Ao decidir cultivar pepinos em sua terra, você precisa conhecer as dificuldades da tecnologia agrícola dessa cultura de jardim, a fim de proteger as plantas de possíveis doenças e coletar boas hortaliças. Tais problemas podem ser resolvidos com o tratamento de plantas com produtos químicos, e isso nem sempre é seguro para a saúde. O artigo irá falar sobre os métodos populares para tratar doenças de pepino que são mais suaves, não menos eficazes e não prejudiciais à saúde.
Doenças e pragas de pepinos
As doenças e pragas mais comuns e comuns que afetam as plantas de pepino incluem o seguinte:
- Míldio. Está localizado na folhagem dos pepinos. O principal sinal de dano é o aparecimento de uma pequena mancha branca nas bordas da folhagem, semelhante a farinha. Além disso, as folhas podem mudar de cor para um bronzeado e secar nas bordas.
- Oídio. Difere de falso pela localização do revestimento em pó, que gradualmente se espalha por toda a folha, tanto do lado de fora quanto do lado de dentro. As folhas ficam amarelas, quebradiças e secas.
- Podridão branca. Uma doença infecciosa grave no início do curso passa de forma latente. É caracterizada pelo aparecimento de placas brancas nas folhas, caules e frutos dos pepinos. Se as áreas danificadas forem tratadas incorretamente ou no momento errado, a planta começará a escurecer e subsequentemente morrerá.
- Azeitona manchada. Manifesta-se pelo aparecimento na folhagem de um grande número de úlceras e pequenas manchas de cor verde-oliva.
- Podridão do sistema radicular. Ocorre devido ao solo excessivamente úmido. Os primeiros sinais são o aparecimento de pequenas rachaduras nas raízes e seu escurecimento, amarelecimento da folhagem e queda dos ovários.
- Antracnose. É característico da cultura em estufa. Nas partes infectadas dos arbustos de pepino, a formação de esporos do fungo é ativa, o que leva ao aparecimento de manchas em uma grande área, fundindo-se em um único todo. A infecção ocorre por esporos de sementes de pepinos infectados.
- Ácaro. O parasita se deposita na folhagem na parte de trás, sugando os sucos da planta, como resultado dos quais permanecem buracos redondos nas folhas.
- Pulgões de cabaça. Devido à invasão desses insetos, a planta inteira apodrece em pouco tempo.
Remédios populares para a luta contra doenças
Diante de muitas doenças da cultura do pepino, bem como da invasão de pragas, o jardineiro pode se perguntar o que pode ser pulverizado ou como processar os arbustos para lidar com esses problemas. Embora existam muitos produtos químicos para lidar com eles, jardineiros experientes tendem a usar métodos alternativos como proteção, uma vez que não exigem grandes custos de material e são altamente eficazes.
Importante! Toda a pulverização de pepinos deve ser realizada em tempo nublado ou depois que o sol se põe: assim as plantas não se queimam.
Tratamento com iodo
O iodo ajudará a eliminar vários dos seguintes problemas nos pepinos:
- Podridão basal. Será eficaz tratar as mudas com solução de iodo (iodo - 1 parte, água - 2 partes) a uma altura de até 20 cm acima do nível do solo.
- Oídio Um problema semelhante é eliminado com uma solução - 1 litro de leite + 10 gotas de iodo + 10 litros de água. Misture os componentes, a mistura resultante é abundantemente pulverizada com arbustos de pepino e terra ao seu redor.
Importante! Quaisquer soluções medicinais e nutricionais baseadas em remédios populares não podem ser derramadas sob as raízes dos pepinos, mas é melhor fazer isso ao lado das plantas, fazendo buracos a 15 cm delas, nas quais então derramar os líquidos indicados.
Uso de cinzas de madeira
As cinzas da madeira, por serem alcalinos naturais, são um remédio eficaz para os parasitas (lesmas) e também ajudam a evitar a doença do oídio dos pepinos.
Maneiras de usar cinza de madeira:
- Oídio Para interromper a infecção, a folhagem é pulverizada com uma solução de cinzas: 250 ml de cinzas são vertidos em 2 litros de água e deixados em infusão por 3 dias. Em seguida, a infusão é filtrada e são adicionados 4 g de sabão em pó. A pulverização é realizada 2-3 vezes por semana até a doença desaparecer, após o que os frutos serão adequados para o consumo.
