Na fazenda experimental "Askaniye", da região de Kherson, é tempo quente: cerca de três mil ovelhas de lã fina são cortadas aqui, preparando-as para o verão.
Para cortar tal quantidade de ovelhas, a fazenda convida três tesouras profissionais, que cobram 45 UAH por animal por seus serviços.
De uma ovelha recebe até 6,7 kg de lã. Este ano, a ovelha tem uma pelagem boa e limpa, pois o ano passado era árido e o velo não tinha muitas ervas daninhas e espinhos. Um velo assim pode ser chamado de ouro. Isso é apenas lucrativo para vender, não é fácil.
No território da Ucrânia, apenas duas empresas compram lã de ovelha - em Chernihiv e Kharkov. Devido à baixa demanda, os preços de compra de mercadorias são pequenos e começam a partir de 25 UAH / kg.
A fazenda Askaniye está se preparando para vender um grande lote de lã com peso de 12 toneladas, o que permite que seja vendido a um preço de 50 UAH / kg para revenda no exterior. Mas mesmo esse preço não atinge o custo da lã. O preço do velo deve ser pelo menos 4-5 vezes maior. A mesma situação ocorreu com o cordeiro: por 1 kg de peso vivo, mais de 34 UAH, eles não dão, embora seu custo comece a partir de 68 UAH, diz Viktor Naidyonov, diretor do GP "Askaniye".
Ao mesmo tempo, por 1 kg de lã de ovelha não lavada no mercado mundial, eles pagam de US $ 2,5 a 12 dólares, dependendo da qualidade e do volume do lote. A lã de ovelha da Nova Zelândia é considerada a melhor.
Nas regiões do sul da Ucrânia, a criação de ovinos quase não é desenvolvida. No melhor dos casos, os rebanhos consistem em várias dezenas de animais. Somente na fazenda experimental "Askaniye" é cultivado um rebanho de ovelhas, com cerca de três mil cabeças.