Uma tecnologia alternativa de controle de ervas daninhas que usa eletricidade de alta tensão através de aplicadores especiais de aço inoxidável aparecerá no Reino Unido este ano.
Falando em um evento de Cereais, John Downs, da AgXtend, membro da Case New Holland, explicou que a mais recente solução digital de herbicida, XPower, usa eletricidade para pulsar plantas e destruir suas paredes celulares.
“Esse tipo de uso de eletricidade para controle de ervas daninhas é único. Destrói a estrutura celular e os feixes vasculares da planta em uma fração de segundo após o contato com a erva daninha, secando-a até as raízes a uma profundidade de 15 centímetros ”, disse ele.
A primeira oferta da empresa no Reino Unido será um serviço de desumidificador de 3 m de largura, oferecido por profissionais treinados e já em uso na Europa.
O sistema montado em trator é baseado em um circuito elétrico de alvo fechado que usa 7000V para destruir as ervas daninhas com as quais entra em contato.
“Quando você processa, não importa qual o tamanho das ervas daninhas ou qual a temperatura. Também não há requisitos de resistência ou gerenciamento, nem resíduos com que se preocupar, a biodiversidade do sistema permanece intocada ”, afirmou um representante da empresa.
"Dada a incerteza associada ao futuro do glifosato e a pressão sobre o uso de produtos químicos, isso é muito oportuno", resumiu John Downes.