No auge do verão, muitas vezes é encontrada uma escassez de cebola, que é o ingrediente mais importante na maioria dos pratos. Isso se deve ao fato de que a colheita anterior de cebola está chegando ao fim e a nova ainda não amadureceu. O problema é resolvido com sucesso pelas cebolas de inverno, que serão descritas mais adiante.
Características do plantio de cebolas de inverno
A principal característica do plantio de cebolas de inverno é a necessidade de usar apenas variedades resistentes ao inverno que possam suportar o frio durante o inverno ao ar livre.
Você sabe A Europa deve à América o surgimento de muitas culturas valiosas - tomate, batata, milho, pimentão, girassol. No entanto, em troca dos Estados Unidos da Europa, Cristóvão Colombo trouxe cebolas, que antes estavam ausentes.
As melhores variedades
Durante muitos anos de uso, as seguintes variedades de cebola mostraram sua melhor resistência ao inverno:
- Robin, que, sendo um híbrido especialmente criado para o cultivo de inverno nas regiões sul, se distingue pela carne vermelha de seus bulbos;
- Mouzon, variedade média precoce, amadurecendo por 90-110 dias;
- Siberian precocecujo período de maturação é de apenas 70 dias;
- Ruby, também caracterizado por maturidade precoce, extremamente importante para as variedades de inverno, que se encaixam em 80 dias;
- Pantera F1caracterizado por alta resistência ao frio e tendência mínima para atirar;
- Luganskrelacionados com variedades de amadurecimento tardio e caracterizados por excelente qualidade de conservação e boa produtividade;
- Príncipe Negro, caracterizado por polpa roxa escura e boa qualidade de conservação;
- Burancaracterizado pela universalidade da aplicação e armazenamento de longo prazo;
- Tamara F1, que é um híbrido no meio do início, com alta produtividade e bom gosto.
Condições ideais
Além da seleção adequada das variedades de cebola no inverno, a escolha do período ideal é crucial para o plantio no inverno. Os tempos de plantio no outono variam muito em diferentes regiões com diferentes condições climáticas. Para vincular o período necessário às condições locais, é necessário prosseguir com o requisito que prescreve o plantio de um vegetal um mês antes do início de uma estação fria estável.
Importante! O sucesso do cultivo de cebola no inverno é garantido, desde que antes do início do tempo frio o vegetal tenha tempo para formar raízes completas, mas ainda não começou a produzir rebentos verdes.
Produtores experientes sincronizam essa regra com as leituras de um termômetro externo. Se por vários dias seguidos ele mostra uma temperatura que não sobe acima de + 5 ° C - significa que é hora de plantar um vegetal. Na maioria das vezes, as cebolas são plantadas antes do inverno, começando em meados de outubro e terminando no início de novembro. Plantá-lo após o início da geada estável não faz sentido, pois isso levará à morte garantida das lâmpadas.
Como plantar cebolas no inverno
O plantio de cebola no inverno é diferente do plantio de primavera.
Seleção e preparação do local
O melhor local para o plantio de inverno deste vegetal é um terreno orientado para o sul ou sudoeste e, tanto quanto possível, protegido dos efeitos do vento. As cebolas requerem solo fértil bem drenado na forma de barro de húmus ou solo arenoso.
Além disso, o sistema radicular não muito forte desse vegetal também precisa de cobertura adicional, que, ao escavar o solo no outono, o enriquece com húmus à taxa de 5 kg por 1 metro quadrado. me fertilizantes minerais representados por sal de potássio (15 g por 1 m²) e superfosfato (25 g por 1 m²). Também é recomendável polvilhar o chão com cinzas de madeira à taxa de 10 g por 1 m². m
Preparação de sementes
Normalmente, o material de plantio de cebola é apresentado:
- aveia, lâmpadas com um diâmetro inferior a 10 mm;
- sevk, cujo diâmetro das lâmpadas é de 10 a 30 mm;
- amostragem de cebola, com um diâmetro superior a 30 mm.
Importante! As lâmpadas selecionadas para o plantio no outono não podem cortar o pescoço.
