As galinhas são as aves domésticas mais comuns. Eles pertencem ao grupo faisão, ao gênero com crista. O conhecimento da estrutura anatômica do frango e das características fisiológicas ajudará o agricultor a reconhecer rapidamente anormalidades no desenvolvimento de animais de estimação e condições dolorosas, além de resolver algumas das nuances ao cortar a carcaça após o abate.
Características do pássaro
As aves domésticas são divididas em quilha e ratites. Galinhas pertencem a ratites. Em sua estrutura anatômica, eles são próximos aos répteis, mas devido à capacidade de voar e pensar, eles se distinguem por uma série de características únicas.As principais características distintivas dos pássaros:
- falta de dentes;
- a presença de uma cobertura com tesão nos maxilares, formando um bico;
- capacidade de pôr ovos;
- pele seca;
- a presença de plumagem;
- ortódromo zigomático indicativo;
- mobilidade de um osso quadrado;
- costelas com processos em forma de gancho;
- adesão metatarsal dos ossos pélvicos;
- cérebro altamente organizado;
- contornos simplificados;
- posição muscular irregular, proporcionando movimento e fuga;
- as entranhas são deslocadas para mais perto do centro de gravidade do corpo;
- os intestinos são encurtados, mas as funções secretoras do trato gastrointestinal permanecem em um nível alto.
Você sabe O cérebro de galinha é capaz de simular 24 sinais comportamentais usados em várias situações. Além disso, a formação do sinal pode ser produzida não apenas por inspeção visual, mas também com um sinal de áudio de outro pássaro. Ao receber essa mensagem, o cérebro da galinha imediatamente dá a ela uma imagem que causa um certo reflexo: correr para o alimentador, fugir ou transmitir um grito de guerra.
A estrutura do esqueleto de uma galinha
O esqueleto da galinha é facilitado devido à mineralização compacta, alta friabilidade esponjosa e pneumatização em combinação com a fusão precoce das sementes. Uma estrutura porosa se acumula no seio da medula óssea de galinhas antes da entrada na fase de postura.
Se houver cálcio suficiente na dieta da ave, a estrutura porosa preenche completamente o seio da medula óssea. No processo da vida, é gasto na formação da casca dura do ovo.Com a deficiência de cálcio, a estrutura porosa não tem tempo para restaurar seus volumes, e o material de construção é consumido dos ossos dos ossos, o que os torna quebradiços.
A caixa do crânio consiste em:
- occipital;
- em forma de cunha;
- treliça;
- dois temporais;
- a coroa da cabeça;
- placas ósseas frontais.
Nas primeiras 24 a 48 horas do momento em que os filhotes eclodem, as costuras que conectam os ossos ainda são visíveis. Nos adultos, as costuras no crânio não são visíveis. O crânio se forma sob o peso dos globos oculares. Sob sua influência, os processos pterigóides oculares do osso esfenoidal crescem para a placa etmóide, formando um septo entre os olhos.
A parte do cérebro do crânio não cresce além das órbitas. O lobo occipital contém 1 côndilo, o que aumenta a amplitude do movimento.
Na construção do esqueleto facial envolvido:
- 2 intermaxilar móvel;
- maxilofacial;
- nasal;
- choroso;
- pterigóide;
- palatino;
- zigomático;
- quadrado;
- mandibular;
- abridor;
- ossos hióides.
Você sabe Nos tecidos moles do tiranossauro, foram encontradas proteínas idênticas às encontradas em tecidos semelhantes em galinhas.
Na região cervical da galinha existem 13-14 vértebras encurtadas móveis com processos espinhosos. Seus compartimentos transversais são bem desenvolvidos. As cabeças dos ossos se distinguem por um alívio complexo, que permite redução, relaxamento, abdução e limitação da rotação.
O segmento torácico é encurtado, dificilmente se move, além do esterno, inclui 7 costelas. Da 2ª à 5ª vértebras são combinadas e formam um osso integral das costas, a 1ª e a 6ª são livres e a 7ª é combinada com a primeira sacral. Cada costela é formada a partir de cavidades ossificadas vertebrais e esternais.
