ao toque, um produto de qualidade é denso e sólido. As frutas jovens, que devem ser preferidas na compra, têm uma casca macia delicada e, quando você pressiona a unha na superfície, pode deixar marcas facilmente.O aroma das frutas frescas é agradável e ligeiramente perceptível para os legumes - você não deve comprar frutas com odor acentuado, o que pode indicar deterioração ou processamento excessivo de produtos químicos.
Como e quanto pode ser armazenado na geladeira
Manter abobrinha na geladeira é melhor em sacos de papel no compartimento de vegetais ou na prateleira de baixo. Nas embalagens, pequenos buracos devem ser feitos primeiro para uma boa circulação de ar; em uma embalagem, não mais que 2-3 frutas devem ser armazenadas. Você não pode lavar as frutas antes de colocá-las para armazenamento, esses vegetais não serão bem preservados e logo começarão a apodrecer.
Inspecione regularmente os vegetais quanto a danos ou formações putrefativas; abobrinha estragada deve ser removida imediatamente para que a podridão não se espalhe para bons frutos. Sujeito a todas as recomendações, o prazo de validade das frutas na geladeira é de 2 a 3 meses.
Assim, a abobrinha é um vegetal de baixa caloria útil que é útil para adultos e crianças na ausência de contra-indicações. Além disso, com base na fruta, você pode preparar medicamentos para o tratamento de certas doenças e até preparar cosméticos.