As groselhas são uma poderosa fonte de vitaminas e substâncias curativas. Mas a colheita pode ser perdida se for tratada inadequadamente pelo mato, negligenciada por sinais óbvios da doença. Manchas vermelhas nas folhas de groselha são um sintoma perigoso que não pode ser ignorado.
Causas de manchas vermelhas nas folhas
Não importa o quão cuidadosamente o jardineiro trata suas plantas, às vezes você precisa lidar com problemas desagradáveis. Infecções fúngicas, pragas perigosas, infecções podem ser encontradas por razões alheias ao controle humano. Contribuir para o desenvolvimento de doenças de groselha pode aumentar a umidade, bem como condições adversas de temperatura.
Muitas vezes, contribui para a derrota das violações das plantas aos procedimentos agrícolas, cuidados prematuros ou inadequados, falta ou excesso de fertilizantes.
Você pode evitar problemas se escolher o cuidado certo necessário para um determinado grau de groselha. É importante monitorar não apenas a nutrição da planta, mas também a condição física do solo
Manchas vermelhas nas folhas de groselha são mais frequentemente o resultado de dois fenômenos. Pode ser uma infecção fúngica da antracnose ou os efeitos de pulgões. Ambos os problemas podem levar à perda de safra. Portanto, a terapia deve ser realizada imediatamente. Medidas preventivas também são de grande importância.
Antracnose
Esta doença pode afetar todos os tipos de groselhas. Entre os residentes de verão também pode ser encontrado o nome "flycat". O problema é que o fungo que infecta as folhas do arbusto é altamente resistente. O agente causador sobrevive ao inverno sob os arbustos sem problemas. Inúmeros insetos podem espalhá-lo. O aumento do crescimento de microrganismos patogênicos provoca umidade. Portanto, a infecção freqüentemente afeta os arbustos na estação das chuvas.
O fato de a planta ser afetada será indicado pequenas manchas marrons nas folhas. Com o tempo, seu número aumenta, as manchas crescem e se fundem. Se não forem tomadas medidas terapêuticas oportunas, as folhas secam completamente.
Importante! A antracnose mais experiente é a groselha. Algumas manchas marrons são suficientes para as folhas começarem a ruir.
Pulgão
Os insetos podem causar danos significativos à planta, afetando não apenas a aparência, mas também o rendimento. O pulgão de galha é perigoso para as passas de Corinto. Bagas vermelhas e brancas estão mais em risco. Sob a influência de insetos, tubérculos marrons pouco atraentes aparecem nas folhas. À primeira vista, pode parecer que a planta é afetada por uma doença infecciosa. Mas se você virar a folha, fica claro que o inchaço está associado à atividade dos pulgões.
O afídio é uma praga que suga o suco das folhas de groselha. Os insetos vivem na planta até meados de julho, enquanto as folhas permanecem macias e suculentas. Então o pulgão se muda para lavanda, orégano, sálvia.
Os insetos costumam escolher os crescimentos do ano atual com as folhas mais tenras. Isso afeta negativamente o rendimento geral. Afinal, o crescimento do mato é suspenso, a probabilidade de uma boa colheita na próxima safra é significativamente reduzida.
Os pulgões da vesícula biliar podem se multiplicar rapidamente, o que afeta negativamente a condição das groselhas. Um indivíduo por estação pode produzir mais de uma centena de espécies. Os insetos se sentem melhor em alta temperatura. Portanto, quanto maior a temperatura na rua, maior a probabilidade de danos ao mato.
Você sabe Na terra, existem mais de 4.000 espécies de pulgões. O pulgão da vesícula biliar é um dos mais comuns.
Como processar groselhas
Assim que aparecerem manchas vermelhas nas folhas da groselha, é necessário iniciar a terapia. Há uma chance de que o mato seja salvo e a colheita seja rica. Você pode usar não apenas produtos químicos, mas também remédios populares.
