Para poder comer legumes e verduras, não apenas na estação, mas durante todo o ano, os proprietários de casas de veraneio estão construindo estufas. As estruturas de policarbonato são as mais populares atualmente - elas atraem com sua simplicidade, baixo custo, durabilidade e facilidade de uso. A instalação do design mais simples está disponível mesmo para uma pessoa comum que não possui habilidades especiais. A partir do artigo, você descobrirá se é necessária uma base de fundação para um edifício de estufa de policarbonato e qual deve ser.
Você precisa de uma base para uma estufa de policarbonato
Quando você compra uma estufa pequena, o manual de instalação geralmente indica que a base não é necessária. Na base dos arcos, existem pinos ou pontas em forma de T que cavam o solo. Muitos modelos podem ser acoplados à fundação e ao solo - nesse caso, os arcos terminam com “níquel” (“salto”) ou placas especiais fixadas à fundação com parafusos de ancoragem. A adesão à fundação permite tornar a estrutura mais confiável e durável. Além disso, a estufa pode ser conectada ao arnês pela viga.
Você sabe Os protótipos de estufas foram usados na Roma antiga. E construções modernas de estufa descendem de jardins botânicos e de inverno estabelecidos na Itália e na Alemanha medievais. Eles cultivaram flores exóticas.
Cada um dos métodos de instalação em estufa tem vantagens e desvantagens. Assim, uma estrutura que é anexada ao solo é montada mais rapidamente, custa menos e pode ser movida para outra seção a qualquer momento. Mas, como o solo encolhe com o tempo, a estrutura da estufa pode se inclinar. Além disso, o contato com o solo leva à destruição da parte inferior das chapas de policarbonato.
A instalação em uma viga tem menos desvantagens e mais vantagens. Inclinar essas estruturas não é terrível, elas são móveis e podem ser transportadas. Mas a madeira é um material de vida curta que tem vida útil curta e, após vários anos, se não tratada e tratada adequadamente, pode apodrecer. As estufas na fundação têm muitas vantagens, que são descritas em detalhes na próxima seção.
Se a estufa precisa de uma base sólida ou se será suficiente para fixá-la no chão, depende de que e com que finalidade se planeja cultivá-la, em que tamanho e peso está, em que região está instalada.
A base da estufa: características e funções
Uma base forte sob a estufa foi projetada para desempenhar funções especiais e várias tarefas importantes. Ela tem vantagens e desvantagens.
As vantagens e desvantagens da estufa na fundação
A base para a construção da estufa é feita algum tempo antes da instalação do alojamento.
- Tem várias vantagens:
- durabilidade
- confiabilidade
- excelente isolamento térmico;
- a oportunidade de obter colheitas anteriores.
As principais desvantagens da estufa na fundação incluem o alto custo, o custo de mais tempo para instalar a estrutura e a necessidade de ter habilidades de construção. Além disso, em tal estrutura, recomenda-se substituir a camada superior do solo anualmente.
Critérios de seleção da fundação
- Uma boa base deve atender às seguintes características:
- confiável;
- durável
- simples de executar;
- se ajusta ao tamanho do design da estufa;
- tolera o impacto ambiental;
- durável
- barato.
A fundação deve executar várias funções:
- fixe firmemente o quadro, mantendo-o sob várias condições climáticas - vento forte, chuva, queda de neve, inundações;
- impedir soprar e manter o isolamento térmico e o microclima dentro do poço;
- proteger as culturas de mamíferos roedores e insetos nocivos, ervas daninhas e influências ambientais;
- suportar o peso de toda a estrutura da estufa e a cobertura de neve;
- aumentar a vida útil da armação e policarbonato devido ao fato de que eles não entram em contato com o solo;
- enrijecer a estrutura.
Tipos de fundações para estufas leves
A escolha do tipo de fundação é influenciada por muitos fatores - por exemplo, a espessura e o peso das paredes, a área da estrutura, as características da paisagem do local, as características técnicas do solo.
Sob construções leves, uma fita ou base de superfície é mais frequentemente instalada. A fita envolve a disposição de um circuito fechado de blocos de concreto armado, que está sendo construído sob as paredes da estufa. Pode ser raso e profundo.
A base da superfície é mais barata e mais simples de executar, não requer escavação de valas tão profundas quanto a necessária para uma fundação de tiras. Em alguns casos, o trabalho subterrâneo pode ser praticamente eliminado. A base pode ser feita de monolítico ou montada a partir de blocos de lajes, bem como na forma de uma treliça.
Instruções passo a passo DIY para estabelecer as bases da estufa
As bases para edifícios com efeito de estufa praticamente não diferem daquelas feitas para pequenas estruturas de capital. A única diferença é que o trabalho subterrâneo para eles é feito em uma profundidade mais rasa. Os materiais são os mesmos: madeira, concreto, blocos de espuma, tijolo, pedra, suportes de aço. É possível combinar vários materiais em uma base, por exemplo, concreto, tijolo e madeira.
