O conteúdo do apiário está indissociavelmente ligado ao arranjo das colméias, onde as abelhas podem viver e produzir mel. Existem muitos tipos de estruturas, no entanto, o uso de uma única casa, de uma ou várias camadas, mas um único pavilhão de cassetes é considerado o mais progressivo hoje. Esta revisão fornece uma descrição detalhada de um dos projetos mais bem-sucedidos de um pavilhão de abelhas, chamado "Berendey".
História da aparência do pavilhão das abelhas
A domesticação das abelhas, a fim de usar o mel que elas produzem, está enraizada na antiguidade. Em particular, sabe-se com certeza que essa pesca foi desenvolvida no Egito Antigo, bem como no Reino de Israel mencionado pela Bíblia, ou seja, existia pelo menos mil anos antes do nascimento de Cristo. Inicialmente, as pessoas usavam os dispositivos mais simples como casas para abelhas.
Você sabe A patente para a invenção da colméia pertence ao americano Lorenzo Loren Langstrot, que inventou seu modelo vertical 37 anos depois do apicultor ucraniano, mas, ao contrário do último, cuidou de proteger seus direitos autorais. Dois outros apicultores, que criaram desenhos semelhantes independentemente entre si em 1838 e 1852, foram o polonês Jan Dzierzon e o alemão August von Berlepš.
Assim, na Ásia e na África, foram feitos ninhos de argila para esse fim e, nas abelhas ricas em florestas, até as abelhas foram arranjadas em cavidades improvisadas, especialmente escavadas nas árvores, e depois, juntamente com um enxame instalado nelas, foram cortadas e transferidas para perto dos locais onde os ricos pólen de plantas. Somente no início do século XIX, o apicultor da província de Chernihiv, Pyotr Prokopovich, apresentou um projeto especial de colméia, envolvendo o uso de quadros móveis.
Ao longo do século e meio seguinte, as colmeias de quadros ganharam imensa popularidade e começaram a ser usadas em todo o mundo em uma ampla variedade de modificações, constantemente suplementadas e aprimoradas. No entanto, com o desenvolvimento da tecnologia e a necessidade de criar apiários maiores e mais móveis, os apicultores começaram gradualmente a concluir que esses projetos apresentam uma série de inconvenientes significativos, resultando em doenças maciças e mortalidade de abelhas.
Em particular, as seções comuns de quadros:
- sugerir uma aglomeração bastante alta de habitantes, que talvez seja a principal razão para a queda na produtividade do mel;
- muito mal ventilado por dentro;
- acumular uma grande quantidade de umidade, que no inverno leva ao congelamento da estrutura;
- inconveniente para a coleta e desinfecção do lixo, como resultado, rapidamente se torna um local de acúmulo de vírus, bactérias e fungos perigosos para as abelhas;
- são frequentemente atacados por roedores, especialmente no inverno (convidados não convidados, por sua vez, são portadores de muitas doenças perigosas e, além disso, abrem caminho para aquecer e alimentar, destroem a integridade da colméia);
- muito volumoso e pouco adequado para o transporte.
Importante! Qualquer pavilhão de abelhas pode aumentar a produção de mel de uma família, uma vez e meia para duas vezes, mesmo sem o uso de migrações, ou seja, o transporte de abelhas para os locais de floração das plantas de mel (no último caso, a coleta de mel às vezes aumenta dez vezes ou mais).
Assim, por volta do meio do século XX, as primeiras colméias de aglomerados e pavilhões inteiros começaram a aparecer, representando estruturas de paredes finas de várias camadas feitas de madeira embebida em cera e projetadas para viver o ano inteiro de um número quase ilimitado de famílias de abelhas.
As principais vantagens dos pavilhões de abelhas tipo cassete são, portanto, compacidade, leveza, mobilidade, proteção contra a umidade e o congelamento, excelente ventilação interna, a capacidade de separar grupos de insetos um do outro, o que impede o desenvolvimento de infecções e o fácil acesso ao conteúdo da colméia (importante para a extração) estrutura e inspecionar o estado da colônia de abelhas).
O pavilhão de abelhas de Berendey é um tipo de pavilhão de cassetes desenvolvido em 1994 por uma família de apicultores russos de Tver, chamada Gracheva. Como geralmente acontece, a idéia do desenho original foi ditada pela necessidade de resolver um problema muito específico: minimizar o tempo necessário para cuidar do apiário. O fato é que, tendo se mudado para um local de residência permanente em Moscou, os Grachevs tentaram criar abelhas em suas terras, onde só podiam sair uma vez por semana.
