O trabalho mais importante para todos os jardineiros amadores começa em março.
Qualquer residente de verão sabe que, se você não poda árvores frutíferas, com o tempo, devido ao grande número de galhos, a produção diminui e os frutos se tornam menores. Mas, muitas vezes, devido ao medo de prejudicar as árvores frutíferas, se não forem cortadas corretamente, muitos moradores do verão não cortam suas árvores. Esse medo da falta de conhecimento. Abaixo estão descritas em detalhes todas as vantagens da poda de molas.
No outono, as árvores já estão em um estado de dormência profunda. Qualquer dano à casca leva ao fato de que as feridas não cicatrizam mesmo após o início da floração.
O melhor termo para podar árvores frutíferas
O melhor prazo para podar árvores frutíferas começa em meados de março e dura quase até meados de maio. A primavera é o período após o despertar do inverno, quando ocorre o crescimento e a regeneração mais ativos das plantas.
Porém, se for feita uma previsão sobre o início da geada mais cedo do que após duas semanas, a poda é indesejável. Por causa da geada, ocorre o congelamento profundo do solo ou, de outra maneira, a seca e gelada do corte. Esse fato deve ser levado em consideração mesmo em maio.
As árvores podem ser cortadas com uma poda, uma serra, uma serra, uma faca de jardim "torta". Você também precisará de uma escada para aparar árvores altas.Antes de começar o trabalho, você precisa afiar as ferramentas e, é claro, verificar a capacidade de manutenção para obter um trabalho melhor. Ao aparar com essas ferramentas, lembre-se sempre das precauções de segurança. Ao podar um galho, é melhor manter a tesoura com a lâmina longe de você.
Ferramenta adequada: faca de jardim ou podador
Para executar um corte de alta qualidade, você precisa escolher as ferramentas certas. Agora em lojas especializadas, centros de jardinagem, há um grande número deles. Mas qual instrumento devo preferir? Para todos os bem conhecidos tesouras de podar velhos ou novidades pouco conhecidas e novas?
Os tesouras de podar precisam ser selecionadas a partir de materiais leves e de alta qualidade, para que a mão não se canse rapidamente durante o trabalho. As fatias são sempre feitas na direção da base do ramo. Os tesouras de podar são muito convenientes para remover rebentos finos. No entanto, cortes mais suaves são obtidos com uma faca de jardim. Mas funciona mais lentamente do que com os mesmos tesouras de podar ao cortar galhos. Jardineiros e jardineiros preferem o podador às mesmas tesouras de jardim para podar galhos, embora, ao podar galhos, acontece que ele esmaga parcialmente os galhos.
Existem diferentes técnicas e métodos para fatiar.
Corte de rim
O corte não pode ser feito alto, mas também não pode ser feito próximo ao local de fixação do rim. A fatia deve ser realizada em ângulo. Deve passar logo acima do topo do rim.
Parando o ramo inteiro
É melhor cortar galhos pequenos com tesouras de podar e cortar galhos grossos com uma serra ou serra. Ao cortar galhos grossos, recomenda-se recuar 1 m da base e fazer uma incisão a partir do fundo, recuando aproximadamente até a metade do diâmetro do galho. Partindo do primeiro corte em 15-20 cm, fazemos um segundo corte por cima. Corte cada ramo "no anel" - esta é a regra principal da poda. Porém, ao cortar, o cânhamo pode permanecer, por isso pode formar uma cavidade. Se o buraco se formar, ele deve ser cuidadosamente limpo por dentro e tratado com equipamento especial.
Fatiar
É possível processar superfícies de cortes danificadas com var, tinta a óleo. As seções devem ser tratadas com uma fina camada de var. Caso contrário, ele irá travar e rolar em pedaços. Seções ásperas podem ser suavizadas com uma faca afiada. Isso economizará madeira, evitará a deterioração e o estabelecimento de várias pragas de insetos. Ferimentos menores que 1 cm não precisam ser cobertos.
A poda de árvores em março é muito benéfica para as árvores e benéfica para seus proprietários. Tais métodos simples de poda e processamento de árvores ajudarão a acelerar sua frutificação. Em galhos horizontais e bem aparados, a colheita da próxima estação é muito mais ativamente estabelecida. Além disso, as árvores são mais baixas e se espalham, portanto, cuidar delas se torna muito mais fácil e conveniente.