Entre a variedade de variedades de tomate, as que podem crescer em campo aberto nas regiões do norte são especialmente populares. O Moskvich, recebido pelos criadores soviéticos em 1976, refere-se exatamente a isso. Leia sobre os recursos do cultivo e as vantagens da variedade nesta revisão.
Descrição da nota
O tomate "Moskvich" é capaz de crescer nas regiões do norte, incluindo a região de Arkhangelsk, Komi e Carélia. Foi especialmente concebido para quem gosta de cultivar vegetais, vivendo na zona de agricultura de risco. Essa variedade não apenas tolera bem as condições climáticas, mas também oferece uma boa colheita. Outra característica única deste tomate é que ele pode ser cultivado mesmo em um apartamento devido à sua baixa altura (40 cm).
As principais características da variedade Moskvich:
- Variedade determinante de altura não superior a 0,45 m, adequada para cultivo mesmo em sacada ou peitoril da janela;
- tipo - universal;
- variedade de maturação precoce com maturação dos primeiros frutos no 90-110º dia;
- Destina-se ao cultivo em campo aberto à maneira de brotação;
- forma um arbusto padrão, compacto e de folha média, para que não possa ser amarrado nem enteado;
- o sistema radicular fica perto da superfície;
- o tronco é grosso, estável;
- folhas onduladas, verde escuro;
- 3-4 pincéis de 5-6 frutas são formados em 1 talo;
- o rendimento de 1 arbusto é de cerca de 1 kg;
- produtividade - 6 a 7 kg por 1 m² de área;
- frutas - redondas, lisas, com uma pele densa de cor vermelha brilhante;
- peso fetal - 60-80 g;
- gosto é adocicado;
- polpa - suculenta, carnuda;
- a variedade tolera condições climáticas adversas, adapta-se facilmente ao solo;
- frutas são resistentes a rachaduras;
- não suscetível a doenças solanáceas: fusarium, podridão, ferrugem tardia, alternariose, verticilina murcha.
Galeria de Fotos
Recomenda-se o cultivo de mudas "Moskvich". O tempo de amadurecimento é julho. As variedades de carimbos não podem ser amarradas, mas se houver muitas frutas, elas estarão próximas ao chão e podem ser infectadas com podridão. Além disso, o tomate não pode ser enteado, mas prolonga o período de amadurecimento de 90 para 110 dias.Você sabe Mais de 10 mil variedades de tomate crescem no mundo: de uma minúscula “baga” com um diâmetro de cerca de 5 mm a frutas com peso superior a 1,5 kg.
Vantagens e desvantagens
- Entre as principais vantagens da variedade Moskvich estão as seguintes:
- tronco baixo e forte, que não precisa de liga reforçada;
- um sistema radicular adaptado para absorver nutrientes do solo superficial, o que é conveniente para os territórios do norte;
- aumento do número de arbustos por 1 quadrado. m território - até 7 a 8 peças;
- pode ser cultivada não apenas no jardim, mas também no apartamento;
- as folhas onduladas são caracterizadas pela capacidade aprimorada de fotossíntese, de modo que o tomate não precisa de uma grande quantidade de nutrientes adicionais;
- a variedade é resistente a baixas temperaturas, pragas e doenças;
- bem aceito no chão;
- mudas não esticam;
- precoce;
- frutas fortes podem ser armazenadas em formato rasgado por mais de 1 mês.
- As desvantagens ou melhor, as características das variedades do norte incluem:
- produtividade não muito alta - até 1 kg por arbusto;
- se muitas frutas são formadas, o arbusto tenta se espalhar pelo chão.
Mudas de crescimento próprio
Para cultivar mudas, você precisará preparar:
- sementes;
- mistura do solo;
- recipientes para cultivo.
Você sabe Um dos nomes científicos para o tomate é "Solanum lycopersicum", que significa "pêssego lobo". O nome é devido ao fato de que as folhas e o tronco da maioria das sombras são tóxicos.
