De acordo com a Divisão de Laticínios do Conselho de Desenvolvimento Agrícola e Hortícola do Reino Unido (AHDB Dairy), a produção de leite no país neste ano atingiu máximos de 20 anos a cada mês.
No Reino Unido, a produção de leite aumentou devido ao uso mais amplo de alimentos adquiridos, um início suave do ano e um aumento no parto.
No primeiro trimestre deste ano, a produção agregada foi 3,4% superior à do ano passado. No entanto, devido à escassez de pastagens, a produção de leite diminuiu durante a maior parte do ano leiteiro 2018/19 (abril-março), o que levou a um aumento geral na produção anual de apenas 1,1%.A disponibilidade de produtos ajudou a manter os preços nos mercados atacadistas, que, por sua vez, sustentavam os preços pagos aos agricultores.
Em média, no ano leiteiro 2018/19, os preços pagos aos agricultores permaneceram em torno de 29 centavos por litro, um pouco acima da média de 5 anos, de 27,5 centavos por litro.Argumenta-se que o alto nível atual de suprimento de leite no Reino Unido por alguns processadores de leite levou a problemas de produtividade, causando certos problemas com o balanceamento a curto prazo e possíveis problemas com o armazenamento a longo prazo.