Quando se trata de colher sementes para o cultivo de mudas de tomate, é muito difícil navegar em uma variedade de variedades diferentes. Queremos ajudar um pouco e apresentá-lo a uma variedade de tomate relativamente nova chamada Gulliver. Foi criado pelo criador russo Myazina e recomendado para cultivo no Solo Negro Central em campo aberto e em estufas - na Rússia central.
Importante! Existem tomates no mercado com nomes semelhantes, por exemplo, "Coração de Gulliver", "Gulliver F1" (variedade híbrida). No entanto, eles têm outras propriedades e características, portanto, tenha cuidado.
Descrição da nota
Começaremos a conhecer as principais características de Gulliver:
- Tem um período de maturação precoce: após a emergência antes da colheita, passam de 95 a 100 dias.
- Tipo determinante, produz um alto rendimento (até 7 kg por planta).
- Um arbusto de 70 a 120 cm de altura, forma pincéis de flores, requer uma liga.
- As folhas são de tamanho médio, a cor é verde.
- O tomate tem uma inflorescência simples e um pedúnculo com uma articulação. O ponto onde a primeira inflorescência é estabelecida não é indicado.
- As frutas são de forma cilíndrica, longas (até 12 cm), lisas, a ponta é arredondada.
- Peso do tomate - 96-114 g.
- A polpa é densa, vermelho-rosada, quase sem líquido, com sabor adocicado.
- As frutas na fase de enchimento são de cor verde claro e as que atingiram a maturidade técnica são vermelhas.
- A casca é fina, mas densa, não sujeita a rachaduras.
- As frutas são utilizadas em forma fresca e enlatada, muito boas para a preparação de sucos, pastas, molhos.
- Os tomates são bem armazenados, o transporte é transferido sem problemas.
- A variedade tem boa resistência à maioria das doenças do tomate, a prevenção é desejável.
- Resistente a mudanças de temperatura.
- Para 1 quadrado. m pode acomodar 6 arbustos.
Prós e contras
- As vantagens desta variedade são:
- adequado para cultivo em estufas e em solo não protegido;
- não exigente quanto a cuidados e condições climáticas;
- resistente a muitas doenças do tomate;
- a capacidade de coletar suas sementes;
- os frutos têm um propósito universal.
- As desvantagens são:
- o cultivo dessa variedade é recomendado para a região da Terra Negra Central (não há dados sobre como a variedade se comportará em outras regiões);
- rendimento médio.
Como cultivar mudas de tomate
Se desejado, não é nada difícil cultivar mudas por conta própria. Para fazer isso, você precisa conhecer alguns pontos sobre os quais falaremos agora.
Momento ideal
Recomenda-se que as sementes de Gulliver sejam semeadas no início de março. Pelo menos 50, mas não mais de 70 dias devem decorrer antes do desembarque em um local de residência permanente.
Mistura do solo
Aqui você pode seguir o caminho mais fácil e comprar uma mistura pronta projetada especificamente para o cultivo de mudas de tomate. Mas se você tem volumes significativos de semeadura, é mais barato preparar sua própria mistura de solo.
O solo para a obtenção de boas mudas é leve e deve consistir de uma mistura de terra (turfa ou jardim), turfa não ácida, areia, húmus ou composto, cinza de madeira.
Importante! Todos os componentes devem ser preparados no outono, até que não haja geada. Se você retira o solo do jardim, nesse local as culturas da família do pretinho não deveriam ter crescido no verão, a saber: tomate, batata, pimentão, berinjela.
Proporções para composição ideal:
- terra - 1 parte;
- turfa - 2 partes;
- areia - 1 parte;
- húmus (composto) - 1 parte;
- cinza de madeira - 1 xícara por 1 balde da mistura.
Condições importantes para o cultivo de boas mudas são a triagem e desinfecção da mistura do solo. Será conveniente cozinhá-lo no vapor em banho-maria, o que eliminará micróbios patogênicos, esporos de cogumelos e sementes de ervas daninhas.
É melhor realizar esse procedimento uma semana antes da semeadura proposta, o que permitirá que todas as bactérias benéficas restaurem sua atividade.Eles recomendam adicionar esfagno à mistura do solo para melhorar a permeabilidade ao ar e fibras de coco, vermiculita etc. também são adequadas para isso.
