Os tomates Klusha foram criados há relativamente pouco tempo na Rússia. Tomates saborosos e grandes atraíram muitos, então a variedade rapidamente se tornou popular em todas as regiões do país. Considere uma descrição detalhada dos tomates Klusha, especialmente sua semeadura e cultivo, bem como algumas recomendações para o cuidado e prevenção de possíveis problemas.
Descrição da nota
O nome da variedade deriva da aparência dos arbustos: eles lembram levemente uma galinha que esconde as asas de seus filhotes - os frutos estão escondidos com segurança sob uma densa folhagem verde.
Você sabe O tomate começou a cultivar os índios da América do Sul cerca de 9 mil anos atrás.
Considere uma descrição detalhada dos recursos dos tomates Klush:
- A planta é padrão, sua altura não excede 50 cm.
- Em campo aberto, você pode plantar até 8 arbustos por 1 quadrado. m
- O caule é espesso e forte, capaz de suportar o peso da fruta.
- A folhagem é densa, mas não é necessário podá-la para obter altos rendimentos.
- As folhas são de cor verde escuro.
- Os tomates verdes ficam completamente escondidos sob a folhagem, mas começam a espiar por causa disso à medida que amadurecem.
- Em um cluster, 6 a 8 flores são formadas, 95% das quais são transformadas em ovários.
- A primeira porção de tomates maduros já pode ser colhida no 97º dia após a semeadura das sementes.
- Os tomates têm uma forma arredondada, ligeiramente achatada acima e abaixo.
- Frutas verdes têm um tom verde claro e a cor dos tomates maduros é vermelha brilhante. A parte interna é composta por 7 câmaras de sementes.
- O peso da fruta depende do método de cultivo e é de 100 a 150 g. Agrupamentos inteiros de tomate são colocados nos galhos do mato.
- De uma planta, você pode colher de 1,8 a 2,4 kg de frutas.
- Os tomates têm um ótimo sabor e uma carne densa, retêm sua apresentação após o transporte.
- A casca dos tomates é densa, não racha durante o tratamento térmico.
Galeria de Fotos
Uma variedade dessa variedade são os tomates Super Klusha. Os frutos maduros desta subespécie são rosa brilhante. O número de tomates no mato na variedade "Super Klusha" é maior em comparação com a variedade "Klusha".
Prós e contras
- Os tomates Klush têm várias vantagens, graças à qual muitos jardineiros os escolhem para o cultivo. As principais vantagens destes tomates são:
- alta produtividade;
- compactação da planta;
- amadurecimento rápido;
- frutas saborosas;
- falta de cultivo necessário;
- a possibilidade de usar cru e enlatado;
- preservar bem a apresentação em armazenamento e transporte;
- resistência em diferentes condições climáticas;
- resistência a muitas doenças.
Importante! Para obter uma boa colheita de tomate, você precisa seguir cuidadosamente todas as recomendações para cuidar de arbustos de tomate.
- Os tomates desta variedade também apresentam desvantagens, embora sejam muito menores em comparação com as vantagens. As desvantagens dos tomates Klush incluem:
- tendência a certas doenças (praga tardia, doenças fúngicas);
- muitas folhas no mato.
Semeando sementes para mudas
O processo de preparação para a semeadura de tomates Klusha quase não é diferente da semeadura usual de outras variedades. É necessário preparar adequadamente o solo e as sementes, depois semeá-las no recipiente selecionado para as mudas. Quando as sementes brotam, você precisa seguir as recomendações para cuidar delas, a fim de plantá-las no momento certo em uma estufa ou em campo aberto.Considere os detalhes da semeadura dessa variedade para mudas.
Momento ideal
Recomenda-se começar a cultivar mudas de tomate Klusha em meados de março. Os brotos resultantes podem ser plantados posteriormente em canteiros abertos ou em estufa. A sequência de ações para os dois casos é a mesma.
O momento do plantio de mudas de tomate cultivadas em estufa é a primeira década de maio. O tempo de plantio de brotos em campo aberto é determinado pela altura das mudas. Assim que atingir 20 cm, as plantas são preparadas para transplante em solo aberto.
