A vila de Veliky Komyaty, distrito de Vinogradovskiy, região transcarpática, pode ser chamada de capital das flores da Ucrânia. Aqui, nas estufas da família, muitas flores são cultivadas durante todo o ano, que são vendidas em todo o país.
Natalia Lukanich, da vila de Veliky Komyaty, trabalha com flores há 10 anos. Antes disso, ela cultivava hortas, como repolho e tomate. A fazenda de flores começou com três pacotes de sementes que foram compradas para testes.
A própria Natalia diz que é mais lucrativo e agradável cultivar flores, só que não há menos trabalho com elas do que com vegetais. Membros da família e vários trabalhadores a ajudam a cuidar das flores. A fazenda é controlada pelo avô de 83 anos, Natalia Andrey Khripta.Todos os anos, no Great Komyata, o número de fazendas domésticas para cultivo de flores está crescendo. Os produtos dessas estufas são vendidos em toda a Ucrânia. Assim, na temporada, os compradores no atacado vêm de Lviv, Kiev, Nikolaev, Zaporozhye e outras cidades para flores. Produtos locais também podem ser comprados em pequenos mercados da Transcarpácia.
Os preços começam a partir de 4 UAH. A flor mais cara é a sulfinia. É vendido a um preço de 100 UAH / pc. Esse preço é explicado pelo capricho excepcional da sulfínia, que leva ao aumento dos custos de mão-de-obra para o seu cultivo.