Com base nas informações compartilhadas pelo público da agência de telecomunicações NTA-Privladzhe, as condições do regime de quarentena foram introduzidas na região de Nizhny Novgorod em conexão com a identificação do risco de infecção de porcos locais pelo vírus da peste africana.
Tornou-se conhecido que os focos de infecção podem ser registrados em regiões da região como Dalnekonstantinovsky e Arzamassky. A partir de 2 de julho de 2019, um regime oficial de quarentena está em vigor no território desses municípios, cuja introdução foi ordenada por oficiais autorizados do Rosselkhoznadzor.
Vale ressaltar que a base para o estabelecimento da quarentena foi o corpo de um javali morto encontrado na área listada nos ativos da Universal-Finance-NN. Sabe-se que o perfil desta empresa é caçar, capturar e atirar em animais selvagens.
Representantes da empresa, tendo descoberto a carcaça de um javali, entraram imediatamente em contato com os serviços competentes, e logo o material biológico do animal morto estava sobre a mesa dos pesquisadores. Em condições de laboratório, foi possível descobrir que a causa da morte do javali foi um dano irreversível ao organismo pelo vírus da peste suína africana.
É relatado que, após a confirmação da causa da morte, o corpo do animal foi queimado de acordo com as regras estabelecidas na Federação Russa. Os restos de um javali foram enterrados no solo com o subsequente procedimento de descontaminação.