Mistura do solo
O solo para o cultivo de mudas de tomate Klusha deve ser fértil e bastante solto, com uma acidez de 4,5. Você pode comprar terra especial na loja ou usar uma mistura de areia do rio e pequenas lascas de turfa na proporção de 1: 1. Antes de semear, é necessário calcinar completamente esse solo no forno.Mas, na maioria das vezes, para o cultivo de mudas, o jardineiro toma a terra de seu próprio terreno. Esse solo deve primeiro ser descontaminado. Esse procedimento é realizado com um substrato acabado, vendido em lojas especializadas. Seguindo as instruções escritas na embalagem, prepare uma solução líquida impregnada com o solo retirado das mudas.
A desinfecção da mistura do solo pode ser realizada com permanganato de potássio. Para 2 litros de água pura, você precisará de 1 g de permanganato de potássio. A solução resultante é cuidadosamente impregnada com o solo. Para uma eficácia ainda maior, o solo desinfetado dessa maneira também é calcinado no forno.
Você sabe Do ponto de vista botânico, um tomate pertence às bagas, mas na vida cotidiana é mais frequentemente chamado de vegetal. E por ordem da União Européia, feita em 2001, no Velho Mundo, os tomates são classificados como frutas.
Recipiente para cultivo
Você pode plantar as sementes dessa variedade em caixas de plástico ou madeira. Às vezes, eles usam pequenos copos de plástico de tamanho médio para crescer cada broto separadamente.Para mudas você precisa fazer uma boa drenagem. Em recipientes para o cultivo de mudas, é necessário fazer furos no fundo para drenar o excesso de água. As sementes plantadas precisam de rega moderada - se houver excesso de umidade, elas não germinarão.
Preparação de sementes
A quantidade e a qualidade das mudas dependerão da preparação adequada do material de plantio. Portanto, a preparação de sementes pode ser dividida em várias etapas.
- Verificação da qualidade. Para fazer isso, as sementes de tomate são mergulhadas em água salgada. Um material de plantio deficiente, que não germinará, flutuará para a superfície da solução salina e as sementes com boa germinação afundarão no fundo do copo.
- Desinfecção. Para isso, o material de plantio é embebido em uma solução de permanganato de potássio por 1 hora e, em seguida, colocado em uma solução de um acelerador de crescimento por 24 horas.
- Brotando. As sementes preparadas são colocadas em gaze úmida e mantidas nela por alguns dias. A gaze deve ser pulverizada periodicamente com água, mas você não pode deixar o tecido muito molhado.
Semeando sementes
As sementes de tomate Klusha são plantadas em recipientes com solo preparado. No solo, faça um pequeno buraco de 1 cm de profundidade, no qual as sementes são baixadas. Enterrá-los muito fundo não é recomendado, pois será muito difícil para as sementes germinarem através de uma espessa camada de solo.
Importante! A distância entre os orifícios adjacentes deve ser de pelo menos 2 cm, para que os brotos não fiquem lotados.
As sementes de tomate devem ser polvilhadas com terra solta e regadas com uma pequena quantidade de água morna depositada.
Cuidados com mudas
Para o cultivo bem-sucedido de mudas de tomate, você precisa seguir várias regras importantes relacionadas às condições de temperatura, iluminação e cuidados gerais com as sementes semeadas. Considere as principais recomendações.
- Cubra o recipiente com sementes de tomate com um filme.
- Para germinar as sementes, coloque as futuras mudas em um local escuro e quente por 1 semana.
- Depois que as fotos aparecerem, você pode remover o filme e mover o recipiente para um local bem iluminado. Mantenha-os a 24 ° C.
- Depois que as primeiras 4 folhas são formadas nos brotos, os arbustos são plantados em pequenos recipientes. Copos de turfa servem.
- Os brotos são irrigados à medida que o solo seca. Não encha as mudas com grandes quantidades de água.
- Recipientes com plantas são colocados em um local sombreado por alguns dias. Isso permitirá que os brotos se enraízem e ganhem firmemente uma posição no solo.
- Quando os brotos estão enraizados, a caixa com mudas é novamente colocada em um local ensolarado.
- Para um melhor crescimento, você precisa alimentar as mudas com fertilizantes contendo nitrogênio. Antes de plantar no chão, é recomendável fazer isso duas vezes. Você não pode usar esterco para a alimentação. Contém microorganismos nocivos que causam doenças de mudas.
- As mudas estão prontas para serem transplantadas para um local permanente após a altura das plantas atingir 20 cm.
Vídeo: Cuidando de mudas de tomate
Endurecimento de mudas
Para que os brotos de tomate Klusha sobrevivam melhor ao plantio em campo aberto, recomenda-se endurecê-los. Isso ajudará as plantas a se acostumarem com as condições de crescimento ao ar livre.
