As condições climáticas deste ano afetaram seriamente a campanha de semeadura na Ucrânia. Enquanto algumas áreas sofreram fortes chuvas e granizo, em outras houve calor e os proprietários esperavam chuvas.
Os agricultores de várias regiões do oeste, norte e centro do país reclamam da quantidade excessiva de chuva que impede o trabalho oportuno da semeadura: Khmelnitsky, Vinnitsa, Zhytomyr, Lviv, Cherkasy, Chernihiv, Chernivtsi, Kirovograd, Poltava e outras áreas. Havia chuveiros com trovoadas e, às vezes, com granizo. Algumas fazendas por causa disso não conseguiram semear girassol, soja, milho na hora certa.
A precipitação torna impossível fertilizar oportunamente os pulsos e culturas iniciais que já germinaram. Umidade muito alta representa um grande risco para o desenvolvimento de doenças de plantas como oídio, podridão das raízes e septórios cerebrais.O agricultor Mikhail Kleshir, da região de Chernivtsi, diz que, devido à grande quantidade de chuvas, as fazendas não têm tempo para semear, cultivar a terra e proteger as plantações. Cerca de 70% das áreas planejadas não foram semeadas. Agricultores deixaram semear girassol e soja. Tudo é difícil com o processamento de colza e cereais.
Alguns agricultores são forçados a semear, porque seus chuveiros simplesmente saem dos campos. Joseph Bomk, da FS "Barda-2007" da região de Khmelnitsky, diz que muitos agricultores que semearam antes lavaram as mudas. Talvez eles peneirem.
Segundo o agrário, um hectare lavou vários hectares de soja. Até agora, os agrários de Khmelnitsky continuam a semear, mas temem mais precipitações, que os meteorologistas prevêem.
Alguns agricultores precisam semear, porque fortes chuvas os levaram. Nas regiões leste e sul do país, chuvas moderadas ocorreram e Zaporozhye sofreu com a seca por um mês. Segundo o diretor da Ukrlitagro LLC da região de Zaporizhzhya, todas as plantações nos campos literalmente queimaram. Portanto, as chuvas para Zaporozhye são muito bem-vindas.Ukrhydromettsentr relata que de 27 de abril a 6 de maio no norte e oeste da Ucrânia caíram mensalmente e até meio mês de chuva. Isso levou ao alagamento do solo superficial e à alta umidade do ar.