Além do mel e da cera, os insetos benéficos - abelhas - fornecem muitos outros produtos que têm um efeito curativo no corpo humano. Os benefícios e malefícios de tais produtos são discutidos mais adiante neste artigo.
Pólen
As abelhas começam a coletar pólen durante a estação de floração de árvores frutíferas, jardins e flores silvestres. Desde o momento em que as primeiras flores são plantadas em árvores e plantas até o final do verão ou o início do outono (enquanto houver plantas com flores), a abelha coleta grãos úteis de pólen. A coleção é simples: o inseto fica sentado em uma flor, pegando pólen e coletando-o em pedaços de pólen nas patas traseiras. Em seguida, a matéria-prima é transferida para a colméia, onde é armazenada para alimentar insetos jovens ou para comer por abelhas adultas, se necessário.
Os apicultores coletam este produto usando armações especiais de captura. Eles são colocados na entrada da colméia e, quando as abelhas voltam para casa e se arrastam para dentro da colméia, pedaços de pólen permanecem na armadilha. A composição do pólen contém muitas vitaminas, é usada tanto no tratamento como na prevenção de várias doenças, diminuição da imunidade, recuperação pós-operatória e perda de força.
Importante! O uso de pólen não é recomendado para mulheres grávidas, lactantes e pessoas com alergias a produtos apícolas, bem como a diabéticos.
O produto da apicultura pode ser congelado: ainda não perde suas propriedades benéficas. Para impedir que o pólen comece a apodrecer, ele é seco antes do armazenamento a uma temperatura de + 40 ° C em um desidratador especial (secador para frutas e legumes) ou ao sol, mas para que outros insetos não tenham acesso a ele.
Composição do pólen:
- vitamina C e A;
- aminoácidos;
- carboidratos (frutose e glicose);
- água.
Zabrus
Zabrus é um produto de mel útil, ou seja, favos de mel com mel preservado no interior. É considerado um dos produtos apícolas naturais mais saudáveis e deliciosos. Muitas vezes você pode ver nas feiras, além de bancos cheios de doces e favos de zabrus.
Você sabe Os antigos egípcios também usavam zabrus para fins medicinais: na escavação das pirâmides no Egito, os cientistas descobriram favos de mel de abelhas. Era um zabrus, que os sacerdotes cuidadosamente colocavam em outras coisas do faraó, acreditando que o governante se beneficiaria da medicina mesmo na vida após a morte.
A composição do zabrus inclui:
- mel;
- cera
- pólen
- própolis;
- perga.
Contra-indicações para o uso de zabrus são as mesmas que para o uso de pólen: alergia a produtos de mel ou quaisquer produtos apícolas, gravidez, amamentação. Conteúdo calórico de zabrus: 377 kcal por 100 g.O produto é recomendado para doenças dos dentes e gengivas, doenças gastrointestinais e resfriados. De cada vez, é recomendável não comer mais do que 2-3 colheres de chá da mistura. A base de cera pode ser mastigada por um longo tempo até perder completamente o aroma e o sabor.
Geléia real
A geléia real é um produto da apicultura, que após muitos anos de uso é creditado com propriedades verdadeiramente mágicas. A crença é generalizada de que cura qualquer doença. Suas abelhas enfermeiras são produzidas para alimentar larvas uterinas. É interessante que a abelha rainha coma toda a sua vida, principalmente a geléia real, que é produzida pela família das abelhas.
Você sabe Na Turquia, o tratamento da apicultura é uma parte oficial do programa de clínicas do governo. O mel e produtos relacionados podem ser comprados em qualquer supermercado ou farmácia turca.
A composição desta substância útil contém:
- açucar
- proteínas;
- gorduras
- sais minerais;
- água.
A forma de todas as substâncias é tal que elas são facilmente absorvidas. Graças à germicidina anti-séptica natural, o leite não se deteriora com o tempo. A substância é usada ativamente na cosmetologia, com a adição de cremes, máscaras, xampus e soros.Além disso, o produto tolera bem o congelamento e não perde qualidades úteis ao descongelar. Dose recomendada para adultos: 5 g. Crianças, mulheres grávidas, lactantes e alérgicas devem abster-se de consumir geléia real.
Perga
O chamado pão de abelha, ou pão de abelha, é pólen processado pelas abelhas. Reconhecer o pão das abelhas nos favos de mel é muito simples - é de cor escura, com estrutura semelhante ao pólen, mas mais viscoso e até levemente pegajoso. O pão de abelha de alta qualidade tem um cheiro floral pronunciado. É tomado por via oral em uma quantidade diária não superior a 10 g.O conteúdo calórico do perga é de 199 kcal por 100 g, indicado até para o diabetes (2 colheres de chá devem ser divididas em três doses e consumidas antes das refeições). Mas se esse produto apícola não é percebido pelo organismo, ocorre inchaço e secreção da saliva ácida.
