O Canadá está pronto para importar produtos da Ucrânia, como maçãs, ovos e produtos à base de carne, disse o serviço de imprensa do Serviço Estadual de Segurança Alimentar e Direitos do Consumidor em comunicado após uma reunião de representantes dos dois países.
Durante suas negociações foram realizadas sobre a ampla promoção de produtos ucranianos no mercado canadense. "O lado canadense estava mais interessado em produtos de carne, maçãs e ovos produzidos na Ucrânia. Uma missão da autoridade competente canadense está prevista para maio deste ano, que inspecionará o sistema de controle estatal da Ucrânia", informa o serviço de imprensa.
Como parte da reunião, foi realizada uma discussão sobre os resultados das atividades de especialistas canadenses que realizaram uma auditoria do sistema de controle estatal no setor apícola e operaram no território da Ucrânia nos dias 18 e 22 de fevereiro deste ano. O relatório final sobre seus resultados é esperado em 2 meses.Para obter informações, a partir de 1º de agosto de 2017, o Canadá e a Ucrânia têm uma zona de livre comércio, que elimina cerca de 98% das restrições comerciais e direitos aduaneiros no trabalho mútuo. Sob a influência benéfica da Zona de Livre Comércio, a Ucrânia conseguiu aumentar significativamente a exportação de concentrado de maçã para o Canadá, como resultado do qual se tornou um dos líderes na compra deste produto.