O pepino exige muito das condições de cultivo. Isso se aplica especialmente à nutrição, portanto, fornecer às plantações de pepino os nutrientes necessários é uma garantia de um rendimento estável. Leia mais sobre como vestir pepinos com remédios populares.
Você sabe Os frutos dos pepinos da variedade Chinese Miracle podem atingir um comprimento de 100 a 120 cm e, quando cultivados em treliça, tornam-se longos, uniformes e sem liga. — enrolar em anéis e espirais extravagantes.
O que os pepinos amam
A necessidade de curativo de pepino está associada à estrutura das raízes desta planta (extensa, mas superficial) e ao rápido crescimento de massa. No início do cultivo, quando ocorre intensa construção de folhas e caules, a cultura absorve principalmente nitrogênio. No entanto, na fase de formação do ovário, ganho de massa e maturação, ele requer fertilizantes de potássio e fósforo.O solo para o cultivo desta planta deve ser levemente ácido ou neutro - pH 6,0-7,2. Pepinos crescem bem com estrume de gado - é aplicado em uma quantidade de 30 a 35 kg por cem metros quadrados de terra. Além disso, em vez de estrume sob a cultura do pepino, você pode fazer composto na quantidade de 40 a 60 kg por cem metros quadrados (na primavera). Toda a matéria orgânica introduzida é misturada com o solo, lavrando ou cultivando a uma profundidade de 8 a 10 cm e fertilizantes orgânicos são aplicados antes da lavoura ou após a colheita. Também é possível cultivar os vegetais descritos em siderata semeada em uma cama de pepino no outono.
Que substâncias os pepinos precisam
Pepino requer fertilizante intensivo de fósforo (preferencialmente na forma de superfosfato triplo), e a falta ou inacessibilidade do elemento devido ao solo muito ácido inibe a formação e o crescimento da fruta, embora não se manifeste como sintomas óbvios nas folhas e outras partes da planta.
Como fonte de potássio para pepinos, apenas a forma sulfato desse ingrediente pode ser usada. (devido à alta sensibilidade do pepino aos cloretos). Uma dose ligeiramente mais baixa pode ser usada se uma alta dose de esterco foi administrada anteriormente. Um suprimento insuficiente desse componente causa deformação fetal, flexão e estreitamento, principalmente na haste. As folhas velhas do pepino ficam verde-escuras e a descoloração amarela e o tecido moribundo são visíveis nas extremidades das placas das folhas. Além disso, a falta de potássio leva a uma diminuição da adequação dos pepinos para uso em decapagem e marinadas devido à pequena quantidade de açúcar nas frutas.
Vídeo: comida para pepinos
O principal valor para o plantio de pepino é o nitrogênio, garantindo uma boa colheita. No entanto, esse elemento deve ser usado com moderação, pois seu excesso leva a uma diminuição na qualidade da fruta e a desvantagem é limitar o desenvolvimento de arbustos de pepino.
Pepinos precisam de magnésio e boro. Às vezes, é possível observar uma escassez de boro durante o plantio, especialmente em canteiros sem adubo ou quando qualquer espécie de repolho foi cultivada como uma cultura precursora.Os pepinos também respondem favoravelmente à aplicação foliar, principalmente sob estresse (forte redução ou aumento da temperatura do ar). Para isso, é possível pulverizar as plantações de pepino com fertilizantes “Florovit” ou “Miedzian” - além de protegerem as plantas de doenças, por exemplo, do mosaico de pepinos. Com a forma de nutrição das folhas, a cobertura é imediatamente absorvida e entregue diretamente aos tecidos.
Quando é necessário alimentar arbustos de pepino
A cultura requer nutrição nos períodos mais importantes de seu desenvolvimento: logo após o plantio, bem como na fase de floração e formação de frutos.
Os suplementos de nitrogênio devem ser de cerca de 0,100 g por cem partes em doses divididas. Metade dessa quantidade, por exemplo, na forma de nitrato de amônio, deve ser aplicada ao solo 10 a 14 dias antes da semeadura ou do plantio de mudas, misturando minuciosamente os fertilizantes com o solo. A quantidade restante deve ser dividida em 2-3 doses e usada como cobertura durante a estação de crescimento dos pepinos.
