Beterraba é um daqueles produtos que estão presentes na dieta com bastante frequência. Acredita-se que o uso desse vegetal aumente a expectativa de vida, evite a progressão de doenças crônicas e seja útil para o corpo como um todo. Leia mais sobre como cozinhar, comer e armazenar beterraba seca, bem como seus benefícios, leia esta revisão.
Conteúdo calórico e composição vitamínica
A beterraba é rica em nutrientes que proporcionam muitos benefícios à saúde. É uma fonte de fibra, vitamina C, magnésio e folato (ácido fólico). Tem poucas calorias e gorduras, mas muitas vitaminas e minerais.
Nesta cultura, apenas 253 kcal por 100 g de produto.
E também:
- proteína - 9 g;
- gordura - 0,2 g;
- carboidratos - 56 g;
- fibra - 2 g.
Uma breve lista dos nutrientes contidos em uma porção de beterraba cozida (100 g) é indicada como uma porcentagem da ingestão diária:
- ácido fólico - 20-34%;
- Manganês - 16-24%;
- cobre - 10-14%;
- potássio - 9-11%;
- fósforo - 4%;
- magnésio - 6%;
- vitamina C - 6-8%;
- ferro - 4-7%;
- vitamina B6 - 3-6%.
A base de propriedades úteis do vegetal é fornecida devido ao alto conteúdo de fitonutritinas - betanina e vulgaxantina, que fornecem suporte antioxidante, anti-inflamatório e desintoxicante ao organismo.
Importante! Recomenda-se aquecer beterraba por não mais que 15 minutos (fervura) e não mais que 45 minutos (fritura) para evitar a quebra dos fitonutrientes.
Propriedades úteis e danos de beterraba seca
A beterraba fornece vitaminas e ajuda a fortalecê-lo. A cor vermelha intensa é dada pelos betalaines. Eles agem como antioxidantes e moléculas que reduzem a inflamação, portanto, essa colheita de raízes é recomendada para inchaço e como diurético.
Beterraba é rica em antioxidantes.. E isso não é apenas conhecido por todos os beta-carotenos. O que mais a impressiona não é o fato de ser rico em antioxidantes, mas o fato de ser um sete bastante incomum. Estamos acostumados a pensar que os vegetais são ricos em carotenóides, em particular o betacaroteno. Entre todos os carotenóides bem estudados, nenhum deles é encontrado em vegetais com mais frequência do que o beta-caroteno. Mas na beterraba suas propriedades são aprimoradas por uma combinação de vitamina C e manganês.
As propriedades anti-inflamatórias das beterrabas também são fornecidas graças aos fitonutrientes. A combinação de moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias torna o vegetal útil na redução do risco de muitos tipos de câncer. Em estudos laboratoriais de células tumorais benignas e malignas, foi confirmada a possibilidade da influência de fitonutrientes na redução do risco de câncer de cólon, estômago, pulmão, mama, próstata e testículos.
A fibra contida na beterraba é boa para o trato digestivo e o sistema cardiovascular.. Ela participa dos processos digestivos, limpa o corpo e vai para o cólon, onde se torna um terreno fértil para microflora benéfica. Uma grande quantidade de fibra impede a constipação e processos inflamatórios no intestino.
Comer suco de beterraba melhora a resistência cardiorrespiratória. Ele também contém uma ampla gama de fitoquímicos que podem ajudar a melhorar a saúde dos olhos e tecidos nervosos. Além disso, o sabor doce da beterraba indica um alto teor de açúcar, o que faz do vegetal uma fonte importante de sua entrada no organismo.Você sabe Na Pérsia antiga, beterrabas simbolizavam brigas e inimizade.
Beterraba é boa para atletas. Aumenta a resistência. As substâncias nele contidas afetam o desempenho físico, aumentando a eficiência das mitocôndrias, responsáveis pela produção de energia nas células. Para maximizar seu impacto, a colheita de raízes ou seu suco devem ser consumidos 2-3 horas antes do treinamento ou da competição.
Como regra, é completamente seguro para a maioria das pessoas. Mas os médicos observam vários casos em que o uso dessa cultura de raiz pode levar a consequências indesejáveis.
- Possível dano de beterraba:
- para pessoas com doença renal devido ao risco de diminuir os níveis de cálcio no corpo;
- para pacientes com doenças metabólicas, pois isso pode piorar seu bem-estar.
As mulheres grávidas e lactantes são aconselhadas a aderir a doses padrão em sua dieta. Não há evidências de que essa cultura de raiz seja prejudicial durante a gravidez, mas não deve ser usada em excesso.
Condições e preparação para secagem
A beterraba seca expande a variedade de suas colheitas para o inverno. É perfeito para preparar vários pratos.
Para cozinhá-lo, você precisará de:
- faca afiada;
- uma tigela;
- tábua de cortar;
- descascador;
- desidratador: forno ou outra unidade que acelera a secagem das raízes.
Importante! Para remover vestígios de beterraba na mesa da cozinha e no cortador de legumes, você pode usar qualquer — vinagre, limão.
Maneiras populares de secar beterraba em casa
A secagem das matérias-primas preparadas pode ser realizada em um forno, um secador elétrico ou simplesmente por via aérea. O principal neste processo é secar cada disco separadamente, sem empilhá-los um sobre o outro.
