As mudas de pimentão são frágeis e bastante caprichosas; portanto, procedimentos traumáticos, como a colheita, devem ser realizados com muito cuidado e em conformidade com todas as nuances. Considere como mergulhar pimentas corretamente e quando fazê-lo.
O que é uma escolha?
A colheita é um processo realizado pelos jardineiros para estimular o crescimento de mudas fortes e saudáveis, que consiste em transplantar algumas mudas cultivadas de um recipiente comum em vasos separados. Às vezes, as sementes são semeadas em pequenos recipientes - cassetes, cujas células são muito pequenas e contêm uma pequena quantidade de terra. À medida que as plantas crescem, elas precisam ser transplantadas para recipientes individuais mais espaçosos, para que mais tarde seja mais fácil plantar em campo aberto.
Por que mergulhar pimentas
Existem várias opiniões sobre a colheita - elas são completamente opostas; portanto, consideraremos se é possível não mergulhar na pimenta e qual é a utilidade de transplantá-la.
De acordo com alguns jardineiros experientes, a colheita de pimentão é um processo completamente inútil que apenas prejudica o sistema radicular. Mas há outro ponto de vista, que é a necessidade de implementar o procedimento para garantir espaço livre para o sistema raiz. Esse procedimento permitirá o desenvolvimento de raízes adicionais, o que contribuirá para uma melhor absorção pelas plantas da umidade e dos nutrientes, a fim de garantir o crescimento e o desenvolvimento normal das mudas.
Outra razão para a importância do transplante de plantas em copos separados é que, quando semear em grandes recipientes altos cheios de terra, apenas as mudas para incubação terão falta de oxigênio, o excesso de umidade pode acumular-se na camada superior do solo, que é repleta de podridão do sistema radicular.
Ao transplantar mudas, um novo solo é usado, rico em nutrientes necessários para o desenvolvimento normal de uma planta forte. Se você deixar as mudas no recipiente antigo, as raízes se entrelaçam, e o transplante de pimenta no campo aberto em uma muda será muito difícil, pois todas as raízes terão que ser desembaraçadas. Ao usar cassetes para a semeadura, mudas muito crescidas, preenchendo toda a célula com raízes, podem começar a ficar amarelas e morrer devido à falta de espaço livre.Você sabe A Índia é considerada o berço da pimenta: lá eles começaram a cultivar a cultura há mais de 3 mil anos.
Prós e contras de escolher brotos
Considere os prós e os contras de colher mudas de pimenta para finalmente determinar se deve ou não ser realizada.
- Prós de transplantar mudas de pimenta:
- fornecer às plantas espaço livre para o desenvolvimento normal do sistema radicular;
- classificação simultânea de mudas em fortes e saudáveis, que valem a pena transplantar, e fracas, que podem ser jogadas fora;
- controle de doenças, pois é possível rejeitar amostras infectadas a tempo, para que não infectem amostras saudáveis;
- estímulo ao crescimento de uma haste forte, que proporcionará boa sobrevivência em campo aberto;
- aumentar a produtividade - plantas fortes e saudáveis definitivamente darão uma boa colheita.
- Apesar do grande número de aspectos positivos do transplante de pimenta, também existem desvantagens deste procedimento, que incluem:
- estresse severo para as plantas, após o qual espécimes fracos podem morrer;
- o risco de infecção de amostras saudáveis - uma vez que o procedimento é realizado manualmente, tocando as raízes das plantas doentes e, em seguida - nas saudáveis, pode provocar a disseminação da doença;
- a complexidade do processo;
- A violação dos termos do procedimento pode provocar um atraso no desenvolvimento da planta.
Peppers Dive Dates
É muito importante escolher a tempo: se você transplantar mudas de pimenta muito cedo, a raiz poderá se enraizar mal, pois o sistema radicular ainda é muito fraco. Se você se atrasar no transplante, as raízes das plantas vizinhas se entrelaçam e a colheita será problemática. Considere quando é melhor executar o procedimento: o tempo aproximado para sua implementação é de 15 a 20 dias após a semeadura, antes que três folhas verdadeiras apareçam nas plantas.