Veneno de abelha
O uso de veneno de abelha (apiterapia) é uma prática médica antiga para o tratamento de muitas doenças. Hoje em dia não é generalizada, existem muito poucos especialistas experientes em apiterapia. Tais procedimentos médicos são realizados em clínicas, sob a supervisão de médicos. O método é específico, pois são picadas de abelha comuns, mas em quantidade controlada.
- Indicações:
- doenças do sistema nervoso;
- alterações degenerativas nas articulações e ossos;
- anemia
- Contra-indicações:
- epilepsia
- diabetes
- tuberculose.
Própolis
Uma substância valiosa de origem das abelhas, o segundo nome é um adesivo ou cola de abelha. É usado desde os tempos antigos para se livrar rapidamente de doenças de pele e da garganta, é considerado um remédio para cem doenças. Do ponto de vista biológico, o vínculo nada mais é do que glúten de plantas coletado dos brotos das plantas, precedendo o desabrochar de folhas ou flores.Muito dessa "pasta" é encontrada em folhas jovens de tília. Própolis de Calorias: 319 kcal por 100 g A cor é marrom, amarelo escuro, o sabor é amargo e tardio. Contra-indicações: manifestações alérgicas após produtos apícolas ou alergia a mordidas.
Morte de abelha
O produto mais exótico de tudo o que foi descrito acima. Podmor - matérias-primas de abelhas mortas, secas e em pó. É vendido no mesmo local em que o mel é vendido em feiras ou mercados. Contém quitina, melanina, gorduras, resíduos de mel, um complexo de vitaminas e minerais. É útil para uma pessoa com obesidade, aterosclerose, é permitida para diabéticos. Contra-indicações: intolerância individual. Use na forma de tintura de álcool.
Múmia de abelha
Múmia de abelha - um produto feito de colmeias de parasitas, traças de cera. De fato, a substância é biohumus, um produto útil processado repetidamente. Poucas pessoas sabem disso, mas mesmo os insetos que parasitam a atividade das abelhas são benéficos porque entram em contato com um armazém de oligoelementos e vitaminas.
Indicações para tomar mumiyo:
- tuberculose
- varizes e outras doenças das veias;
- artrite;
- doenças oncológicas.
Drone Milk
Um produto que é uma mistura que é única na composição. Não é semelhante em composição à geléia real. O segundo nome para o leite drone é homogenato. O homogenato contém ingredientes bastante específicos: estas são as larvas crescidas de abelhas que cresceram em pentes e comeram (exceto o leite de abelhas rainhas), também pão de abelha e mel. A substância é removida do favo de mel, esmagada em uma massa homogênea e usada para fins medicinais.
A composição do homogenato inclui:
- hemolinfa;
- vitaminas;
- enzimas;
- proteínas;
- aminoácidos;
- hormônios naturais (estradiol, progesterona, testosterona).
A substância, quando tomada por via oral, melhora a função hepática, estimula o sistema imunológico, fortalece os vasos sanguíneos e o músculo cardíaco e ajuda a estabelecer o metabolismo. Para os homens, o homogenato é útil na medida em que melhora a função sexual, estimula o sistema reprodutivo.Conteúdo calórico do leite drone: 400 kcal por 100 g.Em caso de sobredosagem, pode causar alergias, comichão na pele. Consumo diário recomendado para adultos: 5 g. Para crianças, o produto não é recomendado.
Advertências
Recomenda-se a utilização de qualquer produto apícola somente após consulta com um médico, sob recomendação. Mesmo o mel comum é um alérgeno forte, portanto, não é administrado a crianças com menos de três anos de idade. Todos os medicamentos naturais acima mencionados são consumidos (na ausência de alergia) em pequenas quantidades, não excedendo as doses recomendadas.
Mulheres grávidas e lactantes precisam se abster de produtos que contenham mel, a fim de evitar uma reação inesperada à substância e não prejudicar a saúde da criança. Uma pessoa com diabetes também pode comer mel, mas não mais do que uma vez a cada duas a três semanas e sujeita ao monitoramento diário do açúcar no sangue.
Importante! Em qualquer estado de saúde e bem-estar, a recepção de cada um dos produtos da produção de abelhas deve ser acordada com o médico.
O uso de qualquer produto apícola é a chave para a longevidade, bem-estar, vitalidade e forte imunidade. No entanto, antes do início do curso, é aconselhável obter as recomendações de um médico, bem como passar uma análise sobre a tolerância do mel e de outros produtos do trabalho das abelhas.