As melancias e os melões cultivados por agricultores domésticos possuem uma quantidade excessiva de elementos químicos e metais. Os especialistas aconselham a não usar esses produtos em pessoas com problemas de saúde.
Além de melões e melancias, não foram registrados os melhores indicadores para pepinos Meva provenientes da região de Belgorod, pêssegos da fazenda Kolibri IC LLC no território de Krasnodar, bem como maçãs Airlie de Genebra, uvas Pleven e verduras de Tula área.
A melhor situação foi com elementos como fósforo, sódio, magnésio, cálcio, potássio e ferro nos pêssegos estudados. Segundo especialistas do Centro de Higiene e Epidemiologistas, muitas substâncias nocivas nas plantas podem ser contidas devido às mudanças climáticas modernas ou aos efeitos negativos dos pesticidas.
Anteriormente, foi relatado que uma das fontes mais perigosas de pesticidas eram os morangos.
Segundo os especialistas, a baga, que é vendida mesmo em pontos de venda eminentes, contém uma quantidade tão grande de substâncias nocivas que, no momento, podemos falar sobre sérios danos à vida e à saúde humana.