Algumas doenças das plantas de jardim, à primeira vista, não parecem críticas. Jardineiros inexperientes podem não prestar atenção às manchas ou placas que apareceram no mato com tomates. Se você não iniciar a luta contra esses pontos a tempo, a planta poderá morrer e você ficará sem colheita. É assim que a cladosporiose traiçoeira se comporta, considerada a doença mais perigosa para o tomate. O que é esta doença e como lidar com ela - contaremos mais.
O que é cladosporiose de tomate?
A descrição da doença é simples - uma infecção por fungos. Infecta a planta na parte inferior, movendo-se gradualmente para o topo. A princípio, os sinais da doença aparecem apenas nas folhas, mas se a luta não for iniciada a tempo, afetará o caule e os frutos. Os conídios, esporos imóveis, são mais fáceis do que os esporos de fungos comuns, portanto a velocidade de propagação é maior.
A cladosporiose popular é chamada de mancha marrom ou verde-oliva, devido à cor das manchas.
Você sabe Cladosporium pertence a fungos imperfeitos. Eles foram capazes de se espalhar pelos seis continentes e atacar não apenas o mundo das plantas, mas também as pessoas.
Causas e patógenos
A causa da doença é o fungo Cladosporium fulvum. Sua principal característica é manter a vitalidade por até 10 meses. Ele não tem medo de temperaturas congelantes e secas.A infecção ocorre quando os esporos caem em um arbusto. Eles são leves como poeira, para que você possa distribuí-los de qualquer maneira. Na maioria das vezes, isso acontece ao molhar ou afrouxar a terra, quando você toca uma planta doente com uma ferramenta de trabalho e depois se muda para uma planta saudável.
Portanto, é necessário monitorar a aparência dos arbustos de tomate. Além disso, mesmo que você supere a doença, os esporos podem permanecer no instrumento até a próxima temporada, portanto, você deve prestar atenção e desinfetar as ferramentas de jardim.
Sinais de infecção
Mais frequentemente, os tomates com efeito de estufa sofrem da doença, mas os do solo não são imunes ao ataque da cladosporiose. Manifesta-se quando a planta começa a florescer.
Sinais:
- manchas verdes claras aparecem nas folhas inferiores da frente sem contornos claros;
- a parte de trás da folhagem é coberta com um revestimento cinza claro; com o tempo, a cor muda para marrom-amarelo ou marrom-verde;
- folhagem doente gradualmente seca e cai;
- se a doença começou a surgir, ocos redondos e pretos com um revestimento aveludado podem aparecer nos frutos.
Importante! Se os sinais da doença são perceptíveis na parte superior da planta, os esporos amadurecem por baixo, nas folhas afetadas, e estão prontos para passar para uma nova «o dono». Portanto, para começar a luta contra a cladosporiose deve ser o mais cedo possível.
Qual é o perigo da cladosporiose?
A folhagem afetada seca e cai. Quanto mais folhas uma planta perde, mais difícil será realizar a fotossíntese. Haverá menos nutrientes, o que significa que a planta não terá forças para florescer e formar o ovário.Além disso, se o ovário era capaz de se formar, mas o fungo atacava o feto, ele não estava destinado a amadurecer. Como resultado, perdas significativas na safra.
Métodos de controle e tratamento da cladosporiose em tomates
A luta contra a doença é realizada de quatro maneiras:
- Chemical.
- Pessoas.
- Mecânico.
- Biológico.
Leia sobre o que tratar e qual a melhor forma de lidar com a cladosporiose.
Produtos químicos
Recomenda-se a preparação de produtos químicos quando não foi possível salvar a planta com a ajuda de outros meios, pois os produtos químicos se acumulam nos frutos e, quando consumidos, entram no corpo humano.
Importante! Ao trabalhar com preparações químicas, todas as medidas de segurança devem ser observadas para que a substância não atinja uma pessoa.
Um número de fungicidas é geralmente usado para eliminar manchas de oliva:
- Abiga Peak - 50 g por 10 litros de água, trate a planta três vezes com um intervalo de 20 dias.
- Bravo - 3 litros por 1 ha (consumo de fungicida), 400-600 litros por 1 ha (consumo de substância ativa). O primeiro tratamento é realizado como preventivo, se durante a estação de crescimento se desenvolverem condições favoráveis para a manifestação do fungo. Os próximos dois - com um intervalo de 7-10 dias.
- "Poliram" - consumo de 6 litros por 1 ha. Três pulverizações devem ser realizadas. O primeiro - com o início da floração, o segundo - antes da formação do ovário, o terceiro - entre eles.
