O alho-poró se tornou o favorito dos gourmets por seu sabor suave e propriedades benéficas. Hoje é cada vez mais plantada em jardins e casas de veraneio. No entanto, poucos sabem que, durante o inverno, pode ser deixado nas camas.
Alho-porro resistente à geada
Alho-porro é um vegetal composto de partes brancas e verdes. Sua terra natal é o Mediterrâneo, mas hoje é cultivada em todo o mundo. Esta planta herbácea pertence ao grupo de cebolas de dois anos com folhas planas. Em altura, o caule geralmente cresce de 40 a 90 cm, em um raio de até 5 cm e seu sabor é muito mais agradável do que o da cebola comum.
As folhas de alho-poró são pintadas em vários tons de verde - da esmeralda clara ao azulado, crescem em um ângulo agudo em relação ao caule. Bulbo - alongado, sem cebola. O caule cresce diretamente a partir dele. Após o inverno, a planta forma uma flecha, que cresce até dois metros de altura. Forma uma inflorescência esférica de flores de cor branco, rosa ou lilás claro, que podem atingir 8 cm de diâmetro. Sementes de cebola triédrica preta.Você sabe Há muito ferro no alho-poró. Faz parte da hemoglobina, a proteína da qual são feitos os glóbulos vermelhos, portanto as cebolas são especialmente recomendadas para pessoas com anemia.
Alho-porro - uma planta resistente ao inverno que tolera temperaturas de até -4 ...- 6 ° C. Certas variedades (por exemplo, Karnatansky) têm excelente resistência ao gelo e são resistentes a temperaturas de até -14 ° C. Eles crescem lentamente, elevando o caule até 15 cm, mas sem neve a uma temperatura de -15 ° C e abaixo, a planta morre.
Datas da colheita
As primeiras variedades são colhidas do final do verão até o meio do outono. As plantas individuais podem ser desenterradas no final de julho para cozinhar - elas não são adequadas para armazenamento em longo prazo.O alho-poró a granel de variedades de maturação média é colhido na primeira quinzena de outubro (antes das primeiras geadas). As variedades tardias levam mais tempo para amadurecer. Eles são escavados desde o final do outono até meados da primavera.
Cave as cebolas com cuidado para não danificar o caule. É melhor trabalhar com um forcado. Nas plantas, 2/3 das folhas e metade das raízes são cortadas, limpas em um local fresco e escuro nas prateleiras de treliça. O armazenamento em caixas de madeira provou ser bom. Uma camada de areia, serragem ou turfa é derramada no fundo do recipiente. As cebolas são colocadas verticalmente próximas umas das outras, as raízes são aspergidas. O substrato é mantido levemente úmido. Em uma sala escura a uma temperatura bastante baixa (aproximadamente + 2 ° C), a cebola cresce lentamente e a parte inferior é branqueada. Dessa maneira, o alho-poró pode ser armazenado até abril.Importante! Duas semanas antes da colheita, recomenda-se cobrir as camas com qualquer material à prova de luz - as lâmpadas ficarão brancas como a neve.
Mantém bem as propriedades da cebola no freezer. As plantas são lavadas, limpas, cortadas ao meio, resfriadas na geladeira a 0 ° C. Em seguida, embalado em um filme e enviado para o freezer. Após o degelo, o alho-poró pode perder a aparência, mas o sabor não será afetado.
É possível deixar o alho-poró antes do inverno
Algumas variedades resistentes ao gelo podem ser deixadas no inverno no jardim, elevando uma perna mais alto. Isto é especialmente verdade para as variedades de amadurecimento tardio. Eles toleram facilmente invernos suaves sob uma espessa camada de neve.
Em condições adversas e com baixas temperaturas, as cebolas são cobertas com turfa, coberta de feno, ramos de abeto (galhos de pinheiro ou abeto) ou grama seca. Além disso, alguns jardineiros cobrem um alho-porro com uma fibra não tecida. Para isso, arcos especiais são equipados acima dos canteiros.No inverno, o conteúdo de vitaminas nas plantas só aumenta.