Tendo ouvido falar sobre os modernos pavilhões de abelhas que substituem as colméias, o chefe da família abordou a questão com toda a responsabilidade: leia literatura especial, conversou com especialistas, estudou todas as fraquezas das estruturas existentes e tentou desenhar desenhos de modo a minimizar todas essas deficiências. E assim apareceu o design, que mais tarde recebeu o belo nome "Berendey".
Você sabe A palavra "berendey" é geralmente associada ao nome do rei sábio da famosa peça de A. N. Ostrovsky "A Donzela da Neve", no entanto, na realidade, os Berendey são um povo nômade muito real que habitou a zona estepe dos principados russos nos séculos 11 a 13 e mencionado em muitas crônicas. Segundo uma versão, foram os Berendei que se tornaram os fundadores dos cossacos ucranianos.
Vantagens e desvantagens
Portanto, “Berendey” tem todas as vantagens que distinguem um pavilhão de abelhas de uma colméia, além de algumas vantagens adicionais.
- Portanto, as vantagens do design do Grachev devem incluir:
- facilidade de fabricação;
- desenhos precisos e a capacidade de escolher o modelo certo para necessidades específicas;
- sustentabilidade;
- facilidade máxima de manutenção, incluindo limpeza, desinfecção, alimentação de abelhas, etc.
- mobilidade e falta de dificuldades com o transporte (adequado para apicultura nômade);
- criação de um regime ideal de temperatura sem aquecimento adicional no inverno (o pavilhão trabalha com o princípio de uma garrafa térmica e, portanto, não superaquece no verão e não superaquece no inverno);
- disponibilidade e facilidade de uso, independentemente das condições climáticas;
- finalidade universal (pode ser usada tanto como dispositivo estacionário quanto como dispositivo móvel, usada para trabalhos de criação e seleção, como apiário polinizador de mel ou especializada na produção de mel, cera, geléia real, etc.);
- garantir indicadores mais altos da produção de mel, inclusive devido ao rápido aumento do número de trabalhadores, bem como aumentar sua força (a manutenção do pavilhão das abelhas é caracterizada pela ausência de famílias inferiores e fracas);
- grandes economias de área (para acomodar um apiário, basta ocupar uma área muito pequena).
- Das deficiências que permanecem sem solução, podemos apenas observar:
- risco de incêndio (infelizmente, é inevitável ao usar matérias-primas naturais - madeira se refere a materiais altamente inflamáveis);
- falta de espaço suficiente durante a operação como uma taxa inevitável por maior compacidade e mobilidade;
- falta de iluminação;
- o risco de uma certa confusão devido ao grande número de cassetes espaçados entre si (para evitar o chamado errante das abelhas, os risers sempre pintam em cores contrastantes diferentes).
Fazendo o Pavilion "Berendey" faça você mesmo
"Berendey" na versão do autor tem dimensões e características tecnológicas claramente definidas, portanto, para sua produção, basta seguir o desenho.
É assim:
Dependendo do volume de produção, a estrutura pode ser criada com base em 46, 32 ou 16 colônias de abelhas (para acomodar as últimas, basta ter um trailer regular para um carro de passeio, projetado para 700 kg de peso, para as duas primeiras você precisará de um transporte de carga de pequena tonelagem).
Importante! Os beerepavilions prontos de "Berendey" podem ser facilmente encontrados à venda, no entanto, fazer uma construção simples, em geral, com suas próprias mãos economizará pelo menos 40% do dinheiro e, se você usar habilmente os restos existentes de vários materiais de construção, os custos serão ainda menores.
Normalmente, a estrutura é montada em quatro racks e pode se mover verticalmente de uma altura mínima de 40 cm para um máximo de 180 cm acima do solo (é necessário elevar o pavilhão das abelhas tão alto que possa ser enrolado sob ele e depois abaixado diretamente na plataforma do veículo).
O design em si consiste em:
- quadro - placas de contraplacado, entre as quais há uma camada de espuma;
- seções de cassete (o número pode variar de 1 a 4), cada um dos quais contém 8 risers multicoloridos, divididos em 9 níveis.