De madeira
A opção mais acessível, mas não muito durável. A árvore deve ser tratada com ferramentas especiais para prolongar a duração de sua operação.
Para a fabricação de uma base de tira de madeira, você deve:
- Cavar um fosso correspondente ao tamanho do quadro. Sua profundidade e largura devem ser consistentes com a seção transversal da viga mais 5 cm. Por exemplo, ao usar uma viga 10 × 10, é necessário cavar uma vala com 15 cm de profundidade. A largura deve ser 7-8 cm mais larga, ou seja, neste caso 18 cm
- Para proteger a árvore da umidade, todo o fosso, incluindo as paredes e o fundo, é coberto com material com propriedades de impermeabilização. Pode ser tol, betume, material de cobertura.
- Trate as barras com um anti-séptico para proteger contra a cárie.
- Cubra os vazios com o solo.
- Os cantos se conectam.
- Prenda a estrutura com os cantos do edifício.
- Esse tipo de base fundamental é caracterizado por várias vantagens em comparação com outras:
- Ele e a estrutura da estufa podem ser montados em um dia. Imediatamente após fazer a fundação, o quadro pode ser fixado nela.
- Não é caro.
- Simples de executar.
Vídeo: Instalação da fundação da madeira
Tijolo de concreto
Adequado para edifícios de efeito estufa usados na primavera e no inverno. Ao plantar plantas a baixas temperaturas, é necessário fazer uma estrutura isolada.
Instruções do marcador:
- Cavar uma vala correspondente às dimensões da estrutura, 20 cm de largura e 10 cm de profundidade.
- Reforce a vala com tábuas ou madeira compensada.
- Amasse a mistura de concreto e preencha completamente a vala.
- Alinhe o plano ao nível.
- Marque os locais dos prendedores e insira os parafusos com uma seção transversal de 12 mm neles.
- Após o concreto endurecer, após cerca de uma semana, coloque tijolos sobre ele em fileiras, para que os parafusos fiquem nas juntas.
- Na base do quadro, perfure os locais onde os parafusos entrarão.
- Prenda o quadro com porcas.
Fita de concreto
Essa é uma das opções de fundação mais comuns. Não é fácil, além disso, será necessário um investimento considerável de recursos, no entanto, é confiável e durável.
Importante! A base da fita não é adequada para áreas onde a água subterrânea está muito próxima da superfície da terra.
Faça assim:
- Divida a área de acordo com os tamanhos de fita planejados.
- Faça um molde de estacas e cordas, que delineiam os contornos da fundação.
- Cavar uma vala sob uma base rasa com uma largura de 15 a 20 cm e uma profundidade de 30 a 50 cm.
- Para cofragem.
- Encha a cofragem com concreto. Se necessário, fortaleça-o com apoios.
- Despeje uma camada de 20 cm de areia ou uma camada de 10 cm de cascalho no fundo.
- Aperte firmemente.
- Amasse a solução de concreto misturando cimento (1 parte), cascalho fino (3 partes), areia de rio (3 partes).
- Despeje a solução na fita.
- A estrutura da estufa pode ser instalada após 20 a 30 dias, após o concreto endurecer completamente.
Blocky
Essa opção é recomendada ao instalar uma estufa em planícies, em locais onde a umidade pode estagnar, pois é caracterizada por uma boa impermeabilização.
A fundação do bloco deve ser instalada da seguinte maneira:
- Marque o tamanho do quadro.
- Martele as estacas em um canto e puxe uma corda entre elas. Isso permitirá que você veja claramente o esboço.
- Cavar um fosso com 25 cm de largura ao redor do perímetro; a corda deve passar pelo centro. A profundidade da vala deve ser calculada de acordo com o nível de congelamento da terra na região - ou seja, se o congelamento ocorrer a 1,5 m, respectivamente, a vala deve ser feita exatamente nessa profundidade.
- Despeje uma camada de cascalho de 10 centímetros ao redor do perímetro.
- Amasse a solução.
- Despeje em cascalho.
- Primeiramente, nos cantos e depois no perímetro, insira os blocos na solução.
- Despeje os espaços vazios resultantes com uma solução.
- Selar nas laterais do chão.
- Nivele a superfície até ficar lisa.
- Coloque 5 linhas de tijolos, começando pelos cantos.
- Estenda o cabo de construção pelos cantos para nivelar a alvenaria.
- Após a configuração, rejunte as juntas.
Você sabe No Renascimento, as estufas eram chamadas "casas de laranjas" com o nome de frutas cítricas, que costumavam ser cultivadas naqueles dias. As estruturas de vidro estavam disponíveis apenas para pessoas muito ricas, devido ao alto custo do vidro plano.
