A Associação Irlandesa de Gado e Ovinos (ICSA) alertou que os criadores de ovinos irlandeses serão "destruídos" se os preços forem reduzidos a partir de 3 de junho durante a semana.
Sean McNamara, presidente da associação de ovinos, disse que os agricultores não poderão suportar mais reduções de preços em um futuro próximo.
“A ICSA estava protestando sobre esse assunto, e nos reunimos com Irish Country Meats sobre esse assunto. Nossa mensagem é clara: os criadores de ovinos não podem mais tolerar cortes de preços no curto e médio prazo.
O rendimento médio dos criadores de ovinos em 2018 foi de 13.769 euros; Isso é 21% menor que no ano anterior. Se um novo declínio nos preços ocorrer na próxima semana de 3 de junho, seremos completamente destruídos. Nós os avisamos ”, disse McNamara.
McNamara também lembrou aos agricultores que, a partir de 1º de junho, todas as ovelhas que saem da fazenda deveriam ter uma etiqueta de identificação eletrônica (EID) e explicaram que “na sua forma atual, os cordeiros não marcados com EID serão enviados para casa.
Nos últimos meses, a questão da rotulagem de EID na Irlanda levou a muita discussão. Embora os agricultores precisem ter essas etiquetas, os mercados e as fábricas não precisam ter a tecnologia necessária para lê-las.
Em abril, McNamara chamou esse projeto de "desastroso" e disse que a iniciativa "controversa" deveria ser rejeitada e que os agricultores deveriam receber fundos por "ter que gastar dinheiro" em etiquetas.
"Os agricultores não têm escolha a não ser a etiqueta EID, e eles suportam esses custos extras sem motivo", disse o presidente da associação de ovinos.