Para obter mudas de variedades precoces de hortaliças ou cultivar calorosas em um clima frio, você não pode ficar sem uma estufa. Das muitas construções diferentes de estufa, você pode escolher o modelo mais adequado para o seu site. Este artigo apresentará uma estufa de passo único e mostrará como construir você mesma.
Recursos de design de uma estufa de passo único
Como em outras estruturas semelhantes, os racks para vasos de flores podem ser instalados em uma estufa de inclinação única ou podem ser derramados canteiros de terra para hortaliças. Seu design é diferente: possui apenas uma inclinação, devido à qual as paredes se apresentam em diferentes alturas. Essa estrutura geralmente está localizada com uma parede de uma colina ou anexada à parede de uma casa ou cerca.
Vantagens
A estufa inclinada tem várias vantagens significativas.
- Estes incluem:
- design compacto, especialmente montado na parede, que permite o uso racional do espaço em um pequeno terreno;
- frugalidade, porque para construir na parede principal da casa são necessários menos materiais de construção;
- é mais fácil realizar comunicações em casa (eletricidade, água);
- um telhado inclinado não atrasa a precipitação (chuva, neve);
- fácil de aquecer devido à proximidade da casa aquecida e ao pequeno espaço;
- confiabilidade graças à fixação em uma parede de capital;
- proteção pela parede da casa contra ventos fortes e geadas;
- economia de tempo, ou seja, uma construção de passo único é mais rápida de montar do que uma empena.
Desvantagens
- Vale mencionar as desvantagens dessa estrutura:
- falta de área útil para arbustos altos de pepino e tomate, mais adequada para o cultivo de mudas com subsequente transplante para um local permanente;
- a parede da casa se fecha de um lado da luz do sol;
- a construção perto de um edifício residencial deve ser realizada com cuidado para não danificar as comunicações.
Você sabe Moradores de muitos países do norte anexam estufas às suas casas. Não é apenas econômico e prático, mas também bonito, porque você pode sair para a estufa a qualquer momento e relaxar lá, cercado por plantas e flores.
Escolhendo o tamanho ideal da estufa e os materiais certos
As dimensões da futura estufa dependem em grande parte das capacidades materiais do proprietário. Para escolher o tamanho ideal de um edifício, é necessário determinar suas 4 dimensões: comprimento, largura, altura das paredes traseira e dianteira. A largura e o comprimento são calculados dependendo do número de desembarques planejados. O quarto também deve ter espaço suficiente para passar livremente entre plantas ou canteiros, cuidar facilmente deles e colher. A largura geralmente varia de 2 a 4 m, e o comprimento não deve ser superior à parede da casa adjacente.
Ao calcular a altura, você também precisa considerar vários fatores. A parede traseira não deve ser mais alta que a parede da casa. E a altura máxima das plantas planejadas, a temperatura e o crescimento do hospedeiro, para que ele se sinta confortável em trabalhar, afeta a altura da parede externa. Os tamanhos médios usuais são 210–250 cm e 160–180 cm.
A escolha dos materiais também depende do orçamento e do tipo de construção (temporariamente dobrável e leve, ou inverno, confiável e forte). Para a estrutura da estufa, eles costumam usar:
- barras de madeira, fácil de usar, forte e bonito, mas eles precisam de proteção contra umidade, insetos e podridão;
- tubos de metal perfiladosconfiável e durável, adequados para edifícios estacionários;
- perfis de plástico, leves e baratos, fáceis de usar, mas menos confiáveis que o metal e a madeira, são mais adequados para edifícios de verão.
Como construir uma estufa de policarbonato com suas próprias mãos
Quando todos os cálculos são concluídos, um desenho é feito e os materiais de construção necessários são comprados, você pode começar a construção. A parede sul da casa, garagem ou celeiro será o melhor local para a construção da parede. Antes de começar a trabalhar, a área selecionada deve ser limpa de detritos e ervas daninhas e suavizada o máximo possível com uma pá.
