O trigo de inverno é adequado para cultivo em diferentes climas. Além disso, produz uma ordem de magnitude superior à da primavera. O trigo de inverno Ermak foi obtido pelo método de hibridação gradual e seleção de amostras adequadas pelos funcionários do Instituto de Pesquisa Científica GNU All-Russian de Culturas de Grãos, nomeado após I. G. Kalinenko (Zernogrado, Região de Rostov). O artigo informará sobre as características dessa variedade.
Descrição botânica
O trigo de inverno (erythrospermum) cresce em forma de arbustos, com folhas brilhantes, sem borda, e um revestimento ceroso de até 90 cm de altura, com uma cavidade no interior. Espiguetas espinhosas médias de 7 a 9 cm de comprimento são de cor esbranquiçada e de forma semelhante a um eixo. Os toldos brancos curtos divergem para os lados. Escamas de espiguetas de comprimento médio e em forma de ovo contêm dentes afiados.
Grãos de forma oval-redonda e tamanho médio têm um tom avermelhado, leve pubescência e um sulco de tamanho pequeno. Esta cultura é classificada como variedade intermediária. A fórmula genotípica das gliadinas é 317 + 1311 ++.
Você sabe O trigo é macio (ocupa cerca de 90% de todas as terras) e sólido, consistindo apenas de variedades de primavera. A primeira opção é usada para assar produtos de panificação, e a segunda - para a produção de massas, espaguete, aletria e sêmola.
Características da variedade
A estação de crescimento é de aproximadamente 277 a 292 dias. Este é um trigo forte de uma variedade de alto rendimento de maturação média precoce.
Os grãos de trigo de inverno Ermak têm as seguintes características de moagem e cozimento:
- peso de 1 mil grãos - 44,4 gramas;
- natureza dos grãos - 798 gramas por 1 litro.
Os grãos são valiosos para a indústria de panificação.
É caracterizada pelos seguintes indicadores:
- proteína - 14,5%;
- glúten - 30,9%;
- IDK - 55-60 A. Ts.;
- W 350-441;
- o volume de pão de 100 g de farinha - 1.080-1.300 ml;
- pontuação de cozimento - 9,0 pontos.
Essa variedade é altamente resistente a várias doenças, bem como aos efeitos negativos do clima. Pode “gabar-se” de resistência ao gelo, resistência à seca e tolerar condições adversas.
Após o inverno na primavera, a germinação das sementes é de cerca de 85 a 100%. Resistente ao alojamento e não requer o uso de pesticidas. A variedade tem uma alta capacidade de recuperar e dar novos rebentos na primavera. É uma variedade suave.
Você sabe O trigo foi trazido para a América pelos europeus em 1602. Na cidade de Quito (Equador), ainda é armazenada uma simples panela de barro na qual um arbusto de trigo foi cultivado pela primeira vez no continente americano.
Produtividade
O trigo Ermak semeado no milho apresentou um rendimento médio de 7,7 t / ha. As culturas após ervilhas apresentaram maiores rendimentos - 9,7 t / ha. O máximo foi coletado em 2017 - 10,57 t / ha. O melhor rendimento de grãos pode ser obtido em invernos com neve. O rendimento será baixo com geadas longas e sem cobertura de neve.
Regiões em crescimento
O trigo de inverno Ermak cresce bem nas regiões Norte do Cáucaso, Terra Negra Central e Baixo Volga da Rússia. Ela se mostrou bem na Ucrânia e na Moldávia. Esta cultura prefere agrofon alto e médio. Os melhores indicadores estão nas zonas estepe e floresta-estepe.
Regras de semeadura
Ao semear trigo, você deve seguir as regras da tecnologia agrícola. Os melhores antecessores dessa variedade são ervilhas e outras leguminosas, milho, misturas perenes de ervas, batatas precoces, adubo verde e assim por diante. A semeadura no inverno pode ser bastante tarde. O tempo depende em grande parte da zona climática. A aterrissagem ocorre principalmente entre setembro e outubro.
Taxas de semeadura
A norma para semear é de 4,6 a 5 milhões de grãos por hectare. Deve-se ter em mente que a massa de mil grãos é de 44,4 g e vale a pena notar que as sementes devem ser preparadas primeiro. Eles precisam ser tratados com medicamentos ("Vincit Forte", "Ivin", "Oksigumat"), que impedem o aparecimento de várias doenças e pragas. Nas culturas tardias, recomenda-se aumentar o número de sementes em 10%.
Se o inverno foi muito rigoroso, na primavera, o trigo da primavera deve ser plantado em áreas onde não há mudas.
Preparação do solo
Na véspera da semeadura, o solo está sendo preparado. Para esse fim, os restos de vegetação e ervas daninhas são removidos do local. Nesse caso, as preparações herbicidas podem ser usadas, mas devem ser usadas com pelo menos 14 dias de antecedência. Para grandes áreas, a lavra é realizada mecanicamente usando equipamento especial a uma profundidade de 20 a 23 cm.
Em seguida, fertilizantes minerais ou estrume também são aplicados usando equipamento especial (fertilizantes, espalhadores de estrume). Se o estrume é escolhido para enriquecer o solo com nutrientes, a lavoura é realizada após a dispersão pelo local, a fim de melhor misturá-lo com o solo.