A temperatura ideal na sala deve ser de 18 a 20 ° C, umidade - 60 a 70%. A mistura do solo pode ser comprada na loja ou estocada em terra a partir do jardim. Qualquer tipo de solo deve primeiro ser descontaminado. O solo do local também deve ser alimentado com fertilizantes, mas a mistura de solo da loja não precisa disso. Observe também que o tomate não é adequado para flores de interior - suas propriedades nutricionais visam aumentar a massa verde. O solo para vegetais deve ter uma composição mineral diferente.As sementes antes do plantio precisarão ser tratadas para doenças e pragas. Acelere processos biológicos neles usando estimulantes de crescimento.
Momento ideal para a semeadura
A variedade "Moskvich" está madura. O tempo desde o aparecimento das primeiras mudas até a primeira colheita é de 90 a 100 dias. Se os arbustos crescem sem beliscar, o período de maturação da colheita é aumentado em 2 semanas.
Você pode plantar sementes para mudas na terceira década de março ou na primeira década de abril. A idade das mudas no momento do plantio no solo deve ser de 50 a 55 dias.
Solo
Os tomates preferem solos argilosos e argilosos, mas crescem em qualquer solo, exceto argila. Se o solo do seu local for argiloso, você poderá melhorar sua estrutura com a ajuda de areia, serragem, turfa e outros aditivos. Sua tarefa é reduzir a densidade do solo, melhorando a aeração e o acesso de oxigênio às raízes. Além disso, quanto mais solto o solo, melhor as raízes se desenvolvem. Também é importante que o solo esteja sempre levemente úmido, mas não acumule água após a chuva.Os tomates crescem melhor em solo neutro ou quase neutro. Para entender qual nível de acidez do solo em sua área, meça-o. Uma maneira muito simples é misturar uma colher de terra e uma colher de vinagre até obter uma consistência cremosa. Se a mistura espumar, então esta é uma reação alcalina que é adequada para tomates. E se não, o solo é desoxidado com farinha de giz ou dolomita. Para o mesmo objetivo, fertilizantes contendo sulfato de amônio são usados.
Importante! O tipo de sistema radicular dos tomates depende do método de cultivo. Nas mudas, uma raiz central forte e muitas raízes laterais filiformes são obtidas das sementes.
Os tomates crescem bem em solo moderadamente fértil e com muita matéria orgânica. Para aumentar a fertilidade, o composto é adicionado 1-2 semanas antes do transplante de mudas ou fertilizantes contendo potássio e fósforo. Evite fertilizantes com nitrogênio - eles aumentam a massa foliar do mato, reduzindo assim o rendimento.
A maioria das pragas inverno no chão. Para proteger a colheita futura, é realizada a desinfecção do solo. Você pode tratar o solo com água fervente, bem como uma solução a 3% de permanganato de potássio (permanganato de potássio), ao plantar sementes e antes de plantar mudas em um local constante.
Vídeo: Preparando o solo para mudas
Capacidade de crescimento
Nas regiões do norte, o cultivo de tomate em campo aberto só é possível em mudas. Para o cultivo de mudas, você precisará de recipientes. Pode ser:
- caixas de plástico ou madeira;
- embalagens de iogurtes e outros produtos lácteos;
- recipientes especiais da loja de flores;
- xícaras de turfa;
- comprimidos de turfa.
Preparação de sementes
Moskvich é uma variedade, não um híbrido; portanto, as sementes sempre podem ser colhidas no ano anterior. A germinação requer sementes amarelas saudáveis. Eles são desinfetados de possíveis doenças fúngicas com água morna (55-60 ° C) por 15 a 20 minutos, além de agentes antifúngicos. A maneira mais comum é tratar as sementes com uma solução de permanganato de potássio a 3%. Além disso, você pode comprar vários produtos sintéticos eficazes na loja: Fitosporin, Bactofit, etc.Se as sementes estiverem repousando há mais de um ano ou você não tiver certeza da qualidade das sementes compradas, trate-as com um estimulador de crescimento. Proporciona germinação amigável, aumenta a germinação, aumenta a resistência a doenças, melhora o crescimento. Os preparativos podem ser especializados e universais, ou seja, com todas as qualidades de uma só vez. Os mais usados são Ecogel, Zircon, Novosil. Os estimulantes são utilizados em estrita conformidade com as instruções do medicamento.
Importante! Armazene as sementes em temperatura ambiente (14–18 ° C). O armazenamento sazonal a baixas temperaturas reduz a porcentagem de germinação das sementes em 2 vezes.