Produtos químicos
Antracnose - uma doença fúngica. Portanto, o combate à infecção deve ser realizado com fungicidas. São drogas químicas que interferem nas reações bioquímicas que ocorrem nas células dos fungos. Como resultado, microrganismos patogênicos não podem se reproduzir e morrer completamente ao longo do tempo.
Os seguintes medicamentos podem ser usados para combater a antracnose de groselha:
- "Acrobat MC";
- "Ridomil";
- "Kuproksat";
- "Fundazol";
- Previkur, etc.
Importante! Os preparativos podem diferir na maneira como afetam a planta e a classe de perigo. Antes de usar, certifique-se de estudar as instruções.
Para combater o pulgão da vesícula, é necessária uma abordagem diferente. Se as folhas de groselha começarem a inchar, os fundos das seguintes categorias ajudarão a lidar efetivamente com o problema:
- organofosforado;
- neonicotonóides;
- piretróides.
Bons resultados são mostrados por produtos químicos como Vofatoks, Actellik, Calypso. Medicamentos mais preferidos com biocomposição. Esses fundos são absolutamente seguros para os seres humanos. Lidar eficazmente com os pulgões da vesícula ajudará produtos biológicos como Actofit, Avertin.
Métodos de luta em casa remédios populares
No estágio inicial da doença, você pode tentar salvar a colheita usando receitas populares. Muitos praticam escaldar arbustos com água fervente. É necessário processar plantas com botões não abertos. Para a terapia, a quantidade necessária de água deve ser fervida e depois resfriada a + 70 ° C. O líquido deve ser derramado em um tanque de spray e os arbustos tratados.
Bons resultados também são mostrados por uma solução de iodo (uma gota por 1 litro de água é suficiente). É necessário processar a planta com líquido à temperatura ambiente.
Com os pulgões antracnose e bílis, o sabão doméstico comum ajudará. Metade da barra deve ser ralada e dissolvida em 10 litros de água. A solução resultante deve ser pulverizada não apenas nas folhas manchadas, mas também em todo o arbusto afetado.
Lidar eficazmente com pulgões ajuda a fumigação. Os sopros de fumaça podem penetrar em locais de difícil acesso, onde a solução de tratamento nem sempre cai durante a pulverização. O procedimento deve ser realizado antes da abertura dos brotos da planta, caso contrário, há risco para a colheita futura. É melhor fumigar usando borracha queimada.
Você sabe Os pulgões têm muitos inimigos naturais no mundo natural. Assim, a joaninha comum pode destruir a praga.
A solução de mostarda ajudará a remover rapidamente os pulgões da sarça da groselha. Para preparar o produto, 25 g de mostarda seca precisam derramar 1 litro de água fervente. A solução deve ser infundida por 48 horas. Em seguida, é diluído em 10 litros de água e usado para pulverizar os arbustos afetados.
Causas e métodos para lidar com outros problemas
Antracnose e pulgões da vesícula são as doenças mais comuns que afetam os arbustos de groselha.. Mas os residentes de verão precisam lidar com outros processos patológicos que ameaçam uma boa colheita. A planta sinalizará que ele precisa de ajuda nas mudanças de folhas e frutos. Se aparecer alguma mancha nas folhas, a terapia deve ser iniciada imediatamente.
Manchas marrons e vermelhas nas folhas de groselha
A ferrugem nas folhas da groselha indica a disseminação de esporos de fungos na planta. A doença pode afetar todas as variedades de arbustos. A probabilidade de infecção aumenta se houver coníferas próximas, nas quais esporos de fungos se multiplicam rapidamente. A disseminação da microflora patogênica contribuirá para o aumento da umidade. O risco de desenvolver a doença aumenta se os arbustos de groselha crescerem na área do pântano ou se a estação Doge for atrasada.
Cuidados inadequados, má localização do mato, condições climáticas adversas - tudo isso reduz a resistência das groselhas a esporos perigosos de cogumelos.
Os arbustos podem ser afetados pelas seguintes doenças:
- Ferrugem da coluna. A folha fica amarela escura muito antes do outono. Na parte de trás existem pequenos pontos que parecem mosaicos.