Conhecendo exatamente a escala planejada do apiário, você pode facilmente determinar a modificação mais adequada do Berendey e depois começar a trabalhar.
Ferramentas e materiais
Para funcionar, você precisa das seguintes ferramentas:
- alicate
- um martelo;
- uma plaina;
- Serra de vaivém, serra ou serra para trabalhar madeira;
- broca para madeira;
- broca ou chave de fenda;
- uma faca;
- ferramenta de medição (fita métrica, régua);
- nível;
- lápis macio ou caneta de feltro.
A lista de materiais necessários deve incluir:
- Pranchas de madeira com 20 mm de espessura (você pode usar madeira compensada ou cartão macio);
- viga de madeira 60 × 70 mm (pode ser substituída por um tubo de metal);
- poliestireno;
- cartão duro;
- glassine (pode ser substituído por material de cobertura);
- malha de nylon, papelão ou metal (malhagem de aproximadamente 2,5 a 3 mm);
- material de cobertura (cobertura, ardósia ou chapa de alumínio);
- vidro orgânico (pode ser substituído por um filme plástico denso);
- unhas
- parafusos autorroscantes;
- ganchos;
- broca na madeira.
Fazendo um compartimento de cassetes
Para a fabricação do pavilhão de abelhas de Beerendey é necessário:
- Estrutura de arame de design. De uma viga de madeira forte ou de um tubo de metal, corte os suportes e embarque-os com uma placa para que não haja folgas entre as juntas. O aquecimento e a vedação da estrutura são garantidos pela fixação nos painéis laterais e na parte inferior do lado de dentro de uma camada de glassine e pelo menos duas camadas de cartão duro, e na parte superior da estrutura, a 10 cm de distância do telhado, uma folha de placa de fibra de 3 mm de espessura deve ser cercada. O isolamento de ruído da estrutura é fornecido cobrindo-o com espuma de poliestireno. O design “Berendey” pressupõe a presença de cinco portas que podem ser fechadas com ganchos com dobradiças - cada porta fornece acesso a dois cassetes. Para o revestimento das portas, é utilizado material transparente (vidro orgânico ou filme plástico), no qual são feitas aberturas preliminares de ventilação, revestidas com uma malha de proteção.
- Depois que a estrutura estiver pronta, coloque os alimentadores nas portas e, nos tirantes abaixo, coloque uma rede de proteção contra carrapatos e outros parasitas, além de um coletor de pó. O painel frontal de cada riser deve ser pintado com tinta contrastante para evitar a mistura de abelhas de famílias diferentes.
- Faça cassetes no valor de seis peças. Monte as caixas de madeira com essas dimensões (elas podem variar de acordo com o projeto individual): altura - 140–296 mm, comprimento - 450–460 mm, largura - 360–357 mm, o espaço entre as caixas é de 15 mm. A árvore na fabricação de cassetes pode ser substituída por compensado ou fibra durável.
- Na parede frontal de cada caixa, localizada no nível inferior, coloque um letok - um buraco largo ao longo de todo o comprimento para a abelha entrar no interior. A altura do letok é de 20 mm. Para cassetes dos níveis superiores do letok, execute na forma de orifícios redondos com o diâmetro correspondente. Cassetes com níveis médios de letras não possuem.
- Para garantir a mobilidade do cassete e a capacidade de movê-lo ao longo da guia usando pregos, fortaleça as barras de suporte com dimensões de 20 × 20 mm nas paredes laterais do lado de fora e faça ranhuras de guia com dimensões de 20 × 10 mm no interior (a distância do corte superior é de 20 mm) .
- Equipe cada cassete com uma alça, com o qual pode ser facilmente inserido na célula e, se necessário, recolocado. As cassetes são presas com rolhas, mas você pode usar travas comuns para esse fim.
- Criar subquadrobatendo uma moldura da viga de madeira até o tamanho da fita e forrando-a com uma malha preparada. O dispositivo será usado para coletar carrapatos no tratamento de abelhas por varroatose.
- A construção é concluída com o equipamento de uma mesa móvel ou dobrável, na qual será possível colocar convenientemente os cassetes extraídos das células.
Você sabe As razões para a eficácia da fumigação de abelhas como método de proteção do apicultor contra picadas foram conhecidas recentemente. Acontece que, no caso de uma ameaça de incêndio, a abelha recolhe instintivamente o máximo de mel possível no bócio, para não morrer de fome, e é o bócio lotado que não permite que o inseto se dobre para usar sua picada.