Recipiente para cultivo
Prepare recipientes para mudas com antecedência. Para tomates, caixas pequenas, recipientes com células, copos separados de plástico ou turfa, bem como comprimidos de turfa, são adequados.
O que escolher - você decide, levando em consideração as condições de acomodação e suas capacidades financeiras. Observamos apenas que a semeadura em contêineres individuais o salvará da colheita de mudas cultivadas.
Você sabe Até 1822, no mundo civilizado, os frutos do tomate eram considerados venenosos. Graças ao coronel Robert Gibbson Johnson, os estereótipos foram quebrados. Ele comeu um balde inteiro de tomates na frente de uma multidão de dois mil espectadores e não ia morrer, depois do que as pessoas acreditavam na segurança dos tomates.
Preparação de sementes
Foi a vez de preparar sementes para o plantio. Este procedimento pode consistir em várias etapas, as quais listaremos abaixo. Não é necessário fazer todas elas, mas pelo menos uma ou duas delas ajudarão a aumentar a germinação das sementes e, portanto, o rendimento.
Portanto, a preparação de sementes pode ser feita da seguinte maneira:
- Seleção ou classificação. Prepare uma solução de sal de cozinha comum à taxa de 1 colher de chá em 1 xícara de água, deixe repousar. Em seguida, coloque as sementes no líquido. Superficiais à superfície não são adequados para aterrissagem e são jogados fora. As sementes que caíram no fundo estão cheias, por isso são lavadas, secas e preparadas.
- Desinfecção. É necessário fazer uma solução de permanganato de potássio a 1% e deixar as sementes de molho por 20 minutos e depois secar.
- O uso de soluções nutricionais. Assim, preparações prontas, por exemplo, Epin, humato de potássio ou sódio, são adequadas. Alguns jardineiros usam suco de folhas de aloe ou batatas para saturar as sementes com nutrientes. O estágio deve durar pelo menos 12 horas, após as quais as sementes são secas.
Semeando sementes
Para a semeadura, encha os recipientes selecionados com a mistura preparada do solo. Se você estiver semeando tomates em recipientes individuais, é necessário espalhar as sementes uma por vez e depois aprofundá-las cuidadosamente de 0,5 a 1 cm ou polvilhar com uma camada de solo de 1 cm.
Em caso de semeadura em caixas, primeiro faça sulcos de 1 cm de profundidade e deixe uma distância de pelo menos 3-4 cm entre os sulcos.Agora espalhe as sementes em incrementos de 1-2 cm e polvilhe-as com terra.
Lembre-se de que quanto menos vezes você semeia, mais tarde plantará mudas em recipientes individuais. Você não pode fazer sulcos, mas simplesmente espalhá-los no chão da mesma maneira e polvilhe com uma camada de solo de 1 cm.
Após o plantio, feche os recipientes com filme ou vidro para manter a umidade constante.
Cuidados com mudas
Para uma germinação bem sucedida das sementes, é necessária uma temperatura de 25 a 30 ° C. Portanto, coloque os recipientes perto de uma fonte de calor, como um radiador.
Outra condição necessária é uma quantidade suficiente de luz - a duração total do horário de verão deve ser de pelo menos 16 horas. É impossível fornecer essas condições em março usando a luz do dia natural.
Portanto, considere como você acenderá as mudas. Para isso, você pode usar lâmpadas fluorescentes comuns ou phytolamps especiais.Monitore constantemente a umidade do solo. Se secou, umedeça abundantemente com um frasco de spray. Se a umidade aumentar, é necessário ventilar os recipientes, para os quais basta abrir o filme ou o vidro e esperar até o solo secar um pouco.
Importante! Normalmente, as lâmpadas incandescentes não são adequadas para iluminação, porque são muito quentes e podem causar queimaduras nas mudas.
Com esse cuidado, após 3-4 dias, os primeiros brotos de tomate aparecerão. Agora eles precisam de umidade constante, portanto, não remova o filme e nem permita a menor secagem do solo, especialmente de cima. Remova a proteção após 2 semanas.