Importante! O molho de nitrogênio não é recomendado para pepinos após o início da frutificação em massa, pois o uso tardio desse elemento afeta a qualidade da colheita: os frutos se tornam inadequados para o processamento.
A primeira fertilização com nitrogênio deve ser feita no momento em que as plantas têm 3-4 folhas adultas e a última - quando as plantas começam a florescer. As doses de nitrogênio podem ser aumentadas para 0,150 g por cem metros quadrados, se os pepinos forem cultivados no segundo ou terceiro ano após a introdução de esterco no jardim.
No entanto, por si só, o fertilizante orgânico não satisfaz totalmente as necessidades nutricionais de um pepino, portanto, com base em uma análise química do solo, é complementado com fertilizantes minerais, que são aplicados inicialmente no leito o mais tardar em 2-3 semanas antes do plantio ou plantio. As doses aproximadas de fertilizantes são: 0,80-0,100 g de fósforo e 0,20-0,25 g de potássio por centésimo, que são aplicadas sobre as camas antes do tratamento do solo na primavera. Durante a escavação, os fertilizantes minerais devem ser bem misturados com o solo.
Depois de aterrissar em campo aberto
Mudas de pepino no leito são alimentadas 10 a 14 dias após o plantio. Se for necessário alimentar pepinos jovens cultivados por semeadura direta no solo, as plantas devem ter pelo menos duas folhas reais e bem desenvolvidas.
A cobertura é realizada com soluções líquidas sob a raiz. Adicione 10 g de nitrato de amônio, 15 g de superfosfato e sulfato de potássio e 1 l de solução líquida de verbasco (5 kg de esterco de vaca 10 l de água) em um balde de água.
Durante a floração e formação de ovários
Quando as plantações de pepino florescem, chega a hora de uma segunda alimentação. Geralmente entre eles leva cerca de 14 dias. Você pode comprar fertilizantes especiais para pepinos em flor, que contêm boro, potássio, manganês e fósforo. A introdução de oligoelementos é favorável ao crescimento e rápido desenvolvimento de arbustos de pepino. Para cada 10 litros de água, 0,5 g de ácido bórico e 0,3 g de sulfato de manganês são adicionados aos fertilizantes minerais.
As plantações de pepino também são pulverizadas nas folhas com uma mistura de água e ácido bórico (0,5 colher de chá por 10 litros de água). O processamento é realizado duas vezes durante a estação de frutificação, o intervalo entre procedimentos é de 14 dias.
Durante a frutificação
Quando os frutos do pepino começam a se formar e a ganhar massa, eles precisam ser alimentados com potássio, magnésio e uma pequena quantidade de nitrogênio. Durante o aparecimento dos primeiros pepinos, as plantas são alimentadas com uma solução composta por 10 l de água, 30 g de sulfato de potássio e 1 colher de sopa. colheres de sopa de nitrofoska Em agosto, para estender o período de floração e frutificação, você pode adicionar uma solução nutritiva aquosa (10 l de água, 50 g de uréia e cinzas) à zona das raízes.
Aproximadamente no meio da frutificação, mais um curativo é realizado: durante esse procedimento, o jardineiro escolhe as soluções de curativos com base no estado do plantio. No caso de má formação de ovários, é utilizada uma solução concentrada de uréia (1 litro por 10 litros de água). Se a planta produz frutos normalmente, os pepinos se formam corretamente, têm a densidade e o sabor desejados, o plantio é alimentado com uma solução de cinza ou orgânicos fermentados com base em matérias-primas à base de plantas ou excrementos de pássaros.
Você sabe Se você colocar as pepitas intactas em uma jarra seca esterilizada, coloque uma pequena vela acesa e enrole a jarra com uma tampa de estanho, para que as frutas sejam mantidas frescas por um longo tempo. Alguns produtores de vegetais explicam esse fenômeno pelo fato de o oxigênio ser queimado no banco e o processo de decomposição não poder começar.
Molho para pepinos em campo aberto com remédios populares
As plantações de pepino podem ser alimentadas não apenas com substâncias minerais, mas também com fertilizantes naturais.como cinzas de madeira, cascas de cebola, fermento, estrume, húmus, adubo verde fermentado. Todas essas substâncias têm um efeito positivo no crescimento do sistema radicular, nas partes aéreas das plantas e na formação de frutos. Aqui estão 5 receitas de trabalho para cobertura biologicamente pura e muito eficaz.