Você sabe O peso dos tomates selvagens maduros que ainda crescem na América do Sul é de apenas 1 g.
O endurecimento das mudas de tomate deve começar 14 dias antes do transplante planejado para o campo aberto. Tanques com brotos precisam ser mantidos por vários dias a uma temperatura de cerca de 12 ° C. Depois disso, eles precisam ser movidos para fora e deixados lá por cerca de uma hora. O tempo gasto nas mudas ao ar livre está aumentando gradualmente a cada dia.
Plantio de mudas em local permanente
As mudas de tomate são transplantadas em campo aberto ou em estufa aos 2 meses de idade. Atualmente, os brotos geralmente têm cerca de 7 folhas e a altura das hastes é de cerca de 20 cm.A temperatura externa durante o transplante deve ser de pelo menos 25 ° C.
Considere um algoritmo detalhado para o plantio de brotos:
- Fertilize no solo desenterrado no qual os arbustos de tomate crescerão. Você pode usar húmus, serragem ou cinzas.
- Para desinfetar o solo, coloque-o em água fervente ou em uma solução de permanganato de potássio.
- Cavar pequenos buracos no solo. O layout ideal para sua colocação é escalonado. A distância entre os poços deve ser de pelo menos 40 cm.
- Despeje meio balde de água morna em cada buraco cavado.
- Retire as mudas de tomate do recipiente, juntamente com um pedaço de terra localizado ao redor das raízes e coloque-os nos orifícios preparados.
- Polvilhe brotos com terra e despeje água morna sobre eles novamente.
Importante! Em uma estufa em uma área de 1 quadrado. m deve ser colocado no máximo 5 arbustos de tomate.
Não guarde as mudas em recipientes por muito tempo. Se você atrasar o plantio de tomate em campo aberto, as mudas o levarão muito mais difícil e podem até morrer. Transplantar tomates Klusha no solo é melhor no final de maio ou no início de junho. E ao cultivar tomates em uma estufa, um transplante pode ser feito uma semana antes.
Como cuidar
Para as mudas se enraizarem em campo aberto, é necessário realizar os cuidados adequados. Inclui rega e fertilização oportuna do solo, além de poda de folhas, caules de amarração e trabalhos de manutenção para prevenir doenças e proteger contra possíveis pragas.
Rega
Durante o período de crescimento, floração e formação de ovários, os arbustos de tomate Klush precisam de uma grande quantidade de água. Recomenda-se regá-las quando o solo ao redor do caule ficar seco, mas não menos que 1 vez em 4 dias.As recomendações gerais para as estações de rega são:
- a água deve estar à temperatura ambiente;
- despeje a água com um jato de spray com muito cuidado e apenas na raiz para não molhar as folhas e evitar queimaduras;
- a rega deve ser feita apenas à noite, quando o sol quase cai abaixo do horizonte.
Top vestir
Para garantir o rápido crescimento do mato e aumentar a produtividade, fertilizantes minerais devem ser aplicados ao solo. Os tipos mais comuns de molho para tomates Klush estão listados abaixo:
- fertilizante pronto na loja;
- levedura
- fertilizantes orgânicos;
- cinzas;
- iodo;
- ácido bórico;
- amônia;
- peróxido de hidrogênio.
Vídeo: Fertilizando Tomates para Alto Rendimento
O procedimento de alimentação é o seguinte:
- Duas semanas após o transplante, os arbustos de tomate são regados com soluções de fertilizantes de fósforo e potássio, que estimulam o crescimento das plantas. Em 1 arbusto deixa 1 litro de solução.
- 3 semanas após o primeiro curativo, os fertilizantes são aplicados repetidamente, aumentando a quantidade de solução em 2 vezes.
Stepson
Os arbustos de tomate Klusha têm muitas folhas que cobrem completamente os frutos. Até o amadurecimento, o crescimento do tomate ocorre no meio do mato. Mas isso não tem um efeito ruim no rendimento do tomate. A planta é geneticamente limitada em crescimento e forçada a crescer em largura. Portanto, você não pode cortar as folhas no mato "Klushi", com exceção daquelas localizadas abaixo do primeiro pincel de flores. Eles interferem na rega da planta e levam à estagnação do ar perto das raízes, o que pode causar doenças graves nos tomates.