Regue as mudas cultivadas com cuidado, de preferência sob o caule, usando uma seringa (sem agulha) ou uma pipeta.
Se você precisar escolher, aguarde as primeiras folhas reais (geralmente elas aparecem após 7 a 10 dias) e transplante cuidadosamente as mudas em recipientes individuais. Com 2-3 semanas de idade, as plantas podem ser mergulhadas novamente se for necessário um volume maior de solo.
Recomenda-se que o primeiro curativo seja realizado 3 semanas após o aparecimento dos primeiros brotos e depois semanalmente. Como fertilizantes, você pode usar matéria orgânica natural (de esterco, capim) ou preparados de armazenamento (biohumus).
Endurecimento de mudas
Um bom método para fortalecer as mudas e acelerar o crescimento está endurecendo. Para isso, é necessário manter as mudas por algum tempo ao ar livre, cuja temperatura chegou a 12 ° C. Para isso, uma varanda, varanda, um lugar tranquilo na rua são adequados. Se não houver esse local, abra a janela quando estiver ensolarado o dia de primavera.
O melhor endurecimento do tomate é iniciado um mês antes do transplante para um local permanente. Mas isso deve ser feito gradualmente. O primeiro endurecimento solar deve durar 5 minutos e depois aumentar o tempo em 5 minutos diariamente.Se você fizer tudo certo, os caules das mudas de tomate terão uma tonalidade roxa.
Além do bom crescimento, o endurecimento permite que você prepare a planta para uma vida mais longa em campo aberto.
Plantio de mudas em local permanente
Para plantar tomates em um local permanente, prepare as camas com antecedência: cavar e soltar o solo, fazer buracos e derramar. A distância entre as camas deve ser de 70 cm e entre as plantas na mesma cama - 45 cm.
Como a variedade Gulliver é alta, cave imediatamente um pino ao lado de cada planta para fazer uma liga no futuro. O comprimento do pino deve ser de pelo menos 1,8 m.
As datas de plantio podem ser diferentes, depende das condições climáticas e do estado das mudas.
Mas, em geral, é necessário aderir a essas recomendações:
- o solo já foi aquecido a pelo menos 15 ° C;
- verifique se a ameaça de geada noturna passou;
- mudas têm uma altura de pelo menos 20 cm, a espessura do caule é de pelo menos 5 mm, o número de folhas é de 6 peças.
Você sabe Em todo o mundo, existem pelo menos 10 mil variedades de diferentes tomates. O menor - com um diâmetro de apenas 2 cm e o peso do maior em média - 1,5 kg.
Em vista do exposto, o plantio de tomate no solo geralmente ocorre próximo a meados de maio. Mas se você tiver uma estufa com aquecimento, poderá plantar no final de abril.
Como cuidar em campo aberto
O segredo para uma boa colheita de tomate é o cuidado adequado após o plantio de mudas para residência permanente. Portanto, descrevemos em detalhes todas as nuances.
Rega
Os arbustos de tomate com um pouso desprotegido devem ser regados regularmente, o mais importante - com pouca frequência, mas em abundância. Se não houver chuva, regue uma vez por semana e, se chover regularmente, com menos frequência.
Não encha os tomates com água, pois isso causará doenças, mas não os seque; caso contrário, todos os ovários cairão. Tente regar a planta sob a raiz para que a umidade não caia nas folhas e nos frutos.
Jardineiros experientes recomendam o uso de irrigação por gotejamento. Nesse caso, a umidade chega diretamente ao sistema radicular e, se for regada à noite, você evitará a podridão superior da fruta.
Top vestir
Para um bom desenvolvimento do mato e uma colheita abundante, é necessário usar cobertura superior. Você precisa fazê-las pelo menos 3 vezes por temporada, mas é melhor fertilizar a cada 2 semanas.
Escolha fertilizantes a seu critério, mas lembre-se de que o teor de nitrogênio é menor que o teor de fósforo e potássio.
Você pode recomendar esta composição para 10 litros de água:
- nitrato de amônio - 15 g;
- superfosfato - 50-60 g;
- cloreto de potássio - 30-40 g.
