De todos os materiais para a criação de estufas existentes no mercado moderno, o policarbonato é justamente considerado a melhor opção. Uma grande variedade de modelos que diferem em forma, tipo de armação e outros parâmetros permite que você use esse tipo de plástico polimérico, tanto para equipar instalações profissionais aquecidas para o cultivo de várias plantas cultivadas durante todo o ano quanto para criar uma pequena estufa compacta em uma modesta cabana de verão e coletar tais construção, não é necessário ser um construtor profissional. Esta revisão discutirá os principais tipos de estufas de policarbonato, além de como escolher a melhor opção para você e instalá-la em seu site.
Você sabe O campeonato mundial de uso de estufas pertence à Holanda. Em um país com uma área de apenas 42,5 mil km², aproximadamente 14 vezes menor que o tamanho da Ucrânia, as estufas ocupam um recorde de 10,5 mil ha.
Tipos de construção
O primeiro parâmetro pelo qual todas as estufas são classificadas, independentemente do material de que são feitas, é a forma. Dependendo desse critério, as estruturas são divididas em vários tipos, mas as principais e mais comuns são as estufas com um telhado arredondado (arqueado) e reto (inclinado).
Arqueado
O tipo arqueado da estufa sugere a presença de uma moldura curvada na forma de um arco. Não é tão simples dar uma forma independente ao material usado para fazer a estrutura (perfil, tubo, etc.) sem habilidades e ferramentas especiais, mas ainda assim essa forma de telhado apresenta inúmeras vantagens inegáveis.
- Em particular, fornece:
- boa estanqueidade da estrutura devido à ausência de juntas desnecessárias;
- confiabilidade e estabilidade de uma estrutura estacionária devido ao fato de não haver formação de neve pesada em um telhado inclinado;
- vida útil mais longa (quanto menos peças interconectadas, mais a estufa durará);
- lucratividade (para a mesma altura da estufa, o teto em arco exigirá menos consumo de policarbonato do que duas chapas unidas a uma versão angular);
- excelente aerodinâmica (a forma arredondada é sempre mais resistente às rajadas de vento que a angular).
Dê uma olhada
No entanto dando preferência a esse tipo de estrutura, lembre-se de que sua altura não deve exceder 2 mcaso contrário, a estrutura precisará ser reforçada e fortalecida, portanto, as estufas com um telhado de canto são mais frequentemente usadas para o cultivo de plantas altas ou para a criação de estufas de vários níveis.
Com telhado inclinado (casa)
Teoricamente, uma estufa pode ser construída na forma de um paralelepípedo convencional com um teto absolutamente reto. Se o abrigo estiver planejado para ser usado apenas durante a estação quente, como é o caso das estufas de filmes primitivos, que ainda não são capazes de suportar a pressão dos ventos frios do inverno, essa opção é aceitável.
No entanto, o policarbonato é um material caro e, portanto, são preparadas estruturas estacionárias. Mesmo que a estufa não seja aquecida, e no inverno ninguém mora no país, o prédio ainda permanece no inverno no local desmontado. Para tais fins, é necessário fornecer um telhado inclinado, porque, para toda a resistência do policarbonato, a presença no telhado de uma espessa camada de neve, especialmente neve úmida, é uma carga muito séria e completamente injustificada.
A segunda versão da estufa de policarbonato é uma "casa" com telhado de duas águas ou empena, que não permite que a neve permaneça em seu avião. Como na versão em arco, esse tipo de construção é montado sem dificuldades especiais, mas, ao mesmo tempo, diferentemente da descrita acima, não exige restrições estritas à altura máxima permitida.
Importante! Comparando projetos com um arco e um telhado de canto, deve-se notar que a segunda opção é tradicionalmente considerada mais universal.
Se falarmos sobre as vantagens e desvantagens de um telhado de duas águas e empena, as duas opções têm seus prós e contras. Portanto, a presença de uma inclinação implica um design mais simples e menos articulações, o que, por sua vez, significa a presença de todas as vantagens mencionadas ao se considerar a estufa em arco.
