Desde janeiro de 2019, ele já responde por 37% desde o início do ano, relatam especialistas da EastFruit.
Hoje, as uvas de mesa no mercado ucraniano representam mercadorias importadas. O produtor ucraniano de uva, embora permaneça um importador líquido, realiza toda a safra colhida antes de meados de janeiro.O aumento no preço afetou a maioria das variedades sem sementes, como as passas. Durante dois meses deste ano, eles se tornaram 60% mais caros na compra a granel. Uvas de mesa 1,5 vezes mais caras de variedades brancas. As uvas pretas ficaram mais caras em 35%. E apenas a variedade da Moldávia mostrou um aumento mínimo de valor - apenas 5%.
Agora, a variedade "Moldova" é a mais acessível. Por 1 kg desta uva, em média, eles pedem 33 UAH ou US $ 1,21, o que é três vezes menor do que nas outras variedades de uva. Os líderes em aumentos de preços são variedades brancas. Eles podem ser comprados a granel a 98 UAH / kg, ou seja, US $ 3,60 / kg.
Os operadores do mercado explicam o baixo preço das uvas “Moldova” a problemas com sua qualidade, que não afetaram da melhor maneira o ritmo das vendas e reduziram significativamente seu custo. A Moldávia exporta para a Ucrânia principalmente uvas com o mesmo nome e é considerado o maior fornecedor do produto depois da Turquia. Da Turquia para a Ucrânia, na maioria das vezes vem "kishmish". O país também importa uvas de países como Peru, Chile, Itália, África do Sul e Egito.