Importante! Não confunda folhas cotilédones com reais: folhas cotilédones aparecem imediatamente após a germinação das sementes e as verdadeiras se desenvolvem muito mais tarde.
Como mergulhar adequadamente
O processo de transplante não é complicado, mas para a qualidade do procedimento sem danificar os brotos delicados, você precisa descobrir como fazê-lo corretamente.
Preparação do recipiente
Para mudas de mergulho, copos de turfa de 200 ml ou plástico comum com furos no fundo são adequados. Se você planeja o plantio tardio em campo aberto, o volume dos copos pode ser maior - cerca de 500 ml, para que, à medida que você cresça, haja espaço livre suficiente para o sistema radicular.
Regras básicas
Vamos considerar com mais detalhes as principais nuances da escolha para facilitar o procedimento:
- Para o transplante, o solo universal para mudas é selecionado, com o qual os recipientes preparados são preenchidos.
- No centro do recipiente, faça um pequeno buraco (2 cm de profundidade) e coloque 1 broto.
- Cubra delicadamente as raízes com um substrato e pressione levemente com os dedos para fixação.
- Uma planta de mergulho é regada com água morna usando uma pistola de pintura.
- Os tanques com mudas são colocados em um local sombreado para que a luz direta do sol não caia sobre eles.
Vídeo: Como mergulhar pimenta
Cuidados adicionais
Após a colheita, as mudas de pimenta precisam de cuidados de qualidade. Nos primeiros dias após o transplante, as plantas podem desbotar levemente: esse processo é a norma, pois está se acostumando a um novo substrato. Se os cuidados forem corretos, as mudas se recuperarão em breve.
Após uma semana após o mergulho, as mudas podem ser transferidas para a estufa: se você fizer isso antes, as plantas se desenvolverão mal. Molhar as mudas depois que começou e começou a crescer um pouco, já é possível sob a raiz. Para irrigação, use água de alta qualidade à temperatura ambiente. A umidificação é realizada em dias alternados, adicionando uma pequena quantidade de água.Importante! A principal coisa — a princípio Não encha as mudas com grandes quantidades de água ao primeiro sinal de desbotamento das folhas. O sistema radicular ainda está em estado de choque, portanto, não pode absorver a umidade, o que ameaça apodrecer as raízes.
2 semanas após a colheita, recomenda-se alimentar as mudas - para isso, é melhor comprar uma mistura universal de fertilizantes para hortaliças e usar de acordo com as instruções da embalagem. A principal condição para a escolha de fertilizantes de alta qualidade para a pimenta é o teor máximo de nitrogênio ou esterco.
Você pode descobrir se a planta está se desenvolvendo corretamente observando a aparência da parte do solo: o topo jovem com folhas deve ser verde claro e as folhas inferiores mais escuras.
Dicas úteis jardineiros
- Se não for possível comprar solo para um mergulho, você mesmo pode prepará-lo. Para fazer isso, misture areia e húmus (1 a 1) e adicione 0,5 partes de cinza para reduzir a acidez da mistura pronta. O substrato resultante deve estar solto e respirável.
- Para estimular os processos de crescimento de plântulas, será útil adicionar fertilizantes minerais ao substrato: para 1 kg de mistura do solo 1,5 g de superfosfato, 1 g de sulfato de potássio, 0,5 g de nitrato de amônio.
- Para que o excesso de umidade deixe os óculos mais rapidamente após a rega, recomenda-se derramar uma camada de drenagem (1-2 cm) no fundo ao escolher.
- Antes da colheita, as mudas são pré-umedecidas para facilitar o processo de extração do sistema radicular da terra. Para isso, 2 dias antes do procedimento planejado, as mudas começam a regar com uma pequena quantidade de água.
Você sabe O pimentão tem o mesmo efeito no corpo que o chocolate — provoca a liberação de endorfina — "Hormônio da felicidade", mas seu efeito positivo é muito maior devido ao teor máximo de nutrientes e ao teor calórico mínimo.
Assim, colher pimentos é um pré-requisito para a obtenção de mudas de alta qualidade, saudáveis e fortes. Para executar o procedimento corretamente, é necessário seguir as recomendações e, no futuro, fornecer um bom atendimento às plantas.