Ash
Como resultado do uso de um fogão a lenha, além do calor da casa, as pessoas recebem um subproduto na forma de cinza de madeira - é um excelente fertilizante para pepinos. As cinzas de madeira contêm muitos mineraiscomo fósforo, cálcio, magnésio, silício e vários oligoelementos. Não contém nitrogênio, que é liberado na atmosfera durante a combustão da madeira. As cinzas das árvores coníferas contêm componentes minerais menos úteis que as cinzas obtidas das árvores de folha caduca.
As cinzas da madeira têm uma estrutura fragmentada, portanto as plantas não têm problemas para obter minerais dessa substância. O fertilizante de cinza trabalha lentamente e, ao contrário de outros fertilizantes minerais, possui uma composição bastante equilibrada. A reação da cinza varia de 11 a 13 pH, por isso desidrata perfeitamente o solo. Devido à sua composição natural, as cinzas da madeira podem ser usadas no cultivo ecológico de hortaliças.
Importante! Somente as cinzas obtidas pela queima de madeira não pintada são úteis. O carvão ou a cinza de madeira com adição de papelão, papel de impressão, tecidos e plásticos não são adequados para fertilizar plantas.
As cinzas secas podem ser derramadas na zona das raízes das plantas diretamente sobre o solo ou polinizadas com folhas. Nesse caso, cerca de 100 g de cinza são espalhadas em cada m² de camas de pepino. Você também pode fazer uma solução de 10 litros de água e 250 ml de cinza de madeira. A solução é preparada imediatamente antes do início do tratamento radicular dos pepinos. 400-500 ml de fluido nutriente são derramados sob a raiz de cada arbusto.
Estrume, fezes de pássaros, estrume verde
Os pepinos gostam muito de produtos orgânicos, de modo que jardineiros experientes usam esterco de animal de estimação, esterco verde fermentado ou alimentação líquida de excrementos de pássaros para alimentá-los.
Fazendo estrume para pepinos durante a estação de crescimento:
- Paralelamente a vários pepinos, mas observando uma distância de 20 a 25 cm das hastes das plantas, é colocada uma vala rasa (profundidade e largura de até 20 cm). O comprimento do recesso é igual ao comprimento da linha do pepino. Para cavar um recesso longitudinal, você pode usar uma pá de baioneta convencional ou um picador de jardim.
- O estrume é depositado na vala terminada. Os orgânicos são abundantemente regados e cobertos com o solo, de modo que a superfície da vala de alimentação seja uniforme com a superfície geral do leito.
Para preparar coberturas fermentadas com base em fezes ou grama de pássaros, o jardineiro precisará de algum tempo. Esses curativos superiores são muito concentrados, portanto, precisam ser diluídos com água antes do uso pretendido. A principal vantagem da cobertura concentrada líquida é a de um terreno de verão regular de 5 acres de concentrado, preparado em um barril de 200 litros, o suficiente para toda a temporada de verão. Além disso, a cobertura líquida é bastante simples de aplicar à cultura, por exemplo, combinando com a rega.
Preparação do molho concentrado líquido:
- Um tanque grande e vazio, por exemplo, um barril de plástico ou ferro de 200 litros, é instalado em um local ensolarado. O local deve ser isolado e protegido do vento.
- Capacidade até metade do volume é preenchida com fezes de pássaros ou urtigas frescas. Em vez de urtigas, você pode usar outras ervas frescas: dentes de leão, knotweed, timothy, grama de trigo. A principal coisa ao encher o barril com matérias-primas verdes é torná-lo o mais denso possível. Para colocar o máximo de grama possível no recipiente, ele é cortado em pedaços de 15 a 30 cm.
- No topo das substâncias orgânicas, a água é derramada no barril para que restem cerca de 20 cm da borda do recipiente, espaço necessário para que durante a fermentação o líquido não transborde sobre a borda do barril.
- O conteúdo do recipiente é misturado com uma vara longa e forte, após o que eles fecham o barril com uma tampa. A tampa é necessária para evitar a perda de nitrogênio durante a fermentação.
- Um barril orgânico cheio e fechado é deixado por 7 a 10 dias para fermentação. Todos os dias, o jardineiro precisará misturar o conteúdo do recipiente. A cobertura concentrada é considerada finalizada quando as bolhas não aparecem mais na superfície do líquido.
