Pepinos não dão frutos em solos pobres em nutrientes. Um dos principais elementos nutricionais da cultura do pepino é o nitrogênio. Sobre o que são fertilizantes e como alimentá-los com plantas em terreno aberto / fechado, discutiremos abaixo.
O que é fertilizante nitrogenado?
Os fertilizantes nitrogenados são substâncias orgânicas e inorgânicas que contêm nitrogênio em sua composição. Este elemento é o principal componente do citoplasma da célula vegetal. Faz parte de clorofilas, proteínas, ácidos nucleicos e elementos enzimáticos.
Você sabe No sopé das montanhas do Himalaia, pepinos selvagens ainda são encontrados. Esta área é considerada o berço da cultura.
O que causa a falta de nitrogênio?
Em sua forma natural, o nitrogênio está contido na atmosfera em uma quantidade ilimitada em um estado gasoso, mas nem todas as plantas são capazes de convertê-lo em uma forma assimilável; portanto, a maioria delas precisa de recarga adicional através do solo ou das folhas.
Representantes da flora, com a capacidade de converter a forma gasosa em uma facilmente digerível, são caracterizados pela presença de bactérias fixadoras de nitrogênio. Tais microrganismos são produzidos pelo sistema radicular das leguminosas. Depois de removidos do local, uma quantidade suficiente dessa substância permanece no solo.
Outras plantas que não possuem essas características, sem alimentação adicional, desenvolvem-se mal e muitas vezes ficam doentes. O principal perigo da deficiência de nitrogênio é uma diminuição significativa no rendimento e o risco de morte completa das plantas.
- Os sinais de deficiência desse elemento nos pepinos são:
- má formação de brotos;
- retardo de crescimento;
- folhagem caída e mole;
- o desenvolvimento de doenças fúngicas no contexto de uma imunidade enfraquecida do organismo vegetal;
- mudança de cor do solo para amarelo;
- floração tardia;
- formação lenta do ovário;
- frutas pequenas;
- derramamento rápido da colheita.
Vídeo: como a deficiência de nitrogênio se manifesta nos pepinos
Tipos de fertilizantes nitrogenados
Em termos de origem, fertilizantes minerais e orgânicos contendo nitrogênio são isolados. Pelo número de compostos ativos entre os minerais, distinguem-se composições complexas e de componente único, que são aplicadas pelo método de raiz ou extra-raiz (pulverizado sobre a folha).
Você sabe Para que a superfície surrada do sapato fique nova, basta limpá-lo com a polpa de pepino fresco.
Organics
Em pequena quantidade, o nitrogênio faz parte de todos os tipos de lixo. Normalmente, esse indicador varia na faixa de 0,5 a 1% e no pássaro, de 1 a 2,5%. A maior quantidade desse elemento é encontrada nos excrementos de frango, pato e pombo. No entanto, esses tipos de produtos orgânicos também são os mais tóxicos.
Dentro de 1,5%, o nitrogênio está contido no composto à base de turfa. 0,4-0,7% da substância inclui leguminosas, trevo, trevo e de 1 a 2,5% - lodo de rio.
Uréia
Representa pequenos grânulos brancos de cor branca, sem sabor. Depois de entrar no solo, a substância principal é convertida sob a influência da microflora em carbonato de amônio. Em contato com o ar, o nitrogênio é convertido em amônia gasosa; portanto, o agente é aplicado diretamente no solo a uma profundidade de 7 a 10 cm ou diluído em água. A cobertura pode ser usada como raiz e raiz extra. A pulverização na folha não causa queimaduras.
Importante! A uréia não é compatível com agentes desoxidantes na forma de cal, giz, cinza de madeira e superfosfato.
A uréia destina-se a acelerar o crescimento da parte terrestre da planta, também a eliminar pragas (pulgões, cobertas, gorgulhos) e alguns tipos de doenças fúngicas (crostas, manchas roxas).
A uréia (46) contém 46% de nitrogênio.
Quando introduzidos no período de brotamento, eles podem provocar derramamento. Mais eficaz na aplicação de molas. Se você usá-lo no outono ao preparar o solo, antes do início da estação, a maior parte do nitrogênio já perderá suas qualidades.
