Criar um gramado é um trabalho minucioso que requer paciência e cuidados incansáveis. Nesse campo, muitos enfrentam problemas como a “invasão” do trevo, que é a flor selvagem mais comum no continente europeu. Esta planta rasteira se multiplica muito rapidamente, preenchendo consigo mesma tudo ao seu redor. Para escolher a melhor maneira de lidar com isso, você deve primeiro se familiarizar com as causas de sua aparência, bem como conhecer os principais métodos de prevenção.
Causas do trevo
Como os principais motivos que levam ao aparecimento de trevo no gramado, observe:
- Mistura irregular de grama para semeadura para gramado - se a grama do gramado tiver sido plantada firmemente, as sementes de ervas daninhas praticamente não têm chance de romper a superfície. Caso contrário, eles germinarão imediatamente após entrar no solo.
- Muito gramado - uma cobertura curta de grama não contém sementes de ervas daninhas em suas folhas, o que significa que elas têm a capacidade de entrar imediatamente no chão e dar brotos.
- Falta de seleção de rizomas de plantas daninhas ao plantar um gramado - as raízes do trevo devem ser removidas do solo já na fase de semeadura da grama decorativa; caso contrário, é praticamente impossível lidar com elas posteriormente.
- Falta de iluminação adequada - O trevo não tolera luz solar direta e, portanto, o pico de sua distribuição cai em áreas sombreadas.
Além disso, existe a opção de que as sementes da erva daninha possam estar inicialmente presentes na mistura de sementes para o gramado, ou foram trazidas por pássaros ou animais.
Como se livrar do trevo no gramado
Apesar da aparente inofensividade, o crescimento do trevo pode levar a consequências negativas significativas para o gramado. Com seu grande número, a grama ornamental deixa de receber a quantidade necessária de luz solar e suas raízes começam a sofrer com a falta de nutrientes. Os resultados podem ser a formação de muitas lacunas praticamente inacessíveis.
Você sabe Há uma crença de que aqueles que encontrarem um trevo de quatro folhas terão sorte. Para isso, a planta precisa ser seca e sempre carregada com ela.
Por isso, recomenda-se iniciar a luta contra os trevos imediatamente após o seu aparecimento, não iniciando a situação e impedindo o seu florescimento. Ao mesmo tempo, possuindo todas as propriedades da grama, não funcionará para se livrar do trevo, simplesmente puxando-o para fora do chão. Isto é devido ao seu sistema radicular altamente ramificado. Então, você precisa agir de acordo com outros métodos mais sérios.
Vídeo: a luta contra o trevo no gramado
Fertilizantes
Devido ao fato de que a maior atividade do trevo pode ser observada especialmente nas áreas que não recebem fertilização com nitrogênio, a melhor maneira de combatê-los é aplicando esse fertilizante no solo. No entanto, deve-se ter cautela aqui.
Você sabe A folha de três placas de trevo branco é um símbolo da Irlanda e sua imagem pode ser encontrada frequentemente nos emblemas de equipes esportivas, selos postais e até insígnias militares deste país.
Essa abordagem é permitida apenas se o teor de nitrogênio no solo realmente tiver um nível baixo, caso contrário, o gramado poderá morrer. Você pode verificar isso com a ajuda de testes especiais, que podem ser adquiridos em lojas especializadas em jardinagem.
Produtos químicos
Hoje, existem muitos medicamentos que podem combater a erva daninha. Esse grupo de produtos químicos é chamado herbicida e, devido à sua alta eficiência e ausência de consequências negativas para as culturas decorativas, é amplamente popular entre os jardineiros.
No entanto, para que o procedimento de processamento seja bem-sucedido, é recomendável seguir suas regras básicas:
- preparar um agente químico, de acordo com as instruções da embalagem;
- pulverizar a grama do gramado;
- depois de dois dias, derrame o gramado com água corrente;
- depois que a erva morre, seus topos devem ser removidos do local e a terra em que cresceu deve ser cuidadosamente nivelada.
O período de exposição a herbicidas é de 14 dias, período durante o qual todas as ervas daninhas na área tratada morrerão.
Exclusões manuais
Sem um certo conhecimento, é quase impossível destruir o trevo no gramado usando a remoção mecânica (manualmente).
No entanto, ao se familiarizar com as regras básicas da remoção de ervas daninhas, você pode não apenas se livrar das ervas daninhas, mas também evitar danos ao revestimento decorativo:
- O primeiro passo é verificar a raiz da erva daninha. Geralmente, consiste em um processo poderoso e vários secundários.
- Em seguida, é feita uma pequena rega do gramado para dar ao solo a maciez e flexibilidade necessárias. Depois de umedecer o chão, os topos são completamente enrolados em torno da base e puxados lentamente (sem espasmos).
- Além disso, você pode se ajudar com uma pá de jardim cavando-a sob a raiz do trevo.
- O local em que a planta daninha cresceu é nivelado, depois polvilhado com fertilizante e batido suavemente com a mão ou uma pá.
Medidas preventivas contra o reaparecimento
A remoção cuidadosa dos brotos recém-aparecidos ajudará a evitar o reaparecimento do trevo no gramado. Ao mesmo tempo, os topos devem ser removidos do local e, o melhor de tudo, destruídos. Você precisa se livrar dele, porque mesmo o trevo arrancado do solo pode espalhar sementes pelo jardim. Além disso, não se deve esquecer a introdução oportuna de fertilização contendo nitrogênio no solo do gramado. No entanto, a fertilização do solo é permitida apenas de acordo com todos os requisitos das instruções.
Apesar da aparente complexidade da situação, o extermínio do trevo não traz muitas dificuldades. O principal é seguir rigorosamente as regras da manipulação escolhida para remover a erva daninha e, no futuro, impedir seu forte crescimento no gramado.Importante! Além dos métodos apresentados de controle de plantas daninhas, os remédios populares são frequentemente usados. Por exemplo, uma solução à base de vinagre e sal ou uma mistura de vinagre com ácido cítrico.