É difícil encontrar uma pessoa que não estivesse convencida desde a infância de que o trigo sarraceno é muito útil. No entanto, poucas pessoas pensam que um produto que pode ser armazenado em temperatura ambiente por anos passou por um processamento preliminar que simplesmente não pode conter nada realmente valioso. Deste ponto de vista, são de particular interesse os grãos de trigo sarraceno não processados, que são facilmente reconhecíveis por sua cor verde, e serão discutidos especificamente sobre suas propriedades, composição e regras básicas de uso.
Composição química e teor calórico
O trigo sarraceno verde não é uma planta especial. Estamos falando das sementes do mesmo trigo mourisco bem conhecido (que, aliás, não tem nada a ver com a Grécia, como uma noz), descascadas, mas não sujeitas, como geralmente é o caso, ao tratamento preventivo - na melhor das hipóteses térmicas, na forma de cozinhar ou fritar, na pior das hipóteses, quando com o "nobre" objetivo de destruir bactérias, fungos e outros microorganismos patogênicos, as matérias-primas privam quase todas as vitaminas e outros nutrientes úteis.
Importante! Curiosamente, pelo fato de os grãos não terem sido fritos, seu prazo de validade permanece o mesmo dos cereais comuns - acredita-se que esses dois produtos devam ser consumidos dentro de 1,5 a 2 anos.
Assim, estamos falando de um grão "vivo", no qual a viabilidade do embrião é preservada, o que significa que o trigo sarraceno verde pode ser usado como mingau usual e como broto, a última opção é considerada mais útil.
Pelo teor de calorias, o trigo sarraceno marrom e verde diferem pouco um do outro: em 100 g de núcleo fervido, de 93 a 110 kcal estão presentes. Algumas fontes indicam indicadores mais significativos (308–330 kcal), mas essas discrepâncias são facilmente explicadas, uma vez que o mingau de trigo sarraceno costuma ser rico em sabor e manteiga e qualquer gordura é extra-calorias.
Quanto ao valor energético do produto, o trigo sarraceno verde contém:
- proteínas - 15%;
- gordura - 2,5%;
- carboidratos - 62%.
A composição de carboidratos do núcleo é representada por sacáridos complexos e simples, e o primeiro (isto é, antes de tudo, amido) nos grãos é cerca de 35 vezes mais que o segundo. É a presença de um alto teor de carboidratos "lentos" que determina a utilidade do produto, especialmente para quem monitora seu peso.
Entre outros componentes biologicamente ativos dos cereais, vale destacar:
- vitaminas - A, B1, B2, B6, B9, E, K, PP;
- minerais - ferro, magnésio, fósforo, potássio, enxofre, iodo, flúor, silício, cobalto, manganês, molibdênio, zinco, etc;
- ácidos orgânicos - maçã, oxálica, limão;
- aminoácidos - cerca de duas dúzias, incluindo lisina, que não é encontrada em grãos fritos, bem como treonina, triptofano, leucina, isoleucina, cistina, tirosina, valina, prolina, glicina, alanina, histidina, arginina, ácido glutâmico e palmítico.
A fibra está presente no trigo sarraceno verde, que tem um efeito benéfico no funcionamento do intestino e, em termos de conteúdo da fibra alimentar, o núcleo está quase duas vezes à frente de outros cereais populares.
Outra propriedade valiosa que distingue o trigo sarraceno verde da maioria dos cereais é a completa ausência de glúten, que também é chamada de proteína de trigo ou glúten. Muitas pessoas têm uma intolerância individual a essa proteína vegetal (essa condição patológica é chamada de doença celíaca) e, portanto, são forçadas a aderir a uma dieta rigorosa e sem glúten, pois para elas o trigo sarraceno é um achado real. No entanto, deve-se notar que o glúten também está ausente nos grãos fritos de trigo sarraceno, e essa proteína "prejudicial" também está ausente no arroz, milheto e milheto.
Benefícios do trigo sarraceno germinado
O trigo sarraceno verde em si possui toda a gama de propriedades úteis inerentes aos cereais torrados; no entanto, além disso, o efeito terapêutico das mudas que podem ser obtidas a partir de grãos “vivos” é adicionado à lista padrão.
