Sistema digestivo - um conjunto de órgãos e glândulas que fornecem os nutrientes necessários para o pleno funcionamento do corpo. Alimentos de baixa qualidade e estresse podem desencadear várias doenças gastrointestinais. Para combatê-los, recomenda-se o uso de aveia, com base nas quais decocções e infusões são preparadas. O artigo sugere receitas para cozinhar, bem como as regras para o uso desses fundos.
Composição quimica
Aveia são plantas herbáceas anuais. A cultura é comida e ração. Apesar do gênero de aveia ter cerca de 20 variedades, as mais populares são comuns e forrageiras. Grãos crus são usados para fazer decocções. Cereais integrais, que são cozidos no vapor e moídos, são usados para encher legumes e pilaf.
Valor nutricional de 100 g de produto:
- carboidratos - 60 g;
- proteína - 12 g;
- gordura - 6 g.
Você sabe Biscoitos de aveia foram inventados na Escócia no século XVII. Naquela época, a aveia era considerada o cereal mais popular, levando ao fundo o trigo e a cevada.
O complexo de carboidratos consiste nas seguintes substâncias:
- amido;
- sacarose;
- frutose;
- sem lactose;
- maltose;
- fibra alimentar.
- Além disso, a composição química do cereal considerado é rica em elementos úteis:
- vitamina aque é apresentado como alfa-caroteno, retinol e licopeno;
- Vitaminas do complexo B: colina, folatos, tiamina, ácido pantotênico, riboflavina;
- ácido nicotínico;
- vitamina E;
- microelementos: cobre, zinco, selênio, manganês, iodo, boro e ferro;
- macrocélulas: sódio, silício, cálcio, magnésio, potássio e cloro.
As propriedades curativas da aveia para o trato gastrointestinal
A aveia tem um efeito positivo em todos os órgãos internos de uma pessoa, mas acima de tudo afeta o trato gastrointestinal, fígado e rins. A decocção deste cereal serve como um sorvente que remove toxinas do corpo e aumenta a atividade funcional do trato digestivo.
- As propriedades curativas da aveia são as seguintes:
- Estimulação da regeneração da membrana mucosa.
- Remoção de tecido necrótico formado por defeitos ulcerativos.
- Prevenção de alergias e reações tóxicas.
- Melhorar o suprimento de sangue para o estômago e intestinos.
- Normalização do metabolismo.
- Prevenção de perdas de eletrólitos de água.
- Prevenção e tratamento da disbiose.
- Reforçar a motilidade intestinal.
Além disso, as propriedades benéficas da aveia são a inibição da inflamação que pode se formar no trato gastrointestinal. Este cereal ajuda a reduzir o acúmulo de gases e restaura a regulação humoral do corpo. Se você usa regularmente uma decocção de aveia, o benefício é manifestado na forma de proteção das membranas mucosas contra substâncias irritantes agressivas.
Como cozinhar
Antes de usar aveia para o tratamento do trato gastrointestinal, certifique-se de escolher os ingredientes certos. Infusões e decocções são preparadas apenas a partir de grãos, porque sua casca contém muitas substâncias úteis. No momento da compra, inspecione cuidadosamente a sombra do cereal. Deve ser de cor clara. Dê preferência a um produto com sabor de palha.
Decocção
Para preparar uma decocção, você precisará de 200 g de aveia e 1 litro de água pura. A garupa deve ser lavada primeiro. Isto é devido ao fato de que ele contém a substância ativa - fitina. Isso interfere na absorção de nutrientes. Para dividir, a aveia é lavada até a água ficar limpa. Depois disso, volte a encher com água fria fervida e deixe por 12 horas.
Importante! Você pode determinar a qualidade da aveia em casa. Despeje os grãos com água fria e aguarde algumas horas. Se eles não aparecerem, o cereal é de alta qualidade.
O processo adicional de preparação do caldo é o seguinte:
- Coloque o recipiente com aveia e água no fogão e deixe ferver.
- Diminua o fogo e cozinhe por 20 minutos.
- Tampe a louça e deixe esfriar completamente.
- Coe o líquido através de uma peneira fina.
Muitas vezes, para preparar uma decocção, não são utilizados grãos inteiros, mas triturados. O processo de cozimento é o seguinte:
- Despeje 1 colher de sopa. eu aveia 300 ml de água fervente.
- Cubra o recipiente.
- Brew a mistura por 12 horas.
- Coe o caldo com a gaze.
Você sabe Aveia floresce em um determinado período de tempo. As flores abrem no período de 15 a 17 horas, e a duração da floração não passa de dois dias.
Você precisa tomar uma decocção de 200 ml 3 vezes ao dia. É aconselhável usá-lo em 30 minutos. antes da refeição. O curso do tratamento não deve exceder 21 dias. Consulte um médico se necessário. Se a doença que o atormentou não desapareceu, depois de 30 dias, repita o tratamento.
Infusão
Existem várias maneiras de fazer uma infusão. Na primeira versão, está previsto o preenchimento de 100 g de aveia com água fervida gelada (cerca de 500 ml). Tampe a louça e coloque-a em um local fresco e escuro por 10 horas para insistir. Coe a infusão e beba 100 ml 2 vezes ao dia. A segunda maneira é usar álcool e caules de plantas.
Processo de cozimento:
- Moer 20 g de aveia verde.
- Despeje a mistura com 250 ml de álcool (40%) ou vodka.
- Coloque o recipiente em local fresco, seco e escuro por duas semanas.
- Coe a infusão.