Semeando sementes
Lave os recipientes para o plantio de mudas com detergente. Se você as usou para cultivar mudas na temporada anterior, elas também precisam ser higienizadas. Encha os recipientes com 2/3 da mistura do solo, umedeça o solo. O solo não deve estar molhado, caso contrário, as sementes podem apodrecer.Se forem utilizados copos para a semeadura, várias sementes são colocadas em cada uma delas (1–2). Se um deles não germinar, haverá uma muda do segundo em estoque. Pressione as sementes com o dedo e aplique uma fina camada de solo por cima. Ao usar caixas, um esquema de pouso em fita é usado. A distância entre as sementes deve ser de pelo menos 2-3 cm.
Aperte os recipientes com filme plástico para acelerar o processo de germinação. O efeito estufa aquecerá o solo e promoverá o crescimento mesmo à noite. As filmagens serão exibidas no dia 7 a 10. Depois que as sementes brotam, o filme pode ser removido. Para evitar que as mudas se estiquem, garanta uma boa circulação de ar e 14 a 18 horas de luz do dia usando lâmpadas fluorescentes.
Você sabe Desde 1984, milhões de sementes de tomate viajam para o espaço a bordo da Challenger Shuttle Mission como parte do projeto da NASA. Depois, foram cultivadas em escolas no Canadá e nos Estados Unidos, a fim de estudar a influência do espaço nas condições de crescimento e no sabor dos tomates.
Cuidados com mudas
O cuidado com as mudas consiste em garantir as condições climáticas corretas, rega regular, fertilização, endurecimento e prevenção de doenças.Quando 2-3 folhas reais aparecem nas mudas, elas devem ser mergulhadas. O mergulho é necessário para plantas que foram plantadas em caixas. O método recebeu esse nome de um pino fino, em francês - "piquet". Um pino é introduzido no chão ao lado da muda e cuidadosamente levantado. Isso remove a pequena parte inferior da raiz. As mudas são transplantadas para um recipiente individual. Graças a esse procedimento, ele forma não uma raiz central profundamente no solo, mas um sistema de micro-raízes desenvolvido, que melhora a nutrição do arbusto como um todo. Somente as mudas que parecem saudáveis e viáveis devem ser transplantadas.
Ao mesmo tempo, você precisa realizar a primeira alimentação de mudas. Isso dará às plantas nutrientes adicionais necessários para a aclimatação a novas condições. É mais conveniente alimentar mudas depois de mergulhar com fertilizantes complexos. A droga "Agricola" consiste em 15% de nitrogênio, 25% de potássio e 21% de fósforo. Estes são três oligoelementos essenciais necessários aos tomates. Use o medicamento de acordo com as instruções. Você pode usar outra ferramenta que conterá os mesmos oligoelementos ou fertilizantes orgânicos - verbasco ou excremento de pássaros. Para a alimentação, os excrementos de pássaros são diluídos com água na proporção de 1:12 e verbasco - 1: 7.O segundo curativo é realizado 2 semanas após o primeiro para melhorar o desenvolvimento das mudas. Você precisa alimentar as mudas com a mesma droga que foi usada primeiro. Antes de aplicar o fertilizante no solo, você deve regá-lo, pois é mais fácil para a planta obter alimentos do solo úmido.
A temperatura do ar na sala deve ser mantida entre 18 e 20 ° C e a umidade, entre 60 e 65%. As mudas tendem a buscar uma fonte de luz, prolongando desproporcionalmente o tronco. Para evitar isso, use lâmpadas fluorescentes sobre as mudas, pois elas ajudarão a criar uma iluminação uniforme. O horário de verão para as mudas deve ser de pelo menos 14 horas.
Endurecimento de mudas
As condições nas quais as mudas crescem em ambientes fechados são diferentes do clima externo mais severo. Portanto, 2 semanas antes do plantio no solo, as mudas começam a endurecer. A diferença de temperatura, umidade ou o momento do transplante no solo - todos esses são fatores estressantes para o tomate. O endurecimento foi projetado para reduzir o grau de influência desses fatores nas plantas e prepará-los para as mudanças nas condições climáticas.
Você sabe Se você passa diariamente com as mãos os topos dos tomates, isso ativa o hormônio do crescimento - etileno, que acelera o crescimento e o desenvolvimento da planta.
