Galaxy de batata é uma nova variedade excelente para cultivo em regiões com clima temperado. As características da planta e a tecnologia crescente serão discutidas abaixo.
História da variedade
A variedade de batata Galaxy foi criada por criadores irlandeses. O objetivo da criação foi desenvolver uma nova variedade com excelente sabor e uma vida útil prolongada dos tubérculos. A planta pode ser cultivada na Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, bem como nas regiões central e sudoeste da Rússia.
Descrição botânica de tubérculos e arbustos
A cultura é vertical, atinge até 1,2 m de altura. As hastes são espessadas, nervuradas, têm uma superfície lisa, de cor verde. A parte inferior do caule, imersa no solo, libera galhos longos com até 30 cm de comprimento, lâminas foliares grandes, dissecadas por cirros e cor verde escura.
Você sabe A batata é o primeiro vegetal a ser cultivado no espaço em 1995 a bordo do navio Columbia no laboratório de microgravidade.
As flores são de um tom roxo com um núcleo amarelo. As culturas de raízes têm uma forma oval arredondada. O peso atinge até 100 g. Os tubérculos são de cor creme, com olhos rosa e pequenos pontos marrons. A carne tem uma tonalidade amarela; durante o cozimento, torna-se friável. O teor de amido na colheita de raízes é de 18%.
Características da classe
A batata é uma planta herbácea perene do gênero Solanaceae. A cultura é despretensiosa ao sair, portanto, mesmo na sua ausência, produz bons resultados.
Imunidade a doenças
A variedade de batata Galaxy possui excelente imunidade às infecções fúngicas mais comuns que afetam a cultura, como a praga tardia, a alternariose, a rizoctonia e também é resistente ao câncer bacteriano.
A variedade tem resistência média à crosta. A cultura é resistente ao nematóide da batata, que provoca a disseminação de doenças infecciosas e estraga a colheita.
Amadurecimento de datas e produtividade
A cultura tem um período médio de maturação, podendo ser colhida 90 dias após o plantio no solo. A produtividade de um arbusto será de até 15 pedaços de raízes. A partir de 1 ha de plantações, você pode coletar até 250 kg de batatas.
Mais qualidades e possíveis desvantagens da variedade
- Entre as vantagens da variedade Galaxy, podemos distinguir: s
- resistência a infecções fúngicas;
- polpa de tubérculo não está sujeita a escurecimento durante o tratamento térmico;
- consistentemente altos rendimentos.
O ponto negativo da cultura é que, no momento da colheita das folhas, os topos não têm tempo para secar - isso leva a uma dificuldade no processo de escavação dos tubérculos.
Tecnologia agrícola plantando batatas
Cultivar batatas é um processo simples. Se você seguir algumas regras de plantio, poderá obter facilmente altos rendimentos.
O momento certo para pousar
O trabalho de pouso é realizado em meados de maio. A temperatura do ar deve aquecer até + 23 ° C.
Seleção do local e preparação do solo
Para que as raízes localizadas nos tubérculos cresçam, a temperatura do solo deve ser de pelo menos + 10 ° C. Em solos arenosos, as batatas são plantadas a uma profundidade de 20 cm, em solos pesados - em 15 cm.
Importante! Se você plantar as batatas muito fundo, a colheita será pequena devido à falta de nutrientes.
Para o plantio de batatas, é necessário escolher uma área espaçosa, com boa iluminação e ausência de calado, o que contribuirá para a propagação de pragas e esporos de fungos ao vento. A profundidade das águas subterrâneas na área deve ser de pelo menos 1,5 m, para que o excesso de umidade não interfira no desenvolvimento das culturas de raízes.
Se não for possível mudar o local de plantio todos os anos, no outono após a colheita, o território é semeado com siderat, como: leguminosas, capim, safras de inverno, pepinos, são os melhores predecessores para a semeadura de batatas.
Em regiões temperadas, é mais aconselhável usar culturas de inverno ou grama, porque os pepinos não têm tempo para amadurecer, você também pode simplesmente fertilizar o solo com esterco no outono.A preparação do solo para o plantio começa no outono. Se for possível alterar a localização do plantio de batata, será melhor.Você precisa remover todas as ervas daninhas, sobras e outros tipos de lixo no local.
O solo é escavado de 30 a 40 cm de profundidade, enquanto a fertilização na forma de esterco é aplicada na quantidade de 5 kg por m², também são aplicados 300 g de cinza de madeira por m², o que ajudará a eliminar a acidez do solo e proteger futuras plantações de pragas.
Preparando tubérculos para plantar
Para o plantio, os tubérculos de tamanho médio são escolhidos, eles devem estar sem podridão e assaduras. Duas semanas antes do plantio pretendido, as batatas de semente são colocadas em um saco plástico, no qual são feitos vários furos para a entrada de ar. As batatas com raízes crescidas de 3 a 5 cm são adequadas para o plantio, devem ser poderosas e fortes.
Imediatamente antes do plantio, os tubérculos são imersos em uma solução rosa fraca de manganês por 40 minutos para desinfetar.
Esquema e profundidade do desembarque
Na primavera, um mês antes do plantio, você precisa cavar o solo. O esquema de plantar batatas no chão: 70 cm entre linhas e 40 cm entre arbustos. Esse esquema de plantio permitirá que você cuide facilmente das plantas e também contribuirá para o crescimento dos tubérculos.