Seleção da fundação
A finalidade da estufa e seu design depende de qual material é melhor construir uma fundação:
- base de concreto - uma base forte e confiável, manterá uma estufa de inverno por muitos anos, mas uma opção cara;
- uma caixa de barras de madeira - design mais acessível e simples, projetado para estufas sazonais feitas de materiais leves;
- fundação de coluna ou base sem fundação - enterradas no chão e pilhas fixas (barras de madeira ou canos de ferro), às quais está ligada a moldura de luz de uma estufa ou estufa de verão.
Uma estufa com telhado de galpão não precisa estar localizada apenas na casa ou na cerca - existem prédios que ficam separados
Instruções passo a passo para construir uma fundação de madeira:
- Marque as bordas de uma fundação retangular.
- Ao longo do perímetro, cavar uma vala com paredes uniformes e um fundo, cuja profundidade e largura correspondem ao tamanho das barras.Se possível, você pode usar equipamentos especiais
- Encha uma vala com areia e cascalho em um terço.
- Corte as barras com uma seção de 100 × 100 mm ou 150 × 150 mm do comprimento desejado e trate-as com um anti-séptico.
- Conecte as barras em uma caixa, prendendo-as com cantos e parafusos, você pode aplicar a conexão "na pata" ou "no chão da árvore".
- Coloque a caixa na vala, alinhando-a na horizontal.
- Fixe essa estrutura com pinos de ferro de 50 a 70 cm de comprimento, colocando-os no chão pelos cantos por dentro.
Importante! Para a fundação, é aconselhável levar madeira de larício. Eles são mais duráveis e menos deteriorados pela umidade.
Montagem final
Todas as partes da estrutura podem ser montadas separadamente e, em seguida, conectá-las anexando à fundação. Para uma estufa de parede, na qual a altura da parede traseira é de 252 cm, a frente - 152 cm e a largura da extremidade - 173 cm (as dimensões podem ser diferentes), Para coletar as paredes laterais, você precisará de:
- madeira com uma fatia de 50 × 100 mm e um comprimento de 236 cm - 2 peças .;
- a mesma barra 196 cm de comprimento - 2 peças .;
- madeira 69 cm de comprimento - 2 peças .;
- lança de 163 cm de comprimento - 2 peças .;
- travessa de 61 cm de comprimento - 3 peças .;
- travessa 26 cm de comprimento - 4 unid.
Para fixadores, use cantos e parafusos. Todas as barras e travessas das paredes finais devem ser montadas de acordo com o desenho:
Em uma das paredes laterais você precisa fazer as portas das vigas 50 × 100 mm. Itens Necessários:
- barras verticais de 187 cm - 2 peças .;
- barras transversais de 42 cm - 3 peças .;
- dobradiças de porta - 2 unid.
As portas precisam ser montadas e, depois de coletar toda a estufa - pendure nas dobradiças
Montagem do quadro
As paredes externa e traseira são montadas a partir de vigas com uma seção de 50 × 100 mm. Deles, você precisa cortar partes de diferentes comprimentos:
- espreguiçadeiras, superiores e inferiores, 508 cm de comprimento (comprimento da estufa) - 4 peças .;
- travessas verticais para parede externa 152,4 cm de altura - 12 unid.;
- barras transversais verticais para a parede traseira com 252 cm de altura - 12 unid.;
- barras horizontais para fixação de barras verticais com 42 cm de comprimento - 22 un.
As barras verticais da parte traseira devem ser cortadas da borda superior em 30 ° para a inclinação do telhado
Montagem na parede:
- Entre as hastes, superior e inferior, a uma distância de 42 cm, devem ser colocadas barras transversais verticais (abreviação para a parte frontal, longa - para a parede). Verifique se as extremidades das barras transversais longas cortadas em ângulo estão presas na parede superior traseira.
- Prenda-os com cantos e parafusos.
- Prenda cada parede com travessas horizontais.
As paredes acabadas devem ser instaladas em uma base de madeira, fixando-a com parafusos em ângulo reto. A parede traseira deve ficar perto da casa, presa a ela por tábuas. Todos os slots devem ser preenchidos com espuma de montagem.
