Até o século XVIII, o nabo era o principal vegetal sobre a mesa entre os eslavos da Europa Oriental, até que a batata substituiu essa cultura. Agora, este produto pode ser usado para preparar muitos pratos. Aprendemos o que é o nabo, suas variedades mais populares e como cultivá-lo e armazená-lo, tem medo de geada.
A origem e descrição dos nabos
O nabo é uma planta de um ou dois anos da família dos crucíferos. Ela consome raiz suculenta e carnuda. O nabo se parece com uma beterraba, pois também é uma colheita de raízes comestíveis, apenas a cor de sua polpa é principalmente amarelada ou branca.
A pele desse vegetal em si pode ser não apenas da cor da polpa, mas também de verde, rosa, bordô, roxo. A forma das culturas de raízes, dependendo da variedade, é redonda, arredondada ou alongada.
Nabo vem da Ásia Ocidental. Pertence às culturas hortícolas mais antigas e é cultivada pelo homem há 4 mil anos.
Você sabe Os antigos egípcios e gregos cultivavam nabos, mas consideravam o alimento de escravos e pobres. No Império Romano, era consumido por todos os segmentos da população. Na Rússia, foi a colheita de hortaliças mais importante.
Cultivar populares
Considere as variedades mais comuns de nabo:
- Petrovskaya. A variedade mais antiga e mais comum, com um período de maturação médio (60 a 65 dias) e excelente rendimento. Forma raízes planas e redondas com uma cor amarelada da polpa adocicada. Eles podem ser armazenados por um longo tempo.
- Noite branca. Variedade no meio da temporada com raízes brancas para salada. Eles atingem um quilo de peso e têm gosto semelhante aos rabanetes. Adequado para armazenamento.
- Pode branco. Variedade de amadurecimento precoce com excelente sabor de polpa branca. As colheitas de raízes não são armazenadas.
- Neta. Uma variedade precoce com pequenas culturas de raiz redonda de cor amarela. Este nabo tem excelente sabor e é adequado para armazenamento.
- Gueixa. Variedade de direção da salada no amadurecimento precoce, na qual os topos também são adequados para alimentação. Culturas de raízes de cor branca, de forma arredondada e pesando até 200 g.Têm excelente sabor, mas não são armazenadas. A variedade tem resistência ao caule.
Esta não é a lista completa de variedades que você pode comprar agora. Agora à venda, você pode encontrar muitas outras variedades principalmente de seleção estrangeira. Em geral, eles são divididos em precoce (para consumo sazonal) e tardio, adequado para armazenamento.
Momento ideal para o cultivo
O momento da semeadura dos nabos depende de sua finalidade e características varietais. Para o consumo no verão, pode ser semeada em campo aberto já no final de abril e início de junho. Para obter produtos frescos constantes no verão, é melhor semear na casa de campo em etapas a cada 10-15 dias.
Sementes de variedades resistentes ao gelo podem germinar mesmo a 0 ° C, portanto são plantadas frequentemente antes do inverno. Brotos de nabo resistem a geadas leves (até -1 ° C), mas dificilmente vale a pena usar culturas de inverno se na sua região houver degelos freqüentes com geadas severas que retornam.
Em geral, as temperaturas são adequadas para esta cultura quando o solo já aqueceu para + 3 ... + 5 ° C, e a temperatura do ar subiu para + 15 ... + 18 ° C. Para obter a produção mais antiga, você pode usar o método de muda. Para mudas, as sementes são semeadas de 6 a 8 semanas antes do plantio nos canteiros.
Para obter raízes para armazenamento no inverno, sementes de variedades adequadas são semeadas em julho. Ao mesmo tempo, são orientados pelo período de maturação da variedade, pelas características climáticas da região e pelo fato de as sementes germinarem por até 10 dias.
Você sabe A melhor época para colher nabos na Rússia foi considerada a data da exaltação ortodoxa do feriado, que ocorreu em 27 de setembro. Essas datas são adequadas para a colheita de raízes na zona intermediária da Federação Russa.
Por exemplo, para os estoques de inverno, a semeadura de nabos da variedade Petrovskaya deve ser feita em meados de julho para cultivá-la em geada, uma vez que é colhida no dia 60-80 a partir do aparecimento de mudas.
Regras básicas para o cultivo de nabos
Essa cultura não tem medo de geadas leves da primavera e pode ser cultivada em todas as regiões em diferentes tipos de solos.
Cultivo de mudas
Os nabos para o material das mudas são semeados de 1,5 a 2 meses antes do plantio em um local permanente. Primeiro você precisa preparar o material da semente e descartar as sementes com espaços vazios, além de sinais de deformação e danos. Para fazer isso, eles precisam ser colocados em uma solução salina (5 g de sal por 100 ml de líquido) e misturar.