Dicas de cuidados
Para obter uma boa colheita, o lote é preparado no outono. Solo ácido é cal, turfa é adicionada ao solo alcalino.
A cama é cavada até a profundidade da baioneta (cerca de 25 cm). Também para 1 m² faça:
- estrume ou composto apodrecido - 1 balde;
- serragem podre - latas de 2 litros;
- superfosfato - 1,5 colheres de sopa. l.;
- sulfato de potássio - 1 colher de sopa. eu
O alho-porro é plantado em solo bem úmido. A partir das sementes, recomenda-se cultivar cebolas apenas nas regiões sul, onde o ar e o solo esquentam bastante cedo. Eles germinam sementes em vasos de turfa ou caixas de nutrientes.Na faixa central e nas regiões norte, são usadas apenas mudas, que são aprofundadas ou cobertas por 8 cm.Antes do plantio, as plantas jovens são regadas, as folhas e as raízes encurtadas em 1/3.
O alho-porro precisa de umidade, portanto regue abundantemente até três vezes por semana. O solo deve ficar molhado a uma profundidade de 7 a 10 cm. É especialmente necessário observar o regime de irrigação durante a estação de crescimento. Para evitar a secagem, recomenda-se a cobertura do solo com uma camada de turfa de 2-3 cm.Importante! O alho-poró cresce melhor nas camas depois de legumes, repolho, batatas precoces, plantações de abóbora e tomate. "Ele não gosta", ele é o solo depois de qualquer reverência.
As plantas são cultivadas uma vez a cada duas semanas. É melhor realizar o trabalho imediatamente após a rega ou algumas horas depois. Isso ajuda a planta a formar uma perna branca elástica mais poderosa.
A remoção de ervas daninhas é especialmente importante nos primeiros meses da estação de crescimento.. As ervas daninhas são removidas regularmente, conforme necessário, mas pelo menos uma vez por semana, limpando completamente o solo ao redor das plantas. Quando a cebola atingir a maturidade, ele combaterá as ervas daninhas.As plantas precisam de alimentação constante. O primeiro é realizado com verbasco, diluindo 1 litro em 10 litros de água, cerca de 3 semanas após o plantio, quando a cebola já possui 5-6 folhas verdadeiras. Reabasteça as cebolas após mais 2-3 semanas com fertilizante mineral complexo, para o qual eles tomam:
- uréia - 20 g;
- superfosfato - 30 g;
- potássio - 15 g;
- água - 10 l.
A última cobertura é feita em meados de julho. Uma solução é preparada da mesma maneira que para a segunda, mas a proporção de superfosfato é aumentada para 40 g, potássio para 25 g.
Das pragas, a mariposa de alho-poró está vazando especialmente. Penetrando nas folhas, alimenta-se de tecidos vivos. Como resultado dessa "atividade", a planta inteira pode morrer. A mariposa é especialmente perigosa em períodos quentes e secos. É recomendado em maio-junho pulverizar plantas com inseticidas. Durante esse tratamento, nemátodos, tripes, moscas, besouros de cebola e outras pragas também são destruídos.
Perigoso para a ferrugem do alho-poró e da cebola causada por fungos. Plantas fortemente afetadas são queimadas, o restante é pulverizado com líquido de Bordeaux, são aplicadas com fertilizantes à base de potássio, são constantemente desapertadas e ervas daninhas são plantadas.
O alho-porro é uma planta valiosa para o cultivo, que não requer esforço especial. Deixado para o inverno no jardim, na primavera (em maio), ele fornece vitaminas e elementos úteis.Você sabe Durante as escavações no Vale dos Reis, os arqueólogos descobriram uma imagem de um arco na tumba do faraó Tutancâmon, datada de 1327 aC. e