2-3 costelas iniciais são asternais, o restante é esternal. As extremidades vertebrais terminam com processos em forma de gancho que protegem o esterno. Entre ela e as costelas estão as articulações localizadas.
O esterno é representado por uma estrutura óssea plana alongada, com lobo superior côncavo e quilha no plano ventral. O departamento é um material de fixação para os tecidos musculares mais poderosos.
As vértebras torácicas, lombares, sacrais e iniciais finais da cauda formam a parte lombossacra, que inclui 11-14 segmentos. Nos dois lados do osso sacro-lombar existem segmentos pélvicos. A cauda do frango inclui 5 vértebras dispersas e 4-6 conectadas em um triângulo ao qual as penas da cauda estão presas.A capacidade de voar apareceu devido a uma diminuição no peso das aves devido aos ossos ocos e à formação de uma asa composta por um cinto e um membro.
A cintura escapular inclui:
- placa de remo;
- clavícula;
- osso coracóide.
Extremidade compõem:
- segmentos do ombro;
- antebraço
- escova encurtada.
A pelve forma os ossos ilíaco, uterino e isquiático. As partes uterina e ciática não estão fundidas. A pelve da fêmea é diferente da pelve do macho, com uma entrada larga com paredes ósseas macias, o que permite que o ovo saia sem ferir o pássaro.
Importante! A fração de massa dos ossos na carcaça de um adulto é de 10%. Durante os primeiros 2 meses. esqueleto da vida está se desenvolvendo rapidamente. A capacidade dos ossos crescerem é mantida por 6 meses.
O membro inferior inclui:
- coxa
- baqueta;
- metatarso com processos longos em forma de dedo bem desenvolvidos.
Os ossos das extremidades superior e inferior são longos, tubulares, pneumáticos.
A estrutura dos órgãos internos
O interior do frango na estrutura anatômica difere dos mamíferos familiares aos seres humanos. A maioria dos órgãos sensoriais é altamente desenvolvida devido à organização melhorada da atividade nervosa. Vamos considerar com mais detalhes a estrutura interna do corpo da galinha.
Sistema respiratório
O corpo da galinha é fornecido com oxigênio através de:
- passagens nasais;
- laringe superior e inferior;
- traquéia;
- brônquios;
- pulmões;
- válvulas com ar.
O espaço nasal é reduzido. A passagem nasal é formada por três cachos cartilaginosos. Aqui, o ar é filtrado e purificado a partir de impurezas nocivas e, em seguida, entra na cavidade orofaríngea e na traquéia. A laringe superior está localizada atrás da raiz da língua.
É um tecido macio oval em forma de travesseiro, dividido pela entrada da laringe. A laringe cantante está localizada no final da traquéia. É formado por 3 anéis, participando simultaneamente da formação do departamento de bateria para reproduzir frequências sonoras junto com o brônquio esquerdo.
A traqueia é uma cavidade tubular alongada composta de anéis ossificados e cartilaginosos conectados por um material ligamentar. Infundindo na cavidade torácica, a traquéia se ramifica em 2 brônquios. A função motora da traquéia é fornecida pelos músculos clavicular-traqueal e esternotraqueal.
Os brônquios fluem para os pulmões correspondentes. Na entrada dos pulmões, os ramos brônquicos se expandem, perdem seus anéis cartilaginosos e, sob o disfarce de membranas alongadas, entram nas válvulas das vias aéreas.
Sistema nervoso
Numa galinha, o sistema nervoso é dividido em central e periférico, fornecendo comunicação com o mundo exterior e reações comportamentais a estímulos, transmitindo impulsos de íons.
O CNS é representado por:
- o cérebro;
- medula espinhal;
- nós espinhais.
Os segmentos cerebrais são diferenciados por uma organização altamente desenvolvida. A PNS é representada por receptores nervosos - ramos do cérebro e medula espinhal.
Importante! Os analisadores estão localizados em todo o corpo da galinha, representando uma estrutura complexa da interação do cérebro, receptores e condutores. Os analisadores têm seu próprio sistema periférico composto por receptores, sendo cada um deles responsável pela percepção de um certo estímulo.
