A startup francesa Vitibot apresentou o trator robô Bakus totalmente elétrico, projetado para cuidar de vinhedos. Ele é capaz de trabalhar em encostas íngremes, gasta pouca energia e não compacta o solo, conforme relatado no site da startup.
Este drone foi projetado para cuidar da vinha. Está previsto que, no futuro, o trator tenha funcionalidade mais avançada.
A ausência de uma cabine reduz o centro de gravidade, o que permite inspecionar encostas íngremes. Devido ao seu tamanho e peso leve, consome pouca energia e reduz significativamente a compactação do solo.
A tração elétrica dos 4 volantes garante manobrabilidade alta e precisa, o que garante tração perfeita, mesmo em declives de até 45%. Algoritmos inovadores usam essa excepcional liberdade de movimento para otimizar trajetórias e trabalhar o mais próximo possível das vinhas sem danificá-las.
A máquina funciona com baterias de íon de lítio com capacidade de 80 kW./h., Projetadas para 10 horas de operação. É possível restaurar completamente a reserva de energia carregando em 2 horas.
Vídeo: robôs franceses lidam de perto com uvas
Bakus é capaz de atingir uma velocidade máxima de 6 km / h.
É equipado com dispositivos de luz e sensores de visão infravermelha, que permitem navegar no terreno e trabalhar mesmo à noite.
Um serviço de monitoramento de máquina dedicado garante usabilidade. A pedido do cliente, os funcionários da Vitibot podem controlar remotamente seus parques de máquinas.
Eles serão capazes de encontrá-los, direcioná-los para um novo trabalho e corrigir quaisquer problemas, se necessário, sem distrair o cliente.
- As remessas globais de robôs agrícolas crescerão.
- Os robôs de campo não podem substituir o uso de glifosato.
- O primeiro robô de colheita de framboesa do mundo criado no Reino Unido.
- O FarmWise está investindo US $ 14,5 milhões em robôs para a agricultura.
- Os desenvolvedores americanos estão testando um robô para coletar maçãs.