- Lutando contra lesmas. Para espantar os parasitas e impedir seu movimento pelo local, a terra deve ser tratada com cinzas misturadas ao pó de tabaco.
Pulverizar com solução de alho
A pulverização com alho será eficaz nos seguintes problemas dos pepinos:
- Míldio. Como remédio eficaz, use uma infusão de alho - despeje 30 g de dentes de alho moídos em 1 litro de água fervida e deixe a mistura em uma sala escura e fria até esfriar, depois dilua a infusão em 9 litros de água. A ferramenta deve ser pulverizada com áreas infectadas ao primeiro sinal de uma doença.
- Vários parasitas. Em caso de danos com um ácaro, pulgões e lesmas, você pode preparar o seguinte remédio - 5 dentes de alho picados são colocados em uma jarra (1 l), despeje 0,5 l de óleo vegetal e 30 ml de sabão líquido. Você precisa insistir na mistura por 1 dia. Para a pulverização, é necessário diluir 20 ml de infusão de alho em 0,5 l de água. Os arbustos são tratados com a solução preparada várias vezes até que os parasitas desapareçam completamente. Depois disso, os pepinos podem ser consumidos após o desaparecimento completo dos sinais da doença e dos parasitas.
Soro de leite
O soro de leite pode ser usado com sucesso na derrota de pepinos com oídio. A presença de bactérias monoácidos no soro inibe a atividade de esporos de fungos desta doença. O produto forma uma película fina na folhagem das plantas que protege contra a entrada de esporos patogênicos.Aplique um produto lácteo na seguinte proporção: 1 parte de soro por 10 litros de água. Antes de processar as plantas, você deve primeiro aquecer a mistura resultante a 25 ° C. Eles começam a processar plantas em julho, pois é a partir desse momento que a cultura é mais suscetível a doenças. O processamento é realizado frequentemente (1 vez por semana) devido ao fato de o produto ter um curto período de exposição. As frutas podem ser consumidas imediatamente após o desaparecimento dos sinais de danos.
Plantas de fertilização com solução de verbasco
Um remédio universal para oídio é uma solução de esterco de vaca, preparada da seguinte maneira: despeje 10 kg de verbasco fresco em 10 litros de água, misture e deixe fermentar por um dia. A partir da infusão, é necessário fazer uma solução aquosa - diluir 1 parte da infusão em 10 partes de água, misturar e derramar entre as fileiras (tentando não cair em nenhuma parte das plantas), distribuindo 10 l do produto em 1 m².
A composição descrita deve ser alimentada com arbustos 1 vez em 2 semanas. Os frutos serão comestíveis durante toda a estação da alimentação.
Iodo e verde
Eficazes no combate a doenças parasitárias e fungos serão soluções aquosas contendo anti-sépticos - iodo ou verde brilhante. Os meios com iodo ou zelenka para o tratamento de plantas são preparados desta maneira: 10 ml de um anti-séptico são adicionados a 8-10 litros de água.Então, com essa ferramenta, você precisará pulverizar todas as hastes e folhas dos pepinos. Após dois tratamentos, as plantas se livrarão completamente de pragas e doenças. Os frutos podem ser consumidos após o desaparecimento completo de parasitas ou sinais de doenças.
Você sabe A casca levemente danificada de um pepino pode ser "curada" com material verde. Para fazer isso, trate cuidadosamente o local do dano com o anti-séptico indicado, após o qual a “ferida” será apertada com um filme e esse vegetal poderá ser armazenado por várias semanas em local fresco.
Prevenção de doenças por remédios populares
Para evitar doenças do pepino e seu tratamento efetivo, os seguintes agentes são usados para pulverizar arbustos:
- Leite. Na forma de pulverização, fornece proteção contra várias pragas, uma vez que seus organismos não são capazes de digerir a lactose. Após esse procedimento, as plantas são cobertas com um filme invisível, que atrasa o aparecimento de vários patógenos. Receita de uma solução profilática: adicione 0,5 ml de leite verde ou iodo a 0,5 litros de leite cru e, em seguida, adicione 25 g de uréia (a uréia pode ser substituída por 1 colher de sopa. Sabão em pó). Os arbustos e a terra ao seu redor precisam ser cultivados 3 vezes durante a estação de crescimento - antes da floração, depois e também 7 dias após os primeiros ovários.