Nitrato de amônio
Na aparência, essa substância se assemelha à uréia, mas seus grânulos são maiores e têm um tom amarelado. O fertilizante destina-se apenas ao tratamento de raiz de plantas de jardim e plantas de interior. É diluído com água para irrigação ou aplicado em solo seco e úmido a uma profundidade de cerca de 10 cm Quando usado para cobertura, o nitrato de amônio deixa queimaduras.
É permitido o uso de nitrato de amônio em pepinos até o início da formação dos frutos. Não é necessário introduzir a substância juntamente com turfa, serragem ou palha, pois durante a interação podem ocorrer incêndios.
O nitrato de amônio (nitrato de amônio) contém 34% de nitrogênio.
Nitrato de cálcio
A ferramenta é um sal de nitrato inorgânico. O uso deste tipo de fertilizante é justificado em todos os tipos de solos. Particularmente útil será a aplicação de fundos em solos pododólicos e pesados com alta acidez, nos quais outros fertilizantes nitrogenados causarão uma oxidação ainda maior.
Importante! O nitrato de cálcio é altamente higroscópico, portanto, é necessário armazená-lo apenas em uma embalagem original bem vedada ou despejá-lo em um recipiente de vidro seco com uma tampa bem apertada.
O nitrato de cálcio destina-se à alimentação de pepinos e outras culturas de jardim em todas as fases da estação de crescimento antes da floração. Pode ser usado como cobertura de raiz e foliar.
A composição do nitrato de cálcio é 13% de nitrogênio e 19% de cálcio.
Nitrato de sódio
A este respeito, é utilizado com muito menos frequência do que outros tipos de cobertura de nitrogênio. O fato é que nem todas as culturas toleram excesso de sódio. Além disso, tem a capacidade de se acumular em frutas.
Para pepinos, o uso de nitrato de sódio é justificado apenas na primavera em grandes áreas. Além disso, este fertilizante não é adequado para alimentar plantas cultivadas em estufas ou em casa. Em alguns casos, a substância começa a liberar vapores tóxicos mesmo em temperatura ambiente.
A composição do nitrato de sódio inclui cerca de 17% de nitrogênio ativo e 26% de sódio.
Como aplicar fertilizante?
Para obter uma boa colheita de pepinos, é necessário observar dosagens e prazos, introduzindo o molho nitrogenado. Caso contrário, a cultura aumentará a parte exuberante do solo e não terá mais nada para formar os frutos das forças.
Além disso, a maioria dos fertilizantes minerais contribui para o acúmulo de nitratos nas frutas, o que é prejudicial à saúde humana. A opção mais correta é combinar o uso de orgânicos e minerais, concentrando-se nas fases da vegetação da planta.
Você sabe Picos nas frutas de pepino são usados para remover o excesso de umidade deles.
Ao cultivar plantas em áreas abertas e estufas, eles começam a preparar o solo nas parcelas no outono. Nesta fase, é melhor usar produtos orgânicos. Na preparação da primavera, os minerais devem ser preferidos. No futuro, até o início da floração, a fertilização deve ser alternada.
Em campo aberto
No primeiro estágio, no outono, o local para o plantio de pepinos é limpo de vegetação. Em seguida, cavar o solo a uma profundidade de 20 a 30 cm e fazer desinfetantes. Você pode usar uma solução a 3% de sulfato de cobre. Após uma semana, são aplicados 6 kg de esterco de vaca fresco ou 300 g de fezes de frango seco + 5 kg de turfa e areia por m². Cavar imediatamente o solo a uma profundidade de 20 cm.
A próxima etapa da preparação começa no início da primavera. Para cavar a uma profundidade de 20 cm, faça 6 colheres de sopa. eu uréia ou 2 colheres de sopa. nitrato de amônio por m². Se o nitrato de cálcio for usado, o consumo será de 3 colheres de sopa. por m². Se o inverno acabou sem neve e o solo não está úmido o suficiente, os fertilizantes devem ser plantados em água - 30 litros por m². Além dos minerais, nesta etapa são adicionados 10 kg de composto por m².