A que distância e a que profundidade as cebolas devem ser plantadas
O plantio adequado de bulbos no solo ajuda a cultivar uma grande safra. Para fazer isso, eles são incorporados no solo a uma profundidade de 50 a 80 mm. A profundidade depende do tamanho das lâmpadas, aumentando com o seu aumento. A distância um do outro também varia de 50 a 100 mm; essa diferenciação da distância entre as lâmpadas depende do objetivo do plantio. Se você planta cebolas com uma pena, a distância entre as mudas é reduzida e, ao plantar nabos em crescimento, aumenta. Entre as linhas, o intervalo fica mais sólido, chegando a 250 mm.
Tecnologia de pouso
Antes de fazer ranhuras no canteiro para plantar material de plantio, ele é bem cavado, nivelado e compactado. Depois de plantar os bulbos, eles são polvilhados com terra e cobertos com palha, serragem seca, húmus ou ramos de abeto vermelho. As cebolas plantadas no inverno não precisam de rega. Na ausência de precipitação na próxima década, a terra precisará ser umedecida sem formar excesso de umidade no leito.
Cuidados adicionais
Uma planta de cebola se desenvolve melhor em solos leves bem drenados e não tolera umidade excessiva, levando à estagnação da água no solo. Portanto, se houver uma quantidade suficiente de chuva, a rega deve ser utilizada somente quando o solo superficial estiver seco. Em clima quente, a rega duas vezes por semana é suficiente.
Você sabe Trabalhadores em estufas onde são cultivadas cebolas verdes não contraem a gripe, mesmo no meio de suas epidemias.
Muito mais cebolas precisam ser fertilizadas com fertilizantes, dos quais existem 3 durante a estação de crescimento:
- Após o aparecimento da primeira pena na primavera, a planta é alimentada com uma mistura de superfosfato, uréia e cloreto de potássio na proporção de 2: 3: 1 e em uma quantidade de 5 g para cada 1 metro quadrado. m
- O segundo curativo é realizado após 3 semanas por meio de uma solução de nitrofoska, composta por 40 g de fertilizante e um balde de água e introduzida na quantidade de 5 l por 1 m². m
- Pela terceira vez, a cobertura é realizada quando as lâmpadas atingem um diâmetro de 30 mm. O leito é fertilizado com superfosfato, dos quais 40 g são diluídos em 10 litros de água. A mistura resultante é derramada no solo à taxa de 1 balde para cada 1 quadrado. m
Das pragas, o maior perigo para o vegetal de cebola vem de:
- cebola voa, que é combatido com drogas na forma de "Karatê", "Actara" ou "Spark-Bio";
- pulgõesdestruído por inseticidas universais na forma de "Mospilan", "Tanreka", "Actellika", "Inta-Vira;
- tripes de tabaco, que é travada com o uso de "Zeon", "Karate", "Actara";
- traça de cebola, para a destruição da qual são utilizadas as drogas "Entobacterina", "Lepidocida" ou "Bitoxibacilina".
Na maioria das vezes, as cebolas de inverno sofrem de:
- oídio, que é tratado com soluções de "Quadris", "Policarbocina", "Topázio" ou sulfato de cobre a 1% e fluido de Bordeaux;
- peronosporose, que é travada com a ajuda de "Thanos", "Polirama", "Abiga-Pica";
- Fusarium, para a prevenção e controle de quais biofungicidas são utilizados na forma de “Previkur”, “Maxim”, “Vitaros” ou “Trichodermin”;
- podridão cinza do pescoço, a partir do qual a cebola é curada por "Switch", "Quadrice" ou "Bravo";
- doença do mosaico, uma cura para a qual ainda não foi desenvolvida, mas que é impedida pelas práticas agrícolas adequadas e pela rotação de culturas especialmente competente.
As cebolas de inverno resolvem o problema da escassez no verão de um dos tipos mais populares de vegetais. Alguns esforços adicionais que precisam ser feitos ao cultivá-lo são totalmente recompensados pela presença de um produto de alta qualidade no meio do verão.