No ano passado, a proporção de vegetais cultivados no país no Reino Unido foi menor do que nunca. Apenas pouco mais da metade (53%) do consumo doméstico de legumes frescos veio do Reino Unido
A tendência de baixa já ocorre há muito tempo e há cerca de dez anos. o número chegou a 87%, segundo Jan Kees Boon, a partir de fatos sobre frutas e legumes.
A parcela de frutas cultivadas no país no Reino Unido aumentou ligeiramente nos últimos anos, chegando a 17% em 2018. Por volta de 1990, ainda representava mais de 20%, e depois que o marco caiu para menos de 10%.
Nos últimos anos, a área em que os vegetais são cultivados no Reino Unido tem sido bastante estável - cerca de 115 mil hectares. Já faz mais de vários anos desde a virada do século. Nos anos 80 e 90. a zona vegetal inglesa era significativamente maior.
Desde o início do século, a produção vegetal variou de 2,4 a 2,8 milhões de toneladas. Antes disso, havia mais (3,2 milhões de toneladas na década de 1980).
A Espanha é o principal fornecedor estrangeiro do Reino Unido. No ano passado, pouco menos de 20% de todos os vegetais no Reino Unido eram da Espanha. A Holanda foi a segunda com 12%, dos quais 9% do produto holandês e 3% da reexportação pela Holanda.