Importante! A germinação de qualquer grão antes do uso aumenta muito as propriedades curativas iniciais do produto.
Esse recurso interessante tem uma explicação completamente científica. O fato é que, na natureza, uma semente que caiu no chão geralmente não começa a germinar imediatamente, mas aguarda condições favoráveis para isso, isto é, na próxima primavera. Durante esse período, todos os sucos vitais incorporados na casca do grão estão em um estado "preservado" e adormecido.
Captada em condições adequadas para a germinação (ambiente quente e úmido), a semente ganha vida, por dentro inicia processos ativos que visam maximizar a mobilização do potencial interno.
Todos os nutrientes acumulados durante o período de "inverno" passam para uma forma conveniente para rápida assimilação, começam a interagir entre si, aumentando e multiplicando o valor de cada um - o chamado efeito de sinergia. Pelo contrário, os componentes que contribuíram para a preservação da viabilidade da semente, não permitindo que ela germinasse com antecedência, retardando e bloqueando esse processo, são destruídos e neutralizados.
Assim, se você comer não apenas mingau, mas também grãos germinados anteriormente, o corpo com esse produto receberá a quantidade máxima de nutrientes que estão na forma mais adequada para assimilação e não receberá o que traz possíveis danos à saúde.
- Em particular, trigo sarraceno verde com mudas:
- estimula processos metabólicos no corpo, ajuda a remover sais de metais pesados, produtos de reações redox incompletas (efeito antioxidante), colesterol ruim e outras substâncias nocivas;
- Tem um efeito imunoestimulador e imunomodulador, reduz as manifestações de alergia, que, como você sabe, é uma patologia autoimune;
- melhora significativamente a função intestinal, normaliza sua microflora;
- aumenta a resistência geral, inclusive devido à sua rica composição vitamínica (é interessante que o ácido ascórbico, que está quase completamente ausente nos grãos de trigo sarraceno, seja sintetizado no momento da germinação, o conteúdo de tocoferol e vitaminas do complexo B também aumente);
- efeito benéfico sobre o sistema digestivo, especialmente o pâncreas, promove a cicatrização de úlceras estomacais e úlceras duodenais.
Falando sobre os benefícios do trigo sarraceno verde, você precisa prestar atenção a mais um ponto. Apesar do fato de a composição química do núcleo praticamente não mudar, dependendo do grau de processamento dos grãos, os cereais “vivos” geralmente são muito mais caros. Isso ocorre porque os grãos crus são muito mais difíceis de descascar do que os fritos (esse fenômeno é fácil de observar em casa, usando o amendoim como exemplo).
Mas os consumidores simplesmente não querem pagar em excesso o dinheiro extra; portanto, geralmente o trigo verde não é vendido nos departamentos gerais dos supermercados, mas nas fileiras dos chamados "alimentos orgânicos".
Aqui estão produtos cultivados sem o uso de pesticidas e engenharia genética, o que por si só os torna saudáveis.
Grãos de trigo sarraceno germinado - um prato universal, pode e deve ser consumido por todos, independentemente da idade e sexo. No entanto, existem nuances no uso do produto por homens e mulheres.
Para homens
As propriedades antioxidantes do tocoferol e outros componentes que compõem os cereais, entre outras qualidades importantes, proporcionam fortalecimento dos vasos sanguíneos e do músculo cardíaco, que os homens devem ter em mente após os 40 anos.
Além disso, entre as causas das patologias cardiovasculares precoces, os cientistas chamam de hipomagnes - uma falta de magnésio no organismo. Este elemento é um catalisador para o metabolismo do cálcio, sódio e potássio, mantendo a quantidade desses elementos na proporção correta. Outra função importante do magnésio é melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir a pressão sanguínea, o que significa prevenir a hipertensão.Você sabe Estudos estatísticos conduzidos por especialistas da Universidade Médica da Pomerânia (Szczecin, Polônia) e recentemente publicados na revista Science in Poland mostram que, em média, doenças cardiovasculares nos homens começam a ocorrer 10 anos antes que nas mulheres, mas a mortalidade por destas doenças entre o belo sexo é maior - 55% contra 43% nos homens.