Por outro lado, um telhado de duas águas fornece melhor iluminação da superfície, que é talvez o parâmetro mais importante para uma estufa. Além disso, ao fazer uma construção com suas próprias mãos, é melhor dar preferência à versão empena, pois é muito mais fácil desenhar desenhos para uma estufa assim (a versão empena exige cálculos sérios ao determinar o ângulo de inclinação, se um erro de projeto for feito neles, a força da estrutura pode sofrer seriamente).
Além do formato de inclinação única e dupla, algumas estufas fornecem estruturas de telhado mais complexas de uma estufa de policarbonato, sugerindo a presença de planos adicionais localizados entre a parede e a inclinação principal do telhado.
Tais estruturas parecem muito "inteligentes", mas, na realidade, têm mais desvantagens do que vantagens, uma vez que qualquer peça extra em uma estrutura é automaticamente um aumento em seu custo, complexidade de montagem e, ao mesmo tempo, reduz resistência, confiabilidade e durabilidade.
Você sabe Uma maneira engenhosa de arrumar estufas foi inventada na Islândia. As estufas são colocadas nas imediações dos gêiseres, proporcionando assim às plantas cultivadas aquecimento gratuito e absolutamente ecológico.
Estufa de parede
A estufa de parede é um tipo especial de estrutura, cuja principal característica é a ausência de uma parede. A estufa é anexada diretamente à casa ou a outra construção de capital, o que permite, por um lado, economias muito significativas em materiais, por outro lado, para fornecer ao edifício aquecimento adicional (não apenas no inverno se a casa é aquecida, mas também no verão, quando paredes densas se acumulam por dia uma grande quantidade de calor e, à noite, começam a emitir).
O teto de uma estufa de parede pode ser arredondado (na forma de meio arco) ou angular (passo único).
Entre as deficiências da estufa perto da parede, podemos citar apenas a falta de manobra na escolha de um local para sua localização. O arranjo de um jardim nas imediações de um prédio residencial nem sempre é conveniente, mas em uma pequena casa de verão essa opção é justificada, especialmente se a estufa for projetada ao mesmo tempo que a própria casa.
Seleção de material para o quadro
O segundo critério, que é extremamente importante na escolha de um modelo de estufa, é a estrutura, ou melhor, o material a partir do qual é feita.
Importante! O policarbonato não fornece rigidez estrutural e, portanto, toda a carga na estrutura feita a partir dele (incluindo vento, precipitação) fica precisamente na estrutura.
Para a fabricação de estufas, molduras de madeira ou tiras de metal foram usadas anteriormente. No entanto, essas estruturas são adequadas apenas para estruturas temporárias e sazonais: a madeira é um material, embora durável, mas não durável, e uma tira de metal plana não é capaz de suportar cargas severas; portanto, hoje a estrutura para estufas é feita a partir de um perfil ou de um tubo, os quais podem ser metal e plástico.
Perfil galvanizado
O perfil metálico da estrutura da estufa é feito de alumínio e, além do habitual, também é utilizado anodizado ou aço - carbono, baixa liga, aço inoxidável, etc. Um perfil galvanizado é um produto de metal feito pressionando, moldando ou rolando para obter uma determinada forma complexa, projetada para aumentar a resistência das estruturas feitas com esse produto.
Ao mesmo tempo, a principal vantagem do alumínio é que praticamente não enferruja, o que é uma vantagem significativa para uma estufa estacionária de policarbonato durável. No entanto, essa opção não é barata, se você a comparar com ferro ou aço comum.
A fim de economizar no custo da estrutura e, ao mesmo tempo, garantir sua proteção contra corrosão, o aço deve ser revestido com um revestimento especial, por exemplo, galvanizado (como alternativa, a pulverização de polímero é frequentemente usada - uma tecnologia moderna, barata e bem estabelecida).
A forma do perfil pode ser diferente - na forma das letras "G" (canto), "T", "P", "Z" etc.) Quanto mais complexa a forma e mais ângulos nela, mais rígida será a estrutura. No fabrico de estufas de policarbonato, deve ser utilizado um perfil com uma espessura de parede de pelo menos 1,2 mm.