Importante! Antes de montar a estrutura, todos os blocos de madeira devem ser cobertos com meios especiais que repelem os insetos e protejam contra mofo e podridão: resina, impregnação de tingimento ou outros agentes bioprotetores.
O teto também é montado a partir de vigas de 50 × 100 mm. Deles você precisa fazer:
- vigas 187 cm de comprimento - 12 unid .;
- barras de 42 cm de comprimento - 22 un. (11 para a ligação central e 11 para a crista).
As vigas são conectadas às barras transversais por cantos e parafusos autoatarraxantes. As extremidades das vigas devem ser cortadas em ângulo para uma conexão firme com as paredes superiores das paredes: adjacentes à parede da casa - 30 °, à parede frontal - 60 °. Agora, o teto é colocado nas camas superiores e preso com parafusos. Em seguida, as paredes laterais são instaladas.
Não devemos esquecer de fazer 2-3 janelas de ventilação no telhado. Eles são feitos de vigas finas com uma seção transversal de 50 × 50 mm, localizadas entre as vigas e fixadas em alças.
Revestimento de armação
Os melhores desenhos de estufa são feitos de policarbonato.
- Tem várias vantagens que o filme e o vidro não têm:
- transmite bem a luz solar e a distribui por todo o interior;
- protege dos raios ultravioletas;
- suporta facilmente altas e baixas temperaturas;
- mantém bem o calor;
- Material leve e fácil de usar.
Você sabe O policarbonato foi inventado acidentalmente por químicos alemães no início dos anos 50. e devido à sua leveza e força, foi utilizado na fabricação de peças para aeronaves, naves espaciais e equipamentos militares. E as primeiras estufas feitas de policarbonato celular apareceram na década de 1970. em Israel
O que fazer:
- Corte cuidadosamente as folhas de policarbonato com uma faca de construção em pedaços do tamanho desejado.
- Sele as extremidades das folhas com fitas adesivas especiais: a borda superior é uma fita de vedação e a borda inferior é uma fita perfurada. Devido a isso, o condensado não se acumula no interior.
- Faça furos para os poços térmicos com uma margem de 2 mm a uma distância de 4-5 cm da borda.
- Anexe à armação uma folha de policarbonato para que a camada protetora fique do lado de fora e os favos de mel estejam localizados verticalmente.
- Insira as arruelas térmicas nos orifícios e aperte os parafusos, mas sem puxar, para que a folha não se dobre ou quebre.
- As seções das duas folhas para conectar os perfis de encaixe.
- Anexe todas as folhas da mesma maneira.
- Preencha as lacunas com espuma.
- Realize comunicações. A estufa está pronta.
Cuidados com o efeito estufa e dicas de manutenção
O policarbonato é um material frágil, precisa de cuidados delicados para permanecer intacto. Para que a estufa funcione sem problemas por muitos anos, você precisa cuidar dela de acordo com a estação:
- na primavera - é realizada uma limpeza geral antes de uma nova semeadura, que inclui lavar o policarbonato por dentro e por fora com água, um pano e uma solução de sabão (escovas grossas e agentes de limpeza não devem ser usados para não danificar a superfície);
- no verão - se estiver muito quente, você pode fazer sombreamento com um material de cobertura ou pulverizar as paredes e o teto da estufa com uma solução de giz que é facilmente lavada com água de uma mangueira;
- no outono - retire os restos de todas as plantas, desinfete o solo com meios especiais e faça fertilizantes;
- no inverno - você precisa garantir que a neve não permaneça no telhado e que os montes de neve não se acumulem perto das paredes, é preciso varrê-la com uma vassoura macia para evitar arranhões na superfície; você pode cobrir as camas com uma camada de neve para umedecê-la.
Por tudo o que foi exposto, segue-se que não é difícil construir uma estufa de policarbonato com um telhado de galpão. E seguindo as dicas e instruções acima, mesmo um iniciante vai lidar com isso.