Pepinos levemente salgados (em conserva) não são menos populares que os salgados. No artigo, mostraremos quais são os principais benefícios e o valor dos pepinos instantâneos para o corpo e também abordaremos as principais contra-indicações ao uso deste produto.
Você sabe Os frutos do pepino começaram a ser utilizados como alimento há cerca de 6 mil anos. O vegetal é mencionado na Bíblia como um dos principais produtos dos antigos egípcios.
Propriedades de pepinos salgados
Durante a preparação dos pepinos salgados, as frutas são expostas a uma exposição prolongada aos sais de sódio (sal comestível), que, em combinação com outros ingredientes, alteram quase completamente a estrutura de um vegetal fresco. Adquire novas propriedades benéficas, muitas vezes incomuns para frutas in vivo. Isso inclui: uma alteração na densidade da polpa, sua cor, estrutura e propriedades aromáticas, que quase completamente alteram o pepino fresco.No entanto, poucas pessoas pensam que, além das características morfológicas, a exposição a longo prazo a picles de pepino altera drasticamente a quantidade de várias substâncias nele, incluindo minerais dissolvidos. Apesar de tais compostos serem importantes para a saúde humana, em alguns casos eles podem causar distúrbios graves.
Você sabe Pela primeira vez, a conservação de pepinos pelo método de salga foi adotada mesmo na Índia antiga e na Mesopotâmia. Segundo as descobertas dos cientistas, isso aconteceu no III milênio aC. e
Benefício
Durante a decapagem, os pepinos salgados acumulam sódio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, cobre, zinco e cálcio, devido aos quais os frutos salgados se tornam mais úteis e se tornam uma das principais fontes de minerais raros. Isso é especialmente importante para manter a saúde no inverno, bem como durante a entressafra. Além disso, pepinos salgados também são ricos em vitaminas. Em primeiro lugar, incluem as vitaminas B, bem como A, C, E e K, que têm um efeito benéfico em todo o organismo.
- Na maioria das vezes, os efeitos complexos de tais substâncias contribuem para:
- normalização do sistema digestivo;
- estimulação do estômago;
- melhorar a função cardíaca e circulação sanguínea;
- a luta contra bactérias e infecções patogênicas;
- diminuição do estresse muscular e emocional;
- ativação e normalização da glândula tireóide.
Danos e contra-indicações
Durante o cozimento, os pepinos com sal leve não são submetidos a um forte efeito agressivo, que cria um produto dietético ideal a partir de vegetais frescos, caracterizado por uma lista bastante curta de contra-indicações. É por isso que é permitido o uso mesmo por crianças pequenas. No entanto, esse produto, com certas características do corpo, pode agravar o estado de saúde humana.
- Primeiro de tudo, pepino salgado pode ser prejudicial:
- com hepatite, doença dos cálculos biliares e outras patologias dos rins - causa atraso nos fluidos corporais;
- em doenças crônicas do estômago e intestinos - tem um efeito laxante e ativação de doenças;
- com idade inferior a 5 anos - uma quantidade excessiva de minerais pode causar doenças agudas e crônicas dos rins e do fígado.
Importante! A imersão na água não é capaz de devolver a estrutura densa a frutos secos; portanto, apenas pepinos jovens e frescos são selecionados para a decapagem.
- Além disso, vale a pena limitar e consumir acentuadamente a salga com:
- problemas com pressão arterial - podem causar hipertensão ou convulsões hipotônicas;
- lactações - são alérgenos para o bebê;
- diabetes do primeiro e segundo tipo - pode agravar o pâncreas, incluindo a secreção de enzimas específicas.
Conteúdo calórico e valor nutricional do produto
Do ponto de vista nutricional, o pepino salgado é um produto alimentar único. É caracterizada pelo baixo teor calórico e alto valor nutricional. 100 g de produto contém apenas 12 kcal.
Destes, são responsáveis por:
- proteínas - 2 kcal (0,6 g);
- gorduras - 1 kcal (0,08 g);
- carboidratos - 9 kcal (2,2 g).
Importante! Pepinos salgados são indicados para consumo durante a gravidez. O produto pode não apenas eliminar a deficiência de minerais no corpo de uma mulher, mas também enfraquecer as manifestações de toxicose.
Recomendações de culinária
Toda dona de casa tem mais de uma receita para fazer pepinos salgados em estoque, mas nem todo mundo recebe esse produto com alta qualidade e aromático. Isso é atribuído tanto a erros no processo de preparação de picles quanto durante a preparação preliminar de frutas para a decapagem. Dar à fruta uma estrutura crocante especial ajudará a pré-molhar os pepinos em água fria. Isso ajuda a nutrir a fruta com mais líquido, o que a tornará mais densa e elástica.Atenção especial deve ser dada ao correto enchimento das latas. Durante a preparação de picles, o recipiente não pode ser embalado firmemente, é melhor se houver uma pequena camada de líquido entre os pepinos. Para fazer isso, eles devem ser colocados na vertical, não mais que 2 camadas. Muitas vezes, muitas donas de casa observam um período de armazenamento bastante curto de pepinos salgados. A falha é a temperatura da marinada.
De acordo com as regras gerais para a preparação de picles, os vegetais devem ser sempre cheios com líquidos quentes, o que ajuda a evitar o desenvolvimento de microrganismos patogênicos em bancos que impedem a decapagem de alta qualidade. É por isso que os legumes salgados à luz são preparados com base em marinadas ferventes, o que reduz drasticamente o tempo de armazenamento.
Para evitar isso, os frutos são servidos apenas com um líquido resfriado e, de preferência, um líquido resfriado que evita salga e fermentação instantâneas. Além disso, os picles cozidos devem ser armazenados na geladeira; caso contrário, após a despressurização do tanque por uma semana, eles ficarão ruins.Pepinos salgados não são apenas um produto saboroso, mas também uma boa fonte de micro e macro elementos, que podem otimizar o equilíbrio mineral no corpo humano em um curto período. No entanto, com problemas nos sistemas excretor, digestivo e cardiovascular, o uso de pepino salgado deve ser abordado com cautela.