As galinhas poedeiras caipiras em Baden-Württemberg estão experimentando um crescimento significativo, assim como a produção orgânica.
Segundo o Departamento de Estatística do Estado de Baden-Württemberg, em 2019 o estado produziu 620 milhões de ovos. Comparado ao ano anterior, isso corresponde a um aumento na produção de 7% ou 40 milhões de ovos.
As grandes fazendas de frango expandiram suas propriedades, assim como os estoques de galinhas poedeiras. Em média, 2,5 milhões de criadouros estavam disponíveis para 2,2 milhões de galinhas poedeiras. São quase 140.000 criadouros (+ 5,7%) e 110.000 galinhas poedeiras (+ 5,3%) acima da média de 2018.
Nos últimos 10 anos, a produção global de ovos cresceu 23% em termos reais e 18% em dinheiro.
A produção orgânica cresceu mais de um quarto (+ 26,2%) em comparação com o ano anterior. Em termos absolutos, o crescimento é de 11,6 milhões de ovos, resultado do qual o número total de fazendas orgânicas atingiu 55,9 milhões de unidades. Sua participação no volume total de produção no país em 2019 foi de 9%.
No ano passado, as galinhas poedeiras depositaram 155,3 milhões de ovos. Cada quarto ovo produzido no país é proveniente desse tipo de criação de animais. Em comparação com 2018, a agricultura em campo aberto tem uma taxa de crescimento e produtividade de mais de 10%. Na soma das capturas gratuitas e da criação ecológica de animais, um terço das galinhas poedeiras preservadas agora tem acesso à criação livre, à caminhada.
Apesar de um aumento na produção (+ 3,4%), sua participação na produção total de ovos em Baden-Württemberg está diminuindo. 150 empresas com 1,7 milhão de participações no setor de sexo produziram juntas 400 milhões de ovos.
A produção em pequenos grupos e células é reduzida ao longo do tempo. Atualmente, a produção nesse segmento representa apenas 1% do total.
- O Canadá está pronto para importar produtos da Ucrânia, como maçãs, ovos e produtos à base de carne, disse o serviço de imprensa do Serviço Estadual de Segurança Alimentar e Direitos do Consumidor em comunicado após uma reunião de representantes dos dois países.
- Em resposta à crescente demanda por alimentos vegetais, o Grupo Mantiqueira, o maior produtor de ovos da América do Sul, desenvolveu ovos veganos.
- No território do território de Madona, a Balticovo lançou o primeiro galinheiro independente na Letônia. 20 mil aves poderão passear todos os dias pela área do empreendimento, que ocupa 8 hectares. Isso foi relatado por representantes da empresa.