Os buracos são cavados a uma profundidade de 20 cm, 100 g de fezes de frango são colocados no fundo como fertilizante. Em seguida, o material de plantio é disposto e enterrado com terra, formando um pequeno monte no topo.
Características de cuidados adicionais
Regar a colheita deve ser o necessário, levando em consideração a precipitação. É necessário garantir que o solo não seque durante o período de floração. A rega é realizada pela primeira vez durante o crescimento ativo; no 10º dia após a germinação, são aplicados 5-7 litros de água em cada arbusto. A segunda rega deve ser realizada na fase de floração e a terceira - 21 dias antes da escavação da colheita.
Durante o período de crescimento da batata, o procedimento de hilling é realizado três vezes:
- após o aparecimento de brotos fortes com 10 cm de altura, são polvilhados com 6 cm de solo, o que protegerá as plantas de possíveis geadas;
- o próximo corte é realizado quando o broto atinge 20 cm de altura;
- a última vez que o aterro é formado durante a floração.
Importante! O afrouxamento do solo é realizado após cada irrigação e chuva, a profundidade da remoção de ervas daninhas deve ser de pelo menos 10 cm, o que evitará a formação de uma crosta dura na superfície do solo. Quanto maior o nível de umidade, mais profundo o afrouxamento deve ser realizado.
Para obter uma colheita rica, é necessário fertilizar a colheita 3 vezes por temporada.
Alimentação:
- O primeiro fertilizante é realizado quando os topos atingem 10 cm, sendo necessários cerca de 500 ml de verbasco líquido no mato. É realizado após a rega ou chuva.
- O segundo curativo deve ser feito no momento da brotação. Para cavar, faça 200 g de cinza de madeira em cada arbusto.
- Durante a floração, o terceiro fertilizante é aplicado, necessário para o rápido crescimento do rizoma. Um copo de verbasco e 60 g de superfosfato são adicionados a 10 litros de água.
Para cultivar batatas, também é necessário combater regularmente pragas e doenças que podem afetar os tubérculos e a parte aérea da planta. A praga mais perigosa para a cultura é o besouro da batata do Colorado, que come folhas e ovários de flores.
O perigo do besouro reside na sua extrema voracidade e fertilidade. Os filhotes de um par de besouros do Colorado podem destruir até 4 hectares de plantações.
Ler mais
- Limpeza manual de insetos e sua destruição.
- Folhas de recorte nas quais os filhotes foram depositados.
- Afrouxamento regular do solo, perto do mato.
- Irrigação da cultura com a preparação "Karbofos" 90 g por 10 litros.
Como a variedade tem resistência média à crosta, você precisa saber como lidar com ela. A crosta afeta a casca do vegetal, formando crescimentos verrugos. A doença pode estragar até 50% da colheita.
Lute com a crosta:
- Em solos infectados com sarna, é utilizado o fungicida "Maxim" 4 ml por 1 litro de água. A droga é pulverizada com tubérculos antes de plantar no chão.
- Irrigação da parte aérea 3 vezes por temporada com a preparação de Fitosporina 1 embalagem do produto é diluída com 3 litros de água.
Prevenção de doenças e pragas:
- seleção cuidadosa do material de plantio;
- seleção de variedades resistentes;
- mudança anual de local de desembarque;
- para que as colheitas de raízes não sofram escaras, 10 dias antes da escavação, você precisa cortar a parte superior;
- colheita regular de ervas daninhas e afrouxamento do solo.
Colheita e armazenamento
Para determinar a prontidão dos tubérculos para a colheita, é necessário focar na aparência das partes aéreas da planta; se ela começar a desbotar ou ficar amarela, você poderá colher. Primeiro, você precisa cavar um arbusto para garantir que os legumes estejam maduros; sua casca densa significa que você pode prosseguir para a coleta.
Você sabe Durante a "corrida do ouro" de 1897-1898 no Alasca, as batatas valiam seu peso em ouro, porque era a única salvação do escorbuto para as pessoas que procuravam minas de ouro.
Após a escavação, os vegetais são deixados ao ar livre, de preferência sob a luz do sol por 2 horas, e depois classificados e colocados em caixas preparadas. Mais de 2 horas, você não pode manter as batatas ao sol, porque sob sua influência a produção de substâncias tóxicas começa no produto. Durante o primeiro mês, após a colheita, as batatas são mantidas em caixas em uma sala quente e escura.
Pouco a pouco, a temperatura de armazenamento de vegetais é reduzida para + 3 ° C. Após 4 semanas, as colheitas de raízes são novamente classificadas e descartadas inadequadamente. Após a seleção, os vegetais são baixados para a adega para o inverno. As colheitas de raízes devem ser armazenadas em umidade de até 80%. Os legumes podem ficar na adega por até 7 meses, são pouco suscetíveis a danos, portanto são transportados perfeitamente por longas distâncias e não se deterioram na estrada.
Galaxy de batata é uma nova variedade que os produtores de vegetais precisam focar. A cultura é resistente a infecções por fungos, despretensiosa nos cuidados, o que a torna atraente para o crescimento.