A cultura vegetal mais popular da Rússia é, obviamente, a batata. Com base nisso e tratando esse vegetal com profundo respeito, os pesquisadores da Universidade Federal do Ural desenvolveram uma ferramenta que pode proteger sua batata favorita da ação do fungo.
"Durante três anos, trabalhamos na síntese de compostos especiais que ajudarão a proteger os tubérculos de batata da decomposição", dizem os desenvolvedores. "Para criar um medicamento antifúngico seguro para batatas e pessoas, fomos ajudados por especialistas da Universidade de Tianjin, localizada na China."
Confira
"Agricultores e compradores certamente apreciarão o fato de que nosso produto é absolutamente não-tóxico", enfatizam os desenvolvedores. - Realizamos testes em roedores e garantimos que o produto seja seguro do ponto de vista ambiental. Com base nisso, agora podemos criar outros preparativos para a proteção de vegetais e raízes com base em nosso "remédio". Quanto aos testes de campo de nossa preparação, no próximo ano será testado nas terras dos agricultores russos. ”
Os principais organismos patogênicos com os quais a ferramenta inovadora dos desenvolvedores dos Urais está enfrentando são a praga e a alternarioses, que causam apodrecimento intenso das plantações. Às vezes, o dano da alternância é tão alto que, em algumas regiões, pode reduzir a produtividade da batata pela metade.