Um grande número de receptores transmissores de íons fornece uma resposta acelerada do frango aos irritantes. Mesmo depois de cortar a cabeça, o pássaro é capaz de sobreviver por mais algum tempo, porque as células nervosas ainda continuam a dar sinais ao corpo, levando-o a agir.
Sistema digestivo
O sistema digestivo fornece:
- ingestão de alimentos;
- sua usinagem;
- partindo para partículas facilmente digeríveis.
O aparelho digestivo inclui:
- bico;
- faringe;
- esôfago superior e inferior;
- bócio;
- o estômago;
- intestino delgado;
- apêndice;
- o fígado;
- pâncreas;
- vesícula biliar;
- o reto;
- fossa.
Através do bico, a comida é capturada. A boca é dividida em 2 partes. O primeiro inclui um palato estreitado e duro, coberto com tecido mucoso e processos papilares direcionados para a garganta, empurrando os alimentos. No fundo é a língua.
Sua ponta é coberta com uma camada de derme queratinizada e processos filiformes estão localizados em sua raiz. A faringe está localizada entre a boca e o esôfago.A seção externa do esôfago começa na cavidade faríngea e termina com bócio, os trechos inferiores do bócio até a seção gástrica secretora.
Importante! Bócio é um complemento para o esôfago. Este é o resultado da evolução. O alimento é armazenado nele e decompõe-se parcialmente em compostos de carboidratos. Nos representantes aquáticos, este órgão está ausente.
No estômago glandular, é produzido ácido clorídrico, necessário para a decomposição dos alimentos. O estômago muscular está localizado no lado esquerdo do fígado. Em forma, assemelha-se a um disco com conchas espessadas. Os intestinos são representados por um tubo oco, dobrado em anéis, fixado no mesentério.
Seu comprimento é proporcional à idade do pássaro e depende das características estruturais do alimento. Os intestinos são divididos em finos e grossos.
O primeiro inclui:
- apêndice;
- jejunum
- epigástrio.
O intestino delgado tem um comprimento de 150 cm, localizado na parte de trás do fígado. Na junção do intestino delgado e grosso, há uma válvula de 1-2 dobras em anel. O intestino grosso é histologicamente semelhante ao delgado, mas contém um número maior de corpos caliciformes, proporcionando uma secreção abundante de muco.
O reto é a seção mais larga do sistema. Forma fezes. O reto termina com uma cloaca, que é dividida em anéis em 3 seções.
O fígado é a maior glândula do corpo da galinha. Fornece o acúmulo de glicogênio e minerais, além de proteção contra toxinas que penetram no estômago. No estágio de desenvolvimento do embrião, o fígado desempenha uma função hematopoiética.
Está localizado atrás do músculo cardíaco. Tem a forma de uma cúpula direcionada para cima. Dividido em 2 partes por um jumper fino.
A glândula tubular-alveolar do pâncreas inclui 2-3 segmentos. Localizado no loop do apêndice. Possui uma forma alongada.
A vesícula biliar está localizada no lobo hepático direito. Tem uma forma elíptica. A bile entra diretamente no duodeno.
Sistema circulatório
Galinhas são criaturas de sangue quente.
Seu sistema circulatório é representado por:
- coração;
- vasos sanguíneos;
- estruturas transportadoras de linfa.
Nas galinhas, o fluxo sanguíneo passa por uma cadeia fechada de círculos grandes e pequenos que não estão em contato. O coração é representado por um grande órgão muscular fechado em um pericárdio. Comparado com a descrição da localização do coração dos mamíferos, nas galinhas, ele é deslocado para a direita, coberto por válvulas de respiração do ar.O coração é dividido em 4 câmeras:
- átrios esquerdo e direito;
- ventrículos esquerdo e direito.
O suprimento de sangue para o músculo cardíaco é feito através de 2 artérias coronárias e a saída é realizada através de 3 veias.
O sistema linfático é apresentado:
- linfonodos;
- capilares;
- espaços linfáticos;
- vasos linfáticos.
