Mudanças na situação climática do planeta Terra associadas ao início do aquecimento global certamente afetarão significativamente o custo dos produtos agrícolas, estão convencidos os especialistas mundiais.
Agora, os membros da Associação Econômica Europeia estão soando o alarme. Alguns dias depois, uma cientista da Universidade de Exeter (sudoeste da Inglaterra, Devonshire) Anna-Lisa Marini entregará um relatório a eles.
Sabe-se que em seu discurso à comunidade científica, ela aborda o efeito do tempo seco e das altas temperaturas do ar na colheita, usando frutas como bananas.
Marini está convencido de que se a influência do clima quente reduzir a produção de frutas nos campos dos principais países fornecedores de produtos, o custo das bananas (e outras culturas) subirá ao céu em um segundo. E assim, pode prejudicar seriamente as economias daqueles países que estão apenas se desenvolvendo.
Em particular, Anna-Lisa Marini enfatiza que, se os exportadores agrícolas enfrentarem os fatores que anunciam um aquecimento global inevitavelmente iminente, os preços dos produtos subirão não apenas a partir deles, mas também daqueles produtores que até agora não sinta o impacto de um desastre iminente.
Os países em desenvolvimento, cujos rendimentos dependem diretamente das exportações agrícolas, serão particularmente afetados pelo próximo aquecimento. Os países desenvolvidos sentirão as mudanças muito mais tarde, Marini tem certeza.