A gigante de laticínios transfronteiriça Lakeland reduzirá o preço de compra do leite em 0,75 centavos por litro. A razão para isso é a incerteza com o Brexit e o declínio da lucratividade na Irlanda do Norte.
Inicialmente, a empresa anunciou que manteria seu preço na República da Irlanda, mas depois ficou claro que isso não se aplicava aos agricultores da Irlanda do Norte, a quem a empresa pagaria apenas 25,75 centavos de dólar por litro de leite fresco.
Em fevereiro, Lakeland comprou leite de agricultores a um preço de 26,5 centavos de dólar, e num futuro próximo, Lakeland deve se tornar o maior produtor de leite da Irlanda do Norte. Essa queda nos preços de compra será a última atualização de preços antes da fusão da Lakeland com outra empresa de laticínios irlandesa LacPatrick, que é esperada 17 dias após a saída final do Reino Unido da União Europeia.Atualmente, a Lakeland compra leite de aproximadamente 750 agricultores da Irlanda do Norte, representando cerca de um terço de seus fornecedores e cerca da metade do fundo de lácteos da empresa.De acordo com um porta-voz da empresa, essa redução de 0,75 pence no preço de compra reflete menores rendimentos do mercado em leite em pó desnatado e manteiga.