A principal função da linfa é devolver compostos de proteínas, oligoelementos e água dos tecidos dos órgãos aos vasos sanguíneos para processamento e uso subsequentes.
Sistema de destaque
O sistema de excreção de urina é representado pelos rins e ureteres, que fluem para a parte média da cloaca. Os rins suportam a funcionalidade fisiológica das células, aumentando ou diminuindo o desempenho de álcalis e ácidos. Os corpos são divididos em três ações marcadas indistintamente.
Ao contrário dos mamíferos, as galinhas não têm bexiga e a urina é convertida em uma mistura mole, o que a torna indistinguível das fezes.
Os ureteres são representados por ramos primários e secundários que se originam dos rins. Não há glândulas nos ureteres. A contração de órgãos controla o nervo simpático.
Sistema reprodutivo
Na fêmea, o sistema reprodutivo é representado pelo oviduto e pelo ovário, nos quais a gema é formada. Em um adulto, os apêndices esquerdos totalmente localizados à direita são totalmente desenvolvidos - eles permanecem em um estado atrofiado.
A gema se move ao longo do oviduto, onde cresce:
- proteína;
- filme subcamada:
- casca de limão.
Você sabe Em um frango que ainda não entrou na fase de produção de ovos, o comprimento do oviduto é de 10 a 20 cm, com um diâmetro de 0,3 a 0,8 mm. Durante o período de produtividade máxima, seu comprimento aumenta para 40-60 cm e seu diâmetro atinge 10 cm.
Por funcionalidade e morfologia, o oviduto é dividido em:
- processo em forma de funil;
- divisão de proteínas;
- adaptador;
- cavidade uterina;
- a vagina.
A parte externa do oviduto é um funil que, devido à contração muscular, pode se mover para frente e para trás e capturar a gema da cavidade ovariana.No departamento de proteínas, existem glândulas que secretam compostos de proteínas. Através de um istmo curto, um óvulo de pleno direito se move para o útero e depois para a vagina, que se abre para a fossa.
No homem, o sistema reprodutivo é representado pelos testículos e vasos deferentes. O testículo esquerdo funciona melhor que o direito. São ovais e localizados acima dos rins. Cada testículo junto com o apêndice é encerrado em uma cápsula articular.
Os apêndices são claramente visíveis apenas durante a atividade sexual. 2 vasos deferentes, representando tubos frisados, partem dos apêndices. Ao entrar na fossa, o ducto deferente se expande. Em torno dessa expansão existem capilares.
Importante! Os galos não possuem órgãos de acasalamento.
A criação de galinhas ocorre através da cloaca, que incha para fora. No momento em que o galo atropela a galinha, suas fossas tocam e o fluido seminal dos testículos entra nos órgãos genitais femininos.
Recursos de penas e couro
A camada externa da derme é pequena em espessura. Abaixo dela está localizada a camada malpigiana, composta por células cilíndricas que se distinguem pela capacidade de reproduzir seu próprio tipo.
Uma característica da epiderme das galinhas é a capacidade de formar penas. A verdadeira pele está oculta pela epiderme. Consiste em camadas subepiteliais e friáveis. O primeiro são os músculos da pele que fornecem o movimento das penas.Os depósitos de gordura se acumulam na camada solta, cuja espessura depende da sazonalidade e nutrição. A gordura é a estrutura de reserva do corpo, da qual o pássaro consome energia durante um período de maior atividade.
Os processos nervosos e os túbulos táteis estão localizados na pele, que são altamente sensíveis, especialmente em locais livres de plumagem. O pigmento está concentrado na epiderme e nas penas, responsável pela cor da pele e das penas. Pode ser um derivado de melanina ou queratinóides.
As penas desempenham um papel protetor para a epiderme e estão envolvidas na coordenação dos movimentos do sistema músculo-esquelético.
As galinhas diferem em sua estrutura morfológica e fisiológica da maioria dos mamíferos. Órgãos sensoriais aprimorados e um complexo sistema de maior atividade nervosa garantem alta sobrevivência de aves em qualquer canto do planeta.