Durante o processo de corte, você pode fazer discos com a espessura que você mais gosta. Não há restrições culinárias sobre este assunto. Lembre-se de que as canecas de beterraba mais finas ficarão muito secas. É necessário armazenar as matérias-primas acabadas em uma sala seca em um recipiente de vidro ou plástico hermeticamente fechado.
À medida que a secagem remove a umidade, o vegetal se torna menor e mais leve. A temperatura ideal para secagem é de + 60 ° C. Em temperaturas mais altas, os vegetais podem "endurecer" por fora, retendo a umidade por dentro. Portanto, o processo de secagem não pode ser acelerado por um aumento de temperatura. Lembre-se também de que quanto maior o tempo de secagem, menos aromático é o produto.
O branqueamento pode ser um processo envolvido na preparação de colheitas de raízes para a secagem. Durante o processo de branqueamento, os vegetais são aquecidos a uma temperatura alta para destruir enzimas complexas. Isso é necessário para que durante o armazenamento a colheita de raízes não comece a perder sua cor e aroma. Também reduz o tempo de secagem. Ao branquear, os vegetais são imersos em água fervente. O tempo de exposição não é superior a 3 minutos.
Após o branqueamento por um curto período de tempo, mergulhe os vegetais em água fria, mas não os esfrie - basta fazer um único mergulho. Remova o excesso de umidade dos círculos e coloque os vegetais em um desidratador. Monitore cuidadosamente os discos de beterraba para que eles não queimem durante o processo de secagem. Legumes prontos serão um pouco macios e secos.
Você sabe Na Roma antiga, as beterrabas eram usadas como afrodisíacas. Está provado que o boro contido nele afeta diretamente a produção de hormônios sexuais.
No secador elétrico
O secador elétrico secará com sucesso qualquer número de colheitas de raízes.
Para obter melhores resultados, siga estas instruções:
- Coloque os legumes em uma camada para que eles não interfiram. É desejável que os círculos tenham aproximadamente a mesma espessura.
- Seque todo o lote simultaneamente e não adicione novas peças ao palete durante o processo de secagem.
- Pré-aqueça o secador elétrico a uma temperatura de + 60 ° C antes de colocar a peça de trabalho nele.
- Após a colocação dos vegetais, observe a temperatura do secador elétrico, pois imediatamente após a instalação do palete, a temperatura cairá um pouco.
- A cada 0,5 horas ou uma hora, verifique o processo de secagem. Certifique-se de que os discos de beterraba não estejam queimados, pois isso afeta negativamente o sabor.
O tempo de secagem depende da espessura das fatias e pode levar de 6 a 12 horas. Depois de retirar as beterrabas, esfrie as peças e coloque-as em um recipiente de armazenamento.
Vídeo: Secar beterraba em um secador elétrico
No forno
A secagem no forno tem o mesmo algoritmo de ações que o secador elétrico.
Instruções para secar no forno:
- Defina a temperatura do forno para + 60 ° C.
- Coloque fatias de vegetais de raiz em paletes. Certifique-se de que todas as fatias são colocadas em uma camada e coloque-as no forno.
- Tome cuidado para garantir uma boa circulação de ar. Se o seu forno suportar um ventilador, ligue-o. Deve haver pelo menos 6 cm de espaço livre entre os paletes para uma boa troca de ar. Se não houver um modo de ventilador, basta abrir um pouco o forno para que a umidade que evapora tenha a oportunidade de sair.
- Monitore as configurações de temperatura.
- Inspecione os legumes com frequência e vire as assadeiras.
Importante! 10–15% dos adultos sofrem de vermelhidão na urina depois de comer beterraba. Se você é um delesentão você deve consultar um médico com o problema do metabolismo do ferro no organismo.
No forno, as beterrabas secam duas vezes mais do que em um secador elétrico. Quando os legumes estiverem prontos, eles devem ser resfriados e colocados em um recipiente para armazenamento.
Secagem ao ar
Você pode secar beterraba ao sol, como qualquer outro produto, em local seco, protegido da luz solar direta e do contato com a umidade. Os discos de beterraba precisarão ser girados 1-2 vezes ao dia para que a secagem ocorra uniformemente. O tempo de secagem é de algumas semanas.
Maneiras de usar
Alimentos desidratados são considerados crus e retêm os componentes nutricionais do produto cru. Beterraba pode ser adicionada a sopas e ensopados. E se você voltar a saturá-lo com umidade ou moer em pó, poderá adicioná-lo a smoothies, purê de batatas e outras misturas. Pode até ser frito como batatas fritas, ou usado em um recheio de torta.
Recursos de armazenamento
Após a secagem, as colheitas de raízes são armazenadas em um recipiente hermético. Pode ser recipientes de plástico ou vidro. Mantenha os vegetais longe da luz solar em local seco e à temperatura ambiente. Para melhorar a qualidade do produto armazenado, um absorvedor de umidade pode ser colocado no recipiente.
A grande colheita de beterraba resultante pode ser salva de várias maneiras. Secar beterraba é um deles. Ao prepará-lo para o inverno de maneira semelhante, você expande a variedade de pratos que cozinha, preservando totalmente todos os nutrientes dos vegetais crus, no momento em que atingem o desempenho máximo.