A cozinha de cada dona de casa tem macarrão, cereal, pão, bolachas, biscoitos e até alguns lanches feitos com cereais populares. Alguns deles são fáceis de distinguir entre si, como arroz e milho. Mas nem todas as diferenças são tão óbvias. No artigo, você encontrará informações sobre a aparência do centeio e do trigo e como elas diferem.
O que as plantas têm em comum
Ambas as plantas são ervas cujos grãos foram aplicados na preparação de panificação, uísque e alimentos para animais de estimação. E uma vez que ambos pertencem à mesma família de cereais (Gramineae) ou bluegrass (Poaceae), é claro que serão muito semelhantes.
Características comuns de duas plantas:
- gramíneas anuais;
- são formados a partir de várias hastes por um pequeno arbusto;
- usado para fazer farinha, cerveja e outras bebidas;
- possuir uma haste ereta, cilíndrica, articulada, oca por dentro;
- folhas - duas linhas, alternadas;
- inflorescência é uma orelha;
- flores - pequenas, autopolinizadas;
- cariopsia de frutas;
- o sistema radicular é fibroso, com até 2 m de profundidade.
Qual é a diferença entre centeio e trigo
Seus grãos são comidos com prazer por pessoas e animais. Eles são embalados em espigas grandes e densas. A principal diferença entre os grãos é:
- no paladar;
- a aparência da farinha obtida deles.
Há muito tempo o centeio é considerado um produto para os pobres e tem sido associado à classe baixa. Mas não em todo lugar. Assim, na Rússia, Polônia e Escandinávia, fizeram pão preto grosseiro, mas serviram à mesa em casas ricas e pobres. Mas o pão feito com farinha de trigo foi considerado festivo.
Ambas as plantas são cultivadas em diferentes continentes e muitas variedades são criadas em sua base, mas as principais diferenças de sabor permanecem.Importante! Em termos de perda de peso, comer doces de centeio é melhor que o trigo. As fibras de centeio ligam estavelmente o excesso de água e removem-no do corpo.
Além disso, existem outros recursos notáveis:
- Trigo goza de popularidade quase mundial. Mesmo em estado selvagem, cresce em todos os continentes, exceto na Antártica, e cresce em qualquer clima. Foi uma das primeiras culturas que as pessoas começaram a cultivar e agora ocupa a primeira posição em termos de produção na lista de cereais cultivados.
- Centeio muito menos popular que o trigo e distingue seu sabor. Mas ela também é capaz de crescer em qualquer clima. Somente a cultura é cultivada principalmente na Europa Oriental e na Rússia, onde é considerada parte da culinária nacional.
Importante! Os grãos de trigo podem ser cozidos em uma panela de arroz, como o arroz normal, mas você precisa especificar um tempo de 1,5–2 vezes mais, porque são muito mais complexas na estrutura.
Por origem
O trigo selvagem mudou por várias gerações até se tornar a planta que todos conhecem agora: com altos rendimentos e baixos custos de produção. As variedades obtidas em sua base sofreram alterações genéticas, a fim de melhorar as propriedades básicas da cultura.
Ao contrário do trigo, o centeio não mudou muito durante a evolução da humanidade. Ainda é considerado o cereal mais antigo que comemos e que não foi alterado por métodos genéticos. Por esse motivo, a planta reteve um conjunto mais complexo e diversificado de nutrientes do que o trigo comum.
O centeio não possui altos rendimentos, mas possui alguns benefícios agrícolas. Cresce no solo, considerado ruim para a maioria das outras culturas, e também tolera o frio.
Importante! O grão de centeio é saturado com carboidratos e isso ajuda o corpo a ficar cheio por um longo tempo.
Na aparência
O trigo moderno é o dono de hastes curtas. Isso permite que os agricultores usem uma grande quantidade de fertilizante sem se preocupar com o fato de as plantas se esticarem e se tornarem muito grandes. Todo o revestimento superior aplicado afeta apenas o crescimento e desenvolvimento do grão.
Cada grão consiste em:
- do embrião;
- endosperma;
- revestimento de frutas e sementes.
Todos os grãos de cereais crescem no final de uma haste longa de celulose. Sua parte comestível é um pequeno aglomerado de grãos, coberto com uma casca em camadas. No processamento industrial, a casca é removida deles, mas nenhum outro tratamento é realizado.
Após a limpeza, os grãos são moídos em farinha. Do trigo, fica branco pálido ou ligeiramente bege. Ele manterá essa cor mesmo quando estiver assando, a menos que outros ingredientes tenham sido adicionados. O centeio é muito semelhante ao trigo quando cresce em um campo. No entanto, a farinha mais escura é obtida e os pães marrons escuros são assados.Composição e propriedades das plantas
O perfil nutricional do centeio é semelhante ao trigo. Mas existem pequenas diferenças na composição dos carboidratos, uma maior densidade de vitaminas e minerais.
100 gramas de grãos contêm:
Trigo | Centeio |
|
|
Os grãos de centeio têm um sabor característico de nozes. Eles também têm notas agridoces, embora não pronunciadas. Caso contrário, eles são semelhantes e usados, assim como trigo.
Os grãos de centeio contêm os mesmos macronutrientes, vitaminas e minerais que o trigo, mas possuem menos glúten e podem levar a dificuldades na digestão de alimentos no corpo de qualquer pessoa que tenha intolerância a essa substância. Eles também criam uma carga glicêmica mais baixa e, é claro, têm menos efeito no açúcar no sangue, o que é uma boa notícia para os diabéticos e todos os que dependem de insulina.Você sabe A frase “hot spot”, conhecida por todos, significa um lugar paradisíaco, com todos os benefícios. O termo se origina das escrituras.
Ambos os grãos contêm muitas substâncias que são muito úteis para uma dieta equilibrada. Entre eles estão:
Grão de trigo | Grãos de centeio |
|
|
Triticale
O desenvolvimento das culturas não pára. Com base no cruzamento de trigo e centeio há 150 anos, em 1875, uma nova planta foi obtida - triticale. Este é o primeiro cereal criado artificialmente com base nessas culturas. Sua aparência também é semelhante ao trigo e centeio.
- Este cereal herda as melhores qualidades das plantas-mãe:
- da resistência ao centeio - geada, resistência a doenças e possibilidade de crescimento em solos pobres;
- trigo - alta produtividade.
O Triticale é usado principalmente como ração animal, mas também pode ser encontrado em supermercados especializados. O pão deste cereal tem um valor nutricional superior ao trigo e ao centeio. E sua adição à farinha de trigo aumenta a digestibilidade do produto cozido.
Os cereais são as principais culturas da nossa mesa. Portanto, é importante incluir um e outro no menu para fornecer ao corpo um conjunto completo de nutrientes.Você sabe No simbolismo eslavo, o trigo significava riqueza e vida.