Um material ruim flutua para a superfície e boas sementes se depositam no fundo.
Em seguida, um processo de desinfecção deve ser realizado para evitar o surgimento de muitas doenças no futuro. Para este fim, é realizado o aquecimento em água quente. As sementes devem ser colocadas em um saco de gaze e imersas em uma garrafa térmica com água, que é aquecida a + 55ºC por 20 minutos.
Em seguida, a bolsa é puxada e mergulhada em água fria por alguns minutos. Este procedimento pode ser substituído pela desinfecção das sementes em uma solução de manganês (2 g por 100 g de água). As sementes são mergulhadas nessa solução por 20 minutos. Em seguida, as sementes devem ser embebidas para descascar por vários dias. Nesse caso, a água precisa ser trocada 2 vezes ao dia.
Os brotos de nabo normalmente toleram o amontoamento, para que possam ser semeados densamente, mas para a conveniência de plantar mais no solo, é bom plantar as sementes em pastilhas de turfa especiais. A semeadura deve ser fechada com um saco plástico e colocada em um local iluminado, mas sem luz solar direta. Após o aparecimento do broto, a embalagem é removida.Todos os dias a embalagem é aberta para ser exibida por 15 minutos.
Importante! Mergulhe as mudas de nabo não vale a pena e, portanto, é melhor colocá-lo imediatamente em um recipiente separado. Ela não tolera muito bem o transplante, pois esse procedimento é para ela — estresse excessivo.
Uma característica do cultivo de mudas é que a temperatura ideal é de + 5 ... + 15ºC, de modo que uma varanda, varanda ou alpendre é adequada para esse fim. Quando as mudas brotam, amostras fracas podem ser removidas para que elas não extraam umidade e nutrientes.
Além disso, o cuidado com as mudas é semelhante ao cuidado com todas as mudas - rega, afrouxamento, cobertura. 14 dias antes do plantio no solo, as mudas devem ser endurecidas. Para fazer isso, as mudas são levadas para o ar fresco. Primeiro, por várias horas e depois aumente o tempo. Quando as mudas permanecem ao ar livre por dias inteiros, elas podem ser plantadas em um local permanente.
Preparação de uma parcela para o plantio de mudas
O local de pouso é preparado no outono. Note-se que o nabo não cresce em solos argilosos pesados, pois suas raízes precisam de boa aeração para a formação normal. Essa terra é melhorada com a introdução de areia, cinzas, palha e lascas de tijolo.
Os principais requisitos para um local de cultivo de nabo são os solos de nutrientes leves que são bem iluminados pelo sol. Pode crescer em solos de qualquer acidez, mas se o solo for muito ácido, é melhor realizar o processo de calagem, pois no solo com alta acidez, a fruta terá baixa qualidade de manutenção.
O cal deve ser calculado à taxa de 130-150 g de cal por 1 m². Para a alcalinização do solo, você também pode usar cinza de madeira ou farinha de dolomita.Você precisa escolher um local no jardim para plantar legumes, tomates, pepinos, abobrinha e batatas anteriormente. Antecessores ruins são alface, rábano, rabanete, daikon e, principalmente, nabo. Essas culturas têm as mesmas pragas e doenças comuns.
O local deve ser plano ou ligeiramente mais baixo para melhor umidade. O local de pouso deve estar bem iluminado e protegido do vento.
Importante! É indesejável aplicar no solo fresco estrume, as colheitas de raízes serão deformadas e perderão o sabor.
Regras para o plantio de mudas
Uma planta adulta não tem medo de geadas a -4 ° C, mas as mudas devem ser plantadas quando não houver ameaça de retorno da geada ou plantadas em um terreno protegido. Recomenda-se plantá-lo em canteiros abertos na segunda quinzena de maio. As mudas são plantadas com um intervalo de 30 cm um do outro. Esta planta adora o espaço, portanto, o plantio não precisa ser espessado.
Regras de cuidados básicos
Para obter um alto rendimento, é necessário fornecer à planta os cuidados adequados, que consistem em observar as regras básicas da tecnologia agrícola de cultivo - rega adequada, capina, fertilização e controle oportuno de doenças e pragas de insetos.
Rega
Se o período de verão estiver quente o suficiente, a rega deve ser realizada 2 vezes em 7 dias, no valor de 30 litros por m² de jardim. As mudas plantadas são primeiro regadas com um regador com um divisor e as plantas cultivadas já podem ser regadas a partir de uma mangueira com um difusor.Se o nabo não for umedecido, as características qualitativas da cultura da planta são reduzidas. As rachaduras aparecem nas raízes, os frutos ficam densos e o sabor libera amargor, por isso é especialmente importante regar os nabos durante o período de crescimento ativo dos frutos, ou seja, algumas semanas antes de escavar o solo.