- Cinzas de madeira. Para a proteção preventiva de plantações de pepino contra fungos, é utilizada uma solução aquosa de cinzas. Para a sua preparação, é necessário peneirar as cinzas da madeira, despeje 2 litros de água fervente e adicione 1 colher de sopa. sabão em pó ralado. As plantas são pulverizadas com essa solução uma vez a cada 7 dias.
- Pão de centeio. Uma solução em spray é preparada de acordo com esta receita: mergulhe 800 g de pão de centeio em 10 l de água e deixe fermentar durante a noite. De manhã, amasse o pão embebido e adicione iodo (10 ml) ao recipiente. Dilua 1 litro da mistura resultante em 10 litros de água e pulverize-os com plantações de pepino uma vez por semana.
- Feno maduro demais. Despeje uma pequena braçada de feno com 10 litros de água e mantenha em local quente por vários dias e depois coe a infusão. Para pulverizar em 1 litro de solução de feno, adicione 1 ml de qualquer anti-séptico - zielonka ou iodo. Pulverize pepinos com a solução descrita uma vez por semana.
Variedades de pepino resistentes a doenças
Criadores criaram muitas variedades de pepinos que são altamente resistentes a doenças comuns do pepino. Saber isso ajudará os jardineiros a escolher a variedade mais ideal para o cultivo em seu local.
Você sabe Entre as variedades de pepinos, há um tipo de fruta com aparência incomum, chamada de “maçã de cristal”, devido à aparência arredondada do vegetal e à cor amarela brilhante da polpa e da casca. A gosto, estes são pepinos comuns.
Entre eles estão:
- Garoto dedo. Variedade super-precoce híbrida (as primeiras frutas aparecem no 37º dia a partir dos primeiros brotos). Os arbustos são ramificados, com frutificação abundante. Os frutos são tuberosos, verde brilhante, branco-espinhoso, com até 11 cm de comprimento e pesando até 65 g.
- Masha. Híbrido ultra-precoce de alto rendimento com aparência de frutas no 37º dia após a germinação. Tem um longo período de frutificação. Os frutos são grosseiros, cilíndricos, a amargura está ausente.
- Andorinha A variedade é madura, os frutos já são colhidos no 41º dia da semeadura. Pepinos de 9 a 14 cm de comprimento, com uma superfície fosca, oval-cilíndrica, verde escura, apresentam listras borradas e grandes, com uma disposição rara de tubérculos.
- Natalie. A variedade é média precoce (dando frutos por 48 dias). Pepinos são curtos, cilíndricos, verdes, com tubérculos e faixas claras; comprimento até 13 cm, o sabor não é amargo.
- Phoenix Plus. A variedade é no meio da temporada, já dá frutos no 45º dia e até as primeiras geadas leves. Os frutos são ovais e tuberosos, verde escuro, com listras borradas, com até 12 cm de comprimento, pepinos com polpa suculenta, crocante e não amarga.
- Senhor Pepinos em pleno início (47º dia). Os frutos são curtos (até 14 cm), com tubérculos grandes, cilíndricos, verde-claro, com listras longitudinais e pontas marrons; não amargo.
- Benefício Variedade híbrida de amadurecimento precoce (45 dias). Frutos de 120 g, comprimento até 12 cm, verde escuro, com pequenos tubérculos e espinhos brancos. Tem um sabor doce, crocante, não amargo.
- Crane. Variedade precoce média híbrida (48 dias). Zelentsy oval-cilíndrico, com grande tuberosidade, com até 12 cm de comprimento e peso até 90 G. Os frutos apresentam casca fina e polpa delicada, densa e crocante.
- Fontanel. Híbrido no meio da temporada (até 55 dias). Frutos de forma cilíndrica com superfície tuberosa e pontas pretas. O sabor não é amargo, crocante. A massa de frutas é em média 100 g, comprimento - até 12 cm.
- Querida. Híbrido no meio da estação (55 dias) com verduras grosseiras e verdes de forma fusiforme. As frutas têm comprimento de até 12 cm e peso de até 90 g, com excelente sabor.
Todos os remédios populares descritos acima para os problemas dos pepinos são eficazes, acessíveis e não requerem investimentos financeiros tangíveis. Se forem utilizados corretamente e no prazo, respeitando as dosagens indicadas, pode-se evitar exacerbar todas as dificuldades possíveis encontradas na tecnologia agrícola desta cultura de horta.