Pilha
Bem adequado para áreas onde a água subterrânea está próxima da superfície da terra, o solo é caracterizado pela instabilidade. Como pilhas, você pode usar vários materiais.
Aqui está uma opção com pilhas de parafusos com cabeçalhos:
- Marque.
- Instale pilhas nos cantos e ao redor do perímetro, mantendo uma distância de 0,7 a 1 m entre elas.
- As estacas devem estar estritamente na posição vertical. A instalação adequada é medida usando um nível de construção.
Para maior resistência, você pode preencher as pilhas com concreto.
Faça o seguinte:
- Cavar um fosso entre apoios de 1 m.
- Coloque o material de impermeabilização na vala.
- Instale a gaiola de reforço verticalmente.
- Ao redor das pilhas, faça cofragem de madeira.
- Despeje concreto na vala.
Um edifício de estufa nessa base pode ser movido para outro local a qualquer momento, simplesmente desaparafusando as pilhas do chão. No entanto, ele tem uma desvantagem significativa: o frio e o vento penetram no espaço entre a estrutura e o solo; portanto, ao usar uma estufa em tempos gelados, ele precisa ser isolado com tijolos ou vigas de madeira.
Lado a lado
Este tipo é usado muito raramente em estufas. Em primeiro lugar, é caro e problemático. Em segundo lugar, isso fecha uma grande camada de terra, que exclui para sempre a possibilidade de seu uso para outros fins. Tal fundamento é justificado apenas no caso da construção de uma estufa muito grande. Ele precisa fazer uma boa drenagem e isolamento.
Importante! O vazamento da mistura de concreto deve ser realizado estritamente em um dia. Se você fizer pausas, podem aparecer rachaduras no futuro.
A base da laje é feita da seguinte forma:
- Marque as dimensões correspondentes ao quadro - coloque pinos nos cantos, realize um abandono.
- Cavar uma vala com 20 cm de profundidade e sua largura deve ser 20 a 25 cm a mais da largura do quadro.
- Despeje areia no fundo. Aperte com uma camada de 5 cm.
- Para fazer a cofragem. Instale as placas de modo que os lados fiquem 3-5 cm mais altos que a fundação.
- Instale o reforço em incrementos de 10 × 10 cm.
- Amasse a mistura de concreto.
- Despeje a mistura preenchendo todas as partes da cofragem.
- Selar o preenchimento.
- Instale os prendedores para o quadro.
- Cubra com filme plástico.
- A construção da estufa pode ser erguida um mês depois.
Métodos de fixação de uma estufa a uma fundação
Independentemente do tipo de base colocada sob a estufa, existem várias variedades de fixação de seus elementos. Eles diferem apenas no caso de uma escolha entre construção temporária ou permanente.
As estruturas removíveis são conectadas usando:
- chumbadores;
- mecanismos de obturador (travas, travas, travas);
- pernos e parafusos, ao colocar os racks do quadro nas ranhuras da fundação.
Importante! Depois de fixar a estrutura na fundação, é necessário fechar as folgas e rachaduras formadas usando selantes especiais ou uma junta de borracha.
Possíveis erros ao criar a base
Ao criar a base, os seguintes erros devem ser evitados:
- Construir uma estufa com uma base muito profunda. Isso está repleto de sua rápida destruição.
- Fazendo a fundação, que é muito mais pesada que a própria estufa. Isto implica deformação e deformação da estufa.
- Aquecimento de estufas usadas apenas no período primavera-verão.
- Aplicação para a construção de tijolos e concreto em regiões onde são observadas fortes geadas. Nesse clima, é melhor colocar um abrigo de estufas em pilhas ou em uma base rasa.
- Ignorando a escolha do tipo de fundação para as características da paisagem e estrutura do solo.
- Derramando a mistura de concreto não em um dia, mas em intervalos.
- Violação da geometria do arranjo de estacas, o que leva a seu viés.
- Mistura de concreto derramando sem cofragem. Isso implicará maior consumo de concreto.
- Baixa compactação de areia na fabricação de uma base de laje, resultando em encolhimento da laje. Você precisa fazer isso de forma eficiente e em camadas.
Uma estufa de policarbonato é uma excelente opção para o cultivo de vegetais, frutas, mudas, ervas, flores em pequenas e grandes cabanas de verão para seus próprios fins ou para venda. Hoje, no mercado, existem muitos modelos com várias formas e tamanhos que você pode montar ou usar os serviços de profissionais. Um edifício simples pode realmente ser montado por duas pessoas em 1-2 dias. Se for necessário equipamento de construção mais durável, é necessário primeiro estabelecer a fundação, cuja colocação, dependendo do tipo, levará de um dia para vários.