Importante! Por um beliscão, você não pode cortar mais do que 2-3 folhas para não danificar muito a planta.
É necessário realizar o enteado por aproximadamente 1 vez por semana. 24 horas após o procedimento, o arbusto de tomate deve ser bem regado para estimular seu crescimento.
Cuidado do solo
Para que os jovens arbustos de tomate cresçam bem e ganhem força na floração, você precisa cuidar adequadamente do solo ao redor das plantas. A cobertura do tomate protege a terra do ressecamento e das ervas daninhas.Para fazer isso, basta executar as seguintes etapas:
- Remova todas as ervas daninhas ao redor dos arbustos de tomate. A vegetação estranha não apenas suga a umidade do solo, mas também obscurece os tomates do sol, o que afeta adversamente o crescimento das plantas.
- Periodicamente, solte o solo ao redor dos arbustos. A terra solta permite que o oxigênio e a água passem melhor durante a irrigação, o que afeta favoravelmente o crescimento do sistema radicular.
- A cobertura do solo protege o solo ao redor dos tomates do ressecamento e crescimento de ervas daninhas e mantém o solo solto. Como cobertura vegetal, é melhor usar materiais orgânicos, que se decompõem gradualmente ao entrar em contato com a camada superior do solo e formam uma camada de húmus nutritivo ao redor. A cobertura orgânica inclui palha, turfa, composto, casca de madeira ou serragem, agulhas e folhagem amarelada.
Você sabe O maior tomate foi cultivado em Wisconsin (EUA). O peso do feto era quase 3 kg.
Bush amarrando
Os arbustos dos tomates Klusha têm uma haste resistente que pode suportar o peso de um grande número de frutas. Portanto, não é necessário executar buchas de liga. Mas, em alguns casos, o caule pode precisar de apoio devido ao grande número de ramos laterais e muitos tomates. Nesse caso, basta colocar 2-3 varas finas ao redor do arbusto, o que manterá sua integridade para que as hastes não se desmoronem e não fiquem no chão.
Tratamento preventivo
Os tomates Klusha são propensos a algumas doenças comuns e podem ser atacados por pragas. Para obter uma boa colheita e proteger as plantas, é necessário realizar o tratamento preventivo regular.
Informações sobre possíveis doenças e pragas do tomate Klusha são apresentadas abaixo.
- Praga tardia. É caracterizada pelo aparecimento de grandes manchas marrons nos tomates e pela deterioração do caule e das folhas da planta. O mato de tomate doente precisa ser desenterrado e queimado. Para prevenir esta doença, as plantas precisam ser tratadas com Rodomil 4 vezes por estação.
- Podridão cinzenta. Muitas vezes ocorre em arbustos de tomates cultivados em estufas. O motivo pode ser solo muito ácido e ventilação insuficiente. Um sintoma da doença é o aparecimento no caule das plantas com um revestimento cinza.Para o tratamento, é utilizado sulfato de cobre, que trata as áreas afetadas do caule. A prevenção consiste em ventilação regular e na adição de farinha de ossos ou cinzas ao solo, o que melhora a acidez do solo.
- Podridão de vértice (strick). Parece manchas escuras nos tomates. O motivo pode ser alta umidade ou rega inadequada das plantas. Os arbustos de tomate precisam ser tratados com uma solução de 0,4% de cloreto de potássio. Para a prevenção da doença, é necessário garantir a livre circulação de ar próximo ao sistema radicular da planta. Isso pode ser feito aparando as folhas inferiores.
- Estreptozite. Pertence à categoria de doenças fúngicas e é caracterizada pela aparência no caule e nas folhas de grandes manchas brancas com um contorno escuro. Para combater esta doença, os arbustos de tomate são tratados com cloreto de cobre. O intervalo entre os tratamentos é de cerca de 2 semanas.
- Pragas (ácaro, besouro de batata do Colorado, urso e mosca branca). Eles podem comer as folhas do mato, causando sua morte, ou prejudicar o sistema radicular. O ácaro danifica as folhas da planta, bebendo todos os sucos delas, como resultado do qual o arbusto seca. Medidas preventivas contra esse problema consistem no processamento regular de arbustos de tomate com solução de pimenta preta ou com repelentes de insetos pré-fabricados, que podem ser comprados em lojas especializadas. Ao longo do perímetro das camas com tomates Klush, você pode plantar ervas perfumadas que impedirão as pragas.Ácaro em tomates