Em geral, apicultores experientes garantem que, com a capacidade de trabalhar com uma árvore e usar as ferramentas necessárias para isso, além de contar com um assistente inteligente, todo o processo tecnológico do início ao fim pode ser realizado em apenas dois dias.
Vídeo: criando um compartimento de cassetes
Características dos cuidados para o pavilhão das abelhas
Dependendo de o Berendey ser usado como uma estrutura estacionária ou móvel, o atendimento ao pavilhão de abelhas tem algumas características, embora, em geral, as regras para o manuseio da estrutura e de seus habitantes sejam padrão.
Ao instalar um pavilhão de abelhas em seu local para uso contínuo, você pode obter um apiário confiável, forte e bem protegido, ocupando um espaço mínimo e muito conveniente de usar. Para a apicultura nômade, além do próprio pavilhão, também é necessário ter um veículo com capacidade adequada, mas nesse caso o período de coleta de mel pode ser prolongado quase o verão inteiro e, além disso, obter diferentes tipos de mel.
Importante! O único inconveniente que distingue o trabalho no pavilhão das abelhas do apiário usual com muitas colméias separadas é que todas as ações devem ser realizadas em espaços muito limitados.
O restante é atendimento padrão e consiste em:
- realizar uma inspeção minuciosa nas famílias das famílias, a fim de inspecionar sua condição e tamanho;
- tratamento sanitário regular de cartuchos, racks e todos os equipamentos utilizados no trabalho;
- alimentar os insetos conforme o monitoramento necessário e constante do suprimento de alimentos;
- formação de estratificação (para isso, é utilizada a ninhada destinada à colocação no segundo nível);
- controle de enxame;
- substituição atempada de cartuchos, expansão de tomadas devido a novas armações e compartimentos;
- bombeamento regular de mel;
- garantir limpeza constante dentro do pavilhão;
- alimentar insetos para o inverno e aquecer o pavilhão para o inverno com escudos de proteção.
Dicas úteis para apicultores
Os apicultores com larga experiência em manutenção de abelhas em pavilhões aconselham colegas novatos a levar em consideração essas recomendações úteis:
- A modificação do pavilhão deve ser cuidadosamente pensada, com base nas necessidades reais e no método planejado de uso (estacionário ou móvel).
- Você deve sempre começar a apicultura com um pequeno apiário, para que a construção do seu primeiro pavilhão, projetado imediatamente para 46 famílias, estivesse inicialmente errada.
- O isolamento e o isolamento acústico devem ser tratados na fase de fabricação do pavilhão, caso em que não será necessário equipar dispositivos de aquecimento, cuja operação aumenta significativamente os custos de produção.
- Se uma iluminação adicional for planejada no pavilhão, sem falar no aquecimento, é necessário equipá-los com todas as precauções possíveis previstas pelas regras de segurança contra incêndio.
- As taxas de coleta de mel dependem amplamente da raça das abelhas; no entanto, os insetos mais produtivos podem ser agressivos demais para um iniciante. Portanto, a escolha deve ser tomada com cuidado e responsabilidade.
- O projeto deve ser instalado de forma que a habitação humana ou o local de descanso não fique localizado entre o pavilhão e as plantações de plantas de mel, ou seja, não esteja no caminho das abelhas.
- Comece a trabalhar apenas em roupas de proteção especialmente projetadas para apicultores.
- Enquanto estiver no pavilhão, é muito importante não fazer barulho, não perder a compostura e nunca se distrair. As abelhas não são animais domésticos, e não devem reconhecer seu "dono", portanto, a segurança do apicultor é garantida apenas por sua experiência e monitoramento constante da situação.
- Coleta médica prematura e não uso de cassetes gratuitas - perda de pelo menos metade da "colheita".
- Se o pavilhão não tiver sido adequadamente isolado, será garantida proteção adicional no inverno com a criação de uma densa camada de neve entre o fundo da estrutura e a superfície da terra.
O pavilhão de abelhas de Berendey é a personificação dos métodos de apicultura mais progressivos, que permitem simplificar e modernizar o trabalho do apicultor. Para fazer essa construção com suas próprias mãos é bastante simples, o trabalho não requer equipamentos de alta precisão e habilidades especiais, não está associado à aquisição de materiais caros, mas compensa muito rapidamente.