Pipe
O tubo ceteris paribus (o mesmo material e espessura da parede) é mais durável que o perfil, uma vez que a seção transversal circular é inicialmente mais forte que a angular. No entanto, esse quadro é mais caro. Como foi dito, tubos de metal ou plástico são usados para a fabricação da estufa (a última pode ser feita de polipropileno, cloreto de polivinil e outros polímeros).
O metal é bom, pois é pesado o suficiente, o que significa que proporcionará estabilidade adicional a toda a estrutura. Uma estufa de policarbonato com uma estrutura feita de tubos de metal às vezes é simplesmente instalada em uma fundação preparada na forma de uma caixa, sem conectar a estrutura ao chão por meio de concreto.
Um tubo de plástico mais leve, no entanto, tem suas vantagens.
- Eles consistem no fato de que esse material:
- É apresentado no mercado em um grande número de variações diferentes, permitindo que você escolha o melhor para si;
- é muito barato;
- fácil de montar, o que permite montar qualquer projeto chamado em campo (enquanto a estrutura dos tubos de metal precisa ser fervida, requer habilidades e equipamentos profissionais e, portanto, na maioria das vezes a construção deve ser solicitada por um especialista e, em seguida, alguns direcionar uma estrutura volumosa para o site).
Você sabe Os fundadores da idéia de enganar a natureza pelo aquecimento artificial das plantas são os antigos romanos. No entanto, no começo, parecia muito primitivo: as pessoas apenas colocavam mudas em carrinhos especiais e as moviam durante o dia, para que as plantas ficassem expostas ao sol durante o dia e se aquecessem em salas aquecidas à noite.
Como equipar uma estufa
Deve-se dizer que a escolha correta do modelo da estufa (isso se aplica tanto à forma da estrutura quanto ao material a partir do qual a moldura será feita) depende diretamente do objetivo final que o jardineiro se define.
Formulando esse objetivo, é necessário responder por si mesmo uma série de perguntas, a saber:
- quais plantas estão planejadas para crescer;
- qual tamanho deve ser a estrutura;
- se a estufa será usada durante todo o ano e, se não, se ela deve ser desmontada no outono e a nova montagem na primavera.
O próximo passo é a seleção da localização ideal no site. Se a estufa for instalada em uma planície, antes de estabelecer a fundação, será necessário construir uma drenagem confiável ou fornecer um sistema de drenagem de água.
Exemplos de estufas dispostas incorretamente
Importante! A estufa sempre deve ser colocada no local mais iluminado, de preferência em uma colina, para que a umidade excessiva não danifique a fundação.
Um ponto importante é a orientação correta da estrutura (especialmente nos casos em que se presume que o comprimento planejado da estufa excederá significativamente sua largura).
Aqui você deve seguir as seguintes recomendações padrão:
- as estufas de verão devem estar localizadas de norte a sul (ao longo do meridiano), isso fornecerá a iluminação mais uniforme das plantas no interior;
- para estufas estacionárias durante todo o ano, é usada a orientação de oeste para leste (em latitude), pois nesse caso é muito importante que toda a estrutura no inverno, caracterizada por uma curta luz do dia, seja bem iluminada ao meio-dia quando o sol estiver no auge.
Cálculo do material necessário para a futura estufa
Ao calcular o tamanho da futura estufa e, consequentemente, o material necessário para sua construção, deve-se seguir as seguintes regras:
- O microclima ideal é muito mais fácil de criar em uma sala pequena; portanto, às vezes, faz sentido dividir um abrigo volumoso em vários outros mais compactos.
- Estufas de tamanho pequeno requerem abrigo menos rígido, e a relação entre cada metro quadrado adicional e os requisitos de resistência da estrutura não é linear. Portanto, várias pequenas estufas, em vez de uma grande, podem ser mais baratas, apesar de exigir mais policarbonato (devido à economia na rigidez da estrutura).
- O comprimento máximo da estufa, que não requer reforço adicional e pode ser instalado em pequenas parcelas, não deve exceder 6 m. A largura ideal é de 3 m e a mínima permitida - 2 m (esse espaço permitirá que você equipe dois leitos na estufa e uma passagem que seja confortável para o processamento). no meio).