Top vestir
Com solo suficientemente nutritivo, não é particularmente necessário fazer fertilização. Mas, para obter uma boa colheita, fertilize com esterco podre ou fezes de pássaros, bem como uma solução de ácido bórico (concentração de 0,1%). Não será supérfluo introduzir cinzas de madeira no solo - os nabos gostam muito dessa cobertura.
Se o solo não for particularmente nutritivo, para obter uma colheita grande, é necessário fertilizar a cada 10 dias usando a solução a seguir - por 10 litros, um balde de água é tomado em 10 g de nitrato de amônio, cloreto de potássio e superfosfato duplo.
Capina
Certifique-se de executar nabos de capina oportuna. O primeiro desbaste é realizado durante a formação de vários folhetos verdadeiros. Para a remoção, mais amostras subdesenvolvidas são selecionadas, observando uma distância entre as plantas de 4 a 5 cm.De 14 a 21 dias, é realizada uma segunda remoção de ervas daninhas.
Mais uma vez, amostras mais fracas são retiradas da fileira, deixando intervalos de 9 a 10 cm entre as plantas. Durante a remoção de ervas daninhas, também é necessário afrouxar o solo e remover a grama das ervas daninhas.
Importante! Na véspera da remoção de ervas daninhas, o local com plantio deve ser umedecido - isso facilitará bastante o processo.
O solo nas camas com nabos pode ser coberto com uma camada de 7 cm de palha, serragem ou turfa.
Controle de Pragas e Doenças
Os desembarques devem ser cuidadosamente inspecionados quanto a sinais de doenças ou pragas. Os problemas mais comuns do crescimento estão associados ao aparecimento de bacteriose (vascular ou mucosa), podridão e bolor. Além disso, essa planta pode ser invadida por moscas de repolho, pulgas crucíferas, gorgulhos, pulgões.
Como medida preventiva contra o aparecimento de várias doenças e pragas, a polinização de plantações com essas misturas também ajuda:
- cinzas e pó de tabaco. Proporção de 1 para 1;
- mostarda e pimenta. Proporção de 1 para 1.
Tais tratamentos são realizados 2-3 vezes com um intervalo de 7 a 10 dias. Como medida preventiva, também é necessário observar a rotação da colheita, o tratamento das sementes antes do plantio, a remoção precoce de ervas daninhas, o afrouxamento do solo e a remoção de ervas daninhas, a remoção de detritos das plantas e a escavação no outono após a colheita.
O método mais simples de proteção, se as moscas são estragadas por moscas e pulgas, é cobrir os canteiros com fendas ou outro agrofilme similar.
Se forem detectadas doenças fúngicas, as plantas doentes devem ser removidas e devem ser usadas preparações químicas como “Fundazol” e “Topsin”. Se houver muitas pragas de insetos, os tratamentos são realizados com preparações inseticidas como Karbofos, Actellik.
Regras de colheita e armazenamento
Para armazenamento no inverno, as colheitas de nabo são colhidas antes do início das geadas do outono. Se as colheitas de raízes sofrerem congelamento devido à geada, a qualidade de sua manutenção diminuirá drasticamente.
As colheitas de raízes são arrancadas do solo pelas mãos ou prejudicadas com uma pá.Os vegetais de raiz colhidos separam e descartam as amostras danificadas. Eles não devem ter rachaduras ou danos mecânicos. Os topos devem ser removidos, deixando o pecíolo de até 10 mm, as raízes cortadas completamente na base.
Não há necessidade de colocar a colheita ao sol, os frutos começarão a murchar. Se choveu no dia anterior, as colheitas de raízes desenterradas deveriam ser secas sob um abrigo e depois transferidas para a loja.
Você deve saber em que temperatura o nabo é melhor armazenado.O regime ideal de temperatura para armazenar essas raízes é o intervalo de 0 ... + 1ºC, e a umidade ideal é de 90%. Nesse caso, é melhor polvilhar vegetais de raiz com areia.
É melhor em casa armazenar esta colheita de raízes na adega, porão ou varanda. Por conveniência, você pode usar caixas e polvilhar as frutas com areia. Periodicamente, as colheitas de raízes devem ser classificadas e resolvidas em casos estragados.
Na geladeira do departamento de vegetais, os nabos são armazenados por mais de um mês. O armazenamento leva cerca de 4 meses. Os nabos também podem ser secos, enlatados, salgados e congelados. Isso aumentará a vida útil de 6 para 12 meses.
Você sabe Nabo é ótimo para saladas de legumes, sopas, okroshka. Você pode comê-lo cru, assar, ensopado e outras coisas. Em muitas receitas, pode substituir beterraba.
Nabo é adequado para o cultivo em qualquer região do país. Existem variedades para consumo precoce, cuja produção mais antiga pode ser obtida com o uso de mudas.