Os bioflavonóides do trigo sarraceno têm um efeito benéfico no funcionamento do fígado e, portanto, o cereal é indicado diretamente para homens propensos a consumir álcool. A “barriga de cerveja” que aparece é uma indicação direta para se apoiar no trigo mourisco, porque o excesso de peso é um dos fatores que levam ao desenvolvimento de aterosclerose, isquemia, anemia, leucemia e diabetes tipo 2.
O complexo aminoácido e vitamínico dos grãos germinados normaliza o equilíbrio hormonal e estimula o sistema geniturinário, evita o aparecimento dos sintomas da prostatite, melhora a potência.
Para mulheres
O trigo sarraceno, especialmente germinado, promove a regeneração celular, retarda o processo de envelhecimento, que fornece as propriedades antioxidantes já mencionadas. Além disso, o produto melhora significativamente a qualidade da pele e do cabelo, o que é bastante facilitado pela presença de um elemento como o silício. Este mineral estimula a produção de colágeno.
O tocoferol e um complexo de vitaminas do complexo B são necessários para o corpo manter um sistema nervoso normal, melhorar o humor e combater a insônia e a depressão. Há períodos na vida de qualquer mulher (síndrome pré-menstrual, menopausa ou simplesmente um "dia ruim"), em que ela carece de calma, complacência e autoconfiança acima de tudo.
Finalmente, como já mencionado, a presença de carboidratos lentos faz do trigo mourisco germinado um excelente prato para combater o excesso de peso. Além disso, tal dieta, se usada corretamente, nunca levará a caquexia (exaustão) e outras conseqüências patológicas do entusiasmo excessivo pela ideia de perda de peso.
Contra-indicações
Por si só, o trigo sarraceno verde praticamente não tem contra-indicações, mas quando germinado, o produto deve ser manuseado com cuidado para quem sofre de pancreatite, úlcera estomacal ou úlcera duodenal. No momento em que a doença está em estágio agudo, é melhor recusar o uso de mudas, substituindo-as por mingau comum.
Outra contra-indicação condicional é o aumento da coagulação sanguínea. O núcleo, verde e marrom, contém rutina, que ajuda a engrossar o sangue e, portanto, agrava o risco de coágulos sanguíneos.
Importante! Às vezes, após a primeira ingestão de grãos germinados, ocorrem sintomas desagradáveis, como tontura, fraqueza geral ou diarréia. Como regra, depois de alguns dias, quando o corpo se adapta a alimentos incomuns, esses efeitos colaterais desaparecem sozinhos.
Se os grãos germinados podem provocar problemas estomacais, então o mingau comum, cozido a partir de grãos secos, especialmente quando usado em excesso em sua forma pura, sem óleo, molho e outros aditivos "lubrificantes" similares, às vezes causa constipação.
Deve-se ter em mente que o trigo mourisco germinado não é compatível com todos os produtos; em particular, é melhor não usá-lo em combinação com:
- Deve-se ter em mente que o trigo mourisco germinado não é compatível com todos os produtos; em particular, é melhor não usá-lo em combinação com:
- leite e qualquer tipo de "leite";
- mel, própolis, escamudo, geléia real;
- algumas ervas medicinais, por exemplo, Rhodiola rosea (raiz dourada);
- suplementos nutricionais como mumiyo.
Como e com o que você pode cozinhar o trigo sarraceno germinado
Para que os grãos germinados do trigo sarraceno verde tragam não apenas benefícios, mas também prazer, as donas de casa experientes usam muitas receitas originais e saborosas. Abaixo estão os mais bem sucedidos desses pratos.
Salada de tomate rosa
Antes de embarcar na criatividade culinária, é necessário realizar o principal trabalho preparatório - brotar o grão de trigo sarraceno verde. Esse processo levará cerca de um dia, portanto você precisa organizá-lo com antecedência.
Existem várias maneiras de obter mudas de trigo sarraceno. De qualquer forma, o cereal deve ser bem lavado em várias águas e todos os detritos que vierem à tona, incluindo sementes de trigo sarraceno vazias, devem ser removidos (se o grão não afundar, não haverá germe viável, não é adequado para a tarefa).
Em seguida, o núcleo úmido pode ser colocado em um lado do corte de gaze dobrado em várias camadas, coberto com a segunda metade por cima e deixado em temperatura ambiente por um dia, ocasionalmente polvilhando o tecido para que não seque.
Esse método tem o direito de existir, mas fornece um número muito pequeno de mudas; portanto, é melhor pré-embeber o cereal por 3-12 horas em uma grande quantidade de água limpa. Depois de um tempo, a água é drenada e o cereal inchado é lavado várias vezes novamente para se livrar do excesso de muco formado durante a imersão.
Você sabe Com a ajuda da casca de trigo sarraceno, você pode melhorar seu sono, porque não é à toa que travesseiros de insônia o enchem, porque eles acreditam que isso afeta positivamente pontos biológicos no corpo.
Agora vem a próxima etapa - de fato, germinação. É melhor fazer isso de acordo com a tecnologia de preparação microgreen: os grãos inchados são simplesmente despejados em um recipiente de plástico e, não mais enchendo com água, são deixados sob a tampa em um local bem iluminado. Os brotos aparecerão em cerca de um dia, mas, durante esse período, é melhor enxaguar o núcleo 1-2 vezes; caso contrário, o produto final será muito mucilaginoso e, além disso, não terá um "cheiro" mofado muito agradável.
Depois que as sementes brotam, é melhor cozinhar e comê-las imediatamente. É permitido armazenar as mudas na geladeira por 72 horas, mas é preciso ter em mente que, neste caso, o valor nutricional do produto acabado ainda se perde em grande parte.
O trigo mourisco deve ser consumido em sua forma bruta, mas nem todo mundo gosta de seu sabor específico; portanto, o tratamento térmico preliminar é permitido, embora seja considerado indesejável. No entanto, não é necessário ferver broto de trigo mourisco no princípio do mingau. Basta encher o cereal com água na proporção de 1 parte de grãos em 2,5 partes de água, deixar ferver, retirar do fogo e insistir 15 minutos.
Para preparar uma salada com tomate e mudas de trigo sarraceno, você precisará de:
- trigo broto cozido cozido: 1 xícara;
- tomate rosa: 2-3 peças (tamanho médio);
- beterraba cozida: 1 peça;
- molho de soja: 30 ml;
- verduras frescas: 5-10 ramos.
- sal, pimenta: a gosto.
Preparar uma salada é extremamente simples: tomates e beterrabas precisam ser cortados em fatias pequenas, misturados com cereais cozidos, adicionar ervas picadas, sal, pimenta, polvilhar com molho de soja e servir imediatamente.
Salada de pão
Ingredientes
- trigo broto cozido cozido: 1 xícara;
- pães (centeio ou trigo sarraceno): 8 unid .;
- óleo vegetal (de preferência linhaça ou gergelim): 30 ml;
- verduras frescas: um pequeno ramo;
- limão: ½ unid .;
- sal: a gosto.
Esmague o pão com as mãos em uma fração de bolachas pequenas, pique as verduras, misture todos os ingredientes, tempere com uma mistura de óleo vegetal e suco de limão espremido na hora, sal.
Salada de verão
A salada de broto de trigo sarraceno pode ser preparada com qualquer vegetal da estação - tomate, pepino, pimentão, cebola, etc. Para enriquecer o prato com vitaminas, também é bom adicionar folhas de salada, ou melhor ainda - a mistura delas. O grupo de vegetais é cortado em fatias não muito pequenas, a salada é rasgada à mão, o cereal germinado é adicionado à mistura resultante e temperado.
Para reabastecer, você pode usá-lo em qualquer combinação:
- molho de soja;
- suco de limão ou laranja;
- óleo vegetal;
- Mostarda de Dijon;
- mel líquido.
Mingau de cebola crocante
Para que o mingau de trigo mourisco germinado não pareça tão magro e chato, ele pode ser misturado com cebola frita. O prato ficará menos dietético, mas é delicioso se você fritar o bacon cortado em tiras, descartá-lo em uma toalha de papel e colocar cebola na gordura restante, temperar o mingau com torresmo e cebola caramelizada.
Com pepinos e rúcula
Como já foi dito, o trigo verde germinado combina bem com legumes e ervas frescas, mas uma das combinações mais bem-sucedidas é um par de pepinos e rúcula. Surpreendentemente, é esse tipo de folhas de salada que cria um sabor absolutamente perfeito e harmonioso com o pepino, enquanto as mudas de trigo sarraceno aparecem no prato como um componente neutro que não prejudica o equilíbrio e a impressão geral, mas enriquece a salada com vitaminas e minerais úteis.
O abacate fresco pode desempenhar o mesmo papel; também é frequentemente adicionado a uma salada com pepino, rúcula e trigo sarraceno. O princípio da preparação é padrão: todos os ingredientes são misturados e temperados a gosto com qualquer molho leve. Creme de leite e principalmente maionese não são adequados para este prato saudável e com poucas calorias, mas o iogurte com pouca gordura pode ser bastante apropriado. Nesse caso, a salada terá um sabor que lembra o famoso zazzyki grego, especialmente se você adicionar um pouco de alho amassado.
Com amêndoas
Outro produto útil que combina muito bem com grãos germinados são as nozes. Em particular, amêndoa.
Você sabe No Japão, que ocupa o nono lugar no mundo na produção de trigo sarraceno, ninguém usa esse produto na forma de cereais. Soba (o nome local do cereal) é usado exclusivamente para fazer macarrão especial que é consumido pela primeira vez em tsuyu - uma mistura apimentada de vinho de arroz, caldo de peixe e molho de soja.
Por exemplo, para preparar uma salada original, você pode usar a seguinte lista de ingredientes:
- trigo brotado verde: 1 xícara;
- amêndoas: 10-15 pcs .;
- pimentão: 1 pc .;
- cebolinha: 2-3 penas;
- talo de aipo: 1 pc .;
- alho: 2-3 dentes;
- couve do mar: 1 xícara;
- óleo vegetal (linhaça, azeitona, gergelim): 30 ml;
- verduras frescas: 10-15 hastes;
- limão: ½ unid.
Mergulhe as amêndoas por várias horas, pique com uma faca do tamanho de trigo sarraceno, misture com as mudas. Adicione legumes picados, algas e verduras, tempere com manteiga e suco de limão espremido na hora. O sal não é usado na receita, pois as algas marinhas são um produto bastante salgado, mas, se desejado, o prato final pode ser ligeiramente adicionado a gosto.
Purê de sopa com abacate e pepino
De pepino, abacate e trigo sarraceno verde, você pode cozinhar não apenas salada, mas também um purê de sopa muito incomum. A beleza deste prato é que ele é cozido sem tratamento térmico e, portanto, todos os seus ingredientes retêm completamente sua composição vitamínica.
Para preparar a sopa, você precisará de:
- trigo brotado verde: 1 xícara;
- abacate fresco: 1 peça;
- pepinos frescos (pepinos): 5-6 peças .;
- água purificada: 500 ml;
- limão: 1 pc .;
- sal, pimenta: a gosto;
- verduras frescas: 1 cacho pequeno;
- sementes de girassol descascadas ou sementes de gergelim: 1 punhado (para decoração).
Descasque abacates e pepinos e pique aleatoriamente. Coloque na tigela do liquidificador, adicione o cereal germinado e bata até o purê ficar macio. Adicione água, sal, pimenta, tempere com suco de limão espremido na hora. Polvilhe ervas e sementes picadas antes de servir.
Como comer trigo verde germinado
Com todas as suas propriedades úteis, o trigo sarraceno germinado é um produto com alto teor de carboidratos, portanto, é melhor não usá-lo como uma dieta única. Para o uso de mudas, o horário da manhã é melhor. Para o jantar, eles podem ser servidos a pessoas que sofrem de constipação, em outros casos, devido ao alto teor de fibras alimentares, estimulando a motilidade intestinal, é indesejável a germinação de grãos à noite.
Um momento apropriado para um prato de baixa caloria, mas saturado com vitaminas e microelementos, é um lanche entre as principais refeições no caso de nutrição fracionada, quando o paciente é recomendado a comer com frequência e pouco a pouco. No jantar, as mudas são adequadas em combinação com bacon, carne picada, cogumelos, queijo ou frango ou sobremesa - na forma de um smoothie com adição de frutas e nozes.Você sabe Até recentemente, os britânicos cultivavam trigo sarraceno apenas como planta de mel, e o mel não era tão consumido por si só quanto era exportado para a vizinha França. Após a colheita, os agricultores locais alimentavam os faisões após a colheita.
Vários doces verdes e outros doces são preparados a partir de sementes de trigo sarraceno com brotos. Acredita-se que esses pratos sejam compatíveis com a ideologia do estilo de vida saudável e não prejudiquem a figura. Mas, para que essa regra funcione, o açúcar não deve estar presente nas receitas, pois neutraliza completamente as propriedades curativas dos brotos. Como adoçante em tais sobremesas, passas, ameixas ou polpa de banana devem ser usadas.
Como pode ser visto claramente nas receitas acima, o trigo sarraceno pode ser considerado um prato independente ou um ingrediente para saladas de legumes ou sopas leves, mas aqui você também deve ter em mente que os nutricionistas categoricamente não recomendam comer legumes frescos antes de dormir. Não há restrições especiais à quantidade de caroço germinado consumido durante o dia - em princípio, o produto pode ser consumido em porções e doses se o corpo responder normalmente a ele.
Mas primeiro você precisa se acostumar com alimentos incomuns, por isso é melhor começar a usar mudas de pequenos volumes, por exemplo, adicionando 1-2 colheres de chá. na sua salada de legumes favorita.
Funcionalidades da aplicação
Devido às suas muitas propriedades curativas, o trigo sarraceno verde é usado não apenas na culinária. O produto encontrou uso amplamente difundido na medicina tradicional e até na cosmetologia.
Em medicina
- As mudas de semente verde devem ser definitivamente incluídas na sua dieta para pacientes que sofrem de:
- deficiência de vitamina e anemia;
- hipertensão
- várias patologias dos sistemas circulatório e cardiovascular;
- doenças do pâncreas (magnésio desempenha um papel importante na produção de bile e sua remoção do corpo);
- constipação crônica;
- diabetes mellitus (devido aos fosfolipídios especiais nos quais as mudas são ricas, o nível de glicose no sangue é normalizado);
- varizes (a rutina e o potássio contidos nos grãos fortalecem os vasos e os tornam elásticos, reduzem o alongamento das veias).
As propriedades antioxidantes do trigo sarraceno, especialmente germinadas, também nos permitem falar sobre as propriedades anticâncer do produto.
Em cosmetologia
A maneira mais fácil de usar as propriedades benéficas do trigo verde germinado é simplesmente se lavar com água drenada após a imersão do caroço. Com um elixir que dá vida, a pele fica tonificada e macia.
Entre outras receitas de beleza, vale mencionar várias máscaras faciais, que também são preparadas a partir de grãos germinados, moídos no liquidificador até um estado de mingau:
- Nutritivo: 2-3 horas de grãos triturados, a mesma quantidade de iogurte gordo, algumas gotas de alecrim e óleo essencial de ylang-ylang.
- Hidratante: misture em proporções iguais cereais moídos com leite, deixe fermentar.
- Limpeza: 1 colher de sopa. mudas pré-secas e picadas, 3 colheres de sopa. suco de cereja espremido na hora.
- Anti-envelhecimento: 2 colheres de sopa. mingau de cereais germinados, gema de ovo e 10-15 gotas de óleo de amêndoa.
Todas as máscaras devem ser aplicadas na pele previamente limpa e, de preferência no vapor, após um banho ou um banho quente com a pele do rosto, deixe por 15 a 20 minutos e depois enxágüe com água em abundância.
O trigo sarraceno verde tem duas vantagens indiscutíveis sobre o marrom comum: seus grãos não foram submetidos a tratamento térmico ou químico, levando à perda de uma parcela significativa de propriedades úteis e, mais importante, podem ser germinados. É esse método de comer cereais que é considerado o mais saudável, já que em grãos germinados há uma transformação ativa de todos os nutrientes em formas mais convenientes para uma rápida absorção. O sabor do núcleo cru com brotos, no entanto, é um pouco incomum e bastante fresco, mas é essa neutralidade que faz do produto um ingrediente universal e muito valioso para uma grande variedade de pratos - vegetais, carne e até sobremesa.