A Comissão Europeia decidiu aumentar em 25% o montante máximo da assistência mínima fornecida pelas autoridades nacionais para apoiar os agricultores sem o consentimento prévio da Comissão Europeia.
Confira
Graças a esta decisão, os países da UE poderão aumentar os subsídios aos agricultores sem distorcer a estrutura do mercado.
A assistência mínima fornecida pelos estados membros da UE visa uma resposta financeira rápida, por exemplo, no caso de várias situações de crise, como prevenir ou eliminar as consequências de doenças de animais em massa, etc.
Cada estado membro da UE possui um montante mínimo específico de ajuda, que, ao mesmo tempo, não deve exceder 1,25% da produção agrícola total do país por um ano, durante um período de três anos.
De acordo com a decisão adotada pela Comissão Europeia, um montante mínimo de assistência no valor de 15 a 20 mil euros pode ser fornecido a uma fazenda por três anos.
Essa decisão de aumentar o valor máximo da assistência mínima entrará em vigor em 14 de março, mas, ao mesmo tempo, poderá ser aplicada retroativamente ao pago anteriormente, de acordo com as condições atuais de sua provisão.