- Página inicial - 40 g por 10 litros. Ao pulverizar, é necessário gastar 10 litros por cem metros quadrados. O processamento é realizado durante a estação de crescimento. Durante o período, você precisa realizar 4 tratamentos.
Remédios populares
Eles não ajudam muito na luta contra a mancha de azeitona. Eles são usados quando a doença apenas começa a se manifestar.
Receitas populares de remédios para fungos:
- Cloreto de iodo. Diluem-se 0,03 kg de cloreto de potássio num balde de água e pingam-se 40 gotas de iodo. O arbusto é regado com uma solução e pulverizado. O solo deve necessariamente se molhar em 0,1 m.
- Soro. 1000 ml do produto são diluídos em 10 litros de água. A mistura é bem misturada e vertida sob o arbusto.
- Soro e iodo. São pingadas 25 gotas de iodo em um litro de soro. A mistura é diluída com água até 10 litros. As plantas são pulverizadas com ele.
- Permanganato de potássio. A água é misturada com permanganato de potássio para uma cor rosa. Nenhuma partícula sólida deve permanecer na solução. Usado para pulverizar culturas.
- Cinzas de madeira. Um copo de cinzas peneiradas é derramado com um litro de água, fervido por 30 minutos, resfriado e usado para pulverizar e regar arbustos.
Mecanicamente
Esse método envolve a poda da folhagem afetada, ventilação regular das estufas e aumento do intervalo entre a irrigação da planta (até 7 dias). Para excluir a probabilidade de propagação de esporos, o solo é coberto com uma película plástica escura.
A folhagem é removida com cuidado. No processo, é usado um saco plástico, que cobre a folhagem doente e, em seguida, invade esse saco.
Método biológico
Os produtos biológicos, diferentemente dos produtos químicos, não são capazes de penetrar no feto e se acumular nele, mas têm um efeito menos agressivo sobre os patógenos. Eles são facilmente lavados durante a rega ou durante a chuva, portanto, o tratamento deve ser realizado, garantindo que não seja esperado outro dia de precipitação.
- "Fitolavina 300". O produto é diluído em uma quantidade de 20 ml por balde de água. Ao pulverizar, 2 l do produto devem ir para o mato. O processamento é realizado duas vezes, com um intervalo de 14 dias, quando apenas a manifestação da doença é observada.
- "Fitosporina". 5 gramas de pó são diluídos em um balde de água. A folhagem é pulverizada com um intervalo de uma hora e meia a duas semanas, duas a três vezes. O medicamento também é adequado para o tratamento de estufas, solos.
- "Pseudobacterina-2". Consome 10 litros por 1 ha. É usado durante o período de crescimento duas vezes com um intervalo de 20 dias.
Importante! Alguns especialistas acreditam que a opção ideal seria remover o arbusto doente e queimá-lo, para que os esporos não se espalhem pelo local.
Medidas preventivas
A detecção de azeitonas refere-se a doenças mais baratas para prevenir do que combatê-las.
Como medida preventiva, recomendamos o seguinte:
- ventile a estufa frequentemente;
- remova a folhagem doente de baixo do arbusto a tempo;
- desinfecção da estufa e do solo no início e no final da temporada;
- limpar os canteiros de resíduos da colheita e queimar eles;
- manter a umidade na estufa no nível de 60 a 70% e a temperatura em +18 ... + 20 ° C;
- inspeção diária de plantas;
- plantio de mudas estritamente de acordo com o esquema;
- realizar desinfecção de sementes;
- impedir que o solo fique preso;
- regar arbustos apenas de manhã cedo ou tarde da noite;
- tratamento periódico de plantas com preparações biológicas.
Variedades de tomates resistentes à cladosporiose
Criadores conseguiram desenvolver variedades resistentes à cladosporiose:
- Nossa Masha F1;
- Estrela Espacial F1;
- Vezha;
- Gigante;
- Pink Paradise F1;
- Vitador F1;
- Andorinha F1;
- F1 Pinky;
- Senhora de negócios F1;
- Pink Magic F1;
- Prazer no paraíso;
- Malika F1;
- Black Moor;
- Cereja Ira F1;
- Admiralteysky;
- Cereja vermelha;
- F1 Titanic;
- Jardineiro;
- Cometa Vermelho F1;
- Victoria F1;
- Torbay F1;
- Centauro F1;
- Polvo F1;
- Delicadeza
- Funtik;
- Eupator.
Você sabe Tomates selvagens crescem na América do Sul. Eles dão frutas pesando 1 grama.
Para combater a doença, você deve começar descobrindo os primeiros sintomas. Mas é melhor executar medidas preventivas para evitar esses problemas.