O outono é a hora de colher. Preservação, colheita de legumes e frutas para o inverno, poda de brotos secos não surpreenderá ninguém. No entanto, nem todo mundo sabe que folhas e trepadeiras não podem ser jogadas fora, mas fizeram delas uma bebida alcoólica. Pode ser rosa, vinho branco e até champanhe espumante.
Preparação preliminar de ingredientes
Para preparar uma bebida de vinho, você precisa de um recipiente limpo e seco (garrafa, jarra para volumes menores). As principais matérias-primas para fazer vinho serão as próprias folhas da videira, a videira, elas não são lavadas, são apenas escaldadas. Adequado como uma jovem parte verde das uvas colhidas na primavera e no outono. Também precisa de água e açúcar. Suplemento pode ser passas, fermento, amônia.
Vinho caseiro de videira
Todas as receitas são bastante simples, com uma quantidade mínima de ingredientes. A originalidade das bebidas reside no seu aroma e sabor.
Branco clássico
10 l60 min. / 2 meses.
folhas de videira e videira
2 kg
açúcar granulado
100 g por 1 litro de mosto
Valor nutricional por 100 g:
- Ferva 10 litros de água.
- Mergulhe as folhas de uva e a videira em água fervente, elas devem afundar completamente no fundo do recipiente.
- Cubra o recipiente e embrulhe. Deixe como está por 3 dias.
- O mosto resultante deve ficar marrom e ter um sabor azedo.
- Todo o líquido deve ser filtrado em uma garrafa limpa, folhas descartadas.
- Adicione açúcar 100 g por cada litro de mosto. Para tentar, o sabor deve ser semelhante ao sabor da compota.
- Meça o nível de açúcar com um hidrômetro. Deve ser pelo menos 21%.
- Adicione amônia ao mosto (aumentará a fermentação) e as passas (é melhor comprar com um revestimento acinzentado).
- Coloque o recipiente em um local quente e brilhante sem fechar. A fermentação rápida começará em um dia ou dois, portanto, verifique o nível de açúcar periodicamente. Ele não deve cair. Se necessário, deve-se adicionar açúcar.
- Para entender que a fermentação ativa parou, você pode reduzir a espuma e mudar sua cor para um marrom. Isso acontecerá em algum lugar em 8 a 12 dias.
- Transfira o conteúdo para outro recipiente limpo.
- A partir deste momento, uma fermentação silenciosa do vinho começará. Filtrar o precipitado não é necessário, ele deve permanecer no mosto.
- Quando a fermentação silenciosa termina, o mosto se torna leve e o sedimento afunda no fundo. Meça o teor de açúcar, se necessário, adicione-o. Juntamente com o sedimento, é melhor engarrafar o vinho jovem e fechar as tampas. É mais apropriado usar plástico.
- É necessário liberar periodicamente os gases acumulados da garrafa.
- O vinho é considerado semi-acabado quando o líquido fica claro.
- Nesse ponto, coe o vinho e feche as tampas novamente. Este processo deve ser repetido três vezes. O vinho não deve permanecer sedimento e deve ser completamente esclarecido.
- É melhor guardar uma bebida de vinho em local fresco.
Vinho rosé
10 l60 min. / 2 meses.
folhas e brotos de uva
2 kg
açúcar granulado
100 g por 1 litro de mosto
Valor nutricional por 100 g:
- Ferva 8 litros de água em uma panela grande. Mergulhe as folhas de uva e a videira em água fervente e pressione para que as matérias-primas da uva afundem completamente no fundo.
- Cubra a panela e envolva-a bem em um cobertor ou cobertor. Deixe no vapor por 3 dias.
- Ao mesmo tempo, coloque as framboesas não lavadas em uma panela, despeje 2 litros de água, adicione 500 g de açúcar e deixe fermentar em um local quente.
- A cor do mosto após 3 dias ficará marrom e terá um sabor amargo.
- Coe o conteúdo do recipiente com matérias-primas de uva e framboesa. Bolo com framboesas, folhas e brotos de uvas para jogar. Despeje tudo em um tanque de fermentação limpo.
- Adicione açúcar 100 g por cada litro de mosto. O conteúdo deve estar sobrecarregado.
- Meça o nível de açúcar com um hidrômetro (vinômetro-medidor de açúcar). Deve ser pelo menos 21%.