Kissel
Na maioria das vezes, o kissel é usado para prevenir o trato gastrointestinal. Para preparar a primeira receita, você precisa ferver 1 litro de água limpa e filtrada. Despeje 200 g de aveia com ele e deixe a mistura fermentar por 15 minutos. Quando o ingrediente principal inchar, coloque a tigela no fogão e cozinhe por 30 minutos. Mexa constantemente para não queimar.
Importante! Como profilaxia, você precisa beber 150 ml de geléia três vezes ao dia. Para curar qualquer doença, aumente a dose para 200 ml. O curso do tratamento é de 3 semanas, após as quais eles fazem uma pausa por um mês.
Depois disso, reserve o caldo para esfriar completamente e coe por uma peneira. Moa os flocos com um moedor de café e adicione ao líquido. Coloque a mistura no fogo novamente, ferva e deixe ferver por 15 minutos. Após o resfriamento, a geléia estará pronta para comer.
Você também pode cozinhar um prato medicinal de outra maneira:
- Enxágüe 500 g de sementes de aveia germinadas.
- Despeje-os com água destilada em um volume de 1-1,25 litros.
- Deixe por 1 hora para deixar a mistura fermentar.
- Coloque no fogo e cozinhe por 40 minutos.
- Adicione 20 g de amido e misture bem.
- Cozinhe a geléia até a massa engrossar.
Bran
Com a ajuda do farelo de aveia, não apenas os intestinos, mas também o fígado ou os rins podem ser limpos de toxinas. Além disso, eles são capazes de acelerar o metabolismo, o que ajuda a ajustar o peso.
A vantagem do farelo é que eles não precisam ser cozidos. É necessário diariamente comer 2 colheres de sopa. produto e beba-o com 250 ml de água. Use três vezes ao dia, por 20 minutos. antes de comer. Se desejar, para melhorar a palatabilidade, você pode adicionar 0,5 partes de mel.Como tomar com várias doenças do trato gastrointestinal
Apesar do fato de a aveia ter grandes benefícios para o corpo humano, pode não ser suficiente para o tratamento de certas doenças. Portanto, na maioria das vezes é prescrito como uma substância adicional à terapia medicamentosa.
Você também pode usar aveia para evitar recaídas e complicações. Portanto, tente estudar com antecedência informações sobre os recursos de uso. Afinal, a recepção errada só pode exacerbar o problema.
Com gastrite
A aveia para o tratamento da gastrite é especialmente popular. O cereal tem efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e antiespasmódicos. Ele protege o epitélio contra danos e também melhora a regeneração dos tecidos. O grão contém ácido nicotínico e ascórbico, que visa estimular a produção de suco gástrico. Graças à vitamina E, a falta de fatores de proteção naturais é compensada.
Com gastrite, é importante usar uma decocção de aveia. Durante o dia você precisa beber 500 ml de líquido, distribuindo em 3 doses. Tome uma decocção medicinal em 30 minutos. O curso do tratamento deve durar pelo menos seis meses e, em seguida, fazer uma pausa por 3 meses.
Com uma úlcera
Muitas vezes, a aveia é usada para úlceras estomacais. O cereal tem uma propriedade envolvente. Devido a isso, as paredes do estômago são protegidas contra danos mecânicos, químicos e físicos. Além disso, os grãos de aveia contribuem para a cicatrização acelerada de lesões ulcerativas e erosivas. O muco de aveia é capaz de criar condições favoráveis ao desenvolvimento de bifidobactérias.
Graças a isso, o metabolismo é melhorado e o risco de disbiose é evitado. Caldo de aveia será um remédio eficaz para úlceras. Durante o dia, você precisa beber pelo menos 100 ml de líquido, 3 vezes ao dia. É melhor beber em 20 minutos. antes de comer, para que uma membrana protetora se forme nas paredes do estômago. O curso do tratamento é de aproximadamente 2 meses, após o qual você precisa fazer uma pausa por 30 dias.
Para doenças do duodeno
Muitas pessoas que levam um estilo de vida errado e consomem alimentos de baixa qualidade desenvolvem doenças duodenais. Os grãos de aveia podem ser utilizados não apenas no tratamento, mas também como medida preventiva.
A planta se assemelha à ação do enterosorbente, capaz de acelerar a cicatrização de defeitos ulcerativos e reduzir a dor. A aveia também melhora a proteção da membrana mucosa e neutraliza os radicais livres.
Para doenças intestinais, você precisa tomar uma decocção ou infusão de aveia. Durante o dia, você precisa tomar 150 ml da droga de manhã e à noite. É melhor fazer isso com o estômago vazio. O curso do tratamento é de 3 semanas e depois faz uma pausa por um mês.Para constipação
A aveia tem um efeito positivo na saúde humana, em particular, ajuda a lidar com a constipação.
- A ação dos grãos é a seguinte:
- contração dos músculos intestinais, devido à qual a excreção de fezes é estimulada;
- contração à estagnação das fezes no lúmen intestinal.
Aplicar farelo não deve ser superior a 5 dias, para não perturbar a microflora do trato digestivo.
Possíveis danos e contra-indicações
Apesar dos grandes benefícios dos grãos de aveia, este produto também pode prejudicar o corpo.
- Contra-indicações para o seu uso incluem:
- insuficiência renal;
- cirrose do fígado;
- a formação de pedras nos rins;
- aumento da acidez do estômago;
- intolerância individual ao produto;
- doenças vasculares e cardíacas exacerbadas;
- gravidez
- período de lactação;
- alérgico ao glúten.
Com a ajuda da aveia, você pode lidar com as doenças mais comuns do trato gastrointestinal. Nesse caso, você precisa dosar corretamente decocções e infusões, para não prejudicar o corpo. Antes do tratamento com remédios populares, consulte um médico, caso contrário, existe o risco de agravar os problemas de saúde.