- Antes de iniciar o trabalho de alimentação de pepinos, é necessário diluir o concentrado com água, usando 500 ml de alimentação concentrada para cada balde de água limpa.
Levedura
Por várias décadas, o molho de pepinos para leveduras tem sido popular entre os jardineiros. É realizado na folha e sob a raiz das plantas. O fermento de padeiro fresco contém um grande número de bactérias de levedura ativas que, entrando nas células das plantas, começam a funcionar como um poderoso estimulador de crescimento.
Como cozinhar com fermento:Importante! Para a fabricação de curativos de levedura, apenas fermento fresco (vivo) é usado: seco (granular ou em pó) não é adequado.
- Uma solução concentrada é preparada misturando 3 litros de água morna, 100 g de fermento fresco e 5-7 colheres de sopa. colheres de sopa de açúcar. A solução é colocada em um local quente por cerca de 3 dias para insistir e no processo de fermentação.
- Antes da alimentação, a solução concentrada fermentada é diluída em água. Cerca de 1/4 de litro de concentrado é adicionado a cada balde de líquido, bem misturado e usado para a cobertura.
Para o tratamento das raízes, pelo menos 0,5 l de fertilizante líquido para levedura é derramado sob cada planta.Se o jardineiro decidir realizar o tratamento das folhas, o fertilizante líquido diluído na mesma proporção é derramado no pulverizador da bomba e as plantações de pepino são tratadas por pulverização. Para realizar o procedimento, escolha o horário da manhã e um dia sem precipitação.O curativo de raiz e foliar com solução de levedura é realizado não mais que 3 vezes durante toda a estação da estação de crescimento de pepinos.
Casca de cebola
A casca de cebola contém substâncias que não só estimulam o crescimento de pepinos, mas também a protegem de pragas que sugam folhas, como ácaros vermelhos e pulgões.
Para preparar uma solução para a alimentação:
- Descasque 10 cebolas grandes - cerca de 2 punhados são obtidos.
- Despeje a casca seca com água fervida na hora (1,5 l), coloque a mistura em fogo e deixe ferver.
- Depois que a solução de casca de cebola ferver, o fogo é reduzido a um calor mínimo e a mistura é fervida por 7 a 10 minutos.
- A mistura finalizada é desligada e deixada para insistir sob a tampa até esfriar completamente, após o que é diluída com água limpa, elevando o volume do fluido de trabalho para 6 litros.
Um caldo de casca de cebola é derramado em um pulverizador de jardim e as plantas de pepino são processadas com uma folha.
Tecnologia dos melhores remédios populares
Jardineiros realizam molho foliar de pepino diretamente na folha e somente pela manhã. É importante que, antes da noite, a umidade das folhas seque bem - caso contrário, as gotas podem servir como terreno fértil para o desenvolvimento de esporos patogênicos de fungos.
Todos os pensos radiculares são realizados diretamente na zona radicular: soluções líquidas são derramadas sob a raiz das plantas e fertilizantes secos são colocados nos recessos localizados perto das raízes do pepino. Deve-se insistir no uso de cobertura líquida em produtos orgânicos para que a solução nutritiva adquira propriedades mais benéficas.
Sinais de deficiências nutricionais
A falta de nutrientes enfraquece e atrasa o desenvolvimento das plantas, eles manifestam sintomas de deficiência de elementos benéficos.A seguir, são apresentados os principais sinais de desnutrição em pepinos e as medidas que precisam ser tomadas para corrigir essa situação.
Falta de nitrogênio
Pepinos precisam de nitrogênio nos estágios iniciais de crescimento. Com a falta de arbustos, o crescimento é retardado e as folhas mais velhas ficam verde-amarelas. Se a deficiência de nutrientes continuar, os mesmos sintomas aparecerão por toda a planta. Com deficiência crítica de nitrogênio, o tamanho das folhas da planta diminui e uma cor púrpura aparece nas veias das folhas, contrastando com a folha verde pálida. Ao mesmo tempo, os botões das flores ficam amarelos e caem. Devido a uma deficiência desse elemento, a clorose ocorre nos arbustos de pepino. A situação é corrigida através da introdução de nitrogênio, preferencialmente na forma de nitratos, sob a raiz ou em uma cultura foliar.