- No mosto, adicione amônia (para melhorar a fermentação) e passas (é melhor comprar não na loja, porque é processado para armazenamento a longo prazo).
- Não feche o recipiente, envie para um local quente e iluminado. Após 1-2 dias, a fermentação rápida começará. Durante esse período, você deve verificar o nível de açúcar no mosto. Não deixe cair. Se isso acontecer, será necessário adicionar açúcar.
- Após 8 a 12 dias, a espuma diminui e sua cor fica marrom escura.
- Transfira o conteúdo para fermentação silenciosa para outro recipiente limpo com sedimentos.
- Quando o mosto se torna claro com uma tonalidade rosa e o sedimento desce até o fundo, a fermentação silenciosa termina. Meça o conteúdo de açúcar novamente. Adicione conforme necessário.
- Despeje o vinho novo em garrafas plásticas com sedimentos.
- Gases acumulados devem ser liberados periodicamente.
- Quando o vinho ficar transparente, você precisará coar e fechar as tampas novamente. Repita este procedimento 3 vezes. A bebida do vinho deve ser completamente esclarecida, ter uma linda cor rosa.
- Guarde o vinho em local fresco.
Você sabe Cerca de 20 milhões de hectares de uvas são plantados no mundo e, portanto, ocupa o primeiro lugar no mundo no número de áreas ocupadas para o plantio de frutas.
Espumante (champanhe)
12 l60 min./4 meses.
folhas e brotos de uva
2 kg
açúcar granulado
100 g por 1 litro de mosto
Valor nutricional por 100 g:
- Mergulhe as folhas de uva e a videira em água fervente. Pressione matérias-primas verdes para que afunde no fundo.
- Cubra o recipiente, embrulhe bem.
- Deixe cozinhar por 72 horas.
- Despeje o mosto em um tanque de fermentação, cubra com uma luva de borracha, para fazer várias perfurações. Deixe para passear em um lugar quente.
- Quando a espuma estabilizar (após 5 a 8 dias), coe o conteúdo descartando folhas e brotos.
- Adicione as uvas não lavadas ou o fermento seco e o açúcar à garrafa, 100 g por cada litro de mosto. Deve ser pelo menos 21%.
- Feche o recipiente com um selo de água e envie-o para um local leve e quente para fermentação por 1 mês.
- Após o lapso de tempo, coe o mosto, jogue fora o bolo, adicione o açúcar conforme necessário, medindo seu nível.
- Despeje uma bebida de vinho em um local escuro e fresco. As garrafas devem estar na vertical. Eles precisam ser rotacionados periodicamente em torno de seu eixo. O período de infusão é de aproximadamente 4 meses. Idealmente, resista a uma bebida espumante por 1 ano.
Importante! Não guarde vinho no chão de cimento. Você precisa colocar um pedaço grosso de madeira embaixo das garrafas.
Termos e condições de armazenamento
Com a idade, o vinho só fica melhor e mais aromático.
Os períodos de armazenamento de diferentes vinhos diferem:
- o vinho branco e rosa de folhas e trepadeiras é armazenado por pelo menos 3 a 6 meses e no máximo por 3 anos;
- o vinho espumante de folhas e videiras é armazenado por um período máximo de 1 ano.
A qualidade dos vinhos caseiros depende muito do ambiente em que são armazenados. A temperatura ambiente constante é a chave para um produto de qualidade. A temperatura ideal na adega é de +7 a + 13 ° C. Em temperaturas mais baixas, o amadurecimento diminui. A luz solar e a radiação ultravioleta (como lâmpadas fluorescentes) também são prejudiciais ao vinho. Isso deve ser evitado.
Importante! É melhor guardar o vinho na posição horizontal, para que a cortiça fique sempre molhada.
Um certo grau de umidade é útil para armazenamento a longo prazo. Idealmente, a umidade relativa deve estar entre 60 e 75%. O vinho não tolera movimento ou vibração constante (especialmente se houver sedimento), portanto, é necessário escolher um local de armazenamento onde a bebida permaneça em posição estacionária.
Depois de preparar o vinho caseiro a partir de matérias-primas incomuns, você sempre pode surpreender os hóspedes, apesar de a bebida ser completamente natural.