- A altura padrão da estufa é de 1,8 a 2 m Por um lado, isso é suficiente para uma pessoa de altura média se mover normalmente dentro de casa e, por outro, fornece estabilidade e confiabilidade suficientes (estruturas mais altas requerem reforço adicional).
- O comprimento e a largura da estufa são recomendados por especialistas para criar múltiplos tamanhos padrão de racks que serão instalados em ambientes fechados. Geralmente são 280 × 550 mm.
Exemplo de desenho de estufa em arco:1 - a frente; 2 - O verso; 3 - vista lateral.
Guiado pelas considerações acima, é possível criar facilmente um desenho da estrutura futura e já nela calcular o número de metros lineares da moldura e das folhas de policarbonato necessárias para a implementação do projeto.
Arranjo da fundação
Dependendo do nível geral da estufa, de quais cargas ela precisará suportar e de qual material é decidido usar para a estrutura, a fundação pode ser:
- Plataforma monolítica, inundada de concreto (a opção mais pesada);
- Moldura feita de tábuas de madeira (a aparência mais fácil de executar, mas minimamente estável);
- Moldura de madeira com suportes de concreto (modelo intermediário e mais comum).
Para equipar uma base confiável para uma estufa estacionária, sem recorrer à concretagem de todo o local, você deve primeiro cavar 4 buracos nos cantos do território planejado para o futuro edifício a uma profundidade de meio metro, preencher areia úmida com uma camada de cerca de 80-100 mm e compactá-la com muito cuidado.
Em seguida, uma estrutura é montada a partir das tábuas ou vigas sob a base da futura fundação, colocada no lugar (as covas devem estar dentro da estrutura) e reforçada com suportes, direcionados para as covas, que são então concretadas ou simplesmente preenchidas com entulho. No primeiro caso, a estufa será mais estável, mas a segunda opção é mais ecológica, simples de executar e, ao mesmo tempo, se necessário, permite que a estrutura seja movida para outro local.
Instalação da estufa
Quando a fundação está pronta e todos os materiais necessários para equipar a estufa foram adquiridos, a instalação final da estrutura não apresenta dificuldades. Para isso, basta seguir estritamente as instruções do fabricante da mercadoria.
A montagem geralmente começa com a instalação de paredes longas e, em seguida, as partes superiores (arco ou chanfros do telhado) são conectadas às paredes laterais. As paredes curtas são as últimas a serem instaladas, as portas e os respiradouros são fixados a elas com dobradiças).
Todos os elementos de fixação necessários (cavidades, parafusos auto-roscantes, braçadeiras etc.) geralmente são vendidos completos com policarbonato, mas você precisará de uma chave de fenda para trabalhar com eles. Também é importante cuidar da proteção das mãos usando luvas de tecido apertadas.
Importante! Para a fabricação de estufas, é aconselhável comprar policarbonato com proteção UV, pois aumenta significativamente a durabilidade do material. Se essa proteção estiver disponível, durante a montagem, é necessário garantir que sua camada esteja do lado da folha que ficará voltada para fora.
Durante a montagem, você não deve apertar os parafusos com muita força; caso contrário, até que a estrutura esteja completamente montada, o policarbonato poderá ser danificado. No final da instalação, todos os parafusos são apertados e as juntas são seladas. Para fazer isso, use uma fita especial que os fabricantes que respeitam o efeito estufa incluem em suas embalagens de produtos.
Vídeo: Montagem de uma estufa de policarbonato
Uma estufa de policarbonato é o melhor que um jardineiro pode criar em seu terreno ou chalé pessoal, sonhando em ter uma colheita estável de seus próprios vegetais e frutas. De fato, esse tipo de estufa tem apenas uma desvantagem - seu custo bastante alto; no entanto, depois de gastá-lo uma vez, o proprietário recebe uma construção durável, confiável e de alta tecnologia, que é muito fácil de instalar e fácil de manter. Mas porque, como se costuma dizer, o jogo vale a pena!