Se houver um terreno no qual você deseja fazer um lago, vários fatores devem ser levados em consideração. Para isso, é melhor obter aconselhamento especializado e realizar pesquisas. Se a lagoa é pequena e de natureza exclusivamente decorativa, você pode fazer isso sem dicas adicionais. Em qualquer uma das opções, será necessário resolver a questão do fornecimento de água ao reservatório artificial. Pode ser preenchido a partir de fontes naturais próximas e, se não estiver disponível, use água subterrânea, chuva ou suprimento de água.
Encher a lagoa com água natural
Você tem muita sorte se houver fontes naturais de água perto do local do futuro reservatório. Melhor se for um pequeno riacho ou nascente. Então você pode fazer apenas uma vala de escavação. É o suficiente para cobri-lo com um filme e cobri-lo com uma camada de cascalho. Em um pequeno lago, você pode simplesmente estender a mangueira e desligar o suprimento de fluido conforme necessário.
De uma fonte maior, será necessário romper o canal, para aumentar o tempo e os custos de mão-de-obra. Recomenda-se que a lagoa do riacho bloqueie o riacho com uma barragem. Na entrada de um reservatório artificial, será necessário instalar um filtro de areia e cascalho, que purifique a água de detritos, parasitas, pragas e outros objetos de terceiros.
Se a fonte de abastecimento de água estiver abaixo da lagoa escavada, você terá que recorrer ao uso de uma bomba. Mas é melhor encontrar um local para um reservatório, localizado abaixo da mola, para que o fluxo de fluido seja realizado por gravidade.
Você sabe Nos anos 60 do século passado, os japoneses Tanaki cultivaram 8,5 toneladas de carpas em duas piscinas com uma área de 62 m². Tanques foram enchidos de um riacho próximo.
Em lagoas-chave com água corrente, podem ser cultivadas espécies frias de peixes (truta, peixe branco) e, em riachos - espécies termofílicas (carpas, carpa cruzada, linha). Para criar peixes, em vez de um lago, você pode equipar uma piscina, pois é fácil regular a troca e a temperatura da água, o cuidado é mínimo. Essa estrutura hidráulica pode ser colocada em qualquer local conveniente.
Como encher um lago com água se não houver fontes
Nem sempre existem reservatórios naturais no local ou nas imediações. Nesse caso, outras fontes ajudarão a encher a lagoa artificial com líquido. Se a água subterrânea for profunda, pode ser usada chuva. Em áreas secas, é necessário recorrer à ajuda de um sistema de abastecimento de água.
De um poço ou poço
Os poços são equipados com especialistas, usando uma bomba que fornece um fluxo de água para um reservatório artificial. A profundidade do corpo d'água deve ser grande o suficiente para que a água esteja limpa. Vale considerar que esse líquido terá baixo teor de oxigênio e alta concentração de ferro.
Portanto, se você planeja lançar peixes, deve colocar os filtros apropriados e fornecer um dispositivo para ozonização.
Para a entrada de ar, uma mangueira pode ser colocada no fundo da lagoa com pequenos orifícios através dos quais o compressor pode bombear periodicamente o ar. Se houver um poço próximo - ele também pode se tornar uma fonte para reabastecer a massa de água de um reservatório artificial. Se a água subterrânea estiver próxima, você poderá organizar uma lagoa cavando um buraco de 2 a 2,5 m de profundidade.
Importante! Ao usar um lago para a piscicultura, é imperativo fazer uma análise laboratorial da água e levar em consideração sua adequação ao cultivo das espécies de peixes selecionadas. Monitorar periodicamente a composição do líquido posteriormente.
Precipitação
A precipitação cai periodicamente ao longo do ano. Chuveiros ou gelo derretido podem encher completamente o reservatório artificial ou atuar como uma fonte adicional de manutenção do volume necessário de água. A precipitação flui pelo sistema de drenagem do telhado do edifício e do local. Você pode colocar recipientes (barris) perto desses drenos, mas não será fácil mover um grande volume de líquido; portanto, são fornecidos cursos de água.
Também será bom colocar tubos em toda a seção, levando em consideração a inclinação, para que o líquido após a chuva seja drenado naturalmente. No verão, quando o tempo seco é estabelecido, pode surgir o problema de secar esse reservatório. Portanto, você deve definitivamente considerar uma fonte adicional de reposição de fluidos.
Você sabe O lago Izhevsk (reservatório) é considerado o maior reservatório artificial da Europa. Tem uma área de 24 km² e surgiu em 1760 para necessidades industriais perto da cidade de Izhevsk (Udmurtia).
Uso de água da torneira
Nem sempre há um lago natural por perto, portanto, um suprimento de água vem em socorro. Ele está em todas as localidades. Para garantir o suprimento de água para a lagoa, você precisa colocar canos no subsolo. Eles são colocados a uma profundidade de 50–55 cm para evitar congelamentos durante o período frio. Em seguida, faça uma conclusão com uma torneira, que pode ser ocultada com a ajuda de cores que amam a umidade.
A desvantagem da água da torneira é a presença de cloro nela. Tem um efeito negativo em peixes e plantas. É necessário cuidar de filtros que limpam o líquido dos compostos de cloro.
O suprimento de água de um lago caseiro depende em grande parte das características do terreno em que está localizado. As fontes de reabastecimento podem servir como reservatórios naturais, água subterrânea e fundida, chuva e suprimento de água.