Condições predisponentes à deficiência de nitrogênio:
- falta de fertilizantes nitrogenados;
- baixos níveis de matéria orgânica;
- alto nível de matéria orgânica em decomposição no solo;
- deficiência de molibdênio;
- compactação do solo;
- lixiviação intensiva do solo;
- seca prolongada.
Deficiência de potássio
Este é o nutriente mais requerido pelas plantas. A falta de potássio retarda o crescimento do pepino: a largura das novas folhas diminui e as folhas amarelas ficam amareladas das bordas até o centro, gradualmente ficando marrons e secando. Às vezes, nas folhas, há a aparência de áreas alaranjadas brilhantes.
A densidade insuficiente de frutas também é frequentemente associada à falta de potássio.. A situação pode ser corrigida com a aplicação de fertilizantes na forma de cloreto de potássio ou sulfato de potássio e combinar a cobertura com a próxima irrigação basal.
A disponibilidade de potássio para pepinos depende de:
- o conteúdo desse elemento no solo;
- taxas de lixiviação;
- calagem excessiva;
- presença de altos níveis de cálcio, magnésio e amônia no solo.
Fome de fósforo
A deficiência de fósforo é freqüentemente observada em solos mal fertilizados e em solos com alta taxa de lixiviação desse nutriente. A taxa de crescimento dos plantios de pepino diminui, começando nos estágios iniciais de desenvolvimento. As folhas mais velhas ficam roxas devido ao acúmulo de pigmento antocianina.
Em estágios posteriores de desenvolvimento, áreas marrom-arroxeadas aparecem nas folhas, que depois de um tempo se transformam em manchas necróticas. Tais folhas caem prematuramente e o início da frutificação na planta é significativamente atrasado. É mais razoável evitar uma deficiência do elemento nos leitos de pepino e introduzir fertilizantes fosfatados para prevenção, imediatamente antes do plantio.
A absorção de fósforo pelo pepino é afetada principalmente por:
- a concentração de fósforo na solução do solo;
- acidez ou alcalinidade do solo;
- o tipo predominante de solo e a quantidade de argila nele;
- teor de umidade e compactação do solo;
- aplicação de fertilizantes;
- baixas temperaturas na fase de germinação.
Você sabe Usando a polpa de pepino, você pode saturar a pele com umidade e dar-lhe brancura e maciez. Para isso, as mulheres aplicam fatias de pepino no rosto como uma máscara cosmética.
Sinais de deficiência de micronutrientes
Devido à falta de nutrição nos arbustos de pepino, ocorrem vários distúrbios no crescimento e desenvolvimento. Muitas vezes, os sintomas de uma deficiência de um oligoelemento são muito semelhantes aos sintomas de uma deficiência de outro.
- As plantas respondem à falta de oligoelementos:
- o aparecimento de manchas nas folhas;
- secagem das bordas das folhas;
- descoloração da chapa;
- necrose de folhas e caules;
- uma parada no desenvolvimento;
- o aparecimento de frutas feias e deformadas;
- densidade insuficiente ou amolecimento completo do fruto;
- queda de flores e ovários;
- o surgimento de uma cavidade
Dicas de jardineiros experientes
Para reduzir a necessidade de proteger os pepinos de insetos nocivos, plantas que emitem voláteis e repelem pragas com seu cheiro devem ser plantadas ao longo do perímetro da horta. Pode ser guarda-chuvas de endro, erva-doce, malmequeres, malmequeres.
Para repelir pulgões, ácaros vermelhos e outras pragas sugadoras de folhas, os produtores de legumes pulverizam as folhas do pepino com soluções naturais, mas muito desagradáveis para insetos. Uma infusão de folhas de tabaco (100 g de folhas secas por 10 litros de água) ou pimenta (2-3 vagens por 5 litros de água) faz um excelente trabalho. Na realização de qualquer processamento de folhas, o sabão em pó como adesivo é necessariamente adicionado às infusões, soluções ou decocções de líquidos frios. Por 10 l de líquido, 50 g desse sabão são ralados em um ralador fino.
Fertilizar pepino é muito importante para obter uma colheita abundante e de alta qualidade de deliciosas frutas. Além da introdução de compostos minerais, os jardineiros devem prestar atenção aos fertilizantes naturais biologicamente puros, que podem ser encontrados em muitas parcelas domésticas.