Os tomates também respondem bem aos excrementos de pássaros. Para cozinhá-lo, tome 1 litro de fezes secas e 1 litro de água, misture e coloque em local quente, deixe de molho por vários dias para fermentação. Para regar, dilua a mistura resultante com água (1 parte da cama - 10 partes de água).
Stepson
A variedade de tomate "Gulliver" não pode ser enteada, mas é melhor formar um arbusto de 2-3 caules, o que não aumentará a carga na planta.
Para fazer isso, aguarde o primeiro pincel e deixe um tiro lateral próximo a ele (se forem necessárias duas hastes) ou outro tiro mais forte perto da segunda haste (se forem necessárias três hastes).
Cuidado do solo
O solo ao redor dos arbustos dos tomates deve ser tratado periodicamente. Para fazer isso, certifique-se de afrouxar a terra após a rega ou a chuva - isso removerá a crosta e permitirá que o ar flua livremente para as raízes. Faça também o corte do mato conforme necessário e remova todas as ervas daninhas.
Para evitar o aparecimento de crosta terrestre e afrouxamento constante, secagem severa do solo e aparecimento de ervas daninhas, junte os canteiros de tomate. Você pode usar palha, agulhas, composto, agrofibra.
Bush amarrando
Um tomate como Gulliver está sujeito a ligação devido ao seu crescimento significativo. Isso não apenas protegerá o arbusto de doenças e pragas, mas também facilitará seu atendimento.
Considere várias maneiras de se juntar:
- Usando um peg. Este é o método mais simples e mais comum no qual as estacas pré-preparadas são aprofundadas perto de cada arbusto, a uma distância de 10 cm. Em seguida, uma corda do comprimento desejado é fixada na estaca e o tomate é amarrado à medida que cresce. Para Gulliver, prepare estacas de pelo menos 1,8 m de comprimento, feitas de madeira ou metal.
- Tapeçaria. Este método é recomendado no caso de um grande número de arbustos. Para fazer a treliça, você precisa de 2 racks fortes (madeira ou metal) com 2 m de comprimento, que devem ser colocados nas extremidades da cadeia de tomate. Entre eles, puxe o fio com força - você pode subir mais uma vez, mas várias, mas em diferentes alturas. A liga é feita livremente com um barbante.
- Gaiola. Esse método é o mais demorado, mas servirá mais de uma temporada. Para fazer uma gaiola, é necessário preparar vários círculos com um fio grosso com um diâmetro maior que a largura da bucha e prendê-los com hastes verticais na forma de um cilindro. Tais células precisam ser feitas de acordo com o número de arbustos e colocadas próximas a cada uma. O empate deve ser amarrado à medida que a planta cresce.
Tratamento preventivo
Conforme indicado na descrição dos fabricantes, bem como nas análises de especialistas em cultivo, o tomate Gulliver apresenta boa resistência a várias doenças, sujeitas às regras de atendimento. Mas a prevenção ainda é recomendada.
Consiste na remoção das folhas inferiores, evitando a umidade excessiva, regando estritamente sob a raiz. Certifique-se de que os arbustos de tomate não estejam próximos das plantações com batatas.
Bons resultados são obtidos pulverizando periodicamente com uma solução de ácido bórico (1 g de ácido por 1 litro de água), mas sempre à noite. Da mesma forma, o bicarbonato de sódio pode ser usado.
De insetos nocivos, você pode usar infusões de plantas cujo cheiro repele. Estes incluem tansy, absinto, dente de leão. Você também pode plantar calêndula, calêndula ou outras plantas cultivadas com um forte aroma ao redor do canteiro de tomate.
Quando os primeiros sinais da doença aparecem no tomate, é necessário realizar um tratamento químico, observando estritamente as precauções.
O tomate Gulliver, que apareceu recentemente no mercado de sementes, encontrou seus fãs. Sujeitos a todos os requisitos, os jardineiros receberam uma boa colheita de tomates, que são bons tanto na forma fresca quanto em picles, molhos.
Portanto, pegue as sementes deste "Gulliver", plante mudas e obtenha deliciosos tomates. Boa sorte na jardinagem!