Após mergulhar as mudas em campo aberto, o primeiro curativo com nitrogênio é realizado após 14 dias. Sob cada planta, 5 g de uréia são adicionados, aprofundando o solo em 5 cm ou diluindo em 1 litro de água. Após 20 dias, o curativo é realizado com nitrato de cálcio em uma folha - 10 g de substância serão suficientes para 50 l de água.
Após mais 20 dias, uma solução de adubo é introduzida na raiz. Para fazer isso, adicione 5 l de verbasco líquido e 10 kg de grama fresca a 50 litros de água (a urtiga é a melhor). A composição é insistida por uma semana e depois diluída na proporção de 1: 1 com água. Este curativo será o último antes da floração. No futuro, os pepinos precisarão de mais potássio e fósforo, portanto, o tipo de fertilizante é alterado para corresponder à estação de crescimento.
Na estufa
Ao preparar o solo na estufa no outono, os 20 cm superiores de solo são alterados. Em seguida, o local é afrouxado a uma profundidade de 20 cm e as instalações são completamente desinfetadas: damas especiais são usadas no interior ou as paredes são lavadas com solução de sulfato de cobre a 7%, e a brancura normal é usada no exterior. Após a desinfecção, ventile bem o local por 2 semanas.
Em seguida, substitua a camada de solo removida por uma composição de:
- turfa;
- areia;
- solo de relva.
Todos os elementos são misturados em proporções iguais. Em seguida, o solo é desinfetado por derramamento com uma solução quente de manganês (1 g de substância é adicionado a 1 litro de água). Após uma semana, 6 kg de estrume são aplicados a cada m² de estufa e as camadas do solo são bem misturadas.
Na primavera, cave o solo, faça 10 kg de composto. Após o transplante, na fase de ter 4 folhas, a uréia é alimentada. Para 10 litros de água, adicione 1 colher de sopa. substâncias. Isso será suficiente para alimentar 10 a 15 plantas.
Após 20 dias, são diluídos 30 g de nitrato de cálcio, 10 g de nitrato de amônio e 20 g de superfosfato em 30 l de água. Faça cerca de 1 litro sob a planta. Após mais 20 dias, use uma infusão de ervas. Para 12 litros de água, adicione 1 kg de ervas picadas de quaisquer ervas.
Insista uma semana, coe e despeje 2-3 litros sob cada arbusto. Neste ponto, eles estão tentando reduzir ao mínimo a introdução de fertilização nitrogenada e passar para o fósforo-potássio.
Dicas úteis jardineiros
Algumas recomendações úteis sobre fertilizantes nitrogenados para pepinos de agricultores experientes:
- Se não for possível obter adubo, comece a compostar-se - organize uma fossa em que armazene partes superiores de diferentes culturas, limpeza de ovos, preparação de chá, borra de café, grãos de café, batatas descascadas e cascas de banana. Em um ano, tudo isso decairá e se tornará um excelente fertilizante nitrogenado, o que também aumentará o conteúdo de húmus no solo do local.
- Observe rigorosamente os termos e padrões recomendados para a aplicação de cobertura nitrogenada, caso contrário, os nitratos se acumularão nos frutos no momento da colheita.
- Antes de usar a cobertura, você deve primeiro determinar a necessidade de aplicação paralela de herbicidas, fungicidas ou inseticidas. Se houver tal necessidade, para economizar dinheiro, você pode escolher uma ferramenta universal no mercado que já contenha todos os elementos necessários.
- Se não for possível observar a rotação de culturas para pepinos, imediatamente após a colheita, plante adubos verdes (cereais, legumes, phacelia, trevo doce ou trevo) em seu lugar. Por volta de meados de outubro, cavar o solo ao longo do caminho, plantando as raízes e os topos dessas culturas no interior. Durante o inverno, parte da vegetação se transforma em húmus e o nitrogênio permanece no solo.
Vídeo: Aplicação de fertilizantes nitrogenados
O nitrogênio é uma das principais unidades estruturais da vegetação, principalmente sua parte terrestre. Apenas algumas culturas são capazes de absorvê-lo da atmosfera, e o restante para crescimento e desenvolvimento normais, incluindo pepinos, exige recarga adicional na forma de compostos orgânicos ou inorgânicos que contêm esse elemento.