Os tanques com tomates são retirados diariamente para o ar fresco por 1-2 horas durante o dia, na ausência de chuva e temperaturas acima de 15 ° C. O tempo de endurecimento é aumentado diariamente em 10 a 20 minutos.
Plantio de mudas em local permanente
A área ideal para o cultivo de tomates deve ser ensolarada e não reter umidade. Cavar o solo. Se necessário, aplique fertilizante para tornar sua composição mais nutritiva. E não se esqueça de desinfetar as pragas do inverno. Antes de plantar no solo, os tomates devem ser regados.Cavar um buraco sob cada arbusto. Seu tamanho deve ser maior que o volume do sistema radicular do tomate transplantado. Isso é necessário para enfraquecer a densidade do solo ao redor e promover o crescimento das raízes. Regue o buraco, plante um arbusto e pressione o chão ao redor das raízes. Se a planta for estendida, cave uma parte do tronco no chão - isso reduzirá o crescimento do caule e criará condições para a formação de um sistema radicular mais forte. Cubra o solo ao redor do arbusto com cobertura morta. Nos primeiros dias, a planta precisa de proteção contra o sol e o vento.
As mudas precisam ser plantadas no 50–55º dia. Para 1 quadrado. m) você pode plantar cerca de 7 arbustos padrão de tomate. A distância entre os arbustos individuais é de 0,3-0,4 m.
Um arbusto saudável tem os seguintes sintomas:
- altura - cerca de 25-30 cm;
- o tomate deve formar 8 folhas verdadeiras;
- o sistema radicular está bem desenvolvido;
- o caule é grosso.
Características de cuidados ao ar livre
Cuidar de tomates em campo aberto inclui as mesmas atividades que foram realizadas para mudas:
- rega semanal;
- aplicação de fertilizantes;
- cuidados com as plantas;
- prevenção de doenças e pragas.
Rega
A arte de regar tomates é muito fácil de dominar. Técnicas básicas:
- certifique-se de que o spray não caia nas folhas - isso contribui para a infecção bacteriana do tomate;
- a água deve derramar muito lentamente ao redor do arbusto, saturando a seção da raiz;
- não despeje água de maneira que a lama líquida chegue sob seus pés - você simplesmente lavará os nutrientes profundamente no solo, de onde as raízes da planta não podem extraí-los;
- a umidade deve saturar o solo a menos de 12 cm;
- não direcione o fluxo em direção ao caule, não destrua as micro raízes;
- não regue as plantas à noite - a umidade e as baixas temperaturas aumentam a probabilidade de doenças;
- use a cobertura morta como regulador de umidade em suas camas.
Seria bom se, em vez da rega usual para o tomate, fosse usada irrigação por gotejamento. Quando a irrigação por gotejamento, a água é fornecida à zona da raiz com um dispensador de conta-gotas. Isso permite economizar água e fornecer a rega mais confortável para as plantas. Uma característica única desse sistema é que os fertilizantes podem ser aplicados ao solo de maneira semelhante - para isso é suficiente despejá-los no tanque que está enchendo o sistema. Uma vantagem adicional: após a irrigação, o solo não se dispersa em um nódulo contínuo e o oxigênio é bem fornecido às raízes.A rega é realizada à medida que o solo seca, mas não menos de uma vez por semana.
Top vestir
O tomate "Moskvich" pode crescer em solos pobres em nutrientes. Portanto, se você esquecer de fazer fertilizantes, a variedade o tolerará. A acidez do solo deve estar entre 6,0 e 6,5 pH. Se o tomate cresce mal e as ervas daninhas são boas, então esse é um solo ácido.Para desoxidá-lo, faça calcário, farinha de dolomita e giz. Isso reduz o nível de acidez de 7,5 a 7,0 para aceitável. Tais eventos devem ser realizados antes de plantar tomates no chão. Se necessário, você pode trazer calcário diretamente para a zona da raiz e acompanhá-lo com água.