- Ferrugem da bola. De cima, a folha é coberta com manchas vermelhas, e de baixo - crescimentos convexos marrons.
Ambas as doenças estão repletas de perda de um grande número de folhas no verão. Nesse sentido, brotos jovens se desenvolvem menos ativamente. A planta afetada produz em média 50% menos cultivos. A resistência da groselha a fatores ambientais negativos é significativamente reduzida. O risco de morte do mato aumenta. É necessário combater a doença com o aparecimento dos seus primeiros sinais.
Métodos de remoção de ferrugem
Se você conseguiu ver manchas marrons ou vermelhas nas folhas da groselha, antes de tudo, examine cuidadosamente todo o arbusto. Todos os folhetos afetados terão que ser removidos.. Os esporos também podem ser localizados nos galhos. Nesse caso, eles também precisam ser cortados. Todos os elementos eliminados do mato precisam ser queimados, e o solo e a planta devem ser tratados com fertilizantes.
Para evitar a propagação da infecção, o arbusto deve ser tratado com fungicidas em três etapas:
- durante o aparecimento das primeiras folhas jovens no início da temporada;
- durante a formação de botões antes da floração;
- depois da floração.
Os esporos de fungos são altamente resistentes a condições externas. Portanto, após o tratamento, a planta deve ser inspecionada periodicamente para novas lesões.
Como evitar a doença
Medidas simples de prevenção ajudarão a reduzir a probabilidade de desenvolver qualquer doença da groselha. É importante escolher o local certo para o plantio de arbustos, fertilizantes e rega oportunos. Os cuidados com as plantas variam em diferentes épocas do ano.
Prevenção de doenças de outono
Com o início de setembro, quando as folhas começam a ficar vermelhas, o arbusto deve estar preparado para o inverno. Os seguintes tipos de trabalho são realizados:
- poda
- fertilizante
- processamento de troncos.
A poda envolve a remoção de galhos secos e folhas doentes. Se você executar esse procedimento corretamente, novos rebentos poderão se desenvolver completamente. Isso levará a um aumento significativo no rendimento.
Fig. 1. Poda de groselha: a - mudas anuais; b - um arbusto bienal; c, d - encurtamento de brotos. Fig. 2. Bucha de groselha antes da poda antienvelhecimento (a), depois dela (b) e poda de uma bucha negligenciada (c)
Os círculos dos troncos de processamento incluem cavar a terra ao redor dos arbustos com a lapela de formação. Será contribuem para a morte de pragas, suas larvas e microorganismos patogênicos. A profundidade de escavação deve estar dentro de 20 cm. O resultado pode ser corrigido fertilizando o solo com adubo após um tempo frio constante.
Prevenção de doenças da primavera
Depois que toda a neve derrete, os detritos ao redor do arbusto precisam ser recolhidos com um ancinho e queimados. Juntamente com resíduos orgânicos, será possível se livrar de esporos de fungos perigosos e insetos nocivos. O próximo estágio da primavera é afrouxar o solo. Esta medida ajudará a aumentar o acesso de oxigênio ao sistema radicular, fornecer nutrição adequada para os arbustos. Como resultado, a planta será mais resistente a várias pragas.
Depois que a neve derrete, as groselhas precisam ser totalmente regadas. Uma vez por semana, 3-4 baldes de água devem ser derramados debaixo do arbusto. Com precipitação suficiente, esta medida pode ser descartada.
A etapa final das medidas preventivas - pulverização de arbustos contra infecções e pragas. A maneira mais simples e ecológica envolve o uso de água fervente. No início da primavera, quando os botões ainda não estão inchados, os arbustos são escaldados com água quente. Com este procedimento, será possível se livrar rapidamente de larvas de pulgões e esporos de fungos.
Vídeo: escalpe groselhas e groselhas com água a ferver
O cuidado adequado dos arbustos é a chave para uma boa colheita. Mas mesmo que a doença não possa ser evitada, não há necessidade de se desesperar. Medidas terapêuticas oportunas ajudarão a economizar a groselha.