A Indonésia confirmou oficialmente o surto de ASF, a Austrália está em alerta máximo.
Uma doença mortal que já exterminou 25% da população suína mundial foi relatada na Indonésia. Isso é altamente alarmante em países vizinhos, como Austrália e Nova Zelândia.
O surto foi confirmado na província de North Sumatra no final da semana passada, enquanto mortes de porcos em outras províncias também foram investigadas.
Os viajantes australianos na Ásia são avisados de que não devem levar alimentos e sapatos que ponham em risco seu status de livres de doenças. Discurso direto: “Bali é um local de férias favorito para os australianos, além de uma região com um grande número de porcos”, comentou a ministra da Agricultura, Bridget Mackenzie.
Os porcos domésticos são capazes de viver em comunidades sociais complexas e construir relacionamentos dentro do grupo. Eles gostam de jogar, inclusive em um time.
Os australianos capturados importando produtos suínos podem enfrentar processo criminal ou ação judicial em um tribunal civil e receber ordem de pagar até AU $ 420.000 (US $ 290.000) e serem condenados à prisão em até 10 anos.
O governo australiano alocou outros 45 milhões para fortalecer a biossegurança nas fronteiras. Os estrangeiros condenados por tentarem transportar bagagem com carne de porco não podem entrar no país.
A peste suína africana (ASF) já se espalhou para 11 países asiáticos, incluindo: China, Mongólia, Vietnã, Camboja, Coréia do Norte, Laos, Mianmar, Filipinas, Coréia do Sul, Timor-Leste e agora Indonésia, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. .
- Anteriormente, relatamos que 9 javalis infectados foram encontrados na Polônia, perto da fronteira com a Alemanha.
- O Japão está preparando uma série de medidas que aumentarão a biossegurança nas granjas de suínos no caso de um surto de ASF.
- Apesar dos testes de laboratório mostrarem que não existe peste suína africana no sudeste da Ásia, mais de 4.000 porcos morreram.
- Também escrevemos que na Rússia houve uma discussão sobre a situação epizoótica na ASF e as causas de seus surtos no país.
- Enquanto a peste suína africana se espalha por muitos países asiáticos e europeus, os proprietários de porcos na Nova Zelândia estão vigilantes.