Os fertilizantes granulares são agentes com liberação gradual de substâncias ativas. Adicione esse fertilizante sob a raiz 1 vez e você terá o suficiente por 2 meses - isso substituirá até 4 curativos por soluções líquidas. Em termos de nitrogênio, os fertilizantes de fósforo e potássio podem ser equilibrados, com proporções iguais de cada fertilizante. Um excesso de oligoelementos também afeta negativamente os tomates, assim como sua falta. Portanto, se você tiver certeza de que algumas substâncias não são suficientes - basta aplicar ao solo metade da dose indicada na embalagem.Se os tomates formaram corretamente os ovários e fertilizaram, a aplicação adicional de fertilizantes já é impraticável. O número total de coberturas padrão é 3. Esta é a aplicação de fertilizante:
- 10 dias após o plantio no solo;
- na fase de brotamento (aproximadamente 10 a 15 dias após a anterior);
- na fase de floração ativa e formação de frutos (2 semanas após a anterior).
Importante! Os tomates precisam ser alimentados com 3 fertilizantes básicos: nitrogênio, fósforo e potássio. O nitrogênio é essencial para o desenvolvimento foliar, fósforo - para o desenvolvimento de flores e potássio - melhorar a saúde das plantas.
Costurando e amarrando arbustos
A variedade "Moskvich" não precisa ser beliscada. Mas os jardineiros observam que, se você não remover os brotos laterais, o amadurecimento das primeiras frutas ocorrerá 1-2 semanas depois. Pasynkovka consiste em remover brotos laterais a uma altura de 0,5 cm.
A variedade também não precisa ser amarrada. No entanto, com uma grande massa de frutas, ela começa a se inclinar para o chão, o que aumenta o risco de infecção com a praga tardia e outras doenças. Para manter uma forma vertical, o arbusto é amarrado a um pino. Serve de suporte para a manutenção do peso e também ajuda a melhorar a circulação de ar ao redor das plantas. A amarração pode ser feita duas vezes a uma altura de 20 a 22 e 30 a 35 cm.Material para uma liga - fitas de tecido macio. Eles não ferem o tronco e executam bem suas tarefas. As lojas também vendem clipes especiais feitos de plástico macio para amarrar arbustos. Esses clipes podem ser usados para suporte horizontal e vertical do tronco e dos galhos.
Cuidado do solo
Os principais tipos de trabalho no solo incluem:
- capinar ervas daninhas;
- aeração (afrouxamento);
- mulching;
- hilling.
- Benefícios da cobertura morta:
- evita a compactação e a erosão do solo;
- inibe o crescimento de plantas daninhas;
- captura e retém a umidade no solo;
- protege as raízes do calor;
- protege as raízes da geada do solo;
- protege plantas de pragas;
- melhora a nutrição do solo.
A cobertura é recomendada para cobrir todo o espaço entre os arbustos. Para impedir o crescimento de ervas daninhas, a camada de cobertura morta deve ter pelo menos 7 cm.
Você sabe O rendimento é afetado pela luz que o tomate recebe do sol e também pela superfície. A cobertura avermelhada reflete comprimentos de onda que aumentam o rendimento em 15–20 %.
Hilling refere-se a atividades que têm apoiadores e oponentes. Hilling é chamado de formação de uma espécie de monte a partir do solo ao redor da planta. Isso aquece a zona da raiz e promove o crescimento da raiz. Um sistema radicular bem desenvolvido é capaz de obter mais nutrientes do solo e, portanto, formar uma planta mais forte com uma boa colheita.Os opositores do abate acreditam que o processo é adequado para as batatas, pois aumenta a produtividade. O primeiro corte é realizado 2 semanas após o plantio de tomates no chão, o segundo - durante a floração.
Colheita
O amadurecimento dos primeiros tomates ocorre no 90º dia após o surgimento das mudas. Os frutos amadurecem gradualmente ao longo de julho. A colheita de um arbusto é de cerca de 1 kg de tomate. Com uma plantação de 1 quadrado. m coletam cerca de 7 kg, dependendo de quantas plantas são plantadas lá.
Quando montados, os frutos de Moskvich podem mentir e não se deteriorar por até 1 mês. Se você pretende armazenar a fruta, remova os talos durante o processo de colheita. Coloque a colheita em caixas e armazene em uma sala seca e ventilada a temperaturas acima de 5–10 ° C.
Cuidar de tomates Moskvich é extremamente simples. Esta planta não pode apenas crescer no extremo norte, mas também fornecer-se independentemente com nutrientes. Cuidar desses tomates é bem possível, mesmo para iniciantes.