Profundidade de semeadura
O material das sementes é colocado no solo a uma profundidade de 4-8 cm. Se a terra é pesada em estrutura, não deve ser mais profunda do que 3-4 cm. Em solos arenosos, a profundidade de incorporação é de cerca de 7,5 a 8 cm e a própria semeadura pode ser feita de várias maneiras.
Maneiras
A semeadura é realizada em fileiras, bem como pelo método das linhas cruzadas e estreitas. Para isso, utilizam máquinas agrícolas - semeadoras especiais. Após a semeadura, o solo é enrolado para manter o nível de umidade. Em seguida, faça uma reserva para eliminar a formação de crosta, para que haja um bom fluxo de umidade e oxigênio.
Recursos de Cuidados
Para obter uma boa safra de trigo no inverno, você precisa organizar os cuidados adequados. Para isso, os nutrientes devem ser adicionados ao solo. Não se esqueça da luta contra pragas de insetos e inspecione as lavouras em busca de doenças.O processamento contra invasão de pragas em grandes áreas é realizado com a ajuda da aviação agrícola.
Fertilizantes
Esta colheita precisa de nutrientes que provêm do solo. A taxa de fertilizantes minerais é determinada com base na composição do solo. O trigo responde bem ao Ph 6.6–7. Adequado para molho orgânico superior.
Faz cerca de 22 a 30 toneladas por 1 hectare. O plantio precisa de fertilizantes com potássio e fósforo, necessários para aumentar a resistência ao gelo e a germinação do material das sementes. Eles devem ser usados durante a semeadura.
Importante! Quanto mais tarde é realizado o último adubo com fertilizante nitrogenado, menor é o efeito sobre a produtividade e mais - sobre a qualidade dos grãos. Eles diminuem o conteúdo de glúten.
Attambém obtenha cobertura foliar contendo nitrogênio pelo menos 3-4 vezes por estação:
- No início da primavera. Contribua com 35 kg por 1 hectare (20-30%).
- Quando brotos aparecem. A dose é aumentada para 50 kg / 1 ha (50-60%).
- Na fase inicial da formação de uma orelha e derramar grãos. O resto é normal.
Prevenção contra doenças e pragas
A variedade Ermak é resistente a ferrugem marrom e amarela, oídio e manchas. Mas o trigo ainda pode ser afetado pela podridão das raízes e bacteriose. Eles se apresentam como uma desaceleração no crescimento da cultura, uma mudança na sua cor, a ausência de grãos nas espiguetas, seu pequeno tamanho e a podridão do sistema radicular.
Na maioria dos casos, as variedades de inverno desaparecem dessas doenças, mas se forem encontradas lesões significativas, pode ser necessário o uso de preparações como Bayleton ou Fundazol.
As pragas de colheita mais comuns:
- besouro de pão;
- mosca de cereal;
- bêbado de peito vermelho;
- besouro à terra.
Para impedir sua ocorrência, é necessária uma boa escavação da terra com a introdução de drogas para destruir suas larvas. Igualmente importante é o processamento de qualidade dos grãos. A rotação correta da colheita também deve ser observada.
Colheita e armazenamento
O trigo Ermak é colhido quando seu grão atinge a maturação da cera e a umidade não superior a 28%. Idealmente, se estiver no nível de 14 a 17%. A colheita é mais vantajosa por combinação direta, pois é simultaneamente cortada e debulhada.
Importante! Para não perder a colheita, ela é colhida antes que as espigas de trigo secem e comecem a desmoronar.
Se as orelhas estiverem maduras de maneira desigual, a limpeza será realizada de maneira separada. Com ele, o trigo é ceifado pelos ceifeiros em rolos cortados. Em seguida, os cortes são deixados secar por 2-3 dias. Depois disso, é apanhada e debulhada com a ajuda de colheitadeiras. Em seguida, o grão de trigo é entregue aos elevadores, onde são posteriormente processados nos equipamentos de secagem e tratamento.
As seguintes ações ocorrem:
- filtração de ervas daninhas e insetos;
- calibração
- secagem com um teor de humidade de 14%;
- refrigeração.
Então o grão é desinfetado. O trigo preparado por essas ações é armazenado em uma sala seca com boa ventilação, umidade de 65 a 70% e regime de temperatura de + 5 ... + 8 ° C. É misturado periodicamente para que o grão não aqueça e não derrame.
Prós e contras da variedade
A variedade Ermak já está bem testada.
- Pertence ao trigo forte, e suas vantagens são as seguintes características:
- Invernos bem e tolera geadas.
- Altos rendimentos.
- Alta tolerância à seca.
- Resistência a muitas doenças. Isso permite economizar no uso de pesticidas e retardantes.
- Altamente resistente ao alojamento.
- A capacidade de se recuperar bem e de se agrupar sob condições climáticas adversas.
- Boa qualidade e versatilidade no uso de grãos. Possui excelentes características para a produção de pão.
Você sabe O Museu Suíço tem material de exibição na forma de um pedaço de pão antigo datado da idade de 6 mil anos aC. Ele foi encontrado no lago de Zurique em um estado petrificado nos anos 50 do século XX.
A variedade no meio do início do trigo de inverno Ermak é altamente resistente a condições e doenças climáticas adversas. Ele fornece altos rendimentos de grãos para farinha para assar pão.