Millet refere-se a produtos bastante populares que podem ser encontrados em quase todas as mesas. Mingau perfumado e nutritivo desses grãos é especialmente comum em cantinas de jardins de infância e escolas. E isso é bastante justificado, porque este prato é a fonte de muitos elementos úteis. No entanto, apesar de sua ampla popularidade, muitos ainda não sabem de que tipo de cereal recebem milho e quais propriedades úteis ele traz. Esses problemas são discutidos neste artigo.
De que tipo de cereal é feito o milheto?
Sabe-se que uma planta chamada milheto não existe na natureza e, portanto, fica claro que esse cereal é um grão processado de uma determinada cultura. Essa suposição é verdadeira, e o cereal inicial é o milheto, que é disseminado e cultivado em quase todos os continentes.
São esses grãos que são submetidos a trituração preliminar, removendo a casca superior, que é difícil de absorver pelo corpo humano. Ao mesmo tempo, sua cor pode ser vermelha, cinza ou branca, mas é o cereal amarelo que possui a composição química com uma concentração máxima de nutrientes.
Como é a planta
Millet é uma grama anual, atingindo uma altura de cerca de 1,5 m. O sistema radicular da planta é bem desenvolvido e tem ramos. Caules ligeiramente pubescentes, ocos, cilíndricos, ramificados. As folhas são longas, alongadas. No final do caule, há uma inflorescência de panícula ramificada, cujo comprimento pode atingir 1/3 do comprimento de toda a planta. Um ponto inclui duas flores, caracterizadas pela autopolinização. No final do período de maturação, um grão arredondado aparece na planta, com um diâmetro de cerca de 2 mm. A variação permitida na cor do feto é de branco (amarelo) a vermelho (preto).
A estação de crescimento é de 60 a 90 dias, e, portanto, a colheita ocorre no final de julho - início de agosto, dependendo das condições climáticas e climáticas.
Importante! O corte é realizado para atingir a maturidade mais de 80% de todos os grãos.
Embora a pátria histórica do milheto seja a Índia e a China, hoje essa colheita de cereais cresce no território de quase todas as regiões áridas e semi-áridas. Assim, além da Rússia, Ucrânia e Cazaquistão, o milheto é cultivado ativamente na Ásia (China, Mongólia, Paquistão), responsável por mais da metade da produção mundial, e também na África (Uganda, Tanzânia, Etiópia e outros) - 1/4 do mundo produção.
Tecnologia de produção
Apesar de vários tipos possíveis de milho, hoje a maior parte de toda a produção é de milho polido em três variedades: a mais alta, a primeira, a segunda.
Antes do processamento, os grãos são rejeitados de acordo com os seguintes critérios:
- Grau - grãos revestidos com uma película de cor branca ou creme, bem como uma película de flor vermelha (seu conteúdo não deve exceder 20%) são considerados os mais valiosos.
- Consistência do núcleo - as variedades de milho são especialmente valorizadas, caracterizadas por grãos grandes e uniformes, de formato redondo. Isso é explicado simplesmente - os núcleos vítreos têm alta resistência e, portanto, são menos fragmentados durante o processamento (durante o descascamento e a retificação).
Importante! O nível ideal de umidade dos grãos é 13–14% Em um nível mais baixo - a quantidade de cereal será significativamente menor, devido à alta capacidade de esmagamento dos grãos secos e a um aumento — aumenta o risco de mofo ou bolor.
Antes do processamento direto, o milheto passa por treinamento especial. Envolve a limpeza de grãos de impurezas desnecessárias - sementes de ervas daninhas. Devido à semelhança das propriedades físicas de grãos e sementes, o uso de peneiras convencionais (por exemplo, com aberturas de 1,6 × 20 mm ou 1,5 × 20 mm) permitirá isolar apenas uma pequena parte das impurezas e será acompanhado por uma pequena perda de grãos finos.
Por isso, o esquema para preparar o milho para processamento inclui vários estágios principais:
- separação três vezes da mistura de grãos em separadores de peneiras de ar - permite destacar grandes impurezas através do uso de peneiras com aberturas que variam em tamanho de 3 a 3,5 mm a 4 a 4,5 mm;
- purificação adicional a partir de impurezas finas em exames - para isso, são utilizados separadores de tela de ar, e o procedimento inclui duas etapas destinadas a uma fração de grão diferente;
- separação de impurezas minerais - usando máquinas de separação de pedras, nas quais grandes e pequenas frações são enviadas separadamente.
Vídeo: Classificação de milho
O processo de processamento de grãos consiste em:
- descascamento e triagem de grãos;
- moagem;
- controle recebeu cereais e resíduos.
Ao mesmo tempo, a casca resultante não é descartada, mas enviada como base para a fabricação de misturas de ração, combustível, material de isolamento e outras coisas: ao comprar milheto nas lojas, você deve sempre prestar atenção à qualidade do produto.
Erros no processo são indicados pelos seguintes sintomas:
- a composição deve estar completamente livre de impurezas estranhas ou quaisquer outras inclusões;
- na sua forma bruta, os cereais não devem ser caracterizados por um odor rico;
- grãos não devem ser desbotados.
Você sabe Segundo as descobertas dos arqueólogos, na Rússia começou a crescer milheto no I milênio aC. e
Tipos de milho
Existem vários tipos de processamento, dependendo dos quais recebem os seguintes tipos de cereais:
- Milho moído - A tecnologia consiste na liberação de grãos do filme de sementes. Os grãos resultantes são rapidamente cozidos e facilmente absorvidos pelo organismo e, portanto, são geralmente usados na preparação de vários cereais, sopas ou caçarolas.
- Dranets - envolve a limpeza dos núcleos apenas a partir da casca da flor. O cereal resultante retém um alto teor de vitaminas e fibras, no entanto, possui um sabor amargo pequeno e, portanto, praticamente não é usado na culinária.
- Grãos triturados - o milho é pré-triturado em pequenos grãos, amplamente utilizados na preparação de panquecas, costeletas ou cereais com uma estrutura viscosa.
Também nas prateleiras você encontra flocos de milheto - este produto não requer cozimento, pois passa por tratamento térmico na fase de produção.
A composição química e o teor calórico dos grãos de milho
Como quase todos os cereais, o milho é a principal fonte de energia. Assim, 100 g do produto contém 342 kcal, dos quais proteínas - 11,2 g, gorduras - 3,3 g e carboidratos - 66,5 g.A composição dos núcleos inclui substâncias como fibra alimentar, fibra, pectina, aminoácidos , ômega-3 e ômega-6, substâncias amiláceas, sacarose e glicose.
Você sabe A composição química do milho é superior em valor a quase todos os cereais. Então, esse mingau — campeão em proteínas, vitamina B e fósforo, e em termos de gorduras saudáveis perdendo apenas para a aveia.
De valor particular são:
- vitaminas: A (beta-caroteno - 20 μg), vitaminas do complexo B (B1 - 0,42 mg, B2 - 0,04 mg, B6 - 0,52 mg, B9 - 40 μg), PP - 4,6 mg;
- macrocélulas: K (potássio) - 211 mg, Ca (cálcio) - 27 mg, Mg (magnésio) - 83 mg, Na (sódio) - 10 mg, S (enxofre) - 77 mg, P (fósforo) - 233 mg, Cl (cloro) - 24 mg;
- oligoelementos: Fe (ferro) - 2,7 mg, I (iodo) - 4,5 μg, Co (cobalto) - 8,3 μg, Mn (manganês) - 0,93 mg, Cu (cobre) - 0,37 mg , Mo (molibdênio) - 18,5 μg, Ni (níquel) - 8,8 μg, F (flúor) - 28 μg, Cr (cromo) - 2,4 μg, Zn (zinco) - 1,68 mg.
Propriedades úteis de mingau para o corpo
- Devido à sua composição rica, o mingau de milho tem muitas propriedades úteis, incluindo:
- aumentar a defesa imunológica do corpo;
- efeito geral de fortalecimento;
- proteção do sistema cardiovascular, diminuindo o colesterol e limpando os vasos;
- melhorar o funcionamento do trato digestivo e processos de digestão, a restauração das células do fígado e do pâncreas;
- remoção de toxinas, sais e toxinas do corpo;
- restauração e fortalecimento do sistema nervoso.
O uso sistemático deste mingau para alimentos enche o corpo de energia, fortalece os ossos e o tecido muscular, estimula o metabolismo, melhora a memória. Entre outras coisas, este produto tem um efeito antitumoral, combatendo o aparecimento de células cancerígenas no corpo humano.
Aplicação
Devido às suas propriedades úteis, o milheto é amplamente utilizado em várias esferas da vida humana e o cozimento é a direção principal.
O prato mais comum é o mingau, durante o qual você deve seguir várias recomendações:
- é necessário lavar os grãos até o momento em que a água deixa de ficar turva;
- para minimizar o amargor, moer cereais antes de cozinhar em uma panela ou mergulhar em água fervente;
- a proporção ideal de água e milheto é de 1: 3, enquanto que se a proporção de água for aumentada, a consistência se tornará mais viscosa e, se reduzida, quebradiça;
- você pode deixar o mingau pronto de uma das maneiras: ferva em fogo médio até que o líquido evapore completamente (em média, cerca de meia hora) ou ferva os primeiros 10 a 15 minutos, envolva a panela e insista no mingau por 1-1,5 horas.
No entanto, não limite os grãos à culinária - esse ingrediente confere um sabor rico a sopas, almôndegas, tortas e caçarolas. Além disso, os grãos são usados no processo de produção de kvass e até de luar.
A substância de miliacina que faz parte do milheto permite usar esse produto efetivamente em cosmetologia - Com base nessa cultura de cereais, são produzidos cremes para rejuvenescimento da pele, xampus com efeito reafirmante e produtos para unhas. E as propriedades do milheto, que permitem interromper e eliminar processos inflamatórios, são amplamente utilizadas em pomadas terapêuticas contra acne, furúnculos e úlceras.
O milho também é parte integrante da agricultura, pois faz parte da dieta diária do gado. Ao mesmo tempo, casca e palha são geralmente usados para animais, e os próprios grãos são usados para pássaros, o que aumenta significativamente a produção de ovos e endurece as cascas dos ovos. Além disso, a alimentação dos peixes é feita a partir de milho moído.
Na medicina popular
Rico em substâncias e vitaminas úteis, o milheto é frequentemente usado na medicina popular. Este ingrediente é o principal na preparação de medicamentos para uma variedade de doenças. Uma vantagem adicional é a hipoalergenicidade deste produto, que permite usá-lo em quase todas as categorias de pessoas, independentemente da idade.
Vídeo: Tratamento de milho e mingau de milho
Propriedades curativas
- Todas as propriedades medicinais do milheto são devidas ao alto conteúdo de substâncias úteis, vitaminas, micro e macro elementos nele contidos. Então:
- beta-caroteno, que é o precursor da vitamina A, melhora significativamente a condição da pele, fortalece a visão e é um poderoso antioxidante;
- Vitaminas do complexo B normalizar o funcionamento do sistema nervoso, trato gastrointestinal e sistema cardiovascular, fortalecer o sistema imunológico e também aumentar a saúde emocional de uma pessoa;
- PP promove a desintoxicação do corpo, dilata os vasos sanguíneos, normaliza o colesterol e também impede o desenvolvimento de trombose;
- potássio responsável por regular o equilíbrio da água na função do corpo e do coração;
- cálcio - apoia o metabolismo, fortalece os ossos e os dentes, garante o desenvolvimento e funcionamento normal dos músculos;
- magnésio regula o trabalho dos órgãos internos, participa de processos de coagulação sanguínea, atua como fator anti-inflamatório e antialérgico;
- sódio - participa da neutralização de ácidos, mantém a pressão osmótica normal;
- fósforo desempenha um papel importante na formação de dentes, gengivas e esmalte saudáveis e também ajuda a remover toxinas do corpo;
- ferro é um dos principais componentes da hemoglobina no sangue, envolvido na captura da transferência de oxigênio por todo o corpo;
- zinco - fortalece o sistema imunológico, melhora a função cerebral, estimula o funcionamento do sistema reprodutivo, fortalece a visão.
Além disso, ácidos graxos como ômega 3 e ômega 6 combater com sucesso a neuralgia, qualquer processo inflamatório no corpo, normalizar a pressão sanguínea, melhorar a condição da pele, aumentar a imunidade. Desempenham também um papel importante aminoácidosque limpam o fígado e estimulam a produção de hormônios do crescimento, o que é especialmente importante para as crianças. E claro fibra, que é um terreno fértil para a microflora do intestino humano, ajuda a restaurar o bom funcionamento de todo o trato digestivo e também reduz significativamente o risco de câncer.
Você sabe Os primeiros que começaram a cultivar milho, além de processá-lo e obter milho e farinha, foram os chineses, que comem essa safra de grãos há mais de 5 mil anos.
Quais doenças são usadas
Existem muitas doenças que podem ser eliminadas ou melhoradas significativamente em casa com a ajuda de receitas à base de milho, sem recorrer a medicamentos farmacológicos:
- Pancreatite - 1 colher de sopa é despejada em 2 litros de água cereais e cozinhe em fogo médio até ficar cozido. Separadamente, rale 1 colher de sopa. abóbora crua, adicione à tigela com milho e deixe ferver por mais 3-4 minutos. Depois de retirar a panela do fogo, adicione um pouco de sal e adicione 1 colher de chá. óleo vegetal. O prato é consumido para o jantar por 3 semanas. Após 10 dias após o término do curso, o procedimento é repetido mais 1 vez (jantar com mingau com receita médica por 3 semanas). Este método também mostra alta eficiência no tratamento da cegueira noturna.
- Doença cardíaca coronária - os grãos são calcinados em fogo alto, mas para que não mudem de cor. Em seguida, 1/3 de xícara deste milheto é cuidadosamente lavada com água e são derramados 750 g de água, após o que é cozido em fogo baixo. Depois que o mingau atinge a prontidão, é permitido adicionar sal ou mel a gosto. Além disso, para doenças cardíacas, é recomendável usar cardamomo em todos os lugares, adicionando-o a todos os pratos da dieta diária.
- Tapeworms - 1 cabeça de alho e 1 punhado de cereais crus são esmagados até ficarem macios e misturados com 1 gema crua. Em seguida, toda a mistura é diluída com água fervida ou filtrada para um estado líquido (cerca de 1 xícara) e são bebidas de uma só vez. O procedimento é realizado uma vez.
- Cistite - 1/2 xícara de milheto é classificada e lavada cuidadosamente em água. O cereal é transferido para uma jarra e derramado com 1 copo de água limpa, após o que é esmagado vigorosamente. Depois de adquirir um líquido esbranquiçado, eles o bebem. Ao mesmo tempo, é permitido beber essa água por dia um número ilimitado de vezes, até que a condição seja completamente aliviada. Normalmente, isso requer um curso de 2 semanas.
- Dor de dente, sinusite - Cereais calcinados em uma panela são despejados em um saco de lona e aplicados em um local dolorido. O efeito do aquecimento alivia a dor quase que imediatamente e, na ausência de milheto, pode ser substituído por sal grosso.
- Diabetes mellitus - o milheto não tratado (milheto) é lavado em água corrente e vertido com água fervente, na proporção de 1: 2. Após duas horas de infusão, o líquido é filtrado e tomado em 1/2 xícara, 3 vezes ao dia, antes das refeições.
- Doenças do fígado e vesícula biliar - o milho é cozido e misturado com abóbora no vapor. Recomenda-se comer tal mingau diariamente também com colite, distúrbios metabólicos, edema frequente.
- Conjuntivite - 1 colher de sopa. cereais são bem lavados e derramados 1 colher de sopa. água, após o que é cozido em fogo médio por cerca de 15 minutos. Depois disso, o caldo é insistido por 2-3 horas e lavado os olhos de manhã e à noite. Esta receita também é adequada para o tratamento de crianças.
- Alta proteína na urina - o milho é lavado, vertido com água a ferver e agitado até ocorrer turvação.O líquido resultante é defendido e derramado em um recipiente separado, após o qual são bebidos em partes iguais em quantidades ilimitadas até que os indicadores normalizem.
- Hemorróidas - para todo o percurso, leve 7 kg de milho, mas cozido em partes, conforme necessário. Em 1/3 de uma jarra de três litros, grãos levemente lavados são derramados e vertidos para o topo com água fervida. A capacidade é removida em um local fresco e escuro por 3-4 dias. Então eles bebem 1 copo 3 vezes ao dia antes das refeições. Ao mesmo tempo, a próxima porção da infusão está sendo preparada. O curso dura 3-4 semanas. Se necessário, repita-o após uma semana.
Ao perder peso
Apesar do alto teor calórico, os cereais estão frequentemente presentes no menu da dieta diária ao perder peso, e o milheto não é exceção. O motivo é simples - um alto teor de carboidratos permite que você dê vigor e energia a uma pessoa, e o conteúdo de nutrientes, combinado com boa digestibilidade e eliminação paralela de toxinas - compensa todos os elementos necessários para a saúde.
Importante! Como todos os alimentos que contêm um alto nível de carboidratos, comer mingau durante a perda de peso é permitido apenas pela manhã.
Para reduzir as calorias durante a dieta, recomenda-se substituir a manteiga pela linhaça e o açúcar pelo mel ou bagas / frutos. Também é permitido passar dias de jejum para o corpo, em que o único alimento é cereal cozido, sem sal e açúcar, com a adição de legumes cozidos. Nesse caso, além do cereal, você só pode beber água, camomila ou chá verde.
Contra-indicações e precauções
Apesar do grande número de propriedades úteis, o milho tem algumas contra-indicações. Então este cereal não é recomendado para uso em pessoas com baixa acidez do estômago ou inflamação do cólon, bem como para doenças da glândula tireóide, pois seu uso em grandes quantidades pode atrapalhar a troca de iodo no corpo humano. Uma consulta adicional com o médico também é recomendada para mulheres grávidas e lactantes.
- Além disso, você deve saber que o uso frequente de milho pode levar a:
- potência prejudicada;
- acúmulo de estrôncio, que tem um efeito tóxico no corpo humano.
O milho, devido às suas propriedades curativas e benéficas, deve se tornar parte integrante da dieta de uma pessoa saudável. Além disso, sua produção é difundida não apenas na Rússia, mas também no território de muitos outros estados. No entanto, apesar de todas as suas vantagens, este produto deve ser usado com moderação, não excedendo